Review Violão Flamenco Yamaha CG172SF

    Autor Mensagem
    rcorts
    Veterano
    # out/14


    Bom, meus caros companheiros do FCC. Eu comprei meu violão Yamaha CG172SF recentemente. Acabei de receber pelos Correios, por isso não posso propriamente fazer o review do violão.

    As únicas coisas que posso dizer para o momento é que esteticamente o violão é muito agradável. A tocabilidade é muito boa. Não ótima (de acordo com o que eu imagino que deve ser uma tocabilidade ótima para um braço de violão flamenco). E o timbre é muito agradável, com um brilho característico tanto nos graves quanto nos médios e agudos, próprio dos violões flamencos.

    Comparando com violões tradicionais usados em MPB como os Di Giorgio, tem um timbre bem mais aberto, mesmo se tocado com a parte macia das pontas dos dedos. Mas ele começa a "soltar" o timbre próprio de flamenco é com o ataque das cordas pelas unhas. Como as minhas unhas ainda não estão do tamanho suficiente para que eu possa começar a estudar adequadamente, ainda estou tendo alguma dificuldade em "domar" o timbre desse violão.

    Resumindo. Vou fazendo um review aos poucos. Por enquanto são apenas as primeiras impressões que eu tive. Amanhã ou depois tentarei postar fotos do dito cujo, e quando eu me sentir menos intimidado com ele, tento gravar um vídeo curto tocando alguma coisa mais simples de flamenco (é um estilo que estou começando a estudar, por isso não tenho competência ainda para gravar alguma coisa de flamenco a altura) ou um MPB mesmo, só pra dar uma noção do som.

    O tampo de acordo com o fabricante é de Sólido de Spruce Europeu e as laterais e fundo da caixa são de Cipreste (laminado mesmo). O braço é em nato e a escala e cavalete são de jacarandá. O tampo veio de fábrica com os golpeadores (translúcidos) na parte superior e inferior das cordas. O acabamento me agradou bastante e a resposta da caixa a ataques percussivos também.

    Enfim, espero em breve poder fazer um review melhor para vocês. Primeiro vou esperar passar a fase da empolgação, para falar dele com mais calma.

    Um abraço amigos do FCC.

    F.Magoo
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Não sabia que a yamaha fabricava violão flamenco , legal!! Tens o link da loja que compraste?? @@

    rcorts
    Veterano
    # out/14 · Editado por: rcorts
    · votar


    F.Magoo

    Comprei pelo Mercado Livre. A Yamaha não vende esses violões flamencos aqui no Brasil, mas se você entrar no site da Yamaha dos EUA tem no catálogo deles F.Magoo.

    http://usa.yamaha.com/products/musical-instruments/guitars-basses/cl-g uitars/cg/?mode=series#tab=product_lineup

    OBS.: se você prestar atenção nos nomes dos modelos, todos eles são acompanhados pela sigla do modelo (CG= Classical Guitar), em seguida a indicação da madeira do tampo com S= Spruce ou C= Cedar e F= flamenco. O único que modelo flamenco no catálogo é o CG172SF= Classical Guitar 172 Spruce Flamenco

    MMJr
    Veterano
    # out/14
    · votar


    (CG= Concert Guitar)

    CG = Classical Guitar

    Yamaha Classical Guitar Seriaes...

    http://usa.yamaha.com/products/musical-instruments/guitars-basses/cl-g uitars/


    Valeu...

    rcorts
    Veterano
    # out/14
    · votar


    MMJr
    CG = Classical Guitar

    Isso mesmo, está certo. Valeu pela correção. Vou editar essa informação.

    F.Magoo
    Membro Novato
    # out/14 · Editado por: F.Magoo
    · votar


    rcorts
    Massa!!
    Vou dar uma olhada agora. Abraço!!

    P.S.: Vai postando novidades sobre o violão. Alteração de timbres , amadurecimento da madeira , etc . @@

    rcorts
    Veterano
    # out/14
    · votar


    F.Magoo

    P.S.: Vai postando novidades sobre o violão. Alteração de timbres , amadurecimento da madeira , etc . @@

    Blza, vou falando sim. Só não sei se já teve alguma mudança de som, pois não comprei direto de fábrica, foi de 2ª mão, mas segundo o próprio cara que me vendeu em pouco mais de um ano que ele ficou com o violão tocou com ele pouquíssimas vezes.

    rcorts
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Como eu havia prometido, vou postar as fotos do violão. Estou só tentando hospedar em algum site de hospedagem de fotos e vou postar.

    rcorts
    Veterano
    # out/14 · Editado por: rcorts
    · votar


    Conforme prometido, seguem as fotos:

    http://s48.photobucket.com/user/RCORTS/slideshow/

    http://s48.photobucket.com/user/RCORTS/library/

    F.Magoo
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    rcorts
    Massa!!
    Depois posta algum video , pra sacar o som e tals .
    Abraço. @@

    rcorts
    Veterano
    # out/14
    · votar


    F.Magoo

    Ok, pode deixar que eu faço sim. Estou meio sem tempo nesses últimos dias, por isso ainda não fiz video. Até para postar as fotos eu demorei alguns dias, he he!

    Mas estou treinando umas duas musicas que devem mostrar melhor o timbre do violão. Quando eu sentir mais segurança eu faço o video pra você sacar o som do bichinho. Mas de antemão, estou gostando bastante.

    Um detalhe interessante, não que seja positivo ou negativo, é que o violão exala um cheiro bem diferente dos outros violões de nylon em que já toquei, não sei se por conta de algum produto químico aplicado na madeira ou se é característica da própria madeira da caixa mesmo.

    Infelizmente cheiro é meio difícil de descrever aqui, mas é bem diferente dos Di Giorgio, Giannini, Eagle e outros em que já toquei. Digamos assim, enquanto o cheiro desses que eu citei era mais "suave", "doce" esse Yamaha tem um cheiro proveniente do interior da caixa mais "azedo", "adstringente", que faz as narinas contrairem involuntariamente, he he. Opa, fui longe agora!

    Abraço.

    rcorts
    Veterano
    # out/14 · Editado por: rcorts
    · votar


    F.Magoo

    Segue abaixo alguns vídeos. O nível técnico não está lá essas coisas, mas eu ainda não domino a técnica do violão clássico. De toda forma nos vídeos dá pra perceber um pouco o ataque dos agudos bem presente no timbre do violão.

    Pena que foi gravado com uma câmera digital, então não fica lá essas coisas. O timbre ao vivo é bem mais equilibrado do que o que se ouve nos vídeos.





    Kamus23.
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    rcorts

    Boa Noite,

    Esse violão tem tensor no braço?
    Caso não tenha (Os que pesquisei dessa linha, não tem), o que você pensa sobre isso.

    Abraços

    rcorts
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: rcorts
    · votar


    Kamus23.

    Não, ele não tem tensor. Penso que seria melhor se tivesse, mas o fato de não ter não é de todo ruim. Acredito que o violão não apresentará muitos problemas com empenamento se eu tiver alguns cuidados básicos, como não passar da afinação standard, não deixá-lo apoiado pelo braço encostado na parede, etc...

    Claro que seria bom ouvir um luthier a respeito.

    EDIT: esqueci de explicar o porquê dessa minha opinião. A construção do violão é muito boa, e como a técnica de violão força menos o braço do que as empregadas pra tocar guitarra (bends, alavancadas) acho que com os cuidados básicos a falta do tensor não será um grande problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review Violão Flamenco Yamaha CG172SF