Verdades em relação a qualidade vs custo de fabricação de efeitos.

Autor Mensagem
rsf
Veterano
# nov/07 · Editado por: rsf
· votar


Zacaomargo,
correto o teu raciocinio, em especial na parte:" conheço gente que nem toca tanto mas que tem EXIGÊNCIA do kct e bom conhecimento quanto a TIMBRES...."

Pq é exatamente o seu nivel de exigência que estabelecerá o tipo de equipamento que irá fazer parte do seu set...(ou, utilizando uma expressão muito comum nesse Forum," que irá lhe AGRADAR")

Nandoalbar
Veterano
# nov/07
· votar


Existem guitarristas, como muitos que conheço, que tocam muito mas cresceram acostumados a timbres ruins. E conheço gente que nem toca tanto mas que tem exigência do kct e bom conhecimento quanto a timbres. A experiência de cada um conta muito, a forma como seu ouvido foi moldado.
(2)

zacaoamargo
Veterano
# nov/07
· votar


Nandoalbar
rsf
É, po... é que sou puto com essa coisa de dizer "se te agrada, leva, pois é isso que interessa!"
Negativo! Nem sempre pelo fato de agradar significa que seja bom!!! Tem muita gente que se agrada com o que é ruim. E tem muita gente que vive disso, ou seja, enganar quem entende pouco sobre determinado assunto.
Como é que uma pessoa vai saber se algo é melhor ou pior se ela só foi acostumado com o que é ruim???
Numa visão mais abrangente, é por isso que existem especialistas e consultoria em todo nesse mundo!
Pra tudo tb existe o que é amador, semi-profissional e profissional.
Prum cara que toca hoje seus primeiros acordes, BOSS vai ser o topo do topo. Mas se sabe que tá é longe do topo. Existiram algumas coisas BOSS excelentes, tais como DM2, DM3, CE1, CE2, CE3 (?), SD1, etc... mas se foram.
Se eu fosse milionário, contrataria o Pete Cornish pra ele montar meu set de racks e pedais, porque isso é o topo.
Por isso, sempre pergunto antes de comprar pedais e outras coisas. Quero saber se é bem-feito, se a empresa é confiável, se o produto está no site descrito em detalhes, etc.
Tem que ser bom e soar bem.

Fernando de almeida
Veterano
# nov/07
· votar


zacaoamargo
Ah... antes que eu me esqueça. Os hand-makers nacionais estão muuuuuito longe de atingir o nivel de comprometimento e profissionalismo dos americanos, muito longe mesmo.

Topa um teste cego???? Dois pedais, um gringo top e um nacional ... gravados nos mesmos equipamentos (guitarra, ampli, microfone, etc), só mudam os pedais - Sem sacanagem alguma. Você só vai ter que dizer qual pedal é o gringo e qual é o nacional. Rola???

Outra, na sua opinião, qual é o melhor fabricante de pedais nacionais??? Outra, qual é o melhor pedal nacional, independente do efeito na sua opinião???

(Lista dos principais fabricantes: 56inc, andyeffect, beggiato, blueaim, danamp, dynaboxx, efxpedais, empowerlabs, guitartech, hobbertt, hurricane effects, landscapeaudio, mgmusic, onner, tmiranda, silvaohandmade, vibeguitars, wavebox, esiaudiosystem, plan9pedals, atelieraudio, lppedais, pedrone.)

Henrique S.
Veterano
# nov/07
· votar


Topa um teste cego???? Dois pedais, um gringo top e um nacional ... gravados nos mesmos equipamentos (guitarra, ampli, microfone, etc), só mudam os pedais - Sem sacanagem alguma. Você só vai ter que dizer qual pedal é o gringo e qual é o nacional. Rola???

essa eu quero ver haha

nao tem misterio nenhum em clonar um voodoo labs/barber/fulltone
desde que o cara tenha habilidade pra isso....

rsf
Veterano
# nov/07 · Editado por: rsf
· votar


e ai,fernando, tudo bem? Cara, sempre leio os teus comentários...e os respeito, acho que tu é um cara sensato e possui um bom conhecimento do tema...mas dessa vez discordo de vc, respeitosamente, é claro.
acho esse teu teste cego, cego demais....testar pedais por gravação dá merda..por vários motivos...dentre eles, a gravação pasteuriza tudo, podendo até fazer o bom ficar ruim e o ruim ficar bom...vc sabe muito bem que esse teste, do jeito que vc propõe, é inviável, inútil...
agora, entro no teu desafio, sendo o teste da seguinte forma:
vc ensaca dois pedais para eu não saber qual é um e qual é o outro, eu os testo com a minha guita e o meu ampli, por quinze segundos cada pedal. e te digo qual, na minha opinião, é um e qual é outro. Acabei de ter uma ideia melhor..faz assim, como um único teste não será esclarecedor,. já que tenho 50% de chance em acertar e 50% de errar, vc poderá dizer que apenas tive sorte, sugiro o teste de seis pedais e vc pode colocar os pedais como vc quiser...um top americano com um top americano, dois tops nacionais, vc escolhe. Agora, esclarece uma curiosidade, se eu acertar os pedais vc vai chegar a que conclusão? que os hand mades americanos são melhores? se eu errar, quer dizer que os hand mades nacionais são melhores? Que vc está certo e que estou errado ou vice-versa? que hoje os pedais nacionais estão no mesmo nível dos importados, ou ao contrário? Bobagem esse teste.Por isso, digo que esse teste é inutil, não prova nada, e não serve para porra nenhuma...O que, parece-me, foi abordado pelo zacaomargo é
quanto à construção dos pedais, profissionalismo blá, blá..porra se todos os hand mades nacionais fossem como o pedrone, por exemplo..Um cara notoriamente honesto, profissional, atualizado e extremamente observador dos detalhes....vc pode até não gostar do timbre de um dos seus pedais, mas com certeza irá reconhecer a qualidade na construção...na engenharia da coisa..Mas na boa, fernando, vc encontra isso com facilidade aqui?
Não estou dizendo que vou acertar a identificação dos pedais, apenas eu estou dizendo que não é impossível perceber a distinção como vc faz crer, ao propor o teste. Outra, caso eu não acerte, ao invés de decepção, pode ter certeza que ficarei satisfeito por saber que existem, pelo menos aos meus ouvidos, pedais nacionais similares aos americanos. Na boa, to andando para a certidão de nascimento dos pedais. para mim tanto faz se é americano, brasileiro, chines, javanes ou seja lá o que for, só quero o máximo de qualidade dentro daquilo que se propoõe o pedal...infelizmente tenho encontrado dificuldade em encontrar pedais nacionais com qualidade...Claro que não tenho o conhecimento que vc possui de pedais nacionais, até fiquei surpreso com o tamanho da sua lista...conheco umas duas ou trÊS marcas das listadas...outras de apenas ouvir falar. Como vc pode ver correrei um grande risco...a essas alturas vc deve estar pensando:"porra, se esse cara nem conhece os hand mades nacionais, como pode dizer que os importados são superiores..."
Não disse isso, apenas disse que são diferentes e que essa diferença é identificável...e até agora, os nacionais que conheci têm me agradado menos, infelizmente...o que não quer dizer que não existam pedais nacionais do nível dos importados, mas que é dificil de encontrá-los, pelo menos para mim é.....

Por falar nisso, depois que terminar de pagar minha mais recente aquisição de pedais, sairei a cata de um delay top.. ..Estive pesquisando um delay dls, mas no universo dos nacionais
o que vc sugere?
um abraço.

Fernando de almeida
Veterano
# dez/07
· votar


rsf
mas dessa vez discordo de vc, respeitosamente, é claro.
Opa, normal ...

vc ensaca dois pedais para eu não saber qual é um e qual é o outro, eu os testo com a minha guita e o meu ampli, por quinze segundos cada pedal. e te digo qual, na minha opinião, é um e qual é outro.
Esse com serteza seria o ideal, mas aí tem o problema de logística, quem mora aonde ... quem vai na casa de quem ... etc.

Agora, esclarece uma curiosidade, se eu acertar os pedais vc vai chegar a que conclusão? que os hand mades americanos são melhores? se eu errar, quer dizer que os hand mades nacionais são melhores? Que vc está certo e que estou errado ou vice-versa? que hoje os pedais nacionais estão no mesmo nível dos importados, ou ao contrário?
Bom, da pra chegar em várias conclusões:\
1) Dá pra saber se a pessoa que está no desafio é boa ou não de timbres - derrepente descobrimos um cara com um super ouvido (aí eu contrataria ele para ajustar o meu setup) ou então descobrimos um cara que fala e critica muito mas não manja nada (derrepente o nosso amigo zacaoamargo é bom mesmo de ouvido ou um fanfarrão).
2) Pode-se concluir se um pedal nacional, mesmo inferior a um gringo, se bem regulado pode chegar a um resultado próximo ao do top, não justificando uma pessoa que tem a guitarra como hobby ou não é profissional ter o top e sim ter o nacional que tem resultado próximo.
3) Na verdade pode-se tirar várais conclusões, desde conclusões ligadas a física e engenharia do pedal até conclusões filosóficas ... As conclusões, de forma alguma, são de relevancia a ponto de denigrir a pessoa que faz o desafio, ou denigrir ao equipamento 1 ou o 2 ...
4) POde ser que consegamos achar um subistituto barato para todos os pedais caros ...

porra se todos os hand mades nacionais fossem como o pedrone, por exemplo..Um cara notoriamente honesto, profissional, atualizado e extremamente observador dos detalhes....
Apoiado ...

vc pode até não gostar do timbre de um dos seus pedais
Bom de tanto estudar, testar, fuçar, o hoje gosto dos meus sets ... curto muito meus timbres, mas até chegar aqui, ralei ... já usei um monte de porcaria, já fiquei supreendido com pedais que geralmente são criticados ...

Outra, caso eu não acerte, ao invés de decepção, pode ter certeza que ficarei satisfeito por saber que existem, pelo menos aos meus ouvidos, pedais nacionais similares aos americanos.
No meu caso não procuro similaridade ... busco pedais bons ... não precisa ser igual a nenhum pedal famoso ...

infelizmente tenho encontrado dificuldade em encontrar pedais nacionais com qualidade
Cara, vc mesmo citou o Pedrone ... Além dele, indico vc dar uma olhada nos Wavebox, Hobbertt, e da Onerr somente o Carbon-X. É lógico que derrepente vc não goste de todos os meodelos desses fabricantes, mas veja ao menos os melhores pedais deles.

Por falar nisso, depois que terminar de pagar minha mais recente aquisição de pedais, sairei a cata de um delay top.. ..Estive pesquisando um delay dls, mas no universo dos nacionais
o que vc sugere?

Bom não sei o qto vc tem disponivel em grana ... Mas com certeza o Wavebox Triton (tem delay digital, tape, ping-pong, Dual + reverb room, hall, plate .... isso tudo com funçao isso tudo no modo pedal ou preset, com tap tempo e funçao midi), hoje é o delay top nacional ... o delay nacional mais simples, porém usável, que eu ja testei é o EDY echo delay da landscape (é analógico e fácil de se regular).

Fernando de almeida
Veterano
# dez/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


rsf

Link do teste do Triton:

http://www.wavebox.com.br/analise_triton_reverb_coverguitarra.pdf


Outro link:
http://www.wavebox.com.br/produtos.php

rsf
Veterano
# dez/07
· votar


fernando, tudo bem?
apenas três pequenas correções:

quando eu disse:
1) "pedais nacionais similares aos americanos" falei em similares na qualidade...

2) "infelizmente tenho encontrado dificuldade em encontrar pedais nacionais com qualidade", referi-me ao número de opções de pedais de nível superior para eventual teste comparativo... por exemplo, comparar um overdrive do pedrone com um overdrive "y" nacional similar em qualidade....ao contrario dos hand mades americanos que vc tem uma gama de opções incrivel...

3) onde se le: "vc pode até não gostar do timbre de um dos seus pedais", entenda-se: "vc pode até não gostar do timbre de um dos pedais do pedrone"... quis dizer uma coisa e escrevi outra....


4) valeu pelas dicas, Fernando.
Vou pesquisar os links que vc passou...

No mais, um abraço..

megadeth2612
Veterano
# dez/07
· votar


Fernando de almeida
rsf

Eu comprei meu DD-20 há dois dias atras por 625 reais. O Triton acho que está mais caro do que ele e a princípio, em questão de timbres (comparando samples), creio que os dois sejam similares.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/08
· votar


megadeth2612
Eu comprei meu DD-20 há dois dias atras por 625 reais. O Triton acho que está mais caro do que ele e a princípio, em questão de timbres (comparando samples), creio que os dois sejam similares.
Na verdade um tem umas coisas que o outro num tem ... Por exemplo o tempo de delay do DD-20 é maior, o lance de usar as figuras de tempo (colcheia, minina, etc) para o tap do DD-20 o Triton num tem ... Em compensação o lance do MIDI que tem no Triton em que vc pode interagir com outros pedais (da Wavebox ou não), controlando um rack, etc o DD-20 num tem.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/08
· votar


megadeth2612
E aí cmo está o DD-20??? Já tá dominando ???????????

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Verdades em relação a qualidade vs custo de fabricação de efeitos.