Wah Wah Dunlop Jimi Hendrix JH-1

Autor Mensagem
Copag
Veterano
# jan/06


Olá pessoal, como estão?

Estou começando a comprar alguns pedais separados, e o primeiro passo foi um wah-wah.

Encontrei o JH-1 da Dunlop por R$ 300,00, ainda vou poder dividir porque é de um amigo. Ele está impecável.

Mas achei algo estranho no som. Bom, em primeiro lugar, nunca tive um Wah antes, então não sei como deve funcionar, se isso é normal ou não...

Quando estou tocando, e ativo o pedal, noto que o som fica mais baixo, somente aumentando quando piso até no fundo, e mesmo assim, não chega a ser alto como quando o pedal está desativado.

Isso é normal? Ou pode ser algum defeito?

Obrigado a todos!!!

GuitarHome
Veterano
# jan/06
· votar


300 reais = Usado, Som estranho = Nem vale apena = Potenciometro Gasto = Nem compra...

Copag
Veterano
# jan/06
· votar


E tem como trocar o potenciômetro? É fácil achar?

Abaixando o som como eu falei, é o potenciômetro mesmo?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/06
· votar


Copag
Cara, na multicomercial está vendendo o pot de reposição do wah. Prepare-se, pois custa R$120.
Abç

Copag
Veterano
# jan/06
· votar


Então realmente acho que não vale a pena comprar. Vou gastar uns R$ 450,00, por algo usado. Aí é mais fácil comprar um novo.

Vamos ver o que rola...

De qualquer forma, obrigado a todos.


Abraços,


Copag

Copag
Veterano
# abr/06
· votar


Consegui esse Wah por R$ 200,00, então vou comprar o potenciômetro para substituir.

Tem algum cuidado especial que eu deva tomar na reposição?


Obrigado desde já!

Copag
Veterano
# abr/06
· votar


Ah, e também aquela chavinha que pressiona pro wah habilitar/desabilitar, é fácil encontrar? Como é o nome dela? Esse já não é pra mim, mas dependendo do que for eu pedia junto com o pot. Valeu.

Josh_Home
Veterano
# abr/06
· votar


Eu já não curto Dunlop... compra um Wah usado da Morley... vc consegue por esse preço e ele não altera tanto o timbre quanto o Dunlop. Já tive os dois e não curtia o Dunlop.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Copag
Cara, a chave que deve ser comprada é a DPDT (na Multicomercial vende por bom preço), e a instalação pode ser feira por qualquer bom técnico (procure o tutorial desta operação no Fórum Mr. Mojo), ademais, verifique se vc não está usando uma pilha fraca e/ou fonte inadequada.
Abç

Luigi LeBeau
Veterano
# abr/06
· votar


o Wha de melhor som pra mim eh o Vox (dos novos...) mas tenho um Bad Horsie q eh diferente, mas eh legal, tem uma atitude legal....!!

Copag
Veterano
# abr/06
· votar


Saquei... Bom, eu já gosto do timbre dele, o meu amigo tem um igual (o que está precisando da chave DPDT), e eu sempre curti o som.

Aliás, quanto à chave DPDT, qual delas deve ser escolhida? Tem uma lista e eu não sei exatamente qual deve ser. A lista se encontra aqui:

http://www.multcomercial.com.br/store/index.php?PHPSESSID=dd2447ff5ac5 048b7ebc2aaae82e5f85&searchStr=dpdt&act=viewCat&Submit=Ir

Se alguém puder dar mais essa força, ficarei muito grato.


Muito obrigado a todos pelas opiniões e dicas.


Atenciosamente,



Copag

EDER R SANCHES
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Caro amigo Bertola, essa substituição a qual você se refere seria aquela para transformar o wah wah em tue by pass? Se eu comprar um dunloop cry baby é possível q apenas eu imprimindo aquele tutorial e levando-o juntamente com o pedal a um bom técnico que ele faça a adaptação para mim?

Agradeço desde já.

Obrigado

Copag
Veterano
# abr/06 · Editado por: Copag
· votar


Ah, agora que notei as diferenças do SPDT e do DPDT... Eu tinha visto a página do Mojo uma vez, mas na época eu não tinha nem cubo (é, eu tocava com a guitarra desligada hahaha)... Agora que entendi direito.

Então também posso fazer isso no meu wah, já que vou operá-lo de uma vez com o novo potenciômetro. Inclusive vou tentar colocar mais grave nele. Eu formei em eletrônica, então fica bem mais fácil de lidar com as alterações. Só não tenho experiência com o DPDT (é, eu formei mas parei de trabalhar com elet.), e fico com medo de identificar os pólos errados. Bom, isso depois eu procuro me interar. O que eu gostaria de saber é se aquela chave DPDT de R$ 4,30 vale alguma coisa... O meu SPDT é Carling. Os dois DPDT Carling que tem lá são:

1

2

Se for pra comprar Carling, qual deles devo usar?


Obrigado por tudo pessoal, especialmente ao Bertola que está sempre salvando a galera.


Abraços!

Rowashburn
Veterano
# abr/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


Copag
ativo o pedal, noto que o som fica mais baixo, somente aumentando quando piso até no fundo, e mesmo assim, não chega a ser alto como quando o pedal está desativado.

Isso acontece pq ele não é true bypass, e se você tiver um pouquinho de conhecimento em solda, você pode fazer essa modificação sozinho.

Das chaves DPDT Carling, você pode comprar a 2°.

Nesse tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/120768/
Tem um tutorial que eu fiz à respeito de algumas modificações pra Wahwah, inclusive como passar ele pra Truebypass.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Copag
Cara, compre a de 4,80 que dá no mesmo, a Carling vc paga pela marca. Eu construí meus projetos com as comuns e funcionam muito bem.EDER R SANCHES
Positivo.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/06
· votar


Copag
Em tempo, é R$4,30.
Rowashburn
Excelente!!!
Abç

Rowashburn
Veterano
# abr/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola


ôloco!! Obrigado cara :) \o/

Copag
Veterano
# abr/06
· votar


Valeu galera. Produtos encomendados... Depois aviso como ficou.

Muito obrigado!


Abraços,



Copag

Copag
Veterano
# mai/06
· votar


Produtos chegaram!

A troca do potenciômetro não resolveu o problema do som. Vou fazer o True ByPass e, se não resolver, não sei como fazer pra aumentar o volume do wah.

Estou com algumas dúvidas na ligação da DPDT, fiz algumas pesquisas aqui no fórum e postei minha dúvida neste aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=search&loc=1&topi c=84534&forum=7&page=3317220

Se alguém puder colaborar comigo (lá ou aqui), agradeceria muito.

Ah, antes de postar, eu resolvi ver o tópico do Rowashburn e vi que pode ser feito de outra forma também!! O dele só não consegui entender a parte do buffer de entrada. Tenho realmente que remover todos aqueles componentes que estão retangulados em vermelho?

Valeu galera, muito obrigado!



JP

Rowashburn
Veterano
# mai/06
· votar


Copag
Tenho realmente que remover todos aqueles componentes que estão retangulados em vermelho?

Sim cara. Ou isso, ou tem que riscar um traçado da placa.

Olha lá no meu tópico cara, funciona direitinho, pode confiar. Faça do jeito que eu estou explicando lá que não vai ter erro.

Copag
Veterano
# mai/06
· votar


Rowashburn

Valeu!

Cara, tem como você me explicar, tecnicamente, o que acontece com a remoção do buffer? Ou pelo menos pra entender melhor, já que sai uma pá de componentes. Vou organizar seu tutorial com as fotos no texto, e imprimir aqui, e estudar ele direitinho. Se você falou que funciona, eu confio. Só não sei se dá pra fazer hoje pois não sei quais resistores eu tenho aqui.

Qualquer dúvida em envio depois.


Obrigado novamente,


JP

Copag
Veterano
# mai/06
· votar


Pesssoal, um cara levantou uma coisa que eu não havia parado pra pensar.

Por exemplo, se eu tenho apenas uma chava SPDT no Wah, e deixando-o ligado ao set de pedais, desligá-lo completamente da energia, e o som mesmo assim passar por ele, isso indica que é True By Pass?

Porque um cara no Orkut diz que o dele já é TBP de fábrica, porque quando ele desliga da energia, o som passa. Mas a chave sendo SPDT, isso é possível?


Valeu!

Rowashburn
Veterano
# mai/06
· votar


Copag
Cara, tem como você me explicar, tecnicamente, o que acontece com a remoção do buffer?

Cara, não que eu seja o mais indicado a te explicar isso dessa maneira, mas vou tentar.

O Buffer, é pra tentar dar uma empurrada no sinal, já que mesmo desligado está tudo passando pelo circuito do wahwah. Como você vai colocar uma DPDT, o buffer se torna inútil, pelo contrário, no meu ponto de vista, ele se torna prejudicial...já que estes componentes vão estar na linha de sinal...

...mas qual é o teu medo de retirá-los?? Retira ué, e depois se você não gostar do resultado com a DPDT e tudo mais, coloca a SPDT de volta e o buffer tbm...

Mas a chave sendo SPDT, isso é possível?

Não vejo como isso é possível.

UGO_RJ
Veterano
# mai/06
· votar


se n me engano o Zakk Wylde tb usa um JH-1

depois q terminar os ajustes posta um review :), grava uns soms ai mano

Rowashburn
Veterano
# mai/06
· votar


UGO_RJ
se n me engano o Zakk Wylde tb usa um JH-1

Não, ele usa um Crybaby Zakk Wilde mesmo.

UGO_RJ
Veterano
# mai/06
· votar


Não, ele usa um Crybaby Zakk Wilde mesmo.

ehheeh agora q ele ja tem a signature dele...

antes eu acho q era um JH1 msm :P

Copag
Veterano
# mai/06
· votar


Rowashburn

Não é bem medo de retirar, é só pra saber mesmo.

Meu ferro de solda, pra melhorar tudo, pifou. Vou ter que comprar outro de vez. E também fio de solda, porque o que eu tenho aqui é porcaria mesmo...

Outra dúvida que eu tenho, é quanto ao potenciômetro. Por exemplo, se eu girá-lo totalmente em sentido horário, e deixar o wah aberto (sem pisar nem um pouquinho), e travar assim, vai dar diferenças se no caso eu deixasse o potenciômetro sem estar totalmente girado, ou pela metade, por exemplo? Que diferenças são essas?

Cara, vou comprar os trecos pra soldar hoje, to doido pra mudar tudo. Valeu!



UGO_RJ

E ae velim! Claro, demorow... Depois eu gravo sim. Devia ter gravado com o volume baixo, quando o potenciômetro estava ruim. Regulei tudo aqui e mesmo sem mexer em nada no circuito ainda o wah ja tá 100% (em relação ao volume). Mas vou gravando uns trecos aqui (eu não sei tocar nada...), e depois mando junto com as fotos. Valeu!

Rowashburn
Veterano
# mai/06 · Editado por: Rowashburn
· votar


Copag
Outra dúvida que eu tenho, é quanto ao potenciômetro. Por exemplo, se eu girá-lo totalmente em sentido horário, e deixar o wah aberto (sem pisar nem um pouquinho), e travar assim, vai dar diferenças se no caso eu deixasse o potenciômetro sem estar totalmente girado, ou pela metade, por exemplo? Que diferenças são essas?

Meu Deus cara, o que vc tá querendo fazer?!??!!

Fazendo isso com o pé, tipo, pisando tudo pra trás, o timbre vai ficar bem grave, praticamente sem agudos, e no meio vai ficar um meio termo entre grave e agudo, mas isso você sabe ué...

Mas de fato não entendi qual é a tua.

Copag
Veterano
# mai/06
· votar


Rowashburn

É tipo assim... Só to querendo achar um local ideal pra deixar o potenciômetro como "estado inicial", e que ele fique com o timbre bom. Eu posso ir fazendo por tentativa, mas queria saber certinho onde estão os graves/agudos no pot.

Legenda:

Wah aberto: <
Wah fechado até embaixo: =

Com o wah <, e o potenciômetro totalmente girado em sentido horário, a partir daí, parece que ele fica grave mesmo.

Eu gosto de som mais grave, mas sinto que tem hora que perde bastante, principalmente nas cordas primas. Então quero deixar ele num meio termo... Acho que no caso, eu teria que deixá-lo todo em sentido horário, voltar um pouco e fixar. Aí ficaria o meio termo, que você falou, Meio grave/meio agudo.

Ou posso fazer o inverso. Com o wah =, girar em sentido anti-horário o potenciômetro e fixar. Acho que nesse caso ficaria bem agudo. Devo procurar o meio termo?


Você usa como?


Valeu!

Copag
Veterano
# mai/06
· votar


Ontem já fiz várias das modificações. Já tá com TBP, mas a troca de alguns resistores (3) não pude fazer, pois não tinha aqui em casa.
Vou comprar hoje e só vou ligar mesmo depois que tiver tudo pronto... Seja o que Deus quiser hehehe =D

Valeu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Wah Wah Dunlop Jimi Hendrix JH-1