【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Pedro-Sims
Membro Novato
# jan/16
· votar


Toco num Orange TH30 versão Combo.

BrunoRodrigues
Veterano
# jan/16 · Editado por: BrunoRodrigues
· votar


Pedro-Sims

"Qual set você me indicaria para dar mais "força" à distorção na hora do solo?"

Depende do que é essa tal "força", se é boost de volume ou de drive.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Iversonfr
Veterano
# jan/16
· votar


Pedro-Sims

Entre esses dois eu acho o BB mais versátil, vc consegue dar desde um boost mais ou menos leve até adicionar bastante drive na cadeia.

Na verdade mesmo, esses pedais se complementam. Se puder, compre os dois. Eu particularmente depois de vários pedais de drive, estagnei por hora com um BB e um drive leve, tipo o ts9. Tirar tudo de um único pedal não dá, e você toca bastante coisa pelo jeito.

Pedro-Sims
Membro Novato
# jan/16
· votar


Pois então, Bruno, eu quero as duas coisas: ter um pedal para adicionar um pouco mais de drive na hora do solo e também para dar um volume na guitarra.

Eu gosto muito da distorção do Amp. Queria só uma distorção adicionar ganho e também aumentar o volume.

Valeu pelas dicas, galera.

BrunoRodrigues
Veterano
# jan/16
· votar


Pedro-Sims

Sendo assim, pelo que você citou anteriormente e entre os modelos citados, creio que com o BB você terá melhor resultado, pois o TS não lhe proporcionará "voos tão altos".

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Pedro-Sims

Só atente para que caso o AMP já esteja distorcido, não terás aumento de volume, apenas de distorção.

GabriaTz
Membro Novato
# fev/16
· votar


Galera eu tenho um laney lv300 + uma Ibanez RG 350dxz toco mais heavy metal clássico e thash até hard e clássic rock eu tava achando o som muito agudo e sem punch provávelmente culpa da Ibanez deixo os graves no 10 uso a dist2 dele e gain no max som ta legal mas as vezes sinto falta de mais ganho (tava acostumado com um metal zone xD que tinha antes) tipo no metalzone podia ser abelha mas tinha um puta sustain e sensibilidade para ligados , tappings e harmônicos artificiais saiam mais bonitos, e isso que sinto falta , agora não sei se compro um pedal para empurrar a distorção do AMP ou um distorção para usar no clean .
Tava com 2 em mente o boss md2 para usar no clean ou um sd1 para empurrar a distorção, vi em outro fórum um cara recomendado um ds1 , posso somar distorção + pedal de distorção ? Fica legal ?
Se tiverem algum pedal pra recomendar seria bom...

erico.ascencao
Veterano
# fev/16
· votar


GabriaTz: não sei se compro um pedal para empurrar a distorção do AMP ou um distorção para usar no clean .

Se você precisa de alto ganho e o canal de distorção do seu amplificador não te dá isso, eu sugiro que você procure um pedal de alto ganho pra usar sobre o canal limpo do amplificador. Acho mais fácil você acertar um timbre de alto ganho desta forma, ainda mais considerando que o alto ganho predomina no seu repertório. Se você optar por um pedal de overdrive para dar boost de ganho na distorção do amplificador, você corre maior risco de não conseguir "casar" bem estas duas etapas de ganho.

Eu já tive um 56inc Tubestation Fifty-One-Fifty e gostei muito dele. Ele consegue chegar fácil nesta praia do alto ganho. Tem também o Recto, se você curtir uns sons mais "scooped". Tem também o EFX Supercharger que parece interessante.

Logicamente também há os pedais não-valvulados, como os clones do Sansamp GT2, por exemplo.

BrunoRodrigues
Veterano
# fev/16
· votar


GabriaTz

O diferencial de seu amp é o canal clean. Assim, a aquisição de distortion high gain será mais interessante - em tese e dependendo do modo de uso, repertório, etc...

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Gulherme Polar
Membro Novato
# fev/16
· votar


Gente, vocês já testaram o pedal Mad Cat da Guitartech? Vi vídeos, mas não me esclareceram muito. Tô em dúvida se tento pegar ele ou o Tom Tome Hotbox Ebollution Point

brunoeZ
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: brunoeZ
· votar


Tenho um roland cube 20gx, uma sg ltd-10 e estou precisando trocar entre o clean e a distorção agora, mas me surgiu algumas dúvidas

-Tem alguma opção mais barata ou a roland só aceita os FS da boos?

-Outra opção seria comprar um pedal de distorção mesmo, até porque o que eu toco é praticamente metal(metallica,megadeth,sabbath,dio,iron..)
Como citaram ai em cima essa pode ser a opção mais vantajosa, inclusive já andei pesquisando alguns pedais de distorção: metal zone2, EHX Metal Muff, Jackhammer JH-1, rocktron rampage, EFX Supercharger. Sugestões, opiniões?? Eu sei que isso é vai muito do gosto pessoal, mas é sempre bom ouvir de pessoas que já tem mais experiência no assunto.

GabriaTz
Membro Novato
# fev/16
· votar


erico.ascencao
bem legais esses padais que você recomendou n conhecia, um tempo atrás tava usando o guitar rig e estava curtindo as simulaçãoes do mesa boogie , curto bastante o timbre do van halen tbm mas n sei se vem do 5150 ou outro amp que já usou.

erico.ascencao
Veterano
# fev/16
· votar


Pergunta pra moçada...

Suponhamos a seguinte cadeia de sinal:
guitarra -> pré do amplificador -> Ibanez TS9 -> Fulltone OCD -> chorus -> delay -> MXR Microamp -> power do amplificador.

Estes pedais de overdrive soariam legal com o pré do amplificador limpo?

Iversonfr
Veterano
# fev/16
· votar


erico.ascencao

Pelo que entendi você tá ligando os pedais de drive no loop pois estão depois do pré do ampli pelo seu esquema.

Isso eu não recomendo de maneira alguma. Tem um post aqui de um fabricante de amplificador que condena isso absurdamente pois pode danificar o ampli, porém não achei. Eu ligo um Microamp no loop, mas pra dar um boost em solos, jogo rápido. Porém deixar drive ligado direto no loop eu acho que já é abusar da sorte... Não sei se é lenda ou não, olhe dois posts controversos:

https://www.facebook.com/TMirandatubeamps/posts/499554646803833

http://www.solloamps.com.br/loop-de-efeitos-em-amplificadores-para-gui tarra/

No da Sollo, você lê o final do post e depois a resposta pra primeira pergunta.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/16
· votar


erico.ascencao
guitarra -> pré do amplificador -> Ibanez TS9 -> Fulltone OCD -> chorus -> delay -> MXR Microamp -> power do amplificador.
Estes pedais de overdrive soariam legal com o pré do amplificador limpo?

Na verdade o pré do seu ampli estaria "boostando" os drives (boost de ganho) ... Mas acho que soaria legal sim se for tudo devidamente regulado.






Iversonfr
Pelo que entendi você tá ligando os pedais de drive no loop pois estão depois do pré do ampli pelo seu esquema.
Isso eu não recomendo de maneira alguma

Isso não tem muito sentido ... A não ser que o esquema do amplificador seja muito específico a ponto de não permitir ... A princípio eu não veria problema em usar pedais de ganho no loop ...

Iversonfr
Veterano
# fev/16
· votar


Fernando de almeida
Isso não tem muito sentido ...

Sei lá, você leu o post do T.Miranda? Não foi o primeiro que li nesse sentido. Como não manjo, prefiro não arriscar. Como eu disse, uso o M133 no loop, mas não o tempo todo. Essa é uma boa pergunta pro Pedrone.

erico.ascencao
Veterano
# fev/16
· votar


Iversonfr
Fernando de almeida

Fiz esta pergunta pois ando pensando em adotar um set de pedaleira e amplificador valvulado, sendo que gostaria de usar o drive do valvulado também. Aí o dilema é definir a ligação menos pior:
* guitarra -> pedaleira -> amplificador (input)
* guitarra -> amplificador (input) / amplificador (send) -> pedaleira -> amplificador (return)

Iversonfr
Veterano
# fev/16
· votar


erico.ascencao

A GT10, GT100, HD500 tudo tem loop, já a série ME da Boss não tem. Você já tem pedaleira ou vai comprar? Ta com preguiça de levar 4 cabos? rs

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Iversonfr

ME70 tem loop .

Iversonfr
Veterano
# fev/16
· votar


Ismah
ME70 tem loop .

Desconheço...

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Iversonfr

Aaaaaahhhhhhh não, eu entendi rec loop kkkkkkk

erico.ascencao
Veterano
# fev/16
· votar


Iversonfr: Você já tem pedaleira ou vai comprar? Ta com preguiça de levar 4 cabos? rs

Estou pensando em qual comprar. 4 cabos pra mim não seria problema, seria a solução! Pena que a G5, que tem a interface mais amigável para configuração, não tem loop.

erico.ascencao
Veterano
# fev/16
· votar


Iversonfr
Fernando de almeida

Fiz uns testes aqui com a minha Zomm G3x, ligando o seguinte set:
guitarra -> Ibanez TS9 -> Fulltone OCD -> Zoom G3x -> MXR Microamp -> input do Blackstar HT Club 40

Conclusões:
* Usando um delay na Zoom G3x e o drive do amplificador, o som ficou embolado, conforme eu imaginava, devido à distorção das repetições do delay;
* Configurando um Tube Screamer e um Guv'nor (o mais parecido com o OCD que eu encontrei) na Zoom G3x, os drives soaram bem legais - ou seja, bem melhor do que os sons que vinha tirando com a Roland GR-55 em linha.

Depois fiz testes ligando da seguinte forma:
guitarra -> input do Blackstar HT Club 40
send do Blackstar HT Club 40 -> Zoom G3x -> MXR Microamp -> return do Blackstar HT Club 40

Conclusões:
* Usando um delay na Zoom G3x e o drive do amplificador, o som ficou normal;
* Configurando um Tube Screamer e um Guv'nor (o mais parecido com o OCD que eu encontrei) na Zoom G3x, os drives soaram um pouco mais médios do que na ligação anterior, mas ainda legais para o meu gosto. Só tive o cuidado de reduzir bastante o level destes pedais (ou seja, deixar no 5 de 0 a 150), pois agora o sinal que passa pela Zoom G3x vem do pré do amplificador.

Portanto, acho que a minha ideia de usar a G5 com a segunda ligação deve dar resultados legais.

BrunoRodrigues
Veterano
# fev/16
· votar


Só não entendo o motivo de tanto "aglomero" para algo já a muito tempo pacificado. Mesmo tanto tendo regras, não há como reinventar a roda. Mesmo com diferentes equipamentos os resultados serão os mesmo, variando apenas as características próprias de cada equipo.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Fernando de almeida
Veterano
# mar/16
· votar


erico.ascencao
* guitarra -> amplificador (input) / amplificador (send) -> pedaleira -> amplificador (return)
Então ... estou pesquisando sobre o lance de qq efeito ir no loop ... A princípio, pra mim, não teria problema.


* Usando um delay na Zoom G3x e o drive do amplificador, o som ficou embolado, conforme eu imaginava, devido à distorção das repetições do delay;

É possível usar assim mas a regulagem tem que ser bem específica ...

* Configurando um Tube Screamer e um Guv'nor (o mais parecido com o OCD que eu encontrei) na Zoom G3x, os drives soaram um pouco mais médios do que na ligação anterior, mas ainda legais para o meu gosto. Só tive o cuidado de reduzir bastante o level destes pedais (ou seja, deixar no 5 de 0 a 150), pois agora o sinal que passa pela Zoom G3x vem do pré do amplificador.
Opa ... o lance é esse ... O jeito de ligar e o jeito de configurar os pedais ... Acredito que qq ligação, em qq ordem, seja pedais ou amplificador (com loop ou não) é possível - desde que tudo esteja devidamente regulado.
Já pensou se vc faz uma ligação dessas "alternativas" e sem querer "tropeça" num timbre TOP????

DimeMegadeth
Veterano
# mar/16 · Editado por: DimeMegadeth
· votar


Hello, dudes!

O papo é o seguinte: vou usar um cab simulator (pedal que nunca usei). A dúvida é; antes ou depois dos delays e reverb??

E outra: meu canal sujo se faz da seguinte forma: Guitarra > ...xxxx... > OD > DIST ...xxxx... > AMP
No caso de usar um Compressor/Sustainer na tetativa de conseguir um sustainzinho a mais... Antes ou depois dos driver??


Abraçoes, senhores

PS: macacos velhos, truques novos... hauehauheiuhaiuhiuahiuha

erico.ascencao
Veterano
# mar/16
· votar


Fernando de almeida:
É possível usar assim mas a regulagem tem que ser bem específica ...

Eu até tentei fuçar um pouco no delay usado antes do drive, mas não consegui fazê-lo soar limpo. Se eu diminuo o "mix", o efeito some. Se mantenho este parâmetro num valor razoável para que o efeito apareça, as repetições ficam feias, parecendo um elefante urrando.

DimeMegadeth
O papo é o seguinte: vou usar um cab simulator (pedal que nunca usei). A dúvida é; antes ou depois dos delays e reverb??

Pela lógica, já que ele vai simular o amplificador microfonado, acho que seria legal ligar delay e reverb antes. Se você for ligar a saída deste simulador numa mesa ou caixa ativa, acredito que esta seja a melhor ligação do ponto de vista de casamento de impedâncias e afins.

meu canal sujo se faz da seguinte forma: Guitarra > ...xxxx... > OD > DIST ...xxxx... > AMP
No caso de usar um Compressor/Sustainer na tetativa de conseguir um sustainzinho a mais... Antes ou depois dos driver??


Na minha visão, um pedal de compressor funcionaria de forma análoga a um pedal de boost. Desta forma, se você ligar antes dos drives, você terá um boost de ganho (o que deve dar uma pitada a mais de sustain que você precisa).

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16 · Editado por: BrunoRodrigues
· votar


DimeMegadeth

"vou usar um cab simulator (pedal que nunca usei). A dúvida é; antes ou depois dos delays e reverb??"

Pela funcionalidade do Pedal, você pretende ligar direto na Mesa, PA, Interface... Nesse caso será o último da cadeia.


"meu canal sujo se faz da seguinte forma: Guitarra > ...xxxx... > OD > DIST ...xxxx... > AMP
No caso de usar um Compressor/Sustainer na tetativa de conseguir um sustainzinho a mais... Antes ou depois dos driver??"


Em tese seria antes, mas como não exite regra, o lance é testar ambas e ver o que melhor se adapta ao objetivo. Já utilizei um Compressor para essa função, mas cheguei a conclusão de que não faz muito sentido "engessar" o timbre, pois o legal da guitarra são as dinâmicas e "aquilo" deixou de ser atrativo - pelo menos pra mim.


Abç ! ! !

#BrunoRodrigues


Edit.: Não costumo editar postagens, mas esqueci de fechar uma Tag. Eis a justificativa ;)

DimeMegadeth
Veterano
# mar/16
· votar


erico.ascencao / BrunoRodrigues

Vou ligar o cab simulator na entrada do amp. O fabricante promete que melhora o som do amp.

Quanto ao compressor, eu nunca uso com distorções (exatamente) pq tira muito a dinâmica; o pot de volume deixa de ser uma arma pra mim... uma arma que eu gosto de usar. Minha dúvida era só pra aplicar em gravação caseira, já que eu nao tenho um comp de rack em casa. Mas se funciona só como booster mesmo, prefiro usar um overdrive antes e um booster depois.

Abraço, pessoal! Valeu a força!

BrunoRodrigues
Veterano
# mar/16
· votar


DimeMegadeth


"Vou ligar o cab simulator na entrada do amp. O fabricante promete que melhora o som do amp."

Mas o fabricante nunca diria nada diferente. O lance dele é convencer que um amp de estudo soará tão bem quanto um head valvulado numa 4 x 12". Contudo, só alerto para não maquiar muito o timbre, a ponto de trocar de guitarra e a alteração ser imperceptível.


"uma arma que eu gosto de usar."

Com o passar do tempo, experiência, etc, a maioria dos músicos vão ficando mais purista, trabalhando mais as dinâmicas e controles da guitarra, amp, etc. Que bom que você pensa e age assim.


Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito