Aulas violao flamenco

Autor Mensagem
Emir Duende
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Emir Duende
· votar


Sem problemas! Pode colocar sim!
Hehehe, em relação as aulas quando posso fazer vou postando.
Não tenho como planejar assim, dias cheios... Pode ficar despreocupado que as aulas continuaram on-line! Os próximos materiais serão pratica! Microfone na mão agora, só alegria! Algumas aulas você praticará por dias não se preocupe; próxima aula vamos explorar a mão direita. Divisor de águas entre os violonistas de MPB x clássico x flamenco.

Vou mostrar como cheguei neste nível de habilidade com objetividade e clareza como você deve ter percebido nas aulas.
As backtracks colocarei a disposição no modulo de rítmica (daqui algumas aulas).

Em relação ao fraseado... Já por querer improvisar, percebi uma coisa que poucos entendem e você ja pegou!
Hehehe, liberdade no instrumento, o flamenco é isso! Claro que você não precisa se aprofundar tanto para tocar, vou mostrar progressões de acordes para ajudar e rapidamente estará tocando alguma coisa hehhe. Claro no seu devido empenho e interesse.
Em resumo, quer improvisar? Então escute Paco de Lucia, comece com o cd "Solo quiero camiñar" e depois todos outros cds dele, e escute repetidamente hahha (brincadeira). Entender a rítmica é de suma importancia!!!
Olhar os dançarinos e entender o que estão fazendo é precioso, outra dica tem que sentir o tempo "tierra". Olha para os pés das pessoas sentadas neste link, observe os dançarinos e o "tierra" tem que sentir na pisada! Na alma mesmo!!! É dificil explicar por isso o Duende! Que significa no linguajar de Andalucia: Estado de inspiração profunda inexplicavel.
https://www.youtube.com/watch?v=9YJWZDncb3c

Até mais!

Alzapua exemplo no repertorio
https://www.youtube.com/watch?v=aIrchEetyOU

Alegrias improvisada
https://www.youtube.com/watch?v=28Fy2gKkkUo

AtalaBukas
Membro Novato
# jan/16
· votar


Emir Duende
Parabéns pela iniciativa! Gosto muito do violão flamenco, abre mil oportunidades para um violonista de se aprimorar tecnicamente e musicalmente. Uma pergunta: você teve aulas com um professor desse estilo, ou aprendeu tudo sozinho? Como você disse, existem diferenças enormes na posição da mão direita, que vão influenciar o som que você tirar do violão. Atualmente, faço aulas com um professor que morou um tempo na Espanha, e existem certas técnicas que, sem supervisão e acompanhamento, pode-se aprender de forma incorreta. Ou seja, aqueles que assistirem seus vídeos, e não conseguirem captar, por falta de experiência mesmo, a forma correta de reproduzir suas lições, podem se machucar. Talvez você pudesse começar suas lições a partir do posicionamento correto das mãos, exercícios de arpejos, exercícios de rasgueios, técnica de polegar, desenvolvimento rítmico, antes de começar a passar os ritmos, que já exigem um certo preparo. E também, explicando com palavras, tudo que você fizer, ajudaria bastante. Bem, é só um conselho, não quero parecer arrogante ou chato, mas acredito que, quando você quer passar o conhecimento, é preciso colocar-se no lugar do seus alunos e público em potencial (leigo, médio ou profissional). Espero que seus vídeos possam estimular mais pessoas a estudarem a arte do flamenco! Boa sorte.

Emir Duende
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Emir Duende
· votar


Obrigado! Não se preocupe, as proximas aulas para iniciantes compreenderá em posicionamento da mão direita e punteado(rasgeo com indiacador)! Realmente aulas de rítmica serão as ultimas. Espero que voce goste das aulas! Respondendo sua pergunta em relação a como aprendi, autodidatismo + orientação ocasional pelo profissional + interesse incessante teorico sobre flamenco + analise de técnicas executadas pelos nomes de referência (Paco, Tomatito). Por exemplo se você analisar o video https://www.youtube.com/watch?v=28Fy2gKkkUo vai ver que utilizo o picado do Paco e polegar do tomatito (especialidade dos mesmo). Espero que você continue acompanhando! Olé Duende!

AtalaBukas
Membro Novato
# jan/16
· votar


Emir Duende
autodidatismo + orientação ocasional pelo profissional + interesse incessante teorico sobre flamenco + analise de técnicas executadas pelos nomes de referência

Sim, esse é o ponto principal. Talvez para qualquer estilo musical.

Emir Duende
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Emir Duende
· votar


AtalaBukas
Então, a chave é fazer tudo isto de maneira correta. O aprendizado de forma correta te proporciona evolução. É diferente de simplesmente fazer... São coisas bem diferentes. Por exemplo tem músicos que praticam tudo isso há 20 anos e tocam do mesmo jeito. Já chegou a ver isso? Ficam estagnados... A sua pergunta é muito ampla... A melhor maneira de entender é com professor particular. Pois cada um tem uma dificuldade especifica ou habillidades em uma técnica ou ritmo... Tem certas limitações aulas pelo YouTube, lógico, porem tem professores que fornecem aulas pelo Skype podendo te observar e corrigi -lo. A média de preço é uns 100 R$ hora aula.O importante é ter interesse em aprender. você pode evoluir se quiser. Mas tem que desejar do fundo da alma, correr atrás de informação, treinar muito. Busque gente que realmente saiba tocar, sugue o maximo de informação, e toque! Espero que tenha ajudado.

Boa sorte!

rcorts
Veterano
# jan/16
· votar


Emir Duende

Estou gostando bastante das aulas, acho que está indo num ritmo bom para que os iniciantes possam tirar dúvidas básicas e já começar treinando com as posturas corretas.

Como o Atalabukas falou, flamenco é um estilo bem complicado, principalmente porque as técnicas de mão direita podem causar alguma lesão se executadas incorretamente, pois no final das contas o importante é saber executar os movimentos e principalmente contar os compassos corretamente. Mas é fácil para muitos leigos pensar que para tocar bem o flamenco exige-se força descomunal.

Porém, acredito que os "iniciantes" no flamenco já sejam guitarristas experientes em outros estilos e não cometam esses erros ingênuos dos totalmente leigos.

Bom final de semana.

Emir Duende
Membro Novato
# jan/16
· votar


E ai pessoal! Está aí a próxima aula, o áudio e os vídeos estão melhorados! Espero que gostem e tenham um bom trabalho pela frente!Abraços Emir Duende!

Obs. Mais orientações na descrição do vídeo no YouTube


Emir Duende
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Emir Duende
· votar


Gostaram?
Toma-lhe!


rcorts
Veterano
# fev/16
· votar


Emir Duende

Passei um tempinho sem aparecer por aqui. Correria da vida. Mas assim que tive um tempo pensei, vou passar lá para ver se tem novidades do Duende.

Assisti a essa aula número 3 e gostei bastante. O punteado realmente é a técnica básica pra conseguir manter as levadas nesse estilo, mas o material que tem disponível no youtube ou é passado muito às pressas, ou está em outros idiomas. A sua contribuição está sendo enorme para quem quer aprender flamenco.

Sua explicação dos rasgueos foi muito didática e detalhada. Muito bom.

Não desista. É um excelente projeto.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# dez/16
· votar


Marcando pra assistir tudo mais tarde.

ramon1O
Membro Novato
# dez/16
· votar


Bom conteúdo, é uma pena o projeto ter esfriado :(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aulas violao flamenco