【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

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T-head
Veterano
# mar/07
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Fernando de almeida

cara vc podia passar pra PDF e hospedar pra gente baixar q vc acha?
flw

Anderson Eslie
Veterano
# mar/07
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Como vai Fernado. Cara, muito bom isso que vc fez, esclareceu algumas dúvidas em relação a alguns pedais. Show!!!!
Minha pergunta é o seguinte: Sempre tive um set bem simples (um MD-2 da Boss e um pedal de overdrive que eu uso como Boost, no caso, o Tungsten Overdrive da Onerr), mas eu estou pra dar uma reformulada no meu set, ampliando ele. Toco guitarra numa banda de Hardcore, com influência no metal (Metallica, Pantera, etc...) e tenho em mente esse set:
Afinador Korg GA 30 --> EQ-700 Equalizer da Behringer --> Landscape TriEfx --> MD-2 Mega Distortion da Boss --> Wah pedal Fat Boy I da Onerr ou o Original Cry Baby da Dunlop.
Preciso saber de alguém que tem um melhor conteúdo em relação a pedal pra me dizer se com esse set posso tirar um ótimo som pra o estilo de música que faço. Lembrando que eu faço base e solo também. É isso, um abraço.
P.S: Quem se sentir a vontade pra opinar, pode tecer seus comentários. Comentários construtivos serão bem vindos...

two
Veterano
# mar/07
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O que acontece se eu trocar o pot de drive do simulamp de 100 para um pot de 50. Pois o meu pot quebrou e eu troquei por um de 50, aparentemente está funcionando normal, mas tenho medo de poder dar algum problema no futoro. teria algum problema?
Obs: troquei por um de 50 pois era sábado e eu iria tocar à noite e não dava tempo de comprar um novo, então eu coloquei um que eu tinha em casa.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/07
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Anderson Eslie
Boost, no caso, o Tungsten Overdrive da Onerr
Timbre é a palavra que resume esse pedal, juntamente com o Onner Carbon-X, são os melhores timbres de overdrive que eu já ouvi.

Afinador Korg GA 30 --> EQ-700 Equalizer da Behringer --> Landscape TriEfx --> MD-2 Mega Distortion da Boss --> Wah pedal Fat Boy I da Onerr ou o Original Cry Baby da Dunlop.
Cara, esse set é bastante versátil ... com ele você pode tocar de tudo, qq rítmo ou estilo.
Na verdade só o MD-2 que não é tão legal ... embora seja pesadíssimo, um GT-2 clone (ou original) te daria mais opções de timbres ... mas mesmo assim esse set está legal.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/07
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two
teria algum problema?

Respondi no outro tópico.
Abr.

Guitarrist
Veterano
# mar/07
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Fernando de almeida
S E N S A C I O N A L !

Eu que já estou acostumado com todos esses efeitos, lembrei e tb aprendi coisas novas. Grande tópico, tem tanta utilidade que merecia até uma página na net. Parabéns.

PS: Só uma dúvida... Os efeitos de modulação, não são melhores se ligados no send/return do ampli? Ou isso também é relativo e eles podem ficar bom em linha, como no esquema que vc apresentou?!

coses
Veterano
# mar/07 · Editado por: coses
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Fernando de almeida
tinha feito uma pergunta, e lendo o seu texto conseguir tirar a mesma, parabens por ter nos cedido todo esse conteudo

aliás a duvida era sobre o noise gate/supressor que no meu caso vou de supressor

Anderson Eslie
Veterano
# mar/07
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Fernando de almeida

Valeu cara, me deixou mais tranquilo....

Anderson Eslie
Veterano
# mar/07
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Fernando de almeida

Cara, eu tenho uma guitar Squier Mod. Affinity. Sei que num é nenhuma Fender, mas consigo fazer um som legal com ela. Uso tbm um amp Warm Music 108DR de 30 Watts, e vou ser sincero: não consegui ter esse mesmo sentimento em relação ao Tungsten Overdrive da Onerr quando toco nesse equipamento. Ultimamente tenho feito todas as possibilidades que me compete com os meus pedais e te digo que só achei interessante o som desse overdrive quando eu aumentei o drive até o máximo junto com o botão de tone, aí o som ficou massa, mas sem ganho. O MD-2, em relação ao tungsten, é mais denso, hermético, mas tem um sustain legal pros solos e os seus médios seguram bem aquelas bases com palm mute. Não sei se é o equipamento, mas uma vez num estúdio, liguei o overdrive direto na mesa e o pedal ficou com um som ultra pesado, porém com muito, muito médio. Tava pesado, mas tinha a sensação, quando tocava, que tinha ligado a guitarra num sintetizador, rsrsrsrs. Queria saber de vc ou de alguém que conhece se esses equipamentos, de alguma forma, influenciam na timbragem original do pedal ou qualquer coisa do tipo...
Falow, valeu pela compreensão...

Fernando de almeida
Veterano
# mar/07
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Anderson Eslie
Warm Music 108DR de 30 Watts

Cara troque esse ampli ... seu problema não é pedal e sim o ampli.

Qdo se compra equipos a ordem certa de compra é:

1º Ampli - esgote todos os seus recursos no melhor ampli que vc puder comprar pois aí é que está o segredo do timbre, da qualidade do som ... não economise no ampli.
2º Guita - depois do ampli junte recursos e compre a melhor guitarra que vc conseguir, com os melhores captadores que vc conseguir comprar ...
3º Pedal - Aí sim vc começa a investir em pedais ... Até então vc tem um p. timbre, excelente qualidade de som e agora os efeitos vão adicionar um tcham a mais no seu som, dar uma acertada em algum timbre que vc desejar, dar uma "molhada" no som com as modulações e ambiencias.

No seu caso para iniciar, indico vc trocar o ampli ... só com os pedais vc não vai conseguir o que procura. Pedais não fazem milagres, são só um recurso adicional que somam ao seu som que é realmente gerado no ampli e na guitarra.

Abr.
Fernando

Anderson Eslie
Veterano
# mar/07
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Fernando de almeida

Valeu mais uma vez. Tô vendo que vou ter que juntar mais grana do que esperava, mas é isso mesmo, rsrsrsrsrsrsrsrsrs......

Fernando de almeida
Veterano
# mar/07
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Guitarrist
Os efeitos de modulação, não são melhores se ligados no send/return do ampli? Ou isso também é relativo e eles podem ficar bom em linha, como no esquema que vc apresentou?!
Cara o fato de se ligar as modulações (e as ambiências) no loop (send/return) do ampli, é que na cadeia de efeitos as distorções vem primeiro (embora isso não seja regra) e se vc quiser usar a distorção do ampli, não poderia pois vc ligaria todos os efeitos no Input do ampli, logo a distorção do ampli estaria ligada depois das modulações e ambiencias. Para resolver esse problema, entra o Loop na história e você pode usar a distorção do ampli juntamente com todos os pedais e as modulaçõe e ambiencias depois da distorção, inclusive a do ampli.

Fica algo mais ou menos assim:
Afinador --> Wah --> Compressor --> Pitch --> Boost --> Overdrive --> Distortion --> Fuzz --> Equalizador --> INPUT DO AMPLI +DISTORÇÃO DO AMPLI --> Chorus --> Flanger --> Phase --> Volume --> Delay --> Reverb

Thiago Leão BH
Veterano
# abr/07 · Editado por: Thiago Leão BH
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Já que vc falou que está disposto a dar dicas e auxiliar o pessoal do forum .. eu tenho uma dúvida ..

meu set é

Afinador PT 100 FENDER
Volume - High Gain Dunlop
Wah wah - Cry Baby Dunlop
Compressor - Dyna Comp MXR
Overdrive - Super Over Drive BOSS
Distortion - Turbo Distortion BOSS
Distortion - Vintage Distortion Behringuer (acho excelente o som desse pedal)
Tremolo - Luna Trêmolo PLAN 9
Chorus - SV-1 MArshall

Priemira dúvida - fuzz
Eu quero saber oq vc acha de adicionar um fuzz a esse meu set se ocmpensa e tals ..

Segunda dúvida - Booster - vale a pena? se sim qual? qual o booster limpo que tem por ai que compensa mais?

terceira dúvida - tenho uma banda de beatles e toco bastante blues (eric clapton , buddy guy , srv , jimi hendrix) oque mais vc acha interessante acrescentar ao set para esse estilo?

VLW

Fernando de almeida
Veterano
# abr/07
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Thiago Leão BH
Priemira dúvida - fuzz
Eu quero saber oq vc acha de adicionar um fuzz a esse meu set se ocmpensa e tals ..

Se vc toca Hendrix demorou pra ter um Fuzz ... o que o Hendrix usava era o Fuzz Face da Mxr/Dunlop.

Segunda dúvida - Booster - vale a pena? se sim qual? qual o booster limpo que tem por ai que compensa mais?
No seu caso nãocompensa pois vc já tem pedal de volume high gain, isso falando de se ligar o boost depois dos saturadores ... agora colocar o boost antes dos saturadores para distorcer mais não compensa no seu caso seus pedais já são "Super" e "Turbo".


terceira dúvida - tenho uma banda de beatles e toco bastante blues (eric clapton , buddy guy , srv , jimi hendrix) oque mais vc acha interessante acrescentar ao set para esse estilo?
Cara o que sinseramente falta no seu set e que complementaria legal o seu som seria efeitos de ambiencia, ou seja, delay e reverb (com prioridade no primeiro). Indico o Boss RV-3 que tem delay (equivalente ao DD-3) e reverb no mesmo console e vc pode usar só um efeito, ou só o outro e até mesmo ambos juntos.

Abr.
Fernando

Thiago Leão BH
Veterano
# abr/07
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vlw de mais !

uma distorção mais light poderia ser uma boa neh ? apesar de o drive do ampli suprir bem isso.

vou dar uma checada o RV-3 vlw

Fernando de almeida
Veterano
# abr/07
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Thiago Leão BH
uma distorção mais light poderia ser uma boa neh ?

Até que não, é só você regular seu pedais com menos distorção e fica blz. Ah, você pode usar a dist. do ampli tb e usa-la mais leve. Neste caso não esqueçao de colocar as ambiências e modulações no loop do ampli.
Abr

alexguitar
Veterano
# abr/07
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Fernando.
Parabéns pelo trabalho.
Sucesso.

Abç

Badoe
Veterano
# abr/07
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Fernando de almeida
Cara, excelente trabalho! Parabéns... trabalho muito competente.
Graças a seu tópico descrobri que estou ligando meu Noise Supressor de forma "errada", pois eu faço assim:

Guita --> Uber Metal --> GE7 --> NS-2 --> Ampli

Agora vou tentar assim:

Guitar --> NS-2 (in) --> NS-2 (send) --> Uber Metal --> GE7 --> NS-2 (return) --> NS-2 (out) --> Ampli (certo?)

Abraço.

Fernando de almeida
Veterano
# abr/07
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Badoe
Guitar --> NS-2 (in) --> NS-2 (send) --> Uber Metal --> GE7 --> NS-2 (return) --> NS-2 (out) --> Ampli (certo?)

Kara, certo.
Para simplificar vamos fazer o seguinte, por enquanto esqueça o send/return:
guita > in NS2 > out NS2 > ampli

Agora a parte só do send/return:
send NS2 > Uber Metal > GE7 > return NS-2

Dica: tente colocar o GE7 depois do NS-2, ou seja fora do loop, pois dependedo a regulagem que vc use, o NS-2 pode entender algumas frequencias mais agudas como ruído e cortar essas frequencias. Se vc colocar fora, vc estará timbrado exatamente o som filtrado do seu Uber Metal, sem riscos de cortes de nenhuma frequencia.

Abr

Fernando de almeida
Veterano
# abr/07
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Galera, estou pensando em fazer um tópico desse só que falando de pedaleiras digitais. O que vcs acham?????

duts13
Veterano
# abr/07
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pode mandar cara
apoiado

Toki
Veterano
# abr/07
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Fernando de almeida

Cara, só fui ver esse tópico agora. Li tudo. Tá muito legal o material. Parabéns pelo conhecimento e experiência, e pela santa paciência de escrever e disponibilizar isso tudo para o pessoal.

No meu caso não vi nenhuma novidade importante por ali, pois apesar de não ter um set completo, já passei por bastante na questão de efeitos e pedaleiras. Mas é ótimo para quem tem suas dúvidas.

Abraços!

Mário André Correia Ribeiro
Veterano
# abr/07
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Muito bom esse tópico.Parabéns mesmo!!!!!!!!!!!

gualtersouza
Veterano
# mai/07
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Pessoal,
Um classico do Rush - Villa Stragiato, tem um solo mais ou menos na metade onde se ouve um efeito de pedal que gostaria de identificar. É bem no início do solo, tem um som no qual não se ouve o ataque da palheta, soa como algo meio anasalado e vai gradualmente mudando até soar como um distortion normal, com o Lifeson fazendo o que sabe fazer bem. É coisa de uns 10 segundos de efeito, numa parte onde o andamento está um pouco lento, mas vai acelerando gradualmente.
Não sei se fui claro, mas se alguém quiser posso detalhar melhor em qual parte isso ocorre.
Grato. Gualter.

Fernando de almeida
Veterano
# mai/07
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gualtersouza
tem um som no qual não se ouve o ataque da palheta, soa como algo meio anasalado e vai gradualmente mudando até soar como um distortion normal
Cara esse efeito que o cara faz se chama "Slow Volume " ou seja o cara palheta a nota e só depois a nota aparece gradativamente - é algo como vc ir aumentando o volume aos poucos sendo que na hora da palhetada o volume tem que estar no zero e depois é aumentado gradativamente até o máximo.
Para fazer esse efeito existem 3 modos: Usando o volume da própria guitarra (já vi Edu Ardanuy e Juninho Afram fazendo com a guitarra), ou usando um pedal de volume (eu já fiz assim) ou usando um pedal específico para isso chamado "Slow Volume" ou "Slow Gear" dependendo do fabricante.
Veja um slow volume no ML ---> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-56554545-pedal-guyatone-slow-vo lume-similar-ao-slow-gear-da-boss-_JM
Sons dele : http://img3.musiciansfriend.com/dbase/media/product/mp3/15/155005_sv2_ 2mono.mp3
http://img3.musiciansfriend.com/dbase/media/product/mp3/15/155005_sv2_ 1mono.mp3
http://img3.musiciansfriend.com/dbase/media/product/mp3/15/155005_sv2_ 3mono.mp3

gualtersouza
Veterano
# mai/07
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Fernando

Valeu Fernando. É isso mesmo. É um efeito bem interessante, só que usar o volume da própria guitarra pode comprometer a palhetada, não?

Aproveitando... você teria experiencia com talk-box? Puxei um esquema na net e pensei em montar um (tenho um amigo que é técnico), pois não parece muito complicado. Só que minha voz é bem grave. Isso compromete de alguma forma o resultado ou o efeito apenas usa a boca como uma caixa de ressonância?

Obrigado. Gualter.

Fernando de almeida
Veterano
# mai/07
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gualtersouza
É isso mesmo. É um efeito bem interessante, só que usar o volume da própria guitarra pode comprometer a palhetada, não?
Não .. vários caras fazem assim, só tem que treinar para aperfeiçoar ...

você teria experiencia com talk-box? Puxei um esquema na net e pensei em montar um (tenho um amigo que é técnico), pois não parece muito complicado
Kara talk box é legal, eu escrevi lá quando eu falei sobre os efeitos de talk box da uma olhada ...
Agora qto fazer um ... dá uma olhada nisso >


Só que minha voz é bem grave. Isso compromete de alguma forma o resultado ou o efeito apenas usa a boca como uma caixa de ressonância?
Não tem nada a ver ... a boca é só ressonancia

gualtersouza
Veterano
# mai/07
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Fernando,

Pesquisei e realmente já haviam tópicos sobre a talk box. Desculpe-me por trazer de novo isso. É que sou novo no cifra, mas como entro quase toda hora, me colocaram como veterano.

Meus parabéns pelo conhecimento, pela disponibilidade e boa vontade.
Compartilhar o conhecimento assim como vc faz é algo de coração.

Sorte em tudo.
Gualter.

gualtersouza
Veterano
# mai/07
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Bom dia Fernando,

Aproveitando de seu conhecimento, vi numa matéria no cifraclub, que o Gilmour usa na Strato dele um sistema guitar expander EXG, um controle de presença (SPC) e um master volume. Não sei se isso é pedaleira/efeitos ou se isso é posto dentro da guitarra (aí essa pergunta seria OFF-TOPIC).
É que estou construindo uma Strato para mim. E queria o som próximo DAQUILO(!!!!!).
Você sabe dizer algo a respeito?
Abç. Gualter

Fernando de almeida
Veterano
# mai/07
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gualtersouza
guitar expander EXG, um controle de presença (SPC) e um master volume
Esse equipamento é só um circuito (plaquinha eletrônica) da EMG que combinado com os captadores da própria EMG proporciona definição dos acordes em níveis altos de volume.

Veja no manual (no link abaixo) que o EXG Guitar Expander aumenta os graves e agudos diminuindo os médios e o SPC Presence Control aumenta os médios .


http://www.emginc.com/downloads/wiringdiagrams/EMG-DG20.pdf

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