Dunlop Jimi Hendrix Wah. Diferenças entre os modelos JH-1, JH-1B E JH-1S.

    Autor Mensagem
    PEMAMETAL
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: PEMAMETAL


    E ae moçada,

    Eu ja tenho 2 wahs um Dunlop Zakk Wylde Wah zw-45 e um vox v-847. Tava querendo trocar um deles, de preferencia o vox, por um Jimi Hendrix Wah. Mas aí tava vendo, existem pelo menos 3 modelos.

    1 - JH-1 - Parece ser os antigos. Ele é todo preto e com uma placa prateada
    http://www.chrisguitars.com/dunlop-hendrixwah-051230.jpg
    2 - JH-1b - Modelo mais novo, tem a parte de cima prata e o logo é uma assintura do Jimi Hendrix.
    http://www.musictoyz.com/img200706/JH1B_sigWAH_sized.jpg
    3 - JH-1S - parace ser igual ao JH-1 mas vem escrito special na placa.
    http://images.trademe.co.nz/photoserver/tq/39/107981639.jpg

    Eu pesquisei no google pels reais diferenças de peças e timbre deles, mas não consegui nada efetivo. No harmony central o que tem notas mais altas é o JH-1S.

    Alguem aí sabe as diferenças entre estes modelos? Pelo que eu andei lendo nenhum deles usa o indutor fasel

    Um abraço

    Bombastik
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    PEMAMETAL

    fala bicho. eu tenho o JH-1 e realmente ele não vem com fasel não. eu tinha aqui um catálogo da Dunlop e creio que nenhum deles (Jimi Hendrix Wah) venha com fasel.

    infelizmente não sei a diferença de um modelo pra outro mas se quiser saber outra coisa, estamos aí.

    abraço.

    PEMAMETAL
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Bombastik

    Pois é, acho que nenhum deles vem com o Fasel. O meu Zakk Wyde Wah vem, ele é muito bom pra high gain, mas pra classic rock usando só um crunchzinho, ou som limpo ele não é legal. Parece que ele ja vem com uma distorção imbutida, se eu to com o som limpo e ligo ele, ele acrescenta distorção no sinal. Falaram que ele é muito parecido com o Jimi Hendrix Wah, mas acho que deve ser diferente.

    Eu me interessei bastante por esse JH-1S, mas queria saber que tipo de diferença tem pro normal JH-1. O seu é bom? voce curte? Ja comparou ele com outros wahs?

    Bombastik
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    PEMAMETAL

    Parece que ele ja vem com uma distorção imbutida, se eu to com o som limpo e ligo ele, ele acrescenta distorção no sinal.

    bom, eu também noto isso no JH-1 mas não é nada exagerado ou que estrague uma música. rola aquela "sujeira" mas nada fora do normal...

    eu gosto muito do meu, foi meu primeiro wah. comprei-o mais ou menos em 2002, já tem bastante tempo de uso. o timbre é bem diferenciado do Cry Baby Dunlop que puxa mais pros agudos. o JH-1 puxa mais pros graves, se é que vc me entende...

    na época da compra me lembro de ter testado o Cry Baby dum amigo e não gostei muito, soava estridente demais como se os agudos escapassem ao controle. comprei o JH-1 principalmente por causa dessa timbragem diferente.

    ele é um ótimo wah com um timbre muito bacana. pra tocar sons estilo classic rock, funk soa lindo. pra sons mais pesados eu também curto mas não toco nada pesado ao extremo, metal, ou mesmo caras tipo Vai, Satriani etc.

    comparei ele somente com dois wahs, o Cry Baby e o wah do meu Digitech Experience. no caso do último, ambos foram "modelados" pra atingir o timbre do Hendrix. assim, o wah do Experience soa muito parecido com o JH-1 mas o pedal de expressão no Experience tem curso bem menor que um Dunlop. o JH-1 também parece ter um pouco mais de graves e um pouco mais de agudos ou seja, tem uma diferença sonora nas posições toe e heel. ele aparentemente abrange uma faixa maior de frequência que o Experience. a Dunlop se baseou no Cry Baby Thomas Organ e a Digitech no Vox Clyde Mccoy mas soam parecidíssimos...

    no geral, é um wah muito bom e recomendo ele se você curte os sons de rock setentista, funk etc. sons com pegada mais moderna eu já não sei dizer se combina, não é minha praia. ele atua numa faixa de frequência bem confortável, não soa abafado demais e nem agudo demais, não sobram agudos como num Cry Baby. acho o timbre dele bem "macio" se é que isso faz algum sentido...

    se tiver saco, escute um som de referência. não sei dizer qual o wah que o Eddie Glass (Nebula) usa mas garanto que soa muito parecido com o JH-1.



    abraço.

    PEMAMETAL
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Bombastik

    Legal! A sua comparação do Jimi Wah com o cry baby original é praticamente a mesma que a minha entre o meu vox v847 (que dizem ser muito parecido com o cry baby original) e o Zakk Wah ( que dizem ser muito parecido com o Jimi Wah).

    O ZW-45 no geral tem um som mais grave, mas a faixa em que ele atua é maior, vai de um grave mais grave até um agudo mais agudo. No geral o que eu percebi é que o vox tem mais presença, ele é mais na cara, mais definido, porem é mais magro e estridente, ja o zw-45 tem fica mais no fundo, é mais encorpado e não é tão definido, as vezes soa moderno demais. Por isso gostaria de fazer uma comparação entre ele e o JH-1 que imagino ter uma sonoridade um pouco menos moderna.

    MInha intenção é tocar metal e hard rock dos anos 80, ozzy, judas, saxon, Iron Maiden. Pra falar a verdade o timbre que eu sonho em ter tanto de distorções quanto wah é o do Zakk Wylde na época do Pride and Glory e No More Teras

    forcebeatle
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    se vc quer um wah que soe hendrix , vai do vox 847 que foi o pedal que ele realmente usou!!!!

    nunca vi ele usando cry baby em nem um video de show na internet e até mesmo no documentario dele "HENDRIX" o cara ta usando um vox!!!!!!!!!!

    forcebeatle
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    na minha opnião vox é vox , o timbre é classico!!!

    o cry baby um wah que eu não compraria!!!!!pois é horrivel para funk ou som clean pois ele distorce o som!!!! a não se que vc seja um metalero !!! mas até pros metaleros eu recomendo o bad horsie!! e toqeui em um e achei bem interessante, muito melhor que cry baby e tanto é q o steve vai usa ele!!!

    mas gosto é gosto!!!

    procure testar!!

    PEMAMETAL
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    forcebeatle

    Falaca carinha.
    Eu não sei se voce leu todo o tópico, mas eu ja tenho um vox v847 além de um dunlop Zakk Wylde wah. Como o vox é agudo de mais e o zakk wah é gravão demais, tava pesquisando se vale a pena trocar um dos dois pelo Jimi Hendrix wah que parece ser um meio termo ente os dois. Então minha dúvida é somente essa: diferenças entre os jh-', jh-1b e jh-1s.
    Nunca testei um Morley, mas esse papo de tal pessoa usa não cola. Tem zilhões de artistas que usam dunlop, cry baby, vox etc. O Zakk usa o Jimi Hendrix Wah, e eu tenho o timbre do Zakk como o que eu quero chegar um dia, mas não é por que voce tem o mesmo equipo que voce vai ter o som do caa.

    Abraço

    Bombastik
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    PEMAMETAL

    realmente o Zakk usa o Jimi wah, pode ser que o Zakk wah seja uma versão "de luxo" do JH-1, é mais caro, vem com fasel e tal.

    no seu caso bicho, eu acho que a melhor solução seria ir atrás de um wah que possua mais recursos, como aquele potenciômetro de "Q" manja? um Dunlop 535-Q, Fulltone por exemplo...

    nunca usei um desses mas pretendo adquirir algum desse tipo no futuro. deve ser muito legal ter essa flexibilidade num wah e você muda como quiser e quando quiser.

    tá na minha lista um MG Stax Rocks, parece ser bem bacana.

    Bombastik
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    achei uma demo muito legal num outro forum...



    porra, isso me dá G.A.S!

    PEMAMETAL
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Bombastik

    Wah é foda né cara, cada um tem uma caracteristica diferente, cada um encaixa melhor pra uma musica diferente. As vezes da vontade de comprar todos e ver qual eu gosto mais, mas depois fica dificil vender os que não servirem.

    O meu vox v847 ta pra vender no mercado livre há um tempão, mas só oferecem troca por wahs vagabundos. Dinheiro e trocas interessantes que é bom, nada!!!

    nichendrix
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    PEMAMETAL

    A diferença entre o JH-1 e o JH-1S (os dois antigos, que são inteiramente pretos) é só o curso do pedal, que é maior (dando um pouco mais de graves e agudos) que o JH-1, O efeito dos dois é muito presente, mas o do JH-1S é um pouco mais presente que o do JH-1, a sujeirinha no fim do curso também é mais fácil de notar no JH-1S, pois esse pequeno boost é levemente maior e mais evidente.

    Eu já tive os 2 modelos primeiro tive o JH-1, mas depois troquei pelo JH-1S, mas por muito tempo usei ele com um Vox V847 porque o som dos dois JH-1 é ótimo com distorção, mas a meu ver deixa a desejar com o som limpo, uma vez que o som dele nunca fica 100% limpo.

    Nunca testei o modelo novo com a parte superior cromada (JH-1B), mas creio que ele seja a mesma coisa do JH-1, talvez algum componente melhorado, mas não creio que vá muito além disso.

    Se você tem um Wah Zakk Wylde, eu não recomendaria a troca do Vox por nenhum dos três wahs da linha Jimi Hendrix, porque você ficaria com 2 wahs praticamente iguais (já que o Zakk Wylde é feito pra copiar o JH-1). Portanto, se fosse eu ficaria com o Vox.

    Mas se estiver disposto a investir uma boa grana, eu recomendo o wah da Custom Audio Eletronics MC-404 que vem com 2 fasels e vc pode selecionar um ou outro e ainda vem com um bosst (pra dar a sujeirinha no final do curso). Outro wah foda e deve estar na mesma faixa de preço do Custom Audio Eletronics é o Keeley Vox V487 Mello Mod, mas se tiver muita grana o melhor wah é sempre o RMC3, pra mim os melhores wahs que o dinheiro pode comprar.

    Aqui tem alguns videos desses wahs
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/205963/p2

    No geral meu preferido é o Keeley mod pro V487 é o wah mais versátil que eu já vi abaixo do RMC3 (que é todo configurável, mas custa os olhos da cara).

    velhote
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    PEMAMETAL

    Entao cara, tambem tenho um jh-1, e como o bombastik falou ele puxa mais pros graves...
    Comprei um vox a alguns alguns meses atras... mas nao me agradou achei ele meio magro e estridente... seila nao gostei... nao virou com o meu equipo, ate porque acho q isso tambem é importante... acabei vendendo ele...
    O outro guitar q toca comigo tem um vox e ele adora... isso e muito pessoal, no meu caso eu gostei do jh, e na banda conseguimos fazer algumas coisas legais com os wahs tocando ao mesmo tempo, pois timbram diferente... cara eu te diria q nao troco meu wah por outro, quanto aos outros modelos nao conheço, entao nao posso opinar,se possivel tenta testar, nao sei se vc é de sp, mas se for na krokodile tinha um pra vender... da um pulo la e testa...

    espero ter ajudado

    abz

    PEMAMETAL
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    nichendrix

    Cara, nesse tópico que voce mandou eu curti pra caralho o wah da custom audio eletronics MC-404. Achei o som dele gordão, muito bom mesmo. Não sei se é melhor que os outros que os caras mandaram. Mas o som desse realmente me agradou. E oha só, não é caro não.

    http://cgi.ebay.com/MXR-Custom-Audio-Electronics-MC-404-Wah-New-In-Box _W0QQitemZ350291805132QQcmdZViewItemQQptZGuitar_Accessories?hash=item5 18f04c3cc

    Dentre aquele ali qual voce acha melhor?

    -CAE MC404
    -Real Maccoy RMC6
    -Fulltone clyde deluxe
    -Teese Wizard Wah

    nichendrix
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    PEMAMETAL

    Eu não conheço o RMC5 ("Teese" Wizard Wah), mas sempre ouço falar bem dele e o Picture Wah (RMC4).

    Mas antes de falar de wahs eu acho interessante falar sobre meu gosto deles. Basicamente wahs "vintage style" existem dois tipos, os baseados nos Vox Clyde MaCoy e nos Macari (Clyde Deluxe, a maioria dos RMC, JH-1 e JH-1S, etc) que são wahs mais graves e de curso longo; e os baseados nos Vox/Thomas Organ CryBaby e King Wah (Todos os wahs da Vox, a maioria dos Dunlop, dos CAE, Keeley e afins) que são wahs mais agudos e "molhados" e de curso curto.

    Eu prefiro os baseados no Cry Baby dos anos 60 para a maioria dos sons, especialmente limpos, eu acho esse efeito "molhados" muito gostoso de ouvir com som limpo. Por outro lado o curso curto deles faz com que eles não fiquem tão perfeitos com distorção, acho que um exemplo disso é ver as musicas do Clapton nos anos 60, quando tinha wah e muita distorção, por melhor que fosse não era um efeito tão presente.

    Nesse ponto eu adoro os McCoy, eles até tem um som limpo aceitável, mas todos tem um boostzinho no final do curso, e embora o som limpo deles seja mediano, o som distorcido é uma pancada pq o curso longo e o red fasel fazem eles ficarem com o efeito bem presente, bem a la Jimi Hendrix em Voodoo Child (Slight Return). O Hendrix inclusive usava os 2 wahs, um Cry Baby e um Clyde McCoy, justamente pra ter o melhor dos 2 mundos.

    Dito isso, pra mim o set perfeito, teria um wah no estilo McCoy e o outro no estilo de Cry Baby, ou então um wah que fizesse as duas coisas.

    Dos postados, o CAE MC-404 faz isso com maestria e facilidade de uso no palco. Não tem pra onde, é muito versátil vc poder escolher entre o red e o yellow fasel e com ou sem boost enquanto toca. Em termos de versatilidade em palco ele é imbativel e o som é matador.

    Outro Wah que faz isso com maestria é o Keeley V487 Mello Mod, versão modificada do V487, ele é muito bom, pra mim, é o wah perfeito dentro da praya Cry Baby e pode mudar de som facilmente também, inclusive entrar um pouco na àrea Clyde. Acho ele um pouco mais versátil que o CAE fora do palco, mas em palco ele perde muito dessa versatilidade.

    Mas nenhum faz isso com a perfeição do RMC3, que só tem um defeito, vc tem que abrir a carcaça do pedal pra mudar de som.

    O RMC6 é um puta wah, muito foda mesmo, e tem controle de volume, graves e boot. Ele faz algumas coisas que o RMC3 faz, mas não todas, digamos que o RMC6 é um Clyde camaleão, ele pode ser mais Clyde-like ou menos Clyde-like ao gosto do dono.

    O Clyde Deluxe, é um pouco como o RMC6, é um Clyde, como o RMC6 tem o som divino nessa praia, e como o RMC6 tem controles que permitem a ele ser mais ou menos Clyde-like, mas nunca vai deixar de ser o que ele é. É um wah muito bom, qualidade indiscutivel.

    A vantagem desses 2 wahs pra mim é o fato de que embora sejam Clyde-like, eles tem um som limpo muito bom, mas eu vejo ambos como wahs pra solo, eu acho que o som deles não combina muito pra outros usos de wah, como base, dedilhados, ambiências, harmonizações, etc.

    No entanto os dois são ótimos pedais de wah, mas que pro meu gosto/estilo não agrada tanto quanto os Keeley Mello Mod, o CAE MC-404. No fim eu acho que o set ideal teria um Keeley ou CAE e um RMC6 ou Clyde Deluxe. Ou então um par de RMC3 que dá pra fazer tudo que vc imaginar.

    Então se vc me pergunta quais os wahs que eu compraria (excluindo o RMC3), atualmente eu compraria o CAE MC-404 ou o Kelley V487 Mello Mod, porque atendem melhor minhas necessidades, e acho mais versateis que os Clyde Deluxe ou RMC6 Wheels of Fire.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dunlop Jimi Hendrix Wah. Diferenças entre os modelos JH-1, JH-1B E JH-1S.