Equalizador é realmente necessário?

Autor Mensagem
mjcmello
Veterano
# fev/10
· votar


Eu tb acho equalizador desnecessário. A diferença do som equalizado por um pedal desses e a equalização que eu uso com o ampli + pedais fica a mesma coisa. Portanto saiu do set. Concordo plenamente com o que foi dito pelo MauricioBahia.

Já o compressor, que foi citado acima, ele é inútil quando vc vai usar uma distorção (já que a distorção aumenta o ganho e acaba gerando o mesmo efeito). Mas para guitarra limpa em bases, o som muda muito e eu gosto. Portanto o compressor fica no set.

mum
Veterano
# fev/10
· votar


Aboli o compressor do meu set, e aprendi a corrigir minha pegada. Certa vez eu tava gravando e o cara do estúdio perguntou se eu tava usando compressor, pq minhas ondas estavam retinhas no pro-tools. Eu disse que não, e claro, ele não acreditou, tive que mostrar pra ele o compressor desligado no cabeçote e na pedaleira hehehehe.

mjcmello
Veterano
# fev/10
· votar


mum
Aboli o compressor do meu set, e aprendi a corrigir minha pegada

Show isso aí hein. Eu não cheguei nesse nível... rsrs

Eu toco contrabaixo tb e acabei viciando no compressor. Quando tive que tocar sem ficou um lixo. kkkkkkkk

Mas mesmo assim em algumas situações eu regulo o compressor pra tirar o "ataque". Fica um sonzinho estilo semi-acústica. Aí a pegada não resolve.

rafamoraes
Veterano
# fev/10
· votar


Sobre o compressor, tb é inútil pra mim. Cheguei a testar um do baixista da minha banda mas não gostei. Eu curto muito a dinâmica da pegada mais forte ou mais fraca, abaixar o volume apenas diminuindo o punch da palhetada, etc.
Compressor tá fora pra mim

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


rafamoraes
mjcmello
mum

Eu tbm não gosto muito de compressor....
apesar de achar útil em alguns casos.. como solos high gain rápidos e com muitas notas ligadas.. aí é legal de se comprimir.. mas de resto uso pouco.

Mas no mundo do audio o compressor é muito utilizado em gravações, e tbm ao vivo, é mto importante.

Abraços

mjcmello
Veterano
# fev/10
· votar


Niandra Lades

Conforme o mum disse, muita coisa se resolve na pegada mesmo. Sempre aprendi do meu professor que a gente não pode suprir a nossa deficiência com alguns artifícios. Se vc tem uma deficiência na pegada (que foi o meu caso), vc precisa corrigir praticando, e não colocar um pedal pra mascarar esta deficiência. Porque no dia em que vc não puder usá-lo vc vai se ferrar.

Sei que o tópico é sobre guita, mas outro exemplo clássico (como eu disse, sou baixista tb) é uma discussão inútil entre os baixista sobre o uso da palheta ou não. Minha resposta é a mesma. Se vc usa palheta no baixo pra suprir sua deficiência em pizzicato, esqueça. Vai treinar. Mas se vc usa palheta porque gosta do som mais estalado, ótimo.

A mesma coisa se presta para a discussão deste tópico em questão, que é o uso do equalizador (e nós acabamos mudando ligeiramente o tema - rsrsrs). O equalizador é útil (se não ele não teria sido feito), mas sua utilidade é questionável a partir do momento em que vc consiga resolver seu problema sem ele (parece óbvio não?). Às vezes pode ser uma deficiência do seu ampli, dos seus pedais ou da sua guitarra. Mas se realmente o uso do equalizador está dando um "up" no seu timbre, ótimo, não há mais o que discutir.

E tenho dito !!! kkkkk

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


mjcmello
Concordo brow...

Essa do bass.. pizzicato é fatal..

abraço

buddy guy
Veterano
# fev/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Geralmente o equalizador vem logo depois dos drives. E com ele pode-se alcançar uma regulagem mais ao agrado de cada um. Assim que eu vejo o equalizador,um lance bacana e creio eu,indispensável em um set de pedais. Principalmente quando se tem em um único set,vários drives e que vc deseja de maneira ou outra combina-los entre sí. E com o auxilio do equalizador,alcançar um timbre que lhe agrade. E neste caso,qualquer pedal de equalizador se demonstra eficiênte . Sem a necessidade de se utilizar um pedal equalizador de marca cára por exemplo !!!!!

mammb2000
Veterano
# fev/10
· votar


Se um pedal de equalizer da BOSS com 7bandas já da uma diferença do caramba no som, imagine aqueles Racks com milhares de bandas?!?!?!

Dá do de gastar grana nele ... mas da um diferença sim. Deixa o som mais profissional

DotCom
Veterano
# fev/10
· votar


Também dispenso pedal equalizer. Comprei achando que poderia moldar melhor o meu timbre, e realmente o pedal dá várias possibilidades. Porém, cada vez que eu achava uma regulagem legal, descobria que o eq desligado ficava melhor... rsrsrs

Fish Head
Veterano
# fev/10
· votar


se e nescessario ou nao eu nao sei mas, comprei o meu esses dias e melhorou e muito meu som embora de preguiça mexer nele

Jandira
Veterano
# fev/10
· votar


Acho que um pedal EQ de 7 bandas cai muito bem em qualquer set, na maioria dos sets existe aquele exagero de algumas freqüencias que não dão para acertar no EQ do amp, por exemplo os médios-grave. Claro que existem exceções de set muito bem balanceados...

Rafa Andrade
Veterano
# fev/10
· votar


pra engordar o timbre prefiro um pedal tipo o bbe sonic maximizer, e se usando um amp ss, por um p´re valvulado no loop fica sensacional ;D
eq acho bom pra mudança de eq em show mesmo e tal.

Jandira
Veterano
# fev/10
· votar


Rafa Andrade
Hehehe...
Aumentar o valor dessa freqüência é relativamente fácil, basta usar o equalizador ou um pedal que tenha essa característica. Só que no meu caso era o excesso dessa freqüência, para acertar só com um equalizador mesmo.

Jandira
Veterano
# fev/10 · Editado por: Jandira
· votar


Vagabond
se for pra dar boost compra um boost ¬¬'

Chegou no ponto que eu pensei em tocar agora:
Porque comprar um pedal de boost, já que seu propósito é somente "boostar" o GAIN, se eu posso comprar (as vezes pelo mesmo preço) um equalizador que uma das suas funções é dar um "up" no GAIN e, se eu quiser ou precisar, também acertar algumas freqüências interessantes para o meu timbre???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equalizador é realmente necessário?