【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# dez/12
· votar


Ramsay
o que configura uma "boa situação" e, por isso, a tal alteração no som não deveria acontecer, mas, acontece, simples assim.
Sim ... só tentei dar uma esclarecida ... Se a parte de impedâncias está ok, o próximo passo seria estudar mais a fundo os circuitos ... A ordem, ao meu ver, seria:
1ª- Impedâncias - OK
2ª- Filtros - filtro de um e de outro somados podem cancelar frequencias importantes - precisaria um bom técnico para analisar.
3ª- Saturação - ocorre quando se tem ganho sobre ganho e sabemos que wahwah e fuzz têm ganhos em amplitude do sinal de audio ... essa saturação pode causar alteração indesejáveis de timbres - precisaria um bom técnico para analisar.

Bom acho que é por aí que se deve analisar ...

ABR

Fernando de almeida
Veterano
# dez/12
· votar


Jaozinhuuu
queria saber como faço pra ligar certinho, sair um som limpo e tals...
Limpo? Sem efeito nenhum??? É só deixar os pedais desligados heheheheheh ... brincadeira ...

e como faço pra deixar um efeito da pedaleira desativado, ir fazendo fazendo base com os pedais e qdo acelerar o pedal ele ativar, se alguem tiver essa pedaleira e souber como fazer, pfv...
Fera, se um efeito está desligado, para acioná-lo vc deve pisar no foot para ligar o efeito ... se vc só "acelerar" no pedal de expressão nenhum efeito vai ligar ... O que costumam fazer é deixar o efeito já ligado porém com algum efeito (que é controlado pelo pedal de expressão) baixo ... quando vc "acelera", o efeito (que já está ligado) fica mais evidente ...

Jaozinhuuu
Veterano
# jan/13
· votar


ida
Fernando de almeida

entendi a parte do pedal de expressão, mas na parte do som limpo... kkkkkkk entao, eu queria ligar o efeito do pedal (MD-2) e um efeito na pedaleira pra ficar um som limpo, um reverb, delay....

Outra pergunta, quando eu for tocar em linha eu tenho que colocar simulação de amp ou deixo desativado?? e quando for tocar no cubo deixo ligado ou desligado rsrs

petroni
Membro
# jan/13
· votar


eu tenho um digitech multi chorus, boss mt-2 metal zone, boss fv50h (volume) e um landscape echo delay, ajuda ai galera, qual a melhor ordem pra colocar eles?

marcelogui
Veterano
# jan/13
· votar


Fernando de almeida

Grande Fernando!
Cara, trouxe um Fender Mustang III dos EUA e tbm um Dunlop Cry Baby 535Q. O amp possui um footswitch de 2 botões e comprei um footswitch de 4 botões pra ele tbm.
Eu já tinha uma pedaleira Boss ME-25.
Minha dúvida é como ligar esses equipamentos pra tirar a melhor qualidade de som possível.
Atualmente ligo tudo em série (Guitarra - Pedaleira - Wah) no input. Estou usando o wah como expressão e a pedaleira como volume.

O amp possui uma entrada Loop que não sei pra que serve. Já vi gente ligando a pedaleira lá, mas se vc puder me explicar as vantagens e procedimentos pra ligar assim, agradeço.

Valeu, amigo!
Abraço

Marcelo

Fernando de almeida
Veterano
# jan/13
· votar


petroni

Ordem boa pra mim :

GUita > Boss MT2 > Boss FV50 > Digitech Chorus > Landscape delay > Ampli






marcelogui
Fera o loop serve pra ligar efeitos de ambiencia, modulação e outros após o pré do ampli ...

Tente ligar assim:
Parte 1: guita > Wahwah > Input ampli
Parte 2: do jack Send do loop do ampli > input pedaleira > output pedaleira > jack Return do loop do ampli.

ABR

marcelogui
Veterano
# jan/13
· votar


Fernando de almeida
Valeu!!!!
Deu certo e ficou bemmmmm legal o som!!!
Obrigado mesmo!

Abraço!

marcusvin
Veterano
# jan/13
· votar


qual o nome do pedal que vc usa e ele fica clear, dpois usa denovo e fica sujo. Obg

Keselowski
Membro
# jan/13
· votar


opa pessoal, to chegando por aqui agora, to pretentendo começar na guitarra, mas não tenho a mínima idéia sobre pedais..amp deve ser um Fender Frontman 25 e a guitarra uma SX SST 62....enfim, não estou pedindo dicas sobre o amp e a guita, até pq o tópico é sobre pedal....apenas queria saber qual pedal combina melhor com esses 2, e eu ouço um pouco de tudo e pretendo tocar um pouco de tudo...

Valeu

kzumoable
Veterano
# jan/13
· votar


Keselowski

ESI Prodrive II, ou SansAmp GT2, pela variedade de distorções

Nitodesouza
Membro
# mar/13
· votar


Bom pessoal, já pesquisei bastante no forum sobre sequencia de pedais e tudo mais, mais até agora não consegui deixar meu SET em uma sequência bacana, lembrando que meus pedais são bem simples, fazer o que hehehehe

Pedais na sequência que utilizo hoje:
TU300Beringer ------ CS3Boss ------- Hell BabyBeringer ------ OD2Boss ------- OD300Beringer----- GDI21Beringer -------EqualizerDanelectro(Solo) --------DD400Beringer.....

Minha intenção é a seguinte ter duas opções de distorção, e o outro pedal de distorção utilizar somente para boost de distorção(dar mais corpo), só que quando faço isso e utilizo mais o equalizer na hora do solo, é uma xiadera que da vontade de tacar fogo, estou quanse pensando em vender tudo e pegar uma pedaleira....

Agradeço desde já....
Valeu

jpguitar
Veterano
# mar/13
· votar


Nitodesouza

é normal essa xi-adeira vindo de um equalize...seria recomendado trocar para um booster,

eu deixaria esse set da seguinte maneira.

wah wah, compressor, overdrive, distotion, booster para aumentar na hora do solo, e delay finalizando...

faz um teste dessa maneira.

abraços...

Kaah_lol
Veterano
# mar/13
· votar


Nitodesouza

não conheço equalizador da danelectro. Mas o meu da Boss é bom e não dá chiado não..
Tem algumas opções pra ti:
-economizar uma grana e comprar um outro equalizador melhor;
-vender tudo e comprar uma pedaleira (boa).
não sou muito dessa danelectro não, nunca me passou confiança..
Como tu tem alguns pedais bons, eu até te aconselharia a ir trocando esses que tu tem por alguns melhores.
Cara, em questão de ordem de pedais, eu te aconselharia assim:
wah wah > compressor > equalizador (pra não só aumentar no solo, mas dar uma saturada a mais no som) > overdrive > distortion > delay.
lembre-se que o equalizador usado depois das distorções, serve pra equalizar as distorções e aumentar o volume delas. O equalizador usado antes das distorções vai dar uma saturada no som e um ganho. Por isso prefiro equalizador antes das distorções..
abraço

Nitodesouza
Membro
# mar/13
· votar


Obrigado pessoal pelas dicas....vou fazer uns testes para ver como fica....abraços

182dann
Veterano
# mar/13
· votar


Salve galera, estou montando meu set gostaria saber se a sequencia estaria correta

Tunner >> Wah Wah(Cry Babay) >> Chorus >> Overdrive (Full Tone OCD) >> Booster/Compressor(Line 6 ToneCore MS4 Constrictor) >> Delay(Boss Analogic)


gostaria saber se a ordem está certa? esse compressor vou usa-lo como booster


vlw!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mar/13
· votar


182dann
Eu deixaria o chorus depois do drive. Quanto ao booster, se for pra dar um gás no ganho do drive, colocaria antes, mas se for só pra aumentar volume mesmo, deixaria por último.

182dann
Veterano
# mar/13
· votar


Hum, então vo deixar o chorus depois bro

Agora esse compressor vou deixar como booster pra solo mesmo... deixa depois te tudo então?

Brunerd
Veterano
# mar/13
· votar


Oi amigos, bom dia... bem eu venho travando uma batalha ultimamente afim de comprar meus pedais.... atualmente uso apenas uma v-amp 2 ... um colega ta precisando de grana e ta querendo me vender :

1 Fire Ultimate Distorcion
1 Fire Custon Shop Over Drive
1 Boss Wha Pw-10
1 Dunlop Mxr Phase 90

vamos as perguntas:

1º - eu sou novo no mundo dos pedais então o que vcs acham desse set? contando com minha v-amp, n vou me desfazer dela agora ( toco de tudo, mas principalmente rock...)
2º - como to com pouca grana vou ter que comprar apenas 2 agora e os outros 2 depois... quais vcs me aconselham?

marcio7887
Veterano
# mar/13
· votar


1º - eu sou novo no mundo dos pedais então o que vcs acham desse set? contando com minha v-amp, n vou me desfazer dela agora ( toco de tudo, mas principalmente rock...)
2º - como to com pouca grana vou ter que comprar apenas 2 agora e os outros 2 depois... quais vcs me aconselham?


Boa tarde.

Esse set é muito bom sim.
Os pedais Fire tem boa qualidade, e valem a pena sim.
Se for comprar dois apenas, compre o Distortion e o Phase. Pelo menos é o que eu faria.

Outro conselho que te dou, é vender seu V-amp e comprar um delay, por dois motivos.

1: Ligar o V-amp em seus pedais voltará a tornar seu som digital, e isso tira a qualidade e o sentido dos pedais. A não ser que seja uma pedaleira de qualidade superior, coisa que o V-amp não é.

2: Em minha opinião, o delay, a distorção e o overdrive são os pedais essenciais em um set.

E para fechar, não se esqueça de quando puder, comprar um bom amp.

Essa é minha opinião, e tenho certeza que nossos amigos aqui terão melhores, mas eu faria assim.

Espero ter ajudado.
Abçs.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


marcio7887

Em minha opinião, o delay, a distorção e o overdrive são os pedais essenciais em um set.

Depende mesmo é do uso. Eu por exemplo tenho como pedais essenciais o delay, a distorção e o chorus. Depois desses um bom wah, e depois desse talvez um overdrive, se bem que talvez ainda pudesse entrar um outro pedal na prioridade antes do overdrive, como por exemplo um Whammy Droptune, que neste momento está sendo super necessário para minha situação prática.

No country, por exemplo, essenciais são o overdrive e o compressor e o delay. Então varia muito de estilo pra estilo.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Pessoal, tem tempo que tenho uma dúvida e gostaria de opiniões diversas sobre uso do efeito de delay.

Eu uso o delay (Rocktron Short Timer Delay) numa boa, em músicas onde a aplicação do efeito é para criar reflexões sobre som limpo. Até aí, para mim, sem problemas.

Mas ainda não aprendi muito a lidar com esse efeito junto à distorção pra apenas dar uma molhada nos solos. Quando uso em conjunto com a dist ou overdrive, quase sempre o que consigo é embolar o som e uma ambiência indesejada. Aí fico grilado e solo "em seco" mesmo, só com a distorção e o reverb do amp.

Minhas dúvidas:

1) qual a melhor ordem de ligação dos pedais para usar o delay junto com a distorção para "dar uma molhada" nos solos: delay antes da distorção, ou distorção antes do delay?

2) sugestões de regulagem dos knobs. Meu pedal é o Rocktron Short Timer Delay e os controles são level, regeneration e time, fora uma chavinha pra mudar de delay longo para delay curto (na verdade é de short para shorter, ou seja, de curto para mais curto ainda).

3) meu pedal não tem a ferramenta de Tap tempo. Para essa aplicação que eu quero teria de ser, necessariamente, um pedal com tap tempo?

Talvez essa dúvida seja até ingênua da minha parte, mas apesar de já tocar há um tempo relativamente grande, não tem tanto tempo assim que uso pedais de efeito, e o de delay é o que ainda hoje me faz quebrar cabeça em algumas situações.

Desde já obrigado e um grande abraço a todos.

vitorfelix
Veterano
# mar/13
· votar


rcorts
Quando uso em conjunto com a dist ou overdrive, quase sempre o que consigo é embolar o som e uma ambiência indesejada. Aí fico grilado e solo "em seco" mesmo, só com a distorção e o reverb do amp.
Acho que o que você poderia fazer é utilizar só o delay, pois caso você use o delay com boas quantidades de reverb, certamente vai embolar as notas. Ou tente diminuir o volume ou quantidade (tempo) de delay.

1) qual a melhor ordem de ligação dos pedais para usar o delay junto com a distorção para "dar uma molhada" nos solos: delay antes da distorção, ou distorção antes do delay?
Utilize a distorção no input do amplificador e o delay no send/return. Caso seu amplificador não possua send/return, utilize o delay após a distorção.

Não conheço muito bem seu pedal para opinar em regulagens, mas tente sempre procurar novas configurações de regulagens, procure "descobrir do que o seu pedal é capaz", e você só descobrirá se ficar mexendo por horas. Somente dessa forma você conseguirá o som que você procura. E tenho certeza de que seu pedal é capaz de produzir o som que você deseja.
Espero que eu tenha ajudado um pouco...
Abraços!

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


vitorfelix

Valeu, quanto ao reverb, uso bem pouco mesmo, só pra não ficar seco de tudo, saca?

Já tentei várias regulagens nesse pedal pra solos, mas quando não fica embolado, com ambiência sobrando, acaba que quase não aparece.

Legal sua dica de diminuir o tempo e o volume. Vou tentar aplicar isso e ver como fica.

Abraços.

Leandro CMS
Veterano
# mar/13
· votar


pessoal, teño una lp shelter e um amp crate gx15, agora quero comprar um pedal. devo usar a distorção do amp ou compro um pedal? qual vocês me aconselhariam, no caso eu que toca led, stones, beatles, acdc, the who, kiss e guns? ah, não pode ser caro,

Edson Caetano
Veterano
# mar/13
· votar


Leandro CMS
Eu uso a distorção do Amp, se você gosta do som dele porque comprar um pedal para isso? Eu certamente investiria em outros tipos de pedais antes de sentir a necessidade de um para distorção...

Se insistir nisso um pedalzinho simulador bacana é o Gdi21 V-tone da Behringer, custa uns 150 conto

Eu ainda no meu humilde conhecimento de guitarras gostei bastante do som deste pedalzinho

mrs.blues
Membro
# mar/13 · Editado por: mrs.blues
· votar


Pessoal, quem puder opinar: O que vocês acham desse set modesto:

-Fuzz FZ110 AXcess
-EFX Time Machine Delay
-Wah Wah Vox 847
-Fonte Landscape ps5

Pretensão é bem pequena, não tocar coisas muito complexas, talvez depois eu posso incluir umas modulações, mas de momento isso é essencial, penso eu. Opiniões? mudariam alguma coisa? Respeitando a realidade financeira dos humilde guitarrista que vos fala. Em torno das 800 dilmas.

182dann
Veterano
# mar/13
· votar


Pessoal do montando meu set estou com dúvida em DELAY e CHORUS to meio perdido em qual usar... Minha toca Punk Rock, HardCore, mistura uns reggae, ska e talz!!

por enquanto eu tenho um FULL TONE OCD

Agora vou pegar um:
TC Eletronics Polytune Mini
Line 6 Constrictor (Vou usa-lo como booster tambem oque acham?)
CHORUS não tenho idéia de qual ficaria bom ???
DELAY é essencia pensei na BOSS só q tem dd2, dd3... dd6 pensei no 6 ?
WAH WAH pensei no VOX 847a me indicaram e falaram q é mto bom
NOISE GATE eu vi uns videos do Marcelo Torao sobre G String decimator gostei muito dele

Fonte Voodoo Lab
eu ia deixar o OCD ligado em 18v o pessoal falou que o som fica melhor?


Quem puder da umas dicas aee vlwwwww mesmo!

Fernando de almeida
Veterano
# mar/13
· votar


182dann
dúvida em DELAY e CHORUS

Mano, o lance é rápido ... Quanto vc pretende desembolsar???? Quais recursos exatamente vc precisa desses dois efeitos???

Responde aí que eu já te indico fácil ....

ABR

182dann
Veterano
# mar/13
· votar


Então cara, o som da minha banda soa tipo como charlie brown jr
http://www.youtube.com/watch?v=4GrQoEAuB7M

agora o chorus não tenho ideia mano

Fernando de almeida
Veterano
# mar/13
· votar


182dann
Mas e quanto vc disponibilizaria para a compra ???
Sei de uns equipos de uns 1200,00 cada que resolveria seu problema .... Mas se vc não tem toda essa grana para investir, aí eu teria que pesquisar pra te passar a opção mais barata mas que atenda a sua necessidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito