Equalizador é realmente necessário?

Autor Mensagem
GAMMOTH
Veterano
# nov/05
· votar


fgr: Desculpa te contestar denovo, mas veja uma coisa:

A maioria dos amps, tipo Marshall, Peavey e Laney, te dá três Qs (regiões) de equalização: grave por volta de 120Hz, médios de 600Hz a 3.000Hz, e agudos perto dos 8.000Hz. Às vezes os médios são paramétricos.
E todos esses controles variam o ganho dessas freqüências entre míseros -6dB até +6dB.

O pedal de equalização da Boss, por exemplo, te dá SETE freqüências, e atua de -15dB a +15dB em cada uma. É muito mais versátil e preciso! Além da opção de ganho geral que pode dar um boost no ganho do som sem mexer em freqüências individuais, teoricamente!

É um pedal muito útil para quem precisa!

vodoo chile
Veterano
# nov/05
· votar


caralho.. parece quase impossivel regular ele...cheio de butao... como eh? vc vai fuçando ou tem no manual as regulagens?

Midgard
Veterano
# nov/05
· votar


vodoo chile

parece memo mas acho q todo equipo precisa de um tempo pra ser bem regulado

GAMMOTH
Veterano
# nov/05
· votar


vodoo chile: Depois de entender um pouco de som e timbragem, ele fica intuitivo. É como muitos EQ de sistema de som caseiro.

Da esquerda pra direita vão indo os botões que controlam as freqüências das mais graves para as mais agudas. Você desloca o botão para cima ou para baixo, aumentando ou diminuindo o ganho daquela freqüência sobre a qual o botão age, mudando a característica do som.

Gambá do Rock
Veterano
# nov/05
· votar


Black Sheep
quem diz q equalizador é desnecessário nao entende nada de guitarra

faço das suas as minhas palavras

fgr
Veterano
# nov/05
· votar


GAMMOTH
cara eu curto qndo rola discordia, esse eh o fundamento do forum!!! só nao acho legal qndo rola xingamento sacou? tem gente q eh contrariado e já chama os outros de idiota, babaca.. isso eu nao acho legal!!

Mas voltando ao equalizador...

Realmente os Amps eles tem só 3 bandas d equalização mesmo, eh pouco sim mas eh suficiente p deixar a guitarra com um som legal, fora o controle de tom da propria guitarra!
O Equalizador calibra o som com perfeição, o da Boss d 7 canais já faz miséria com o som, eh muito bom mesmo mas daí dizer q ele eh fundamental eu já nao acho tanto!!!

Por exemplo... tem pessoas q o usam p dar um Boost... Funciona legal mas se vc usa pedaleira vc configura na pedaleira o boost q vc quiser ou até mesmo no proprio pedal, seja ele overdrive, metal zone...

Qndo usa simplesmente p equalizar já existem outros meios de equalização q eh inevitavel esbarrar neles... Como por exemplo num estúdio vc pode usar a mesa p equalizar(basico)... mas isso eh inevital entende?

Eu entendi o seguinte, q a pessoa tenha q ter algum pedal ou rack p equalizar, isso eu não acho necessário... existem outros efeitos mais indispensáveis sacou...

Eh o memso q dizer Reverb eh necessário? Po no amp já tem o reverb e o Presence q dão um efeito legal entao eu posso dispensar o pedal reverb.. tá me entendo?

fgr
Veterano
# nov/05
· votar


Gambá do Rock
Talvez eu nao tenha intendido...

Eh preciso ter um pedal ou rack de equalização p q a guitarra tem um bom som? ou basta qualquer equalizador como a do proprio AMP?

fgr
Veterano
# nov/05
· votar


Mas uma coisa eh certo...

Equalizador faz muitaaaaaa diferença sem dúvida...

vodoo chile
Veterano
# nov/05 · Editado por: vodoo chile
· votar


mas o equalizador se usa nas bases e solos ou soh nos solos pra dar um booster?

fgr
Veterano
# nov/05
· votar


vodoo chile
Equalizador muda a caracteristica do som cara, vc pode calibrar as frequencias do jeito q melhor soar, mais agudo, grave, medio... dependendo do equalizador ele pode t dar uma gama d frequancias q vc pode regular!!

Não tem hora certa p usar, as pessoas q usam como boost eh só p aumentar o volume mesmo!

Gambá do Rock
Veterano
# nov/05
· votar


fgr
Eh preciso ter um pedal ou rack de equalização p q a guitarra tem um bom som? ou basta qualquer equalizador como a do proprio AMP?

É o seguinte:
Uma mesma aparelhagem (guitarra, ampli e efeitos) pode te oferecer vários timbres. Os pedais equalizadores vão servir tanto para ampliar o espectro tonal que vc alcança, quanto para boost.

Depois de vc ter experimentado várias equalizações em seu equipamento possíveis pelos variados knobs de tonalidade encontrados em pedais, amplis e até mesmo na guitarra, tentando encontrar "aquele timbre", aí entram os equalizadores. Quando vc tenta, tenta e nada aparece, talvez a resposta esteja em algumas frequências que seu equipamento suprime ou privilegia demasiadamente.

Os pedais equalizadores ajudam a "polir" seu timbre. Mas, para que seja realmente eficiente, vc tem que saber o que está fazendo. Tem que estar acostumado tamto com seu equipo quanto com a presença de seu som junto à sua banda.

Quantas vezes vc pensou que havia encontrado akele timbre fantástico em seu quarto e, quando foi tocar com a banda sua guitarra simplesmente não falou da mesma forma.

Isso tudo vai da adequação ao ambiente, outros instrumentos tocados (outras frequências emitidas) etc. Note que eu não estou falando de volume e sim, de presença, timbre etc.

vc deve prestar muita atenção ao lugar que vc ocupará sonoramente na banda, no conjunto tocado dos instrumentos.

E quando vc tiver essa noção, os equalizadores tanto de pedal quanto de rack (que eu acho um exageiro, a não ser que seu som seja profissa) ajudarão vc a situar esse "lugar sonoro", "polindo seu sinal".

Na questão do boost, é boost mesmo. Tanto em aumento de volume, quanto em prevalecer algumas frequências na hora dos solos.

as palavras de ordem são: Teste, Experimente equipos e várias situações. Aí sim vc vai sentir o que um eq pode fazer pelo seu som.

abraço

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Revivendo aqui um assunto interessante e está acabando desvirtuando outro tópico, portanto resolvi upar esse para continuar essa discussão de forma mais abrangente.

Bom, essa equalização minuciosa, pra mim, não vale a perda de tempo. Eu toco com 3 guiitarras diferentes e cada uma tem seus "grave e agudos" e saídas com alto e baixo ganho. O comportammeto do set inteiro varia de acordo com elas. Além disso, quando piso no meu Dirty Little Secret, por exemplo, o som/equalização do set é outra, totalmente distinta.

Em suma, não dá tempo de equalizar pra cada peça do meu set e pior, pra cada música que toco. Anotar equalizações de "n" bandas pra cada "momento" é loucura pra mim. Hoje em dia eu quero descomplicar minha vida. Quando menos eu pensar no que timbrar, melhor.

A regulagem de "graves", "médios" e "agudos" do meu amp já bastam pois eu tiro o som que eu gosto e regulo em 5 segundos.

Eu não acho que vale investir R$350,00 num Boss GE-7 por exemplo.

Abs

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Olha eu não li oq escreveram... só a pergunta.....

Necessário mesmo nem é

MAS AJUDA HEIN!

Socomegaton
Veterano
# fev/10 · Editado por: Socomegaton
· votar


Opinião pessoal:

Equalizador dedicado faz uma grande diferença dentro de um estúdio, quando se vai registrar o áudio. As alterações mais sutis no maior número de faixas de frequência se fazem necessárias para quem vai produzir algo "estado da arte".

Mas façamos uma comparação com um guitarrista que vai subir num palco, para tocar ao vivo.
O cara (se estiver bem servido de recursos) terá pra si um ampli como retorno, onde poderá equalizar com faixas suficientes para deixar seu timbre ao seu gosto.
E terá também um operador de mesa de som, que terá ao seu dispor seu próprio set de equalização, seja o da própria mesa, seja um dedicado, e que vai regular de acordo com a ambiência do lugar.

Então, pra mim a resposta seria algo mais ou menos assim:

É necessário? É...
Sempre? Não.

O cara que tem um equalizador com 128 faixas de frequências pra por em cima do palco, pra regular o som que só ele vai ouvir, estará sendo no mínimo exagerado... e o que tem um de 7 estará sendo, no máximo, exibido :-)

MMI
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Amigo, só para polemizar um pouco, porque o outro tópico está bem polêmico.
Teve um cara aqui nesse tópico que em 2005 disse que quem não usa equalizador não entende de guitarra. Pois o Eddie Van Halen já declarou que no som dele é proibido o uso de equalizadores. Depois dessa declaração, aposentei o meu e vou te dizer que aprendi que realmente não fazem falta nenhuma, mas dá mais trabalho e o som fica mais legal, na minha humilde opinião. A equalização do amp basta, associada a característica da guitarra que produz o som. Tem também a questão de usar um set adequado para o que se precisa, uma tele com captação lipstick não vai adiantar para um som típico Zakk Wylde ou Metallica, por exemplo. Um cara que entende muito de tmbre de guitarra já me disse que equalizador serve para usar quando a guitarra (ou captador) não é adequada, em parte eu concordo. Enfim, tenho um equalizador na gaveta que não me faz falta, mas isso é pessoal.
Por outro lado, rendo todo meu respeito aos grandes que usam equalizadores, Gilmour, só para citar um.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Enfim, tenho um equalizador na gaveta que não me faz falta, mas isso é pessoal.

Então, é isso que eu estou dizendo.

No outro tópico, o andras disse:

O equalizador é um pedal obrigatório para quem quer uma boa distorção.

O que meu questionamento todo começou dessa afirmação pois não acho obrigatório ter um equalizador pra ter um um bom timbre, ain mais, um boa distorção.

Abs

marcos.
Veterano
# fev/10 · Editado por: marcos.
· votar


É um pedal muito útil para quem precisa!

pleonasmo dos fortes *o*

Konrad
Veterano
# fev/10 · Editado por: Konrad
· votar


Lendo a polêmica, tirei o meu da gaveta e liguei. Detesto parâmetros, gosto de simplicidade, enfim, mas um equalizador é algo de que gosto. No meu caso ele corrige uma leve deficiência dos meus caps com um overdrive mais parrudo, clareando o resultado final.

Para gravar eu acho útil, tem várias aplicações, mas quando vou tocar com os amigos no fim de semana ele fica de boost de médios, ou como corretor de alguma coisa (semana passada toquei em uma Strato que me soou bem estridente, por exemplo).

Enfim, é uma ferramenta como outra qualquer, mas como o compressor, há muito preconceito e o pessoal tende a generalizar, para os dois lados.

Se eu fosse profissional, eu teria os dois, agora, se os usaria sempre é outra história.

Fernando de almeida
Veterano
# fev/10
· votar


Recomendo inicialmente a leitura do tópico abaixo. É um tópico exclusivo sobre equalizadores ...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/204372/

Depois eu posto minha opinião sobre o presente tópico (estou em serviço).

Slash Hammett
Veterano
# fev/10
· votar


nao eh obrigatorio, mas da pra fazer uma mudança bem grande no som.
com ele vc pode moldar melhor o som, tirar aquilo q nao gosta e adicionar o q vc acha legal e ainda serve como booster.
enfim, nao eh obrigatorio, mas eh bem legal e faz uma diferença boa.

Death
Veterano
# fev/10
· votar


eu gosto de usar principalmente nas bases
p/ quem tem apli valvulado talvez seja dinheiro jogado fora
mas como disseram a cima, se vc tem uma guita meia boca, ajuda bastante

Vagabond
Veterano
# fev/10
· votar


se for pra dar boost compra um boost ¬¬'

MMI
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

O equalizador é um pedal obrigatório para quem quer uma boa distorção.

O que meu questionamento todo começou dessa afirmação pois não acho obrigatório ter um equalizador pra ter um um bom timbre, ain mais, um boa distorção.


Olha a distorção do Van Halen e repita que é obrigatório. Idem para o Hetfield do Metallica. Eu, para sons bem distorcidos, uso uma PRS com captadores cerâmicos (de preferência, é maravilhosa) ou uma Peavey Wolfgang, normalmente no Mesa Recto, geralmente direto, guitarra + ampli. Tudo bem que pode não ser a distorção perfeita para todos, mas quero ver alguém falar que não é uma boa distorção...


Konrad

No meu caso ele corrige uma leve deficiência dos meus caps com um overdrive mais parrudo, clareando o resultado final.
...ou como corretor de alguma coisa (semana passada toquei em uma Strato que me soou bem estridente, por exemplo).

É para isso que serve um pedal desses, na minha opinião. Corrigir deficiências.

como o compressor, há muito preconceito e o pessoal tende a generalizar

Esse é outro pedal que não entra no meu set, mandei embora o meu. Como pedal, não é para mim. Por bastante tempo considerei a compressão das válvulas suficiente, talvez uma comprimida na pós produção no máximo.
Só para contrariar tudo o que disse, há poucos meses estou com um equipamento de rack com pré-amp valvulado, compressor e equalizador paramétrico que tenho usado exclusivamente para sons limpos. Uso para o som limpo dos captadores piezo das 2 guitarras que tenho que possuem tal opção, usando em estéreo, os magnéticos para um lado e o piezo (nesse equipamento) para outro. É outra conversa...

rafamoraes
Veterano
# fev/10
· votar


Estou de acordo com o MauricioBahia. Procuro simplificar minha vida, toco geralmente todo fim de semana ao menos 1 vez com minha banda que leva autoral e clássicos setentistas. Morro de preguiça de ficar mexendo em equalizadores, até mesmo dos amplis!
Sempre pego o ampli no começo em ponho tudo no flat, pq não tenho saco de ficar ali testando por horas a fio. Claro q cada ampli responde de um jeito, cada pedal tb, cada tipo de captação idem, etc etc etc. Só em situações que vejo falta ou sobra de alguma frequência é que mexo nos equalizadores.
Assim, pedal de equalização pra mim não tem aplicação, a não ser que alguem me dê um de presente e eu pense em usá-lo como boost, ou sei lá.
Sou um cara extremamente simplista, clássico, e vintage; Gosto do som o mais cru possível. Minha pedaleira tem 1 wah, 1 overdrive, um fuzz e um vibrato/vibe. Pra mim só falta um delay e 1 afinador, mais nada.

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


rafamoraes

Complicar é fácil, simplificar é difícil. Então eu estou procurando algo que não me dê trabalho. Hoje em dia eu penso que uma M13 + pedais de distorção analógicos (pq eu gosto) + pedal de expressão seria o "O do Bobó" em temos de pedais. Como eu gosto de "vintage" e "handmades" isso nunca vai me satisfazer em termos pessoais.

Mas se eu fosse profissional, teria um set de pedais assim: distorção analógicas, wha e o resto, digital, num só pacote. É mais ou menos isso que tenho no meu set. (tá faltando o ProcoRat na foto).

Abs

Manubio
Veterano
# fev/10
· votar


Eu só uso os equalizadores da GT-10 quando sei o timbre que quero conseguir e não está chegando lá, tipo, eu ouço uma musica, quero aquele timbre, descubro a guitarra que o cara usou, o amplificador, se possivel os pedais, e se mesmo assim ainda estiver longe, ai sim uso o equalizador para fazer com que o som da minha guitarra chegue perto do dele, fora isto, eu acho muito trabalho desnecessário.

Abraço

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


MMI
Cara... eu tbm não gosto de equalizador...

aliás, aprendi e tenho aprendido a ser o mais natural possível...
não tenho pedal de equalizador... na minha pedaleira não equalizo nada.. e tbm no ampl.... sempre deixo o som flat, sem reforçar nenhuma frequencia e sem atenuar nenhuma tbm.

Para sons limpos o som tem ficado lindo, lindo mesmo.. alias toquei ontem e ouvi meu lider e tecladista dizer...
(Cara, seu timbre está perfeito..) fiquei feliz cara... graças Deus..

Para distorções eu ainda não achei uma boa pegada.. um bom timbre que eu consiga fazer soar bem em flat... minha RP-80 tbm é mto simples.... mas consegui equalizando um pouco alguns timbres legais....

Acho legal o musico se educar a não ter um, assim, além de soar mais natural... ele vai ser forçado a arrancar um som bom da guitarra... não vai fabricar isso.

Abraços

JJJ
Veterano
# fev/10
· votar


Tô no time que não curte equalizador.

Tinha um de rack que quase nunca usei e acabei doando.

Hoje prefiro quase sempre gravar bem neutro, flat mesmo (tudo no "5"). Assim tenho muito mais liberdade pra equalizar do jeito que quiser, depois na mixagem, via plugins.

rafamoraes
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia

Tá massa tua pedaleira.
A minha deve ficar mais ou menos isso aí quando eu terminar de montá-la. Mais que isso já fica frescura...

Abraço

Frankie
Veterano
# fev/10
· votar


Depois que comprei meu EQ, com intenção de melhorar meu GDI, nunca mais larguei.
Consigo infinidades de timbres. Como meu GDI não tem controlador de médios, o jeito é EQ. ( meu amp multi-uso tambem nao tem, ai me fóde mais ainda. haha )

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equalizador é realmente necessário?