【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
thigasrevorocker
Membro
# mai/13
· votar


Olá Fernando, tudo bem??

Primeiramente, parabéns de verdade pelo tópico que você criou! Ficou fantástico mesmo!

Gostaria muito de uma ajuda sua:

Tenho os seguintes pedais: DL4 Line 6, FM4 Line 6, Um Cry Baby from hell da dunlop, Um TS 9 da Ibanez, NS-2 da boss, TR-2 da boss e um whammy da digitech.

Estou com uma dúvida qto a ordem dos pedais.

com esses pedais, o que vc sugere?? Meu amplicador é um Mesa Boogie Dual Rectifier Solo Head.

To querendo usar o Ts 9 como boost. Toco um som na pegada de nickelback, sevendust, com peso e partes limpas tbm.

To querendo tirar o melhor proveito do meu equipo.

O que vc me sugere? estou fazendo testes, mas nao to acertando.

Fernando de almeida
Veterano
# mai/13
· votar


thigasrevorocker
Tenho os seguintes pedais: DL4 Line 6, FM4 Line 6, Um Cry Baby from hell da dunlop, Um TS 9 da Ibanez, NS-2 da boss, TR-2 da boss e um whammy da digitech.

Estou com uma dúvida qto a ordem dos pedais.

com esses pedais, o que vc sugere?? Meu amplicador é um Mesa Boogie Dual Rectifier Solo Head.



ORRA ... Só máquina heim ...

Legal ... Vamos lá, eu ligaria:

Guita> CryBaby > Whammy > FM4 > input NS2 > output NS2 > TR2 > DL4 > Return loop AMpli.

NO loop no NS2 eu colocaria o TS9 e o pré do ampli (input com Send do loop do ampli).

Fernando de almeida
Veterano
# mai/13
· votar


thigasrevorocker
Tenho os seguintes pedais: DL4 Line 6, FM4 Line 6, Um Cry Baby from hell da dunlop, Um TS 9 da Ibanez, NS-2 da boss, TR-2 da boss e um whammy da digitech.

Estou com uma dúvida qto a ordem dos pedais.

com esses pedais, o que vc sugere?? Meu amplicador é um Mesa Boogie Dual Rectifier Solo Head.



ORRA ... Só máquina heim ...

Legal ... Vamos lá, eu ligaria:

Guita> CryBaby > Whammy > FM4 > input NS2 > TR2 > DL4 >

ramonmarins
Membro
# mai/13
· votar


Alguém poderia me tirar uma dúvida sobre pedal de volume?
A minha necessidade é ter acesso rápido ao volume total do meu kit. Digo isso em relação ao ambiente, uma vez que toco na igreja, onde eventualmente os dirigentes das reuniões pedem que em determinados momentos reduzamos o volume.
Como utilizo a distorção valvulada da minha caixa, se eu colocar o volume antes do pré, ele reduzirá o sinal a ser distorcido. Então, alguém sabe se eu poderia utilizá-lo no send/return? Faria efeito? O efeito será apenas na altura do som?

Fernando de almeida
Veterano
# mai/13
· votar


ramonmarins
Então, alguém sabe se eu poderia utilizá-lo no send/return? Faria efeito? O efeito será apenas na altura do som?

Brow, é exatamente isso ... vc tem usar o pedal no send/return ... Vc alterará somente o volume ...

ABR

ramonmarins
Membro
# mai/13
· votar


Muitíssimo grato, Fernando de Almeida.

thigasrevorocker
Membro
# mai/13
· votar


Fernando, muito obrigado pela ajuda!

É esse set foram anos de luta! Sempre quis isso, agora consegui!!!

Vou fazer os teste e te dou um toque!!!

Muito obrigado mesmo!!!!

Fernando de almeida
Veterano
# mai/13
· votar


ramonmarins
Muitíssimo grato, Fernando de Almeida.
Opa ... precisando é só dar um toque ...


thigasrevorocker
É esse set foram anos de luta! Sempre quis isso, agora consegui!!!
LEgal cara ... Na verdade existem vários jeitos possíveis de se ligar seu set ... Essa ligação seria a mais usada pelos guitarristas, mas tem como fazer outras experiências ...

Posta aí umas fotos e faz um video ....



ABR

thigasrevorocker
Membro
# mai/13
· votar


Fechado!!

Ainda nao consegui fazer as Ligaçoes, durante a semana é complicado.

Chego em casa tarde e os vizinhos vao adorar o "pequeno" barulho que minhas crianças fazem hahaha

mas eu vou tirar uma foto do set e fazer um video e vou postar aqui.

Deixa eu tirar uma dúvida:

Essa configuração que você me passou, eu ligo a guitarra na cadeia dos efeitos limpos>return do ampli

Só nao entendi o lance do loop do NS2 e o TS9.

E o que vai no input do Ampli? ( Sou novo com esse lance de send/ return )

rockblues
Veterano
# mai/13 · Editado por: rockblues
· votar


gente queria que vcs me ajudassem a montar meu pedalboard...
então vamos lá:

eu curto:
blues/blues rock(ZZ TOP,GEORGE THOROGOOD,SRV)
hard rock (AC/DC,GUNS N ROSES,AIRBOURNE,MOTOROCKER,MONTLEY CRUE,VAN HALEN,SCORPIONS,STEEL PHANTHER,QUEEN,KISS,LED ZEPPELIN,VELVELT REVOLVER)
metal/trash metal(IRON MAIDEN,MEGADETH,METALLICA,ANTHRAX)
ai eu tava pensando em pegar os seguintes pedais de efeitoe modelos(quais modelos são os melhores):
delay:mrx m169/boss dd3/Electro-Harmonix Deluxe Memory Man XO/Electro-Harmonix Memory Boy
chorus:MXR M-134/MXR M234 /MXR M148
phase:MXR M-101/MXR M-107/MXR EVH PHASE 90/Dunlop EVH95
noise gate /supressor:Boss NS-2/MXR M-135/MXR M195/ISP Decimator Noise Reduction/ISP Decimator G String
wah wah:Dunlop SW-95/Dunlop Cry Baby 535Q
boost:TC Electronic Spark Booster /mxr mc-401/the schaffer replica pedal(http://www.youtube.com/watch?v=7SXXWWy7tEA)
distortion:MXR M-115,MXR M-104,MXR M116, MXR M78,Boss DS-1,Boss MT-2,Boss ML-2,Boss DS-2,Boss MD-2, DigiTech DDM,DigiTech XMM

então e o seguinte meu amp vai ser valvulado,ou seja não precisa de pedal de overdrive,vou usar o drive do proprio amp.a distorção seria pra tocar o metal/trash metal so que muitos me disseram que não precisa pois o drive do amp valvulado ja da pra fazer uma distorção "monstra",ai eu pergunto a vocês,precisa de pedal de distorção opra tocar metal/trashmetal ou drive do amp valvulado já da conta do recado ?agora o boost ,e queria so pra tocar AC/DC,pois como todos ja sabem angus young não usa nenhum pedal,apena o drive do marshall,so que uma coisa que poucos sabem e que ele usou um aparelho wirelless de guitarra chamado "schaffer-vega diversity system" que alem de ser um sistem sem fio de guitarra ele funcionava como um booster ou compressor,dito que o Schaffer-Vega é considerado como uma parte essencial do tom da guitarra do Angus Young em tais canções (e álbuns) como Back in Black.e o noise gate e pra tirar o chiado dos infernos que tem aqui onde eu toco(aqui as tomadas não são aterradas).o resto e o basico de todo pedalboard.

o.b.s:so por curiosidade pra tocar "guns" e velvelt revolver não precisa de fuzz não né ? pois tipo:tava dando uma olhada nas fotos do pedalboard do slash e la ele tinha um mxr blue box,alem da propia mxr lançar pedal siganture slash octave fuzz pedal,porem nunca ouvi uma musica do slash com fuzz...

rockblues
Veterano
# mai/13
· votar


up...




o.b.s:eu sei que muitos cara vão vir reclamar de eu esta upando o topico...mas gente se eu não upar ninguem vai me responder ou simplesmente ver a minha pergunta

rockblues
Veterano
# mai/13
· votar


up...




o.b.s:eu sei que muitos cara vão vir reclamar de eu esta upando o topico...mas gente se eu não upar ninguem vai me responder ou simplesmente ver a minha pergunta

rockblues
Veterano
# mai/13
· votar


por favor alguem me ajuda...

rockblues
Veterano
# mai/13
· votar


alguem ?

Fernando de almeida
Veterano
# mai/13
· votar


rockblues
Pera aí que eu estou trabalhando e não posso escrever agora ...

rockblues
Veterano
# mai/13
· votar


Fernando de almeida
okay...

rockblues
Veterano
# mai/13
· votar


aguardando aqui...

rockblues
Veterano
# mai/13
· votar


Fernando de almeida sem ser chato mas...agora vc pode me responder ???

alcindo_neto100
Veterano
# mai/13
· votar


O que vcs me dizem sobre o meu set? sobre a ordem? Tenho muitas dúvidas com relação ao Send/Return do meu amp (MGV30 - Meteoro) como eu posso utilizá-lo, hoje minha cadeia está assim:

Guitarra > Wha V845 (Vox) > Phaser (Axcess Gianini) > AS1 (Nig) > Brutal Dist (Landscape) > OD (Fab Danelectro) > Flanger (Behringer) > Delay DL5 (Ibanez) > Amplificador MGV 30 (Meteoro).

Gostaria de saber o que faço para diminuir o ruído do meu amplificador (falo isso pq se eu ligar a guitarra (fender) direto no amp, não tem jeito, dá ruídos). Detalhes, uso cabos Sparflex

Com relação ao Send/Return, como posso utilizá-lo?

Outra coisa, vi um vídeo do Gustavo de Pádua sobre o pedal AS1 (nig) e ele falou que ligava o pedal direto na mesa de som pra gravar e o som não perdia sua fidelidade, no meu caso, perde muito qualidade. Ligo o meu set na mesa e, usando o AS1, o som não fica legal. Não sei o que faço. Help-me

alcindo_neto100
Veterano
# mai/13 · Editado por: alcindo_neto100
· votar


Só acrescentando, ligo meus pedais na mesa de som (Xenix 1002 - Behringer) e vai para uma placa UCA222 (Tbm, behringer), não sei se isso influencia, pois são equipamentos de baixo custo.

Fernando de almeida
Veterano
# mai/13
· votar


Galera, estou sem tempo para responder as perguntas no momento ... mas assim que aliviar aqui entro e respondo tudo ...


MAs fiquem com a foto de um setup que achei interessante:

https://sphotos-a.xx.fbcdn.net/hphotos-ash3/p480x480/28186_10151609426 299388_591473074_n.jpg

ramonmarins
Membro
# mai/13
· votar


Galera, estou sem tempo para responder as perguntas no momento ... mas assim que aliviar aqui entro e respondo tudo ...

fernando, vou comprar um set desses pra mim. Será que eu consigo encomendar um case pra levar isso tudo no fusca?

Joshua Casa
Membro
# jun/13
· votar


Galera, vocês acham que pra tocar um stoner rock e metal alternativo, um compressor é necessário?

Rednef2
Veterano
# jun/13
· votar


Uma duvida que me ocorreu esses dias, vejam esse video aos 1:00



Marty Friedman esta tocando no "Clean" e depois a guitarra fica com distorção sem ele ter pisado em pedal nenhum.

Como funciona isso? o que ele usou?

Thechained
Veterano
# jun/13
· votar


Galera, precisava da ajuda de vcs...Depois de fazer uma pesquisas na internet decide dar uma mudada no meu set. Hoje uso um compressor (pra ser mais específico um Axcess giannini - cp 109) após meus drives pra dar aquele up na hora dos solos. Agora to querendo substituí-lo por um equalizador com intenção de usá-lo como booster de frequência. Queria uma dica de vocês de eq. mais barato e que tenha bom custo benefício, além de ter controle de level, pra alcançar meu objeto com esse pedal.

filipesiegrist
Membro
# jun/13
· votar


Groovin Eq-400, comprei um usado por 100 pila e o bixinho dá conta legal do recado.

Fernando de almeida
Veterano
# jun/13
· votar


rockblues
precisa de pedal de distorção opra tocar metal/trashmetal ou drive do amp valvulado já da conta do recado ?
OI, fera, desculpa a super demora (quase um mês heheheheeee)
Cara, agora entre distorção de pedais os de ampli, qualquer um deles que vc escolher é suficiente, desde que vc escolha o equipamento adequado ...
Por exemplo, se o ampli ou o pedal tiver distorção leve, pra tocar um som pesado vc precisará de um boost ...
Existe amplis (mesmo valvulados) com pouca e com muita distorção ...


alcindo_neto100
Guitarra > Wha V845 (Vox) > Phaser (Axcess Gianini) > AS1 (Nig) > Brutal Dist (Landscape) > OD (Fab Danelectro) > Flanger (Behringer) > Delay DL5 (Ibanez) > Amplificador MGV 30 (Meteoro).
Tá legal essa ordem ... eu só trocaria (gosto pessoal) o Phaser ... eu o colocaria depois das distoções e drives ...

Gostaria de saber o que faço para diminuir o ruído do meu amplificador (falo isso pq se eu ligar a guitarra (fender) direto no amp, não tem jeito, dá ruídos). Detalhes, uso cabos Sparflex
Os cabos são legais ... O ruido do ampli pode ser desde problemas na energia elétrica que a concessionária fornece na sua região até mesmo problemas no ampli ... Já vi casos de ruídos onde o problema era a guitarra - tinha problema na parte elétrica da guita.
O que vc deve fazer é, primeiro ver se individualmente cada equipamento seu está ok, testando um por vez (ligue a guita em outro ampli, arrume outra guita e teste no seu ampli, etc). Depois se estiver tudo ok com seus equipamentos e o ruído permanecer, aí vc tera que usar um Noise Gate ou Noise Supressor.

Com relação ao Send/Return, como posso utilizá-lo?
Guitarra > Wha V845 (Vox) > Phaser (Axcess Gianini) > AS1 (Nig) > Brutal Dist (Landscape) > OD (Fab Danelectro) > INPUT AMPLI
SEND AMPLI > Flanger (Behringer) > Delay DL5 (Ibanez) > RETURN AMPLI

Outra coisa, vi um vídeo do Gustavo de Pádua sobre o pedal AS1 (nig) e ele falou que ligava o pedal direto na mesa de som pra gravar e o som não perdia sua fidelidade, no meu caso, perde muito qualidade. Ligo o meu set na mesa e, usando o AS1, o som não fica legal.
Cara, isso é se vc ligar direto, sem outro pedais ... só o AS1 ... OUtra coisa que vc deve considerar é que depende da MEsa de som (é boa?), as caixas (são boas??) ...
Vc deve lembrar que um pedal legal não faz milagres .... Seu som depende de uma série fatores onde um pedal bom no meio vai salvar tudo ...


ramonmarins
fernando, vou comprar um set desses pra mim. Será que eu consigo encomendar um case pra levar isso tudo no fusca?
KKKKKKKKKK ... quero ver levar é na garupa da motoca ...


Joshua Casa
Galera, vocês acham que pra tocar um stoner rock e metal alternativo, um compressor é necessário?
Necessário não ... Mas se vc souber usar bem um compressor vc pode potencializar seu som ...

Fernando de almeida
Veterano
# jun/13
· votar


Rednef2
Como funciona isso? o que ele usou?
Cara, tem como fazer isso de diferentes formas ...
1 - O cara tem um roadie que faz a troca de efeitos pra ele (pro cara só se preocupar em tocar) - vários fazem isso até hoje ...
2 - Se vc ligar sua distorção porém abaixar o volume na guitarra seu som vai ficar limpo ... Assim é possível controlar na mão, com o botão de volume da guitarra o quanto de distorção vc vai usar ... Inclusive dá pra passa de clean pra distoção ...
3 - A imagem não mostrou o pé do cara ... pode ser que tinha um pedalzinho próximo a ele e ao acioná-lo arrebentou a distorção ...


Thechained
Queria uma dica de vocês de eq. mais barato e que tenha bom custo benefício, além de ter controle de level, pra alcançar meu objeto com esse pedal.
Cara, um GE7 da boss (usado no ML por 150 a 200) já é suficiente ... Tem o equalizador da Landscape que é legal ...

filipesiegrist
Membro
# jun/13
· votar


Aew galera, to afim de comprar um compressor, vi um groovin por 140 aqui na cidade, mas tb encontrei um boss cs-3 usado (meio enferrujado) por 160. Qual deles vcs dizem que é melhor negócio?

Ismah
Veterano
# jun/13
· votar


Algum de vcs tem experiência em usar um compressor como booster, no final da cadeia de pedais (estava wahwah)? Vi isso e fiz na minha pedaleira e tive bons resultados.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito