Aulas violao flamenco

Autor Mensagem
Emir Duende
Membro Novato
# out/15


Alguem interessado no violao flamenco? To com um projeto de fazer aulas no you tube...

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Eu estudei um pouquito do cigano, com uma trupe de ciganos que acamparam por aqui. Seria legal a ideia.

Emir Duende
Membro Novato
# out/15
· votar


Um novo universo para mão direita. Principalmente se a tecnica executada corretamente. Me motivei pelo fato de haverem poucas aulas em portugues de boa qualidade. A maioria esmagadora com tecnicas meio que improvisadas.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Com certeza. Precisei reaprender a tocar o violão.

Emir Duende
Membro Novato
# out/15
· votar


Pois é! To querendo focar nos ritmos mais comuns, Bulerias, Rumba, Fandangos, Tangos, Solea. O que voce conseguiu aprender dos ciganos?

Emir Duende
Membro Novato
# out/15
· votar


Nas primeiras aulas to afim de explorar mais tecnicas da mão direita e ritmica do flamenco. Acredito que são essenciais para tocar decentemente, logo quando estão deficientes não pararece flamenco.... Claro com composições basicas para acompanhar os exercicios. Aprendi tecnicas da mão direita utilizadas por Paco de Lucia e algumas de suas composições. Pouca gente sabe mas tem muita diferença entre o flamenco tradicional e o moderno tanto no aspecto de tecnicas quanto de harmonia. Tem gente que chama o flamenco moderno de flamenco fusion ou flamenco-jazz.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Emir Duende

Técnicas de mão direita, cromatismos (eles usam bastante), e liberdade! Eles se prendem ao ouvido, independente de sair fora da escala.

Não é cigana diretamente, mas tem influência, e é um dos melhores exemplos

http://www.cifraclub.com.br/jairo-fernandes-lambari/romance-de-flor-lu na/

Emir Duende
Membro Novato
# out/15
· votar


Gostei, se encaixa no flamenco moderno. Pesquisei e consegui aprender a teoria aplicada ao flamenco. Tem um material bom na internet mas tudo em ingles. Tem uns sites que posso recomendar se entende de ingles. Normalmente improviso minhas musicas, obedecendo umas regras base. Mas maioria é improvisação. Mas posso aplicar maioria em regras harmonicas e tem umas que o paco de lucia criou que tambem conseguiu ter acesso. Meu objetivo no momento é verificar o quanto que as pessoas se interessam pelo o estilo. É ruim tocar sozinho as vezes hehehehe. As vezes alguem para tocar junto empolga mais!

Emir Duende
Membro Novato
# out/15
· votar


Olha só que interessante, é o estilo que to tentando compartilhar:
https://www.youtube.com/watch?v=AVJT5Jy2uOw

Ismah
Veterano
# out/15 · Editado por: Ismah
· votar


tudo em ingles

Tem bastante coisa mesmo, em espanhol. Alguma coisa em grego, turco e idiomas do leste europeu.

Meu objetivo no momento é verificar o quanto que as pessoas se interessam pelo o estilo.

Praticamente nada. Por aqui é bem fraco, mas... se te consola, dá para adaptar muita coisa para a modernidade. Pode ver que só eu respondi ao tópico.

Tem uns nomes no lado hispano d'América. A rhumba, salsa, mariachi (mexicana) etc tem uma pegada do violão cigano, e espanhol bem presente, mas a maior influência moura está nas melisas dos vocais comum a todos. Sem falar no teor das letras.

Alguns nomes pra tu pesquisar...

Melendi - Argentina Un violonista en tu tejado
https://www.youtube.com/watch?v=6YOWIaGLWe8

Alejandro Fernandez - México (?) - Entuves
https://www.youtube.com/watch?v=PTKmZp4O8EQ

Alejandro Fernandez ft Beyonce - Amor Gitano
https://www.youtube.com/watch?v=EcWmWB2QH6I

Guardiões da noite do Oriente - Brazil - Festa cigana
https://www.youtube.com/watch?v=uTQez5oz1zM

Raul Quiróga - Uruguai/Brazil - Santa Sarah Kalí
https://www.youtube.com/watch?v=-7LttsqJpZA

Na Europa...

Xano Cigano - Portugual - Mar vermelho
https://www.youtube.com/watch?v=kAkOtE9mtlg

Rhumba Cigana
https://www.youtube.com/watch?v=T_9Ni4CLbfs

Armik - Grécia - Tango Flamenco
https://www.youtube.com/watch?v=UWCmubP5h9c

Tem uns sites que posso recomendar se entende de ingles. Normalmente improviso minhas musicas, obedecendo umas regras base. Mas maioria é improvisação. Mas posso aplicar maioria em regras harmonicas e tem umas que o paco de lucia criou que tambem conseguiu ter acesso.

Todo conhecimento é bem vindo :)

É ruim tocar sozinho as vezes hehehehe. As vezes alguem para tocar junto empolga mais!

Com certeza! Mas cuidado para não acabar virando nômade, e lendo a sorte em tendas :P

Zoeira, a cultura cigana é maravilhosa. Seria o primeiro a cair na estrada com eles. Optchá!

Emir Duende
Membro Novato
# out/15
· votar


Obrigado pelo apoio e troca de conhecimento! Com certeza vou contribuir, vou fazer algumas aulas e vou colocar online. Aviso as novidades!

Emir Duende
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Emir Duende
· votar


Estou fazendo as aulas. Um exemplo de uma composição utilizando tecnicas flamencas. É um dos videos.

https://www.youtube.com/watch?v=bKmO9g5fuhs

Tudo split screen, ficou bom?

rcorts
Veterano
# jan/16
· votar


Histórico da conversa:

Emir Duende,
passa a bola pra Ismah, que devolve para Emir Duende,
Emir Duende, segue, avança pelo meio de campo, faz o cruzamento pro centro da grande área,
Ismah faz bom aproveitamento, devolve pra Emir Duende infiltrando na zaga,
fim do primeiro tempo.

He he!

Brincadeiras à parte, é um estilo que eu adoro. Realmente a mão direita é o maior desafio inicialmente. A parte harmônica no geralzão envolve o modo frígio andaluz (mesmo mixo 9b, ou mixolídio da menor harmônica).

Na verdade é como usar a menor natural e a menor harmônica em conjunto dependendo do acorde. Mas, parabéns pela iniciativa, vou acompanhando as aulas. Minhas técnicas de mão direita pra tocar flamenco são bem rudimentares. Ineficientes pra falar a verdade.

Vou acompanhar.

Emir Duende
Membro Novato
# jan/16
· votar


Hehehehe

Como observou é um jogo conhecido por poucos jogadores. Porém mostrando sua magia e versatibilidade (um belo olé) quem sabe atraia alguns adeptos a este estilo de jogar. =P

Deu uma olhada no link? Gostaria de sua opnião. Grato!

Buja
Veterano
# jan/16
· votar


Emir Duende
Eu me interesso muito, mas muitissimo mesmo. Porem, nao tinha um ponto de partida. Material na net tem muito, so que ta muito solto. A gente nao sabe qual é o caminho certo, nao sabe onde comecar nem onde termina. Tudo tem ar de nivel avancado. Se voce lancar algum material mais sequenciado, eu entro nessa com toda empolgacao!

Emir Duende
Membro Novato
# jan/16
· votar


Buja
Otimo, esse é o objetivo! Iniciar todo mundo no flamenco. Hehehe.
Percebi isto tambem, se você ir atrás, observara que maioria usa técnicas antigas ou até mesmo inventadas. Lógico que você pode adaptar, porém observei que as pessoas que tocam com qualquer tecnica mesmo que o som saia perfeito, irá desenvolver DORT ou até outros problemas tais como tendinites.
Principais temas que trabalharei nas aulas (iniciante) :

1)Posturas, ergonomia (toque mais com menos dor)
2)Tecnica com mão direita (batida de rumba, rasgueados, etc)
3)Ritmo (acho o principal para nivel basico)
4)Repertório (claro)

Buja
Veterano
# jan/16
· votar


Quero focar em algo do tipo...porem dizer que sou leigo é elogio até




Emir Duende
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Emir Duende
· votar


Buja
Meu estilo favorito! Mas posso te adiantar que é um dos últimos a dominar. Compasso de 12 tempos e violão solo. Hehehe Vou te dar uma dica, começa com ritmos 4/4, tipo rumba flamenca. Proximo video que vou fazer vou colocar um pouco de Bulerias. Vou fazer um agora para você ver.

Buja
Veterano
# jan/16
· votar


Emir Duende
Otimo...assim que chegar em casa vou botar aquele velhote de nylon pra funcionar!

Emir Duende
Membro Novato
# jan/16
· votar


Buja
Fiz um improviso jogo rápido para ter uma idéia tentei utilizar o mais básico possivel. Cordas abafadas no começo para pegar o tempo, porém Paco de Lucia iniciava umas musicas assim. Logo ta ai!


Emir Duende
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Emir Duende
· votar


Garanto que nas aulas vou ser bem claro! Aqui é só uma demonstração que nosso curso vai vir com tudo. Talvez publique a primeira aula amanhã, quero fazer em videos curtos, separados por temas e enumerados ;) .

Mais um video: https://www.youtube.com/watch?v=UQXXh6WJbu4&feature=youtu.be

Buja
Veterano
# jan/16
· votar


Otimo cara. Gostei. A tecnica da mao direita, mesmo que voce chame de o mais básico possivel, nao acho tao simples assim. É um novo universo pra mim e pra muitos aqui. Tenho certeza que os videos vao ajudar bastante.

Posso dar uma dicazinha: se voce tiver como, toque o violao plugado, com qualquer captador que seja (existem capts de violao baratos ate), ou entao tente microfonar o violao, e audio e video separados.
Se quer criar um canal profissional, referencia no brasil até, ja começa com o pé direito. Nao vai se arrepender. Tecnica voce tem, e de sobra.

rcorts
Veterano
# jan/16
· votar


Emir Duende

Gostei bastante do video. A canção é legal por demais. Achei que você está com a técnica em dia. Eu até conheço algumas das técnicas que te vi usando, como aquele arpejo P imami, a álzapua e também a técnica de palhetar com a unha do polegar (não lembro o nome dessa técnica). Sei identificar visualmente, mas não tenho domínio técnico pra dizer a verdade.

Como disse o nosso caro colega Buja, se você trabalhar em uma coisa mais sequenciada, do tipo easy > normal > hard > chuck norris (he he) terei o maior prazer de acompanhar, pois da parte teórica já tenho algum conhecimento, apesar de que o Flamenco tem seus "modos" nos quais sou bem leigo (bulerías, soleás, rumbas etc...). Principalmente no que diz respeito à tradição e ao emprego das escalas, quando eles chamam de por arriba, por abajo. Já li muito a respeito mas até agora assimilei muito pouco.

E vamos que vamos, vou seguindo.

Abç.

Emir Duende
Membro Novato
# jan/16
· votar


Obrigado pelo apoio! Aos poucos vou aperfeiçoando a qualidade do áudio, estou ansioso para começar logo hehehe. Esse projeto tenho adiado por muito tempo. Então até a primeira aula! (acredito que amanhã começo)
Abraços e não deixe de colaborar e dar joinha nos vídeos! Suas participações são o que me motivam a fazer o curso. Muito grato!

Emir Duende
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Emir Duende
· votar


Pessoal como prometi! Aula com todo ABC e vai seguir com numeração tudo claro e óbvio! Tem mais saindo do forno! Primeiro las armas chicos! Boa aula!


Obs: na descrição do vídeo no youtube tem mais informações!


Emir Duende
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Emir Duende
· votar


Olé mais uma aula! Duende!

rcorts
Veterano
# jan/16
· votar


Emir Duende

Parabéns, gostei dessa primeira aula. Terminarei de assistir em casa.

Quanto a esse golpeador, estive pensando que dá pra improvisar nos violões que não tenham esse item de fábrica fazendo um molde em folha de acetato e colando com adesivo reposicionável da 3M, ou fita dupla face fina. Fica a dica, nunca fiz, mas se alguém quiser tentar acho que pode funcionar.

Emir, veja esse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/317930/

É um review que fiz do meu violão. Um violão flamenco de série da Yamaha. Não é do nível de um de luthier, mas achei um violão muito bom tanto em ação de cordas quanto na sonoridade e na estética. Saiu por R$ 1900,00 com case luxo na época. Não foi barato, mas também é um modelo difícil de encontrar no Brasil e mesmo assim bem mais acessível que um de luthier.


Abç.

Emir Duende
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Emir Duende
· votar


Animal seu violão! Que inveja hehehe!
Comprei o microfone, vou mandar um video editado ve se melhorou. Daqui a pouco farei o upload da segunda aula. Até daqui a pouco!

Esta ai o teste. Melhorou? Na 3º aula já vai estar plugado!


Emir Duende
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Emir Duende
· votar


Segunda aula pronta! Olé Duende!

Obs: mais informações na descrição do youtube.


rcorts
Veterano
# jan/16 · Editado por: rcorts
· votar


Emir Duende


He he! seu violão não fica devendo nada. Tem uma sonoridade ótima pro estilo. Você está muito afiado na rítmica, sinceramente. E também está afiado na linguagem dos fraseados. Acho que essa é a parte que mais me atrapalha, mais mesmo que as técnicas. As palmas fazendo o fundo fazem toda a diferença. Você tem backing tracks só de palmas?

Uma sugestão para as aulas. Seria interessante você definir um período pro pessoal que for te acompanhando ter tempo de assimilar bem antes de avançar para um novo conteúdo. Acho que semanalmente para as aulas introdutórias e quinzenalmente para as aulas que forem explorar técnicas, harmonias e escalas fica um bom espaçamento, concorda?

Enfim, muito bom. Outra coisa, eu tenho um blog (guitarraemfoco.blogspot.com.br), que aliás anda bem desatualizado e como conteúdo novo seria bom apresentar algo voltado ao flamenco, sempre pensei nisso, então, se você me autorizar eu gostaria de publicar suas aulas no meu blog (lógico que informando os devidos créditos), assim eu realizo o objetivo de apresentar conteúdo em português relacionado ao flamenco e ao mesmo tempo atrai tráfego pros seus videos.

O que acha?

Sucesso nessa empreita Duende!

AH, antes que eu me esqueça, a captação do som ficou bem melhor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aulas violao flamenco