【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Boa tarde!!!

Fernando de almeida
Cara, qualquer contribuição agora vai parecer pequena, mas aí vai algo pra acrescentar um pouco mais de conhecimento neste excelente tópico:

>>> Efeitos nos Diversos Gêneros Musicais <<<

Rock - Receita Básica: Distorção e Delay
O Rock é um verdadeiro paraíso para os fãs de efeitos, justificado, entre tantos outros fatores, pelo fato de existirem inúmeras vertentes deste gênero. Do "Progressivo" ao "Thrash", do "Rockabilly" ao "Psicodélico" há espaço para todos os efeitos criados e ainda sobra lugar para os que ainda serão inventados.

Funk - Receita Básica: Envelope Filter, Wah Wah, Compressor e Phaser
A "alma" do Funk está no trabalho executado pela mão ritmica, no entanto, alguns efeitos caracterizam o gênero. Um bom "Envelope Filter" é o primeiro passo para o característico balanço Funk. Completam a receita o "Wah Wah", o "Compressor" e o "Phaser", este último para acrescentar o "som circular" do ritmo.

Blues - Receita Básica: Overdrive
Caracterizado pela simplicidade, o Blues é uma questão de "alma". O gênero exige muito mais um equipamento de qualidade, capaz de captar todas as nuances de uma interpretação (bends e ligados, por ex.), do que uma infinidade de timbres e efeitos. O "Santo Graal" para se tocar Blues chama-se Tube Screamer, da Ibanez.

Jazz - Receita Básica: Chorus e Reverb
Até a década de 70, o Jazz se caracterizava pelos timbres limpos. Com a chegada do Fusion, os pedais e efeitos ganharam mais espaço. Como no Rock, o Fusion permite desde a simplicidade do Set Guitarra/Ampli até o uso dos mais sofisticados Racks. No Jazz, bons timbres podem ser encontrados a partir do uso de Chorus e Reverb.

Valeu!!!

silvio_rp
Veterano
# jan/07
· votar


Fernando, recebi seu email! Claro que seu tópico merece Sticky. Eu nao o havia visto ainda mas já tá aí!! Valeu pela iniciativa cara! Um abraço!

thecreamofclapton
Veterano
# jan/07
· votar


Up

Fernando de almeida
Veterano
# jan/07
· votar


silvio_rp
Valew kara.

Blackus
Veterano
# jan/07
· votar


Fernando de almeida
Eu li tudo, mmuito bom

Fernando de almeida
Veterano
# jan/07
· votar


Blackus
Valew brow, quaquer dúvida posta aí.

Releed
Veterano
# jan/07
· votar


merece stick e urgente

_JCM_
Veterano
# jan/07 · Editado por: _JCM_
· votar


PArabens mano Fernando de almeida.. mostrando sempre que está aqui pra ajudar...

abraço...

Edit: já tah "stickado..."

Fernando de almeida
Veterano
# jan/07
· votar


_JCM_
Valew

Diho
Veterano
# jan/07
· votar


Cara, parabens pelo seui topico. Como sou iniciante, isso me quebrou um galho que voce nem imagina!
Sera que voce poderia me passar seu msn ou e-mail, preciso de umas dicas xD
Abração.
Diego.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/07
· votar


Diho
Valew brow. Email nandoalbar@yahoo.com.br

Fernando de almeida
Veterano
# jan/07
· votar


Diho
Ah o MSN é nandoalbar@hotmail.com

Fernando de almeida
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
Cara, qualquer contribuição agora vai parecer pequena, mas aí vai algo pra acrescentar um pouco mais de conhecimento neste excelente tópico
Que isso cara, toda contribuição será de igual valor, e quanto mais acrescentar, melhor ... obrigado!!!

Diho
Veterano
# fev/07
· votar


Ja te adicionei ^^
Mas como estou com "sede" para aprender, ja vou perguntar: Qual é a diferença de ter um efeito naqueles pedais pequenos e de ter um efeito tipo "rack"? Tipo, a diferença de um delay de um pedal da boss para um Korg SDD-3000.
Abraços.

P4NT3RA
Veterano
# fev/07
· votar


kra meus parabens

tudo q eu tinha de duvida, consegui esclarecer aki

quanto tempo vc levou pra encontrar e editar tudo??

se for o mesmo q eu demorei pra lê-lo ja eh bastante, ahuahua

PARABENS!!

paulao_jazz
Veterano
# fev/07
· votar


Fernando de almeida

Caraca!!

Stick era pouco, o cara merece um bom cachê do cifraclub pelo imenso trabalho!!!

Parabéns pela nobilíssima iniciativa!!

Fernando de almeida
Veterano
# fev/07
· votar


Diho
Qual é a diferença de ter um efeito naqueles pedais pequenos e de ter um efeito tipo "rack"?
Kara, não importa em qual "carcaça" o delay está, o que realmente interessa é o timbre, fidelidade do efeito, recursos, etc.
No caso de rack e pedais, o rack é bem maior logo cabe dentro dele mais circuitos, mais placas ou uma única placa maior ... logo ... eletronicamente mais recursos, isso não quer dizer que as unidades menores são ruins. O que vc deve se ater é se vc vai precisar de tanto recurso que precise comprar uma unidade tão sofisticada??? Ou uma unidade mais simples já satisfaria as suas necessidades qto a delay??? Lembre-se delay é um dos efeitos mais caros do mercado de efeitos.

P4NT3RA
quanto tempo vc levou pra encontrar e editar tudo??
A kara, fui fazendo, pesquisando, jogando no word e salvando, mas posso garantir que foram várias horas de pesquisa e digitação e ediçao.

paulao_jazz
cachê do cifraclub pelo imenso trabalho!!!
Ôpa ... tô dentro ... Valew.
Vc viu que fiz um Copy Paste dos nossos tópicos sobre fabricantes? se o FCC me der um cache te darei os seus royalts equivalentes ao seu tópico ... ahahahahahahahahahaha .
Valew.

ophius
Veterano
# fev/07
· votar


Ufa!






=]

filipedelbel
Veterano
# fev/07
· votar


2 palavras:
Parabens
Obrigado

froggy
Veterano
# fev/07
· votar


perfecto!muy bueno amigo!
perfeito!muito bom cara!
perfect!very good dude!

seu tópico hiper ultra mega master blaster plus advanced big ernomous grande mereceu um elogio em varias linguas(pena que só sei 3 e muito mal)

Mega
Veterano
# fev/07 · Editado por: Mega
· votar


Eu usei a busca e não encontrei respostas satisfatórias sobre o seguinte:

Eu encontrei o esquema do Boss SD-1 Super Overdrive e vou montar um, mas como é um pedal relativamente barato (Mas dá o efeito que eu quero, então nem falem nada), eu quero saber quanto custa em média pra fazer um pedal overdrive, considerando que só vou gastar dinheiro com as peças e comparado a outros esquemas que vejo de pedais que dão outros efeitos, os de overdrive são sempre mais complexos, então os gastos são sem dúvidas maiores, eu só não sei o valor exato... ;x

Fiz essa pergunta aqui neste tópico porque ele é uma bíblia a respeito de pedais, então acredito que seja relevante ;P

Fernando de almeida
Veterano
# fev/07
· votar


ophius
Ufa!
Cansou ...

filipedelbel
2 palavras:
Parabens
Obrigado

Valew, qq cois estamos aí.

froggy
perfecto!muy bueno amigo!
perfeito!muito bom cara!
perfect!very good dude!

seu tópico hiper ultra mega master blaster plus advanced big ernomous grande mereceu um elogio em varias linguas(pena que só sei 3 e muito mal)

Que isso brow ... Valew.

Mega
Eu encontrei o esquema do Boss SD-1 Super Overdrive e vou montar um, mas como é um pedal relativamente barato (Mas dá o efeito que eu quero, então nem falem nada), eu quero saber quanto custa em média pra fazer um pedal overdrive
Kara, com certeza os efeitos overdrive juntamente com o distortion e boost são os mais fáceis e baratos de se fazer.


considerando que só vou gastar dinheiro com as peças e comparado a outros esquemas que vejo de pedais que dão outros efeitos, os de overdrive são sempre mais complexos, então os gastos são sem dúvidas maiores, eu só não sei o valor exato
Kara os efeitos mais caros e mais complexos são os delays, reverbs, chorus, flanger, pitch e outros.
Caso você tenha encontrado um chorus complexo (e caro) é porque provavelmente ele tenha algum recurso adicional pois geralmente são bem baratos.
Dos overdrives que estou acostumado a ver custam em média de R$15,00 (um bem simples) até no máximo R$40,00 (um com recursos adicionais) – contando só as peças.

Falow qq dúvida entre em contato.
Abr

Fernando de almeida
Veterano
# mar/07
· votar


PLÁGIO DO MEU ARTIGO.

Vejam o que eu achei http://www.cifras.com.br/tutorial.asp?cod=117 . O kara postou agora em janeiro o meu artigo sobre pedais ... totalmente copy/paste.

Espero que ao menos seja útil pra quem ler nesse outro link.

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Fernando de almeida

cara ... faz uma cara q leio e procuro sobre pedais, mas esse teu artigo está completíssimo, e na minha opinião é leitura indispensável a quem quer conhecer (iniciantes ou iniciados) e ter mais recursos em sua pedaleira, venho lendo por partes... a dias ...
parabéns !!

abrax

Fernando de almeida
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_
Valew ...

Matheus_Br5000
Veterano
# mar/07
· votar


Parabens kra ,issso mostra q tem pessoas q sabem a verdadeira funçao do forum!

r2s2
Veterano
# mar/07
· votar


Fernando de almeida

Excelente seu tópico cara. Parabéns

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Fernando de almeida
Eu aproveitei um tópico no outro fórum onde eles discutiam as diferenças entre o FCC e o Cifras com a presença do Administrador deles e "o fiz saber" sobre essa situação. É aguardar e se eles não tirarem do ar, saiba que cópia de textos, inclusive pela complexidade do seu, ferem leis de propriedade intelectual - como o plágio msm.

Abraços e parabéns pelo tópico. Tenho lido constantemente pra acertar na compra dos meus futuros efeitos.

=)

João Ferr
Veterano
# mar/07
· votar


Fernando de almeida

Cara, não entendo nada disso e possivelmente nunca vou entender, mas parabéns pelo tópico! Acho que dá pra contar nos dedos os que tem uma boa vontade assim tão grande (eu acho que eu mesmo não teria).
Parabéns mesmo!

Merece Stick e mais, merece menção honrossa! Troca a informação do nick dele de Membro pra... pra... sei lá! Pra uma coisa legal! hehe

T-head
Veterano
# mar/07 · Editado por: T-head
· votar


Fernando de almeida


PLÁGIO DO MEU ARTIGO.

AHuAHuHAU, o cara citou vc no final vc viu??

"Fonte: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/ por Fernando de Almeida Barbosa"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito