【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


1. Essa é a pergunta campeã, e a resposta é simples: não tem resposta! Se convenciona que se utilize distorções por ordem de ganho, depois modulações, e ambiências.
Wah tem quem prefira antes e quem prefira depois da distorção.
Modulação tem quem ligue antes da distorção (like a EVH) ou depois - as vezes até no loop do amp.

2. Seu conceito está equivocado. A distinção de distorção e overdrive é bem tênue, e tem mais relação com o circuito que com o som obtido, apesar de se vender gato como lebre, coelhos como bichanos e sempre dar confusão ao dizer A ou B.

Overdrive seriam pedais que simulam amps valvulados, desenhados para soar clean, tocando no máximo, ou seja distorcendo (praticamente todos até a década de 60). Quando distortion seria de fato o amp desenhado pra distorcer (Marshall provavelmente é a número 1)...

Meio que se convencionou que é overdrive toda aquela distorção de pouco ganho, e distortion toda distorção de médio ganho. E se refere a hi-gain para partes de alto ganho.

Se o Behringela está soando mal, é porque ele não atende o que tu quer. Essa é simples de entender. Todavia, não espere o resultado máximo, com o mínimo em equipamento... Tem pedais muito bons em faixas de preço variadas.

3. Essa resposta deve vir de ti. Falta algo no teu set? Eu tenho me virado com guitarra e amp a um bom tempo já, mais por preguiça de montar/desmontar tudo sempre.

thomasmoura
Veterano
# mar/17 · Editado por: thomasmoura
· votar


1.qual seria, a ordem certa se é que existe ou melhor ordem, para ligação(cadência) desses pedais e tirar o melhor proveito ?

2.não sei se estou usando errado, mais o behringer od300, não está me soando legal nesse conjunto ai, se for o caso visando custoxbeneficio, qual/quais pedais especificamente de distorção, não misto de overdrive e distorção como ele, poderia está adquirindo para fica um set legal, para um som mais porrada?
obs: para tocar:guns,metallica,periphery,black label society,ozzy,etc etc etc

3:desconsiderando o pedal que já citei acima, e vendo o todo e para oque planejo tocar, há necessidade de eu adquirir outros pedais, trocar outros n sendo o que já comentei ?
obs:sabendo que meu intuito n e fazer apresentação, até pq to estudando, enfim ,sou guitarrista de quarto, toco para mim só.


1. Como já respondido, não existe ordem "errada", mas existe ordem que não resulta no som que você deseja. A ordem "generalista" seria: distorção/overdrive > Amplificador > effects loop out > Chorus > delay > effects loop in. Isto resulta nos efeitos de chorus e delay serem adicionados após a distorção.

2. Reparei que você possui várias opções de distorções: od300, od102, gdi21 e o amplificador. Uma dica é usar apenas uma ou no máximo duas fontes de distorção (pedal + amp) e deixar uma como a principal e a outra somente para aumento de nível e coloração. O GDI21 é um "amp simulator" que pode não soar bem se adicionado à distorção do amp use-o no canal clean. Não conheço o amp (solid state) e não sei dizer como ele responde aos pedais de overdrive...

3. Na minha opinião uma das coisa que a maioria das pessoas subestimam é o papel do auto-falante no som da guitarra. Um falante de 8" dificilmente soará bem e só tem utilidade para estudo ou portabilidade... Potencia alta não é necessario mas pra mim, guitarra necessita falante de 12".

KelvinW_
Veterano
# mar/17 · Editado por: KelvinW_
· votar


Olá pessoal..

Galera.. Tenho uma dúvida: Seguinte, comprei um peavey bandit 112 e estou esperando-o chegar ainda para usa-lo, e em cima disso, eu acho o amp mt bom e creio q nao vou precisar de muitos outros pedais, e por agora tô pensando apenas em um delay.

E eu queria saber se poderiam me ajudar quanto a um delay para eu usar por agora. Eu pretendo gastar no maximo R$400,00 em um.

Tenho alguns em mente, como o Delay Axcess, Delay Analog Echo Fuhrmann ou mesmo o Time Machine Delay da EFX. Ou, pesquisando mais pelo ML, vi alguns BOSS DD3 usados mas muito bem conservados e também Marshall Eh1 a geralmente R$400,00. O que acham? Qual a melhor opçao?

Enfim, pra mim pode ser digital ou analogico, desde q o digital simule bem um analogico (que é a intençao de todo mundo, certo?) Dentre os q eu vi, esses 3 são os q estão nessa faixa de preço e q podem ter um custo beneficio bom, qual desses vcs acham o melhor? Ou vcs indicariam outro q é melhor?

Obrigado.. Abraço.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


KelvinW_

desde q o digital simule bem um analogico (que é a intençao de todo mundo, certo?)

Errado... Eu sou exceção talvez, mas prefiro muito mais o digital quando a ideia é repetir, ou seja, soar como se eu tivesse tocado novamente a nota.

O analógico eu já prefiro para quando é para "dar um tchan" de ambiência num solo. Geralmente uso reverb para isso, mas tem vezes que a repetição dá a ideia de eco e é legal pra caramba.

thomasmoura

De modo generalizado é verdade sim, AF de 12" TENDE a soar melhor que um de 8". PORÉM, isso não tem relação direta. O que define quão grave será um AF, praticamente só é a massa do cone. Claro, quanto mais massa num AF pequeno, mais força é necessária (a = F / m conta derivada da lei de Newton, F = m * a) para movimentar o cone, logo mais potência precisa ser aplicada, ou seja, o AF é menos sensível.

KelvinW_
Veterano
# mar/17
· votar


Ismah

Dentre as opçoes q eu vi, qual vc acha o melhor?? Eu achei alguns DD3 muito bem conservados, por até menos q R$400,00..

Fernando de almeida
Veterano
# mar/17
· votar


undefinedKelvinW_
Dentre as opçoes q eu vi, qual vc acha o melhor?? Eu achei alguns DD3 muito bem conservados, por até menos q R$400,00..
Fera, nessa faixa de preço vc consegue vários ... ainda mais se não tiver preconceito com usados ...

USADOS, da pra pegar (já vi vendendo na sua faixa de preço):
Boss DD-6
Boss DD-3
Boss PS2 - Pitch Shifter + Delay
Boss PS3 - Pitch Shifter + Delay
Boss Rv-3 Digital Reveb/delay
Boss DSD-2 Sampler Delay
Visual Sound Chorus + Delay Echo
Tc Electronic Flashback Delay Mini
Fire Kronos Delay
Danelectro Dan-echo
Nux Time Force
Ibanez DE-7
Digitech Digidelay
Landscape EDY
Line 6 ToneCore Echo Park
Electro Harmonix Echo #1
Nux Time Core
Fuhrmann Md02 Modulation Delay

Na boa ... dá pra pegar vááááários modelos de delay (usados) a esse valor ...

Iversonfr
Veterano
# mar/17
· votar


Fernando de almeida
Boss DD-6
Tc Electronic Flashback Delay Mini

Ficaria entre esses dois, mas provavelmente iria no DD6 pelo tap tempo.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/17
· votar


Iversonfr
Fernando de almeida
Boss DD-6
Tc Electronic Flashback Delay Mini
Ficaria entre esses dois, mas provavelmente iria no DD6 pelo tap tempo.


Eu particularmente ficaria entre:
Boss DD-6 Delay com TAP.
Boss Rv-3 Digital Reveb/delay Delay similar ao DD-3 + um ótimo Reverb.
Tc Electronic Flashback Delay Mini Pela qualidade TC e pelos recursos que o pedal tem.
Line 6 ToneCore Echo Park 3 tipos de delays + TAP + modulação.

thomasmoura
Veterano
# mar/17
· votar


De modo generalizado é verdade sim, AF de 12" TENDE a soar melhor que um de 8". PORÉM, isso não tem relação direta. O que define quão grave será um AF, praticamente só é a massa do cone. Claro, quanto mais massa num AF pequeno, mais força é necessária (a = F / m conta derivada da lei de Newton, F = m * a) para movimentar o cone, logo mais potência precisa ser aplicada, ou seja, o AF é menos sensível.

Ismah

Eu entendo oque está querendo dizer, o parametro thiele small da frequencia de um driver depende da massa e não do diâmetro. Mas você esta esquecendo 2 coisas: 1: para sons graves é necessario grande volume de ar deslocado, logo area maior implica e mais SPL (dB) para mesma frequencia. 2: Nosso ouvido é ruim para baixas frequencias o que torna o ponto 1 ainda mais importante. O fato é que falantes de 8" não possuem resposta em frequencia igual ao de 12".

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


thomasmoura

Se tu compreende TS, sabe tão bem como eu que a eficiência é sacrificada, em um AF pequeno para compensar graves com o aumento de massa, o que pode colocar um de 8" com mesma resposta de 12". Temos sub grave de 4", chegando lá nos 40~50Hz, resposta de um AF de 15"... Claro, a caixa é um monstrengo...
É pouco provável mas é preciso tomar cuidado, tem uns tipo DrZ que é uma patada com AF pequeno. Além disso, muitos fabricantes compensam no circuito, a falta de graves. Agora que existem diversos motivos para optar por AF's pequenos, isso existe...

Claro, se puder trocar o 8" por 12", terá só a ganhar.

master_splinter
Membro Novato
# mar/17 · Editado por: master_splinter
· votar


KelvinW_
Já tive o axcess e o furman. indico ambos. sao muitos bons pelo preço. o axcess é legal pra bases, da uma boa "engordada" no som, o unico contra é que ele nao tem um atraso muito longo. o furman tem um timbre mto lindo, bem quente mesmo (melhor que o modo analog do meu DD20). já tive dd3 tbm, ok é boss, baita pedal e tal, mas no meu estilo os outros (timbre "analog") sao bem mais uteis. é a minha opiniao.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/17
· votar


master_splinter
o furman tem um timbre mto lindo, bem quente mesmo (melhor que o modo analog do meu DD20)
É sério mesmo??? Tem como gravar um vídeo comparativo entre eles ... sempre pensei que o DD20 seria superior a qq pedal de delay mais simples ...

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Lembre-se que qualquer imitação, não poderá jamais superar o original, no máximo se igualar.

Juliano P
Veterano
# mar/17
· votar


O pessoal que nao usa pedaleira..e nem pedal digital programavel.. Quando precisa de varias configuracoes no delay analogico o que fazem? tem mais de um pedal de delay? ou abaixa toda hora pra mudar a configuraçao? hehehehehe
tenho um flashback.... minha vontade era ter uns 20 em sequencia pra facilitar Kkkkkkkkkkk
uso só isso..por isso nao entendo tanto de pedalboard.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Não altera...

Iversonfr
Veterano
# mar/17
· votar


Juliano P

Uso dois, um com delay suave quase slap back e outro com delay mais forte. Esse segundo tem um tap tempo à parte pra conseguir adequar às músicas sem precisar ficar abaixando.

SkyHawk
Membro
# mar/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Iversonfr
Idem, uso a mesma lógica mas com equips diferentes. Tenho 2 delays digitais na pedaleira (ME-25), 1 slap curto e 1 com tap tempo (dois patchs só com esses delays, com um patch vazio intercalado, logo posso ligar e desligar como um pedal) e depois um delay externo (Nux Time Core) que também tem tap, esse Nux no modo tape delay.

AzrhaellJPA
Membro Novato
# mar/17
· votar


Pessoal tenho uma fonte Landscape E8
Atualmente estou com os pedais Mad Cat da Guitartech e um da DMT que são 2 em 1 ( morning glory e ts808)

Estão para chegar mais 2 pedais, um Boss DD20 e uma Line 6 M5.

Sera que essa fonte aguenta todos esses pedais?

isazaza13
Membro Novato
# mar/17
· votar


Juliano P

tbm tenho um flashback, eu abaixo e altero na hora, mas to querendo ampliar pra um flashback x4 ou flashback triple delay pra ter pelo 3 presets sempre. o triple delay me interessa mais porque nele da pra ligar 1, 2 ou TRÊS delays ao mesmo e tem mais opções de subdivisão rítmica. ele não tem looper, mas como nem uso o meu, ele parece mais legal pra mim. mas é mais difícil de achar e mais caro ):

isazaza13
Membro Novato
# mar/17
· votar


AzrhaellJPA

procura quantos mA esse pedais consomem no pico e quantos mA a fonte aguenta

Fernando de almeida
Veterano
# mar/17 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


AzrhaellJPA

Sera que essa fonte aguenta todos esses pedais?

Landscape Energy E8 - fornece Corrente máxima: 1500mA

Mad Cat da Guitartech - não tem um consumo no site, mas vou chutar um valor muitíssimo acima do consumo de um overdrive - 20mA

Dmt Duo não tem um consumo no site, mas vou chutar um valor muitíssimo acima do consumo de dois overdrives - 40mA

Boss DD20 - consumo 200mA

Line 6 M5 - 9 volt AC 500mA inclusa - não use a fonte "normal" 9V na M5 pois a entrada dela é 9V Alternado (AC) e a sua fonte fornece 9V contínuo (DC) - mas sem problemas pois a fonte da M5 vem junto com o pedal.


Para a sua Landscape Energy E8, vc não vai "gastar" nem 300mA (para três dos seus pedais) dos 1500mA que a fonte pode fornecer. Pode usar tranquilo ... Dá e sobra ...

KelvinW_
Veterano
# mar/17
· votar


Boa tarde pessoal.

Sei que nao é o tópico certo, mas quis perguntar aqui pois há mais movimento neste tópico.

Enfim, como eu toco um hard rock mas tbm toco na igreja, então eu preciso de uma certa variedade de timbres, então to a fim de comprar uma pedaleira, e no momento quero gastar até uns 1000~1200. Procurando pelo ML, vi 2 que agora estou em dúvida:

Eu arrisco nessa G5 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-842663907-pedaleira-zoom-g5-bai xei-pra-vender-logo-_JM

Ou pego essa G3 X de confiança q é nova e de loja http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-822032192-pedaleira-zoom-g3x-fo nte-original-cabo-usb-de-brinde-_JM

O que acham?? Sinceramente nao gostei mt da cara da G5, ainda mais pelo preço bem barato.

O que acham??

Fernando de almeida
Veterano
# mar/17
· votar


KelvinW_
Eu arrisco nessa G5
Ou pego essa G3 X

Se o vendedor for de confiança eu ia de G5 ...

KelvinW_
Veterano
# mar/17
· votar


Fernando de almeida

Então, mano, o preço realmente está chamativo rsrs

Mas sei lá, nao gostei da cara dela, ta bem cheia de arranhões, realmente estou em duvida..

Vi aqui e mesmo parcelando em 10x, vai sair a 910 aproximadamente, o que dá o mesmo pela G3 X.

O problema é q eu ja me ferrei 2x comprando coisas usadas pelo ML, e agora to meio traumatizado rs

AzrhaellJPA
Membro Novato
# mar/17 · Editado por: AzrhaellJPA
· votar


Fernando de almeida

AzrhaellJPA

Line 6 M5 - 9 volt AC 500mA inclusa - não use a fonte "normal" 9V na M5 pois a entrada dela é 9V Alternado (AC) e a sua fonte fornece 9V contínuo (DC) - mas sem problemas pois a fonte da M5 vem junto com o pedal.




Poxa n sabia dessa da M5, a que ia comprar é usada e não vem com fonte :/ pensei que poderia usar a Landscape para isso.

Obrigado pela ajuda.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


isazaza13
quantos mA esse pedais consomem no pico

Isso é um transiente, e se espera que o mínimo seja ela aguentar esse pico, se a média (rms) estiver dentro.

AzrhaellJPA
Membro Novato
# abr/17
· votar


Pessoal no caso da Fonte da pedaleira Line 6 M5, eu posso liga-la na tomada auxiliar da minha fonte Landscape E8?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


AzrhaellJPA
Pode.
Abç

KelvinW_
Veterano
# abr/17
· votar


Olá pessoal.

Estou com uma dúvida. Toco na igreja e musicas gospel geralmente varia muito pois há algumas bem pesadas e outras que o timbre é puro ambiência e etc. E tbm gosto do meu e velho hard rock. Então enfim, preciso de bastante versatilidade.

E agora tô em duvida entre 2 pedaleiras. Qual vcs acham que vale mais a pena?

Zoom g5 usada (semi-nova): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-839635428-pedaleira-zoom-g5-fon te-zoom-bivolt-novissima-oferta-_JM ~> Como podem ver, está praticamente nova esse anuncio, e vi muitos reviews legais dessa pedaleira. Vou parcelar, então sai mais ou menos R$1350,00.

Ou a Zoom G5n: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-822147038-pedaleira-zoom-g5n-fo nte-original-cabo-usb-bag-_JM ~> Tbm vi vários reviews sobre a G5n, realmente ficou muita duvida entre as duas, pq foi mt bem dividido as opinioes, principalmente nos foruns gringos. Essa é nova sem juros, sai a R$1670 e vem com fonte, cabo usb e uma bag.

O que eu vi entre as duas é que a G5n perdeu algumas coisas que gostaram na g5, como o Z-Pedal e a entrada XLR, e que tbm vem com menos simulaçoes de amps e efeitos. No entanto, a G5n vem sendo atualizada frequentemente e ganhando novos efeitos e etc, além de todos dizerem que a qualidade dos drives foi significativamente maior. Alem do fato de q a G5 foi descontinuada.

E aí o que acham?

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


Acho que tu mesmo já se deu a resposta acima.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito