Pedais: Definições e funções!

Autor Mensagem
BaNdAiD
Veterano
# set/06 · Editado por: BaNdAiD


Esse tópico deriva desse outro topico e é uma coisa p ficar mais definitiva.
Espero que os moderadores ponham logo em Stick!!!

A ideia é que todos continuem colaborando pra fazer um topico cada vez mais completo!!

EFEITOS QUE ALTERAM A AMPLITUDE

a. Volume/Expressão

O pedal de volume tem a função de deixar o som mais alto ou mais baixo.
Quanto ao pedal de expressão, sua função é de dar maior ênfase às distorções, controlar a freqüência do Wah Wah, a extensão de uma modulação, a afinação de um Pitch Shifter, etc.

EV-5 Pedal de expressão da Boss
FV-500H Pedal de volume da Boss

b. Booster

Não é propriamente um efeito, visto que vários pedais podem ser usados para dar um incremento no sinal. Os mais comumente utilizados são: equalizador, compressor, overdrive e alguns A/B Box que possuam tal função.

Booster da MRX

c. Trêmolo
Produz uma variação cíclica do volume através de um oscilador de baixa freqüência, como se o botão de volume fosse repetidamente aumentado e diminuído.

TR-2 da Boss

d. Auto-trêmolo
É um tipo de trêmolo onde a modulação da freqüência é variada por alguma característica do sinal, geralmente a amplitude.

e. Pan
Outro tipo de trêmolo, mas que funciona em mais de um canal. Enquanto um canal opera em volume baixo, o outro trabalha em alto.

f. Ping-Pong
Quando a variação é feita em fontes sonoras diferentes, o sinal se move de uma para outra fazendo um dos volumes aparecer na fonte oposta ao do outro volume.

g. Compressor
Este efeito atenua os componentes de alto nível e dá ênfase aos de baixo nível, mantendo o nível geral do sinal, a partir de um determinado volume, ao agir na razão entrada/saída de sinal no amplificador. Isso tende a deixar a amplitude do som em equilíbrio, resolvendo problemas de picos sonoros causados por palhetadas mais fortes ou de notas tocadas com menos força, dando-lhes mais “sustain” sem distorcê-las.

CS-3 da Boss

h. Noise Gate
Não se trata de um redutor de ruídos pois sua função é cortar o sinal sonoro quando sua intensidade está baixa e o ruído começa a aparecer. Como o próprio nome diz, trata-se de uma porta que se abre conforme o ajuste determinado, permitindo que tanto o som quanto o ruído passem. Tecnicamente, o Noise Gate é exatamente o oposto do Limitador.

Smart Gate - Noise gate da MRX

i. Noise Supressor
Corta os sons produzidos pelo captador da guitarra quando não se está tocando o instrumento ou os ruídos resultantes da conexão de múltiplos efeitos, ou ainda, aqueles gerados quando se dá muito ganho ao sinal.

NS-2 da Boss

j. Limitador

Tipo de efeito que atenua os picos de freqüência e previne a sobrecarga de sinal. De certa forma, faz uma parte daquilo que o Compressor faz, pois atua somente nos picos do sinal, alterando o ganho de entrada para manter um nível fixo de saída.

LMB-3 da Boss. Esse é de baixo :]

k. Sustain

Comparado ao Limitador, faz a outra parte do trabalho de um Compressor, ou seja, amplifica o sinal fraco gerando maior sustentação sem provocar sua distorção.

CS-3 da Boss

l. Atack Delay

É uma variação do Noise Gate onde a transição de “On” para “Off” ou a falta de sinal é diminuída pela subida no nível do sinal remanescente a cada nova nota tocada.

m. Auto-Swell

Genericamente é um aumento no volume do som, a partir de um nível, até o final deste. Pode adicionar “sustain” a algumas notas ou dar uma “engordada” no volume para o caso de alguns solos, por exemplo.


EFEITOS DINÂMICOS (DISTORÇÕES)

a. Overdrives

É uma distorção mais natural, semelhante à que é produzida por um amplificador valvulado, em que o sinal é primeiramente comprimido para depois ser distorcido de modo assimétrico.

OD-3 overdrive da Boss
MRX Wyld Overdrive - Zakk Wyld Signature

b. Distorção

Trata-se de uma classificação para os pedais que adicionam um nível maior de distorção que aquele proporcionado pelo Overdrive. O sinal fica mais “sujo” tornando-se ideal para estilos mais “pesados” de Rock.

MD-2 Mega Distortion da Boss
MRX Distortion +

c. Fuzz

Podemos classificar o Fuzz como “ O mais distorcedor dos distorcedores”. Inventado por acidente, tornou-se célebre por ter sido largamente usado por Jimi Hendrix.

Fuzz Face - Precisa falar mais alguma coisa?

CONTROLES DE TONALIDADE

Os efeitos classificados nessa categoria podem incluir desde o simples botão de tonalidade da guitarra até os mais sofisticados equalizadores gráficos, contendo dezenas de bandas de freqüência.

Equalizador

Permite cortar ou amplificar freqüências a fim de buscar o equilíbrio entre as mesmas. Com ele é possível selecionar quais freqüências serão distorcidas, quais estão em excesso ou quais precisam de um ganho maior. É importante ter critério na equalização, pois, à medida que se alteram as freqüências originais, perde-se o timbre real do instrumento.
Existem vários tipos de equalizadores que se distinguem pelos diferentes tipos de filtros que os compõe. Os mais comumente encontrados são:

1) Equalizador Shelving: É o mais utilizado na maioria dos equipamentos caseiros, amplificadores e similares. São os famosos botões de grave, médio e agudo. Num filtro shelving cada banda controla uma gama de freqüências.

2) Equalizador Gráfico: É utilizado em pedais, alguns amplificadores e muito utilizado em shows sob o formato de módulo. Ele divide o espectro das freqüências em frações de oitavas. Cada fração é chamada de “fader” e controla uma banda de freqüência que é designada pela sua freqüência central. Cada banda é um filtro peaking que não interfere nas bandas vizinhas.

3) Equalizador Sweep: Esse tipo de equalizador conta não só com o controle “amplifica/corta” usual, mas também com um controle que permite deslocar a freqüência central do controle principal ao longo do espectro de áudio.

4) Equalizador Paramétrico: É o mais complexo, pois seus controles permitem que se escolha o tipo de filtro, a freqüência e a largura da banda que se pretende alterar.

GE-7 da Boss, que acredito ser o equalizer mais usado.

b. Simulador

Nesta categoria enquadram-se vários pedais com diversas finalidades. Em comum, todos têm o objetivo de “imitar” determinado timbre ou equipamento, como por exemplo:

1) Simulador de pickups: simulam tipos de captadores (single coil ou humbucker)

2) Simulador de amplificador:simulam timbres de amplificadores e caixas acústicas com seus alto-falantes.

Sansamp GT-2, Lenda dos simuladores de amplificadores
Behringer GDI 21, um dos clones do GT-2

3) Simulador acústico: permite à guitarra simular violões.

AC-3 da Boss

4) Simulador de guitarra: faz o violão soar como uma guitarra.

AD-8 da Boss

c. Wah Wah

Varia o timbre da guitarra utilizando-se de um filtro “Low Pass” ativo. É como se o botão de Tone fosse constantemente mexido de forma a alternar os graves e agudos da nota. O efeito é controlado através de um pedal de expressão.

Os wha-wha's da Dunlop

d. Auto-Wah (Envelope Filter)

Tipo de Wah Wah normalmente usado em Raggae pois a base deste ritmo exige que se fique alterando o timbre constantemente, o que às vezes é complicado ou incômodo para o guitarrista controlar através do pedal de expressão. O Auto Wah responde de duas maneiras:

1) De acordo com o ataque da palheta nas cordas (quanto mais forte o ataque, mais agudo o som).

2) Através de um oscilador interno que fica produzindo o efeito enquanto este estiver ligado.

AW-3 da Boss

e. Pitch Shifter

Outro tipo de Wah, mas que varia o timbre em oitavas. O mais famoso deles, Whammy, é marca registrada da Digitech.

Whammy da Digitech

f. Vibrato
Efeito que oscila a freqüência da nota. É como se a afinação da nota (Pitch) fosse rápida e repetidamente elevada e abaixada.

UniVibe, da Dunlop

g. Phase Shifting

Este efeito gera cortes de freqüência e/ou picos através de um filtro de resposta que mistura Delays de fase longa com o som original.

PH-3 da Boss

h. Oitavador

É um efeito que faz com que o som seja gerado uma oitava acima do que foi tocado. De modo analógico, este pedal soma a parte inferior com a superior da onda sonora. Assim, o som sai com o dobro da freqüência original.

OC-3 da Boss

i. Dinamic Wah (Dinamic Filter)

Tipo de Wah que produz um tipo de vocalização do som. O efeito tenta reproduzir a voz humana.

AW-3 da Boss


j. Talk Box

Efeito em que a boca do guitarrista é usado como um tipo de “caixa de ressonância”. Se comparado com o efeito anterior, temos no Dinamic Wah a guitarra “imitando” a voz humana e no Talk Box o humano “imitando” a voz da guitarra...
O Talk Box funciona da seguinte maneira: Uma mangueira que sai do pedal (um pequeno amplificador) é colocada ao lado de um microfone. O guitarrista coloca essa mangueira na boca e o formato que ele der para sua boca modulará o som que sai do pedal para a mangueira. Este som, por sua vez, é captado pelo microfone e enviado ao amplificador.
Como exemplo de músicos que utilizam este efeito, estão Ritchie Sambora (Bom Jovi) e Peter Frampton, entre outros.

Heil Talk Box, da Dunlop

k. Ressonator

Tipo de filtro que acentua uma determinada freqüência e atenua todas as outras. Escolhida a freqüência, o nível de ressonância define o quanto esta freqüência será amplificada.

EFEITOS DE TEMPO (ATRASO LONGO)

São efeitos que adicionam um som espacial como conseqüência de múltiplos cortes de específicas freqüências em um sinal. O ouvido humano é “enganado” ao ser ter a sensação de estar num espaço acústico em que há ocasionais pausas e ecos no som.

a. Delay

Basicamente é um efeito gerado através de atraso no som. Se, ao se gerar o atraso, a velocidade das fases é mantida baixa mas o comprimento do trajeto de uma delas é aumentado, os dois sinais terminarão por entrar em fase de novo. No entanto, o segundo sinal estará um ou mais ciclos atrás do primeiro. Quando o atraso atinge alguns milissegundos, produz-se um efeito de duplicação. Esse atraso pode ser gerado apenas uma vez, ex: KABUM, BUM.

DD-6 da Boss

b. Echo

É o mesmo efeito anteriormente descrito, porém, dessa vez o sinal é atrasodo por mais do que alguns milissegundos, o que provoca uma repetição definida, ou eco. O sinal é adicionado e processado com o som original por diversas vezes, regularmente distribuídos e com intensidade decrescente, ex: KABUM, KABUM, BUM, BUM, BUM, UM, UM...

c. Reverse Echo

Como o próprio nome diz, é o efeito inverso ao Echo, ou seja, o som começa com pequena intensidade e aumenta até que se tenha o som semelhante ao original.

MODULADORES (ATRASO CURTO)

Consiste em filtros que trabalham com o tempo, mas de maneira diferente daquela feita pelos processadores de tempo anteriormente descritos.

a. Chorus

Adiciona ao som original o mesmo som após um pequeno atraso. Essa duplicação é conseguida através de realimentação, semelhante à que ocorre com o Delay. A diferença está no tempo de atraso, que no Chorus é bem mais curto, o que gera a impressão de que mais de um instrumento é tocado.

CH-1 da Boss
CH-5 da Boss

b. Flanger

Basicamente um Chorus que opera com um oscilador de baixa freqüência tornando o atraso do sinal inconstante. O sinal atrasado é criado com um “Pitch” diferente do sinal original, o que faz a nota “tremer” ou oscilar.

BF-3 da Boss

c. Phaser

É um filtro do tipo Phase Shifting que atrasa a fase do sinal, gerando um “feedback” que é somado ao som original criando o efeito do tipo rotatório, como uma turbina de jato, por exemplo.

EVH Phase 90, da MRX. Van Halen Signature!!

d. Ring Modulation [b/]

[b]EFEITOS DE AMBIÊNCIA


São efeitos que procuram simular as características acústicas originais dos vários ambientes onde se é possível tocar.

a. Reverb

Quando as repetições de eco são tão numerosas e tão próximas entre si que o ouvido humano não pode mais distingui-las, o eco se transforma num som contínuo que desaparece lentamente. A esse som é dado o nome de reverberação. O efeito de Reverb procura reproduzir a reverberação natural do som em um determinado ambiente, desde salas pequenas ou grandes auditórios e catedrais, até espaços abertos como estádios, ex: KABUUUUUUUUUUUMMMMMM.

RV-5 da Boss

É isso ai!! fico esperando mais sugestões e links da galera!! vlw!

Rowashburn
Veterano
# set/06
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Muito fera cara, ficou muito bom o tópico!!!

gsprs
Veterano
# set/06
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Muito bom, parabéns.

mão muito lenta
Veterano
# set/06
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parabéns pelo tópico man!

Rafaeldisousa
Veterano
# set/06
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Matou a Cobra e mostrou o pau!

BaNdAiD
Veterano
# set/06
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Naum fui só eu....alias eu fiz o mais facil!!

Dificil eh achar um moderado p colocar em STICK PORRA!!

Penta_Blues
Moderador
# set/06
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Boa tarde!!!

BaNdAiD
Cara, parece que ficou do mesmo jeito...rs
Tá certo que da forma que coloquei no outro tópico ficou meio esquisito (dividido em partes). Mas este tópico me deu a impressão de ter ficado igual àquele onde vc juntou tudo.
De qualquer forma, os dois ficaram muito bons!
Valeu!!!

RuiSantos
Veterano
# set/06
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Pow, parabéns, esse tópico concerteza é de grande utilidade, acho que merecia STICK, já que tem muito nego (eu to incluso) que as vezes faz os efeitos legais, mas não sabem a alternância que eles geram. Valeu pelas explicações.

Rafael Cividati
Veterano
# set/06
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Parabens cara, mto show o topico.
Só ta faltando um stick!

Light Saber
Veterano
# set/06
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Pedaleiras como POD XT Live descaracterizam o som dos captadores? Uma Cort x 11 teria um som parecido com um X-th (com os EMGs)?

GuitarHome
Veterano
# set/06
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Muito foda.
Acho que deveriao fixar esse topico

Drexler
Veterano
# set/06
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Muito bom! Excelente para aqueles que não conhecem e tem preguiça de procurar!

Bom trabalho!!!


Fixem o tópico!!!!

Luigi LeBeau
Veterano
# set/06
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soh uam reclamação (tem q ter, nunca ta td mundo satisfeto): no exemplo de drives TEM q ter o tube screamer, o mais usado e imitado drives de todos!
m as eh soh detalhe pq todo mundo conhece um verdinho! ehehehe parabens! show!

Penta_Blues
Moderador
# set/06
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Boa noite!!!

Light Saber
Cara, existe uma ferramenta que pode ser usada com a Live que se chama Workbench (um software que possibilita alterar uma série de características, tais como madeira, escala, captação, etc) mas não sei se resolveria especificamente o seu caso, até porque, se não me engano vc também precisaria da guitarra Variax.
Eu, particularmente, não conheço pedais que simulem tipos específicos de captadores. O mais próximo disso são pedaleiras que simulam captadores tipo single e tipo humbucker mas nada específico.
Valeu!!!

microw
Veterano
# out/06
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parabéns pela iniciativa
ótimo tópico!
;]

BaNdAiD
Veterano
# out/06
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Penta_Blues

Esse topico nada mais eh do que aquele, porém as definições estão no primeiro post, o q facilita achar a informação!!
e mais uma vez eu tenho q te dar o credito!! e tb aos outros q colaboraram!! valeu!!

Luigi LeBeau

A intenção do tópico eh justamente essa!! o q eu espero eh q o pessoal continue mandando sugestões e links(!) p ficar cada vez mais completo!!
E pode ver q sua sugestão já foi incorporada!! Obrigado!!

E aos moderadores: STICK!!!!

BaNdAiD
Veterano
# out/06 · Editado por: BaNdAiD
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ATUALIZAÇÃO

Agora q eu percebi uma coisa...num da p editar o treco naum!! q bizarro!!
Bem...de qq forma agente vai colocando os exemplos né!! fazer o q!!
Drive - TS9, o "verdinho da Ibanez!"

jfguittar
Veterano
# out/06
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rapaiz, esse negócio ficopu o bicho tomem. Mais um cadin pro meu conhecimento. Brigados.....

Penta_Blues
Moderador
# out/06
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Bom dia!!!

BaNdAiD
porém as definições estão no primeiro post, o q facilita achar a informação!!
A idéia é realmente válida, mas como vc já percebeu a edição de um post só fica disponível por um determinado prazo (se não me engano de 24 horas) e depois não se pode mexer mais. Como sugestão, acho que se poderia colocar em negrito a palavra ATUALIZAÇÃO nos post que trouxerem novas informações.
Valeu!!!

BaNdAiD
Veterano
# out/06
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Penta_Blues

Valeu cara!! valeu mesmo!

ff_studio
Veterano
# out/06
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Ótimo esse tópico, parabéns!!!

r2s2
Veterano
# out/06
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Stick nele

diwillo
Veterano
# out/06
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Mto bom!

Stiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiick!

:p

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
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PQP

Meu sobrinho deletou meu arqui com definições e funções dos efeitos.

Putz vou ter que fazer tudo de novo. Estava já com 17 paginas e eu não tinha acabado ainda.

BaNdAiD
Veterano
# out/06
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Fernando de almeida

Em certas culturas eh aceitavel q vc mate o seu sobrinho por isso!! hehehehe!!
Força cara!! sua contribuição vai ser um marco pra historia do FCC!!!

_JCM_
Veterano
# out/06
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Fernando de almeida

Meu sobrinho deletou meu arqui com definições e funções dos efeitos

um sobrinho deste merece todos os socos que uma pessoa consegue distribuir! ehehehe...

uma dica: Faça uma pasta com esses tipos de arquivos e "esconda" no micro, dentro de varias pastas... vá criando tipo um "caminho", fazendo pastas dentro de pastas!


BaNdAiD


Em certas culturas eh aceitavel q vc mate o seu sobrinho por isso!! hehehehe!!
Força cara!! sua contribuição vai ser um marco pra historia do FCC!!!


concordo plenamente... tanto com a cultura e pela contribuição! vai ser realmente um marco pra esse forum....

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
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BaNdAiD
_JCM_

Putz caras, ele deletou um monte de arquivos porque eu não tinha deixado ele instalar um jogo ultra-pesado no meu computador e falei que não tinha espaço disponivel para a instalação.
Cheguei da faculdade a noite ele estava jogando o tal jogo olhou pra mim e disse arrumei um espaço a na sua HD ... foi o arquivo dos pedais, arquivos da facu, etc ...
Pensei em dar umas porradas nele mas ele só tem 9 anos e meu irmão, pai dele é professor de musculação e de boxe então ...

_JCM_
Veterano
# out/06
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Fernando de almeida
Pensei em dar umas porradas nele mas ele só tem 9 anos e meu irmão, pai dele é professor de musculação e de boxe então ...


kkkkkkkkkkkkkkkk... quem pensa antes de agir, poupa esforço... e no seu caso, poupa BaNdAiD..hehehehh

cara, será que não tem como tu colocar uma senha no iniciar da máquina? eh xp o teu Windows? acho que dah pra fazer 2 usuários!! posso pesquisar com meu sogro e depois te falo... ele tem 3 usuários no pc e eh cheio das senhas... as vezes pode ajudar....

OBS: que sobrinho pentelho heim? merece uns socos mesmo...

abraço....

BaNdAiD
Veterano
# out/06
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Fernando de almeida

Cheguei da faculdade a noite ele estava jogando o tal jogo olhou pra mim e disse arrumei um espaço a na sua HD

Putz véi!! imagino a sua cara de desolação total!! mas fazer o q né!?
Pelo menos o jogo eh bom?? hehehehe


_JCM_
kkkkkkkkkkkkkkkk... quem pensa antes de agir, poupa esforço... e no seu caso, poupa BaNdAiD..hehehehh

Bom trocadilho!! hhehehehehehe!!

E moderadores q eh bom nada né!! aposto q se agente tivesse falando mau do maumistin(!) aparecia um monte de gente aki!!
STICK!!!

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
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_JCM_

Então já comecei a reescrever o artigo e já estou tomando providencias para o caso de deletarem. Estou salvando no mesmo local de antes (Meus Documentos), mas a cada atualização mando uma cópia do arquivo pro meu email, então ta tudo lá, registrado.

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