【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Gulherme Polar
Membro Novato
# mar/16
· votar


Bem, depois de ler, ouvir receber uma ajuda do fórum, fiz minha lista e meu plano pra esse ano em termos de efeitos, e gostaria de pedir a opinião de vocês. O plano de compra/esquema é esse:

Fire Sweet Chili(dar uma colorida no som) -> King Pedals Blue Diamond(dar um cruch a mais) -> Zoom MS50g(firulas de ambiência) -> Borne Vorax 1250

Eu toco umas coisas voltadas pra Hillsong, Jesus Culture, um blues...

Quais as ressalvas de vocês?

PS: BrunoRodrigues deve um review do Sweet Chili.

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


Gulherme Polar

"PS: BrunoRodrigues deve um review do Sweet Chili."

Não Filho...

Era do Fire Carpe Diem.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Gulherme Polar
Membro Novato
# mar/16
· votar


BrunoRodrigues

Não poderia ser dos dois ?

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


Gulherme Polar

"Não poderia ser dos dois ?"

Até poderia, se tivesse tempo.

Pior que os Novos Lançamentos Fire já estão chegando e ainda não consegui fazer dos citados nos post anterior.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Gulherme Polar
Membro Novato
# mar/16
· votar


BrunoRodrigues

Quais são os "Novos Lançamentos Fire" ?

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


Gulherme Polar

Pior que a pré-venda acabou terça-feira e não tenho nenhum material nesse pc (foi enviado por e-mail p/ os clientes e assinantes da news). Agora temos que esperar chegar para anunciar no site.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

erico.ascencao
Veterano
# mar/16
· votar


DimeMegadeth:
Quanto ao compressor, eu nunca uso com distorções (exatamente) pq tira muito a dinâmica; o pot de volume deixa de ser uma arma pra mim... uma arma que eu gosto de usar. Minha dúvida era só pra aplicar em gravação caseira, já que eu nao tenho um comp de rack em casa. Mas se funciona só como booster mesmo, prefiro usar um overdrive antes e um booster depois.

Quando se fala em compressão para gravações, é preferível usar um plugin de compressão após a gravação do que usar um pedal. Um pedal de guitarra geralmente tem poucos parâmetros para você regular a compressão. Um plugin tem os parâmetros que um rack de compressão teria e também oferece a vantagem de você testar diferentes regulagens de compressão após a gravação.

DimeMegadeth
Veterano
# mar/16
· votar


BrunoRodrigues

Valeu por todas as dicas, Brunão! Eu comprei os componentes necessários e vou montar esse cab siimulator semana que vem. Se não me agradar eu passo adiante.

Abração!

V.mrDean
Membro Novato
# mar/16
· votar


Uma ajuda rápida por favor pessoal

Então, acabei de adiquiri um gt2(clone), e queria saber se fica legal ligar ele junto com a zoom g1 ? só pra usar o equalizador dela dando um reforço nos médios na hora de tocar com a banda, além de usar alguns efeitos..

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


erico.ascencao

Novamente, depende kkkk

Primeiramente que compressão tem diversos tipos, algumas funcionam como ganho automático de volume (a maioria dos SS, e alguns valvulados), outros funcionam por SAG (só conheço valvulados). Existem alguns digitais que se baseiam na modulação e demodulação A/D/A, com volume menor na saída determinado por algoritmos.

Uma distorção (no sentido de overdrive/drive) mais ou menos, já é naturalmente comprimida*. Vale a pena comprimir só se tiver muitas variações entre nível de ganho (que diminui sempre o rms) ou de sinal (volume).

Exemplos:

Um Plexi, no talo quando executa contra-canto, e com o volume da guitarra fechado, quando executa uma base, quando se tem um ganho constante, mas um volume variável. Seria interessante comprimir depois da distorção.

Ou em You give love a bad name (Bon Jovi), que se tem diversos riffs, pall-mute, dive bombs, acordes com 1, 2, 4 e 6 cordas, onde se tem um nível de volume constante, mas ganho variável. Seria interessante comprimir antes da distorção.

Dá para fazer por automação no primeiro caso, mas é um trabalho muito grande conforme o caso. Algumas vezes vale a pena, quase sempre é possível, mas não compensa.

*É limitada na verdade.
No caso de um amp valvulado, por SAG, com o ataque sendo determinado pela capacitância dos capacitores da fonte (quantidade de energia armazenada), e o release pela corrente máxima de alimentação dos capacitores da fonte (velocidade de carga).

Os pedais SS por diodos, o que determina ataque e release é a mixagem entre o sinal limpo e distorcido, ficando variável em função da frequência.

OBS.: Posso estar errado, é uma lógica minha, e precisaria fazer cálculos e simulações.

V.mrDean

Eu usaria o contrário. As modulações dessas pedaleiras são ótimas.

BrunoRodrigues
Quais são os "Novos Lançamentos Fire" ?²

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


DimeMegadeth

"Valeu por todas as dicas, Brunão! Eu comprei os componentes necessários e vou montar esse cab siimulator semana que vem. Se não me agradar eu passo adiante."

Que legal brother. Tenho muita vontade me aventurar nessa área, mas infelizmente não tenho tempo pra me dedicar de verdade, e se for para fazer de qualquer jeito, prefiro adiar mais um pouco o projeto.

Independente do resultado, não deixe de compartilhar fotos, informações e conclusões.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

SkyHawk
Membro
# mar/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


Alguém aqui usa todos os efeitos na cara do amp ?

Meu valvulado não tem loop, logo quando uso ele sou obrigado a mandar tudo na cara, inclusive chorus, flanger, delay e reverb..... O pior é que fica bom, sendo que meu amp não é nenhum primor de Clean, ele crucha bem fácil mesmo.

Isso me leva a pensar sobre o assunto... Qual a opinião de vocês ?

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Eu uso tudo também, mas o 100B tem um headroom bem, bem grande pra mim passar dele. kkkk

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


SkyHawk

"O pior é que fica bom"

Pior ou melhor ? ¿ ?

Ultimamente tenho usado Borne's pequenos e médios, sem loop. Como o drive é oriundo de pedais e tenho usado cada vez menos ambiência flui sem problemas.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

rodrigo_angra
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: rodrigo_angra
· votar


Dúvida cruel. Tenho uma G1xon que uso em linha direto na mesa de som ou em em uma caixa ativa quando estou em casa. Comprei um pedal Overdrive true By pass clone do TS9 e estou para adquirir um pedal simulador de amp fender.

Pretendo ligar tudo junto e usar a pedaleira basicamente para reverb, afinador, whaw whaw (muito raramente), equalizador (raramente).

Qual a ordem sugerida?

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


rodrigo_angra

Segue o padrão: Drives >>> Modulações

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

rodrigo_angra
Membro Novato
# mar/16
· votar


Bruno, e o simulador de amp?

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


rodrigo_angra

Depende o que ele faz na cadeia. Se for simular o pré, gerando drive etc etc etc, ele fica com os drives, que não deixam de ser pré-amps.

A ordem sempre será prés -> modulações -> power

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


rodrigo_angra

"Bruno, e o simulador de amp?"

Desculpe, falta de atenção - e agora com mais tempo:

Drives >>> Simulador >>> Modulações.

Essa seria a forma mais clássica, contudo não há regras e pode-se testar diferente combinações, que vai gerar inúmeras sonoridades. O detalhe aí fica por conta do Wah, que em tese viria antes dos drives, mas como será usado do multiefeitos, não seria possível.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

rodrigo_angra
Membro Novato
# mar/16
· votar


Brigadão, Bruno e Ismah!

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


rodrigo_angra

Depois compartilhe suas conclusões.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


rodrigo_angra
BrunoRodrigues

Acabei esquecendo de escrever...
Se a simulação servir para ligar em linha, naturalmente, virá no fim da cadeia. É possível também espetar as modulações no loop da mesa.

Amago
Membro Novato
# mar/16
· votar


Tenho uma pedaleira multi efeitos mas já to cansado dela, queria ter um pedalboard to precisando de dicas pois não tenho noção nenhuma. Por onde devo começar? qual pedal devo comprar primeiro? não quero muitos só o básico mesmo.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Começa por listar o que tu usa de efeitos. Depois o que não gosta (e qual é) a pedaleira.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/16
· votar


Amago
Efeitos, o nome já diz, é algo que vc apõe à guitarra e ao amp.
Portanto, é aquilo que acrescenta, mas não é essencial.
Pense em que vc vai tocar, e na sua "voz" no instrumento; retire tudo o que não é essencial e que não possa ser obtido com seus dedos, sua guitarra (e os controles dela), e o amplificador. Aí estará a resposta...
Abç

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


Amago

Se for comprar todos os pedais pedais na mesma ocasião, Ok.

Caso contrário - e levando em conta que usarás o multi-efeitos até completar o set analógico - comece substituindo o que menos lhe agrada no multi ou deixando-os apenas para ambiência e começando por drive e wha.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Amago
Membro Novato
# mar/16
· votar


começando por drive e wha.
e por ai mesmo que vou começar ,valeu pela dica

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


Amago

"e por ai mesmo que vou começar ,valeu pela dica"

Lembre-se que, se for usar fonte, esta deverá ser de qualidade. Bem como os cabos, que podem matar seu som. São apenas detalhes, mas que tornam o resultado final satisfatório ou não.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


Amago

"e por ai mesmo que vou começar ,valeu pela dica"

Lembre-se que, se for usar fonte, esta deverá ser de qualidade. Bem como os cabos, que podem matar seu som. São apenas detalhes, mas que tornam o resultado final satisfatório ou não.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


BrunoRodrigues

E os novos Fire?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito