Construir pedais

Autor Mensagem
MKazan
Veterano
# set/03
· votar


ae galera, a única forma de se conseguir som de verdade de válvula em um pedal: http://www.geofex.com/FX_images/realtube.jpg

hehehe

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Não sei vários simbolos.
sei apenas quais são as resistências, e a fonte.
faz um paintbrush ae com alguns desenhos e me manda. tem as manha ?

maggie
Veterana
# set/03
· votar


http://www.geofex.com/FX_images/realtube.jpg


O_o

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


ae galera, a única forma de se conseguir som de verdade de válvula em um pedal: http://www.geofex.com/FX_images/realtube.jpg
AGORA SIM !!!!! Vou colocar uma válvula na minha placa de som do pc !

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


John Andrade
mas cara, é aquele lance, se ja tiver o layout da placa, não precisa nem do esquema.

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


John Andrade
muito boa essa foto, né?

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Eu achei só um esquema do que eu quero (Um Chorus)
como eu transformo isso num layout de circuito impresso ?
Tipo.... meio obvio isso, mas eu nunca fiz nada do tipo.
COMO EU FAçO UM CIRCUITO IMPRESSO ??? não faço ideia nenhuma. euaheuahe num manjo nada mesmo.. reparou ???

Essa foto é demais... um cara MARTELANDO uma válvula !!!

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Posso construir nakelas placas que já vem todas furadas?

MKazan
Veterano
# set/03 · Editado por: MKazan
· votar


galera lá vai a primeira parte do Tutorial.
tenham paciência de ler tudo, vale a pena.
qqer dúvida, poe na roda.

bom. primeiro de tudo, vc precisa do circuito e do Layout da placa onde serão soldados os componentes. Estou assumindo aqui que quase ninguém tem conhecimento em eletronica, por isso é necessário ja ter o layout. Quem tem algum conhecimento em eletronica, pode pegar o circuito direto e fazer um layout próprio. Não é nada complicado fazer um layout.

Bom, os Layouts, vc pode conseguir no site www.tonepad.com, www.generalguitargadgets.com, no http://www33.brinkster.com/mkzstompbox/ (eu fiz alguns layouts e coloquei no site)
existem outros sites tb.

bom. vcs vão precisar comprar os componentes que estiverem indicados no circuito (geralmente tem uma lista de materiais junto para facilitar nossa vida) e vai ter que comprar tb, além dos componentes do circuito, 1 Jack Stereo, 1 Jack Mono (dois stereos caso o efeito seja stereo), um botão DPDT com trava (aquele q tem 6 terminais q eu explico em http://www33.brinkster.com/mkzstompbox/lab.asp?escolha=bypass para os mais interessados), conector para bateria de 9 Volts e/ou conector para fonte externa, knobs para os potênciometros, uma caixinha, etc...

Primeiro passo: Escolha o projeto q vc pretende fazer.

Segundo passo: A placa.
se o projeto que você vai fazer for o Baby Distortion ou o Pentelhinho´s Overdrive, você não precisará fazer a placa. basta comprar uma Placa universal ligada em linha (tem em qqer loja de componentes eletronicos) q ta blz.
Se o projeto precisar de uma placa específica (a maioria dos projetos) aí vc tem duas escolhas: vc pode pedir ou encomendar que alguém faça para vc, ou vc pode fazer vc mesmo.
Se vc for fazer vc mesmo, vc precisará de um furador de placa (ou furadeira com bancada e micro broca), Perclorato de Ferro, serra ou cortador de placa (eu uso disco de corte da Dremel pq acho q vai mais rapido), caneta de retro-projetor, placa de fenolite cobreada e um bagulho qqer de vidro ou plastico para vc jogar o Perclorato de Ferro dentro. a maioria desses itens vc encontra fácil em qqer loja de componentes eletronicos

Existem várias formas de passar o desenho do Layout para a placa. Método fotográfico, método transfer, desenho...
agora eu explicarei o método do desenho, pois o papel transfer ta meio difícil de encontrar no mercado.
Bom, primeiramente, vc imprime o Layout da placa (aquele desenho com as linhas pretas assim: http://www33.brinkster.com/mkzstompbox/esquemas/distorcao/diff_fuzz_bo ard.gif )
imprima já no sentido em que as trilhas ficarão na placa. em sites como o www.tonepad.com, por exemplo, as trilhas estão ao contrário pq o pessoal dos EUA usa muito transfer. como aqui é difícil achar papel transfer, vc inverte a imagem antes de imprimir, para que a imagem fique já na orientação q ela estará na placa.

aí vc recorta em volta do layout e corta um pedaço de placa do tamanho do layout ou maior e cola com durex o papel sobre a parte cobreada.
com o furador, vc fura o papel junto com a placa em cada pad (Pad é aquela bolinha que fica onde agente enfia a "perninha" do componente") para fazer o furinho onde vai passar o componente.
depois q terminar todos os furinhos, descole o papel com o Layout. agora vc terá uma placa toda esburacada... hehe. muito bem. com a caneta de retro-projetor, faça o desenho das trilhas do Layout na placa, usando os furos como guia. é meio trabalhoso, cuidado para não esquecer nenhuma trilha.
se sobrar espaço, aproveite para escrever o seu nome na placa. hehehe

quando terminar, vc terá uma placa de fenolite com cobre toda desenhada com trilhas no lado cobreado. não se esqueça de fazer os Pads (círculos) em torno de cada furinho, qdo formos soldar, a solda irá se fixar nesse círculo.

se tiver alguma falha em alguma trilha, corrija com a caneta de retro-projetor.

agora ta na hora do Perclorato. Cuidado q essa droga mancha até pensamento e não sai mais. Ele não vai arrancar a sua mão fora, mas vai deixar as suas roupas marrons se sujar.

pendure a placa por algum furinho com uma linha de costura da sua mãe. corte usn 50 cm da linha e pendure a placa nela. aí vc mergulha a placa no perclorato e espera corroer. O Perclorato de Ferro vai corroer todo o cobre que ficou a mostra, deixando apenas o que estiver sob a camada de tinta da caneta de retroprojetor. assim, qdo terminar, vc só verá a tinta e a fenolite, não terá mais cobre descoberto.
O tempo de corrosão depende da concentração de perclorato e da temperatura. deve demorar entre 15 minutos e 1 hora. de tempo em tempo, vc vai lá, puxa a cordinha e vê a quantas anda a corrosão.

depois q acabar, lave a placa com água e tire a cordinha.
agora vc passa um bom-bril e a tinta da caneta vai sair.
TCHARANSSSSS...!!!!!! vc fez uma linda placa de circuito impresso. Se bobear, tem até o seu nome escrito nela.

vire a placa ao contrário e, com um lápis, anote a posição correta de cada componente, pois vc vai colocar os componentes pelo lado NÃO cobreado da placa.

por enquanto é isso, depois eu escrevo outro turorial explicando como solda, como liga os fios, como faz a caixa, como impressionar a sua namorada com o pedal q vc fez, etc...

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Vixe... eu quero me bater.. meu pai tinha tudo isso em casa e eu não sabia... tem furador, suporte pra segurar placas enquanto solda, tem té componentes aqui !!! legal legal !!!
Vo construir alguma coisa.

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


John Andrade
pronto, nem precisa comprar aquele kit de fazer placas então.

ow, esse suporte não é obrigatório, mas quebra um bom galho!
cuidado pra não derreter um pedacinho dele com o ferro de solda. (todo mundo faz isso, hehehe)

ah, mais uma coisa. os links saíram errados no texto.´
o correto é www.tonepad.com e www.generalguitargadgets.com
existem outros sites bons com esses esquemas tb.

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


eu corrigi os links... bem legais... já catei o tube screammer.

MKazan
Veterano
# set/03 · Editado por: MKazan
· votar


John Andrade
melhor pegar o Tube Screamer do Tone Pad.
com o mesmo layout da pra fazer TS-9 ou TS-808, com distorção simétrica ou assimétrica.
além de o layout ser menor

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


ah! tem mais uma coisa q eu esqueci de dizer.

As canetas de Retro-projetor não são lá muito concentradas. então, depois q vc corroer a placa, pode acontecer de alguma trilha ter falhas ou interrupções. se isso acontecer, passe um pouco de solda por cima da interrupção, fazendo uma espécie de "ponte". não tem erro, funciona direitinho.
antes de soldar os componentes na placa, faça uma inspeção visual na placa para ver se ocorreu alguma falha ou interrupção, e compare com o desenho do Layout para ver se não esqueceu nenhuma trilha.

tommy_iommi
Veterano
# set/03
· votar


qnto q sai pra faze o baby distoction? encontra todos os materiais em loja de eletronica? akilo no teu site eh tutorial das ligacoes?

Eddie666
Veterano
# set/03
· votar


ai mkazan...vc pode me dizer si da pra mudar um pradal...tipo ..eu tenho um chorus overdrive....e da pra mudar botar mais pesado o som ???? tipo heavy metal ????

Eddie666
Veterano
# set/03
· votar


Ai mkazan naum da pra vc fazer um heavy metal e depois eu comprar naum ?

tommy_iommi
Veterano
# set/03
· votar


MKazan
qual o teu email?

snd
Veterano
# set/03
· votar


tommy_iommi
sai uns 15 reais o baby distortion

Eddie666
Veterano
# set/03
· votar


ai Mkazan me da o seu e-mail pra ver si da pra eu comprar di vc um pedal .... o meu ICQ é 122036451

O Guitarrista
Veterano
# set/03
· votar


Eu queria saber se fica caro montar um pedal

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


O Guitarrista
fica bem mais barato do que comprar um em loja.
tem pedal que na loja sai por 450 reais, q se vc montar, não gasta 30.

Eddie666
tommy_iommi
mkzstompbox@hotmail.com

O Guitarrista
Veterano
# set/03
· votar


Mas do que eu preciso pra montar esse pedal

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


O Guitarrista
qual o Baby Distortion?
leia o artigo sobre ele e vc vai saber.
tem uma lista com todos os componentes necessários

Eddie666
Veterano
# set/03
· votar


ai mkazan meu nome é henrique blz e eu ti mandei um e-mail ou seja naum apaga naum ve ele la

tommy_iommi
Veterano
# set/03
· votar


MKazan
te mandei um e-mail... me responde por favor

lula_molusco
Veterano
# set/03
· votar


huhuhu jah montei o meu...tralalalalala...

The_Blind_Guardian
Veterano
# set/03
· votar


Ei MKazam, faço o primeiro ano, nunca nem estudei eletricidade, c acha que da preu montar um pedal desses???

tommy_iommi
Veterano
# set/03
· votar


lula_molusco
como fiko? posta uma foto

lula_molusco
Veterano
# set/03
· votar


tommy_iommi
dps eu tiro uma e ponho aki...eh e eu vo passar spray na minha super caixa do pedal ehauhuaehueaheuahea
laranjona, ds-1 falseta ehauheuaheuhaeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construir pedais