Tópico sobre como comprar o primeiro violão

Autor Mensagem
Mamede
Veterano
# nov/09
· votar


Layana,

Tudo bem?

Na minha opinião, violão é igual perfume... é um presente complicado... Eu ganhei um violão Eagle CH800 da minha namorada... o violão é lindo, mas troquei na loja por um Ibanez Flat porque pra mim, eu prezo a confortabilidade...

Violões de aço para iniciantes pode ser um obstáculo, pois dói um pouco os dedos...

Mas, vale a pena a tentativa, eu fiquei muito feliz de ganhar o Eagle, mas ela entendeu o motivo da troca....

Os violões da Giannini têm bom acabamento e são confortáveis. Esse modelo GSX15 é da linha SonicX e para iniciar, acho que vale a pena pagar até R$ 200,00 (com a capa... rsss)

Boa sorte!

shimoda.rogerio
Veterano
# nov/09 · Editado por: shimoda.rogerio
· votar


Quero comprar um violão mas estou em dúvida, da yamaha pensei nos modelos c80 e cg171s e giannini nos modelos c3 e c4. Ajude aí galera. OU vcs acham que talvez valha apena comprar um violão usado de algum luthier

burminho
Veterano
# nov/09
· votar


Opa galera, td bem? me cadastrei hoje no cifraclub, ja uso o site á muito tempo, e toco violão / guitarra á mais ou menos 1 ano.
eu tenho um condor c - 60 , e queria comprar um violão eletro acústico, por até uns 700 reais, alguem pode me dar algumas dicas?
Apesar de tocar a um tempo razoável, n tenho a miníma noção sobre como comprar um violão =/ agradeço a ajuda desde já!

Jhó Mello
Veterano
# nov/09 · Editado por: Jhó Mello
· votar


Vogga: um violão que merece atenção, ou pelo menos um review =D

Olá pessoal!
Li esse tópico antes de comprar um violão e tinha optado por um Di Giorgio - Estudante 18. Chegando à loja o vendedor me ofereceu um Vogga VCA201, alegando que saíria bem mais barato e que oferecia uma ótima qualidade para uma iniciante como eu. Não entendendo bulhufas, mas gostando da sonoridade, levei!
Gosto dele, mas como não sei muito para poder avaliá-lo técnicamente achei um tópico aqui que faz um review de um outro modelo, mas da mesma marca.

Avaliação Vogga VDK414
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/215072 /

Penso que a qualidade do violão influencia muito na motivação do aprendiz.
Peço assim que também avaliem essa marca, pois se for realmente boa será uma ótima pedida devido ao preço.
Até +

FemaleGuitar
Veterano
# dez/09
· votar


Estou ressuscitando esse tópico porque estou precisando de informações sobre um violão que eu estava querendo comprar..
vale a pena esse violão ashland by crafter adce 10?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-106607902-violo-ashland-by-craf ter-adce-10-folk-cafinador-_JM

Quem puder me ajudar, por favor... Obrigada!

JooW
Veterano
# dez/09
· votar


Mamede

o que vc não gostou no ch 800 , tava pensando em comprar um , pois são poucos modelos existentes pra canhoto , e esse eagle existe o modelo canhoto CH-800 LH , então oq vc tem a dizer dele ?

botanicaoliveira
Veterano
# dez/09 · Editado por: botanicaoliveira
· votar


JooW


Eu fui testar um ch 800, mas tava com um pouco de pressa, achei ruim o braço dele, que me pareceu desconfortável. Não tive tempo de ver como ele é plugado não, mas gostei do som dele... sei lá, acho que a eagle tem os violões mais bonitos. :)

Fiquei meio assim de comprar, alguns no fórum se deram bem e gostaram, outros dizem que nem presta, tem muito preço e tals, e que a hofma tem a mesma qualidade por um preço mais acessível e bláblá, vai saber... ^^

Yukimi
Veterano
# dez/09 · Editado por: Yukimi
· votar


Reunindo informações pela internet (inclusive daqui) e analisando meu bolso escolhi esses dois vilões:

Giannini Estudante:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-116551681-violo-giannini-estuda nte-nylon-gcx-15-classico-loja-_JM

Não entendi se Vogga é o modelo ou marca (acho que é o modelo), mas está disponível nas marcas Giannini e DiGiorgi (qual é melhor nesse caso?):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-122039737-violo-marca-vogga-imp ortado-modelo-gianini-di-giorgio-novo-_JM

Groovin Estudante, achei o preço atraente, mas não vi o pessoal falando muito dessa marca:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-122133240-violo-acustico-classi co-groovin-estudante-loja-jacmusic-_JM

Quais deles vcs me recomendam?Sou totalmente iniciante e quero um violão só pra tocar em casa mesmo, mas que tenha um bom timbre e eu também não quero depois de alguns meses de estudo já ter que trocar para um melhor, como muita gente faz.

Desde já obrigada.

Edit Ops... Três violões e não dois xD

Carlos-Ot
Veterano
# jan/10
· votar


Galera, estou começando a tocar violão agora, meu amigo está me ensinando, e ele me falou que seria bom se eu comprasse um Giannini, bom, fui na loja e o vendedor me indicou um Giannini GCX-15, comprei... até agora to gostando dele e acho que não fiz uma má escolha, mas gostaria de saber a opião de vocês.

Agradeço desde já.

PS: Sou novo aqui. =]

xicoo
Veterano
# jan/10
· votar


Bem a pergunta que não quer calar e já foi repetida umas centanas de vezes por esse tópico.

Mas tendo em conta os valores dos violões que no caso, são esses:

Yamaha c40 ~> 325,00
Gi giorgio 18 ~> 347,00
Yamaha c70 ~> 346,00

Bem mesma faia de preço né? Sinceramente nao vi muita diferença qt ao padrão dos violões, nada que me alarmasse de um pro outro, mas também né sou leigo no assunto. Inclusive o vendedor me falou que o c45 e o c40 são o mesmo violão, porem um invernizado e outro não, mas já li por aqui que, o c40 tem uma sonoridade maior, confere?

Bem é isso desculpa ai encher o saco mais uma vez com essa pergunta tão batida, mas é que as vezes o medo de investir em algo errado logo de começo, deixa a gente na duvida.

Obrigado desde de ja,
Francisco Alves.

Tinidos.
Veterano
# jan/10
· votar


Bem, para a primeira compra do violão, devemos levar alguém que nos oriente melhor. Não devemos confiar nos vendedores, rsrss.
Eu Sugiro um giannini ou um Di Giorgi para início. Um giannini é um violão ótimo, com um timbre muito bom, e barato ainda por cima. Grato.

Pardal
Veterano
# fev/10
· votar


FemaleGuitar

muito provavelmente você já comprou o violão...

Bom, de qualquer forma, e por mais surpreendente que seja, uns anos atrás eu bem que gostei de um desses quando fui ajudar um amigo a comprar um violao. esse era um dos mais baratos e ainda era razoável. Como está hoje não sei. Como já coloquei anteriormente, a melhor coisa a fazer é não escolher sozinho, mas confiar em um professor ou amigo.

Yukimi

recomendo você procurar algum violão DiGiorgio usado, que vale muito a pena, desde que esteja em boas condições. Se você achar alguém com um e totalmente desinteressado em tocar violão, ofereça um preço razoável, tipo uns 400 reais. Sério. Tenho um violão DiGiorgio que vale fácil uns 4.000 pelo som e potência que tem, se comparado com violões de luthier. Se você tiver sorte e um pouco de esforço na procura, poderá ser bem recompensado.

Carlos-Ot

Sinceramente, tem sido muito raro ultimamente conseguir um bom violão de lojas. Dica: procure austar seu violão em algum luthier, dando-lhe mais maciez na mão esquerda. Espero que voc~e tenha dado sorte e seu violão lhe sirva bem!

xicoo

O que mais vale a pena dentre as três opções é o DiGiorgio, porque os Yamaha estão sendo feitos com madeira verde e empenam muito rápido. Lá na faculdade, compraram muitos C80 e todos de madeira verde, já estão virando berimbau...

Quanto à diferença entre dos dois, Yamaha c40 e c45, é de que o c40 é envernizado com verniz industrial, tipo verniz de carro, enquanto o c45 é envernizado com goma-laca, um verniz mais natural e que deixa o instrumento mais fosco. A diferença de som se deve ao verniz: o goma-laca é um verniz mais leve e permite que o tampo vibre mais, produzindo um timbre melhor e maior projeção. Não que faça tanta diferença para violões de compensado...

kiki
Moderador
# fev/10
· votar


Pardal
e ae mano
chegou chegando já hein?

Pardal
Veterano
# fev/10
· votar


kiki

pois é xD

E então, como você está? Aliás, parabéns pelo prêmio de Maior contribuidor, hein? Pelo jeito vou encontrar uns antigos parceiros aqui xD

lucas.musicguitar
Veterano
# fev/10
· votar


o que acham do tagima new ventura?

Carlos-Ot
Veterano
# fev/10
· votar


Pardal

Vlw pela dica, mas como aqui na minha cidade concerteza não tem um Luthier e muito menos um bom Luthier e eu também estou começando não vou "tunar" meu violão, e agora que estou fazendo aula de verdade com um professor (meu amigo me ensinou uns 3 dias e nunca mais se dispôs) estou vendo que o violão que comprei é um bom violão, macio e tem um som alto quando tocado com palheta, pena que ainda to na fase de dedilhado e meu professor n quer que eu use palheta pra não viciar. xD

Pardal
Veterano
# fev/10
· votar


Carlos-Ot

Ok, então, boa sorte nos estudos ae xD Bom empenho também e que seu violão consiga te satisfazer por um bom tempo.

Dica: tirar um som mais forte com dedilhado é possível, mas exige muito treino. é bem provável que seu professor esteja com vista nisso agora, opis dá pra tirar um belo som só dedilhando.

neves1
Veterano
# fev/10
· votar


Luthier Félix Olivares

Eu conheci Félix Olivares em uma palestra na Ucsal e encomendei um violao que seria de mogno, o mesmo me garantiu que entregava o violao dentro de quatro meses, ou seja no mês de abril de 2009, passou-se o tempo e nada, no mês de julho o tal luthier me manda um e-mail dizendo que eu fui muito educado com ele por nao ter pressionado e que me daria um violao feito com os lados e fundo de jacaranda da bahia e que me entregava o violao no fim de 2009, pois bem ja estamos no fim de janeiro de 2010 e ligo pra ele todos os dias e nao me atende, mando mensagens no celular , e-mails e nada do cara me dar pelo menos uma satisfação, ta aqui o meu desabafo, estou indignado, decepcionado, e nao recomendo o violão feito por essa pessoa, pois vc paga e nao recebe o instrumento!

Roberto Neves
Aluno do curso de Licenciatura em música da Ucsal

Carlos-Ot
Veterano
# fev/10
· votar


Pardal

Dica: tirar um som mais forte com dedilhado é possível, mas exige muito treino. é bem provável que seu professor esteja com vista nisso agora, opis dá pra tirar um belo som só dedilhando.

É, agora que estou avançando mais no dedilhado estou vendo que dá pra tirar sons muito melhores (dependendo do estilo de musica).

Mais uma vez obrigado pela ajuda. ^^

Pardal
Veterano
# fev/10 · Editado por: Pardal
· votar


Galera

Estou colocando neste post uma orientação muito necessária a pessoas que compram violões pela primeira vez. É necessário que eles leiam isto com cuidado, então por favor votem neste post para que ele seja lido. Devo colocar um post no tópico de iniciação orientando os novatos a lerem os posts votados também, assim facilita. Obrigado.

Todos os que tem dúvidas sobre se devem ou não colocar cordas de aço em violões de nylon devem ler este post antes!!!

Verifica-se que comumente alguém abre ou ressuscita um tópico sobre colocar cordas de aço em violões próprios para nylon. só este mês foram pelo menos dois. Há ainda a questão de que apesar de estes tópicos ressuscitados conterem a resposta correta, muitos repetem a pergunta, como se o caso deles pudesse ser, de alguma forma, melhor. Então vou explicar com calma a situação.

Violões de nylon e aço possuem som diferente. eles também se comportam de forma diferente. É evidente que colocar cordas de aço ou nylon em um violão irá alterar o seu som, e isso é inevitável. Há pessoas que possuem um violão de nylon mas preferem a sonoridade de um violão de aço, e por não terem como adquirir outro violão, específico para aço, animam-se a colocar as ordas de aço em seu violão de nylon. Aqui vão alguns motivos pelos quais não se recomenda colocar cordas de aço em violões próprios para nylon.

Cordas de aço diferem das de nylon em muito aspectos, dentre eles o som. Outro aspecto em que diferem muito é na tesão, ou força, que a corda oferece. As cordas de aço possuem uma tensão muito mais forte e tendem a distender (ceder) menos que as cordas de nylon, produzindo assim uma tração muito maior também.

Quando pensamos numa estrutura de um vioão, haverá diferenças entre o de nylon e o de aço. Caso você esteja com seu violão de nylon agora, e colocar uma das mãos dentro da boca e passar a mão no tampo pelo lado de dentro, irá descobrir (se ainda não sabe) que há alguns pedaços de madeira colados. Esses pedaços de madeira chamam-se "leque harmónico" (ai, reforma ortográfica...). O leque harmónico é parte essencial do violão pois ajuda a regular a vibração do tampo, determinando maior clareza de som, dentre outras coisas.

Se você tiver um violão de aço, irá perceber que não há leque harmónico, mas apenas um "x" percorrendo todo o tampo abaixo do cavalete. Irá provavelmente sentir também 6 pontas de plástico, que são as que seguram as cordas do violão. Irá talvez se deparar com dois parafusos ou pregos, também na altura do cavalete, que servem para sustentar o cavalete no tampo.

Essas diferenças estruturais nos dão a impressão que, enquanto o violão de nylon é feito para o som se aprimorar, o violão de aço parece uma estutura de resistência, pronta para suportar qualquer impacto. E isso não é à toa.

Quando somente imaginamos a diferença de tensão entre cordas de nylon e aço, supomos não haver grande diferença. Pois a diferença de estrutura da caixa acústica entre violões de aço e nylon se deve unicamente à diferença de tensão entre ambos: um violão de aço é feito dessa forma para suportar a tensão das cordas de aço, sendo os parafusos colocados para dificultar a descolagem do cavalete, evitando que saia do tampo. O "x" tem a função de impedir não haver descolagem do tampo, e dificultar seu empeno. Um violão de nylon não precisa disso, pois cordas de nylon não possuem essa tensão.

Violões de aço também são equipados com tensor. coisa aliás rara entre vioões de nylon. U tensor é um pedaço de ferro que atravessa o braço do instrumento. Ele serve para evitar que o braço empene. Novamente, um violão de aço precisa disso por causa da tensão das cordas, enquanto que isso é dispensável em violões de nylon.

Agora pense por um momento: um violão de aço é todo preparado para receber a tensão de uma corda de aço. Ele possui uma estrutura, tanto na caixa acústica, quanto no braço, que lhe conferem maior resistência. Um violão de nylon não possui nenhuma dessas coisas. Você acha mesmo que seu violão de nylon vai aguentar as cordas de aço?

Outra coisa deve ser dita: atualmente os violões industriais são muito mal-feitos. Um violão de nylon não vem com bom acabamento e em geral, também não vem com boa colagem. Já tive que consertar alguns violões de nylon que empenaram, descolaram o tampo ou, mais comumente, descolaram o cavalete. violões novos que não conseguem aguentar nem a tensão de nylon, mas a maioria dos casos era de violões de nylon com cordas de aço.

Para finalizar, a sua opção por cordas de aço é estética, isto é, você prefere o som de aço do que o de nylon. Isso é totalmente compreensível. Eu sei que você também não tem dinheiro para comprar um de aço, e isso é uma grande infelicidade. Mas estragara seu violão de nylon nã irá resolver seu problema. Como você já percebeu, violões para aço tem estrutura diferente de violões para nylon e, por mais que você queira, seu violão de nylon nunca irá soar como um violão de aço, ainda que você coloque nele as melhores cordas de aço.

Então por favor não coloquem cordas de aço em violões de nylon, para nao perderem seus instrumentos!

artllipe
Veterano
# fev/10
· votar


Olá pessoal.

Bem, sou novo por aqui e novo também na arte do violão (novíssimo por sinal). Acabei de comprar um C40M da Yamaha pegando algumas opiniões durante a semana passada e essa. Mas surgiu uma dúvida. E pegando o gancho do assunto em relação às cordas, vou fazer umas perguntas: Qual tipo de corda de nylon (tensão) se encaixa melhor em meu violão? No caso, melhor som (encorpado) e maciez ao tocar; Existe alguma marca que é considerada a melhor dentre as de nylon (ouvi falar muito bem da D´addario)?

Ficarei muito aradecido pela ajuda.

Abraço a todos.

FelipeMJ
Veterano
# fev/10
· votar


Olá Pessoal, queria saber qual violão até R$ 600,00 vocês me recomendam para tocar rock.

Também se conseguir me indicar um eagle bom nessa faixa de preço agradeço !!

A . D . A . M . S
Veterano
# fev/10 · Editado por: A . D . A . M . S
· votar


Eai galera, eu comprei um Giannini gcx-15 bk(Nylon) e gostaria apenas de saber se ele é bom.
E se não for pedir muito poderiam me dizer se eu destruiria ele ou não ao colocar cordas de aço(li o post do Pardal acima).

VLW

dom de Deus
Veterano
# fev/10
· votar


A . D . A . M . S
poder vc pode colacar cordas de aço no violão de feito pra naylo:

só que vc tem que estar ciente que cedo ou mais tarde pode prejudicar seu violão! e dependendo da sua sorte talves nunca aconteça nenhum poblema!

mas segundo li alguns comentario diz que o som de cordas de aço fica mais legal no violão feito pra corda de aço.

eu tinha colocado corda de aço no meu ``digiorgio 18 zero bala´´ depois coloquei de naylo de volta porque acho o som da de naylo mais suave , muito mais pratico pra tocar e eu não acho o som de naylo feio.


se vc quiser por aço no seu vai ter que correr o risco!
mas o aconselhavel é não o ditado diz; o bem feito não sai caro!!

thaicovsky
Veterano
# fev/10
· votar


FelipeMJ
Hofma ye 220 ou 223, ambos muito bons! São iguais só que um é folk e o outro é jumbo, têm um timbre muito bonito, paguei 440 no meu! Tem o ch887 tbm que é muito bom

A . D . A . M . S
Sim, pode empenar o braço e tal e tal. Será que nunca vão cansar de perguntar isso ¬¬

A . D . A . M . S
Veterano
# fev/10
· votar


Como eu não manjo nada sobre violão, como eu posso saber se meu violão tem tensor?

VLW

dom de Deus
Veterano
# fev/10
· votar


A . D . A . M . S



passa um olho nesse tópico;

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/199184/


no ultimo tópico o colega MMJ aqui do forum, passa um link com a ilustração de como é o tensor.

para ver o link precisa do progama ``adobe reader´´!

luquinhas12
Veterano
# fev/10
· votar


dom de Deus

não fala isso pro cara,o violao vai estragar e muito.

A . D . A . M . S
Veterano
# fev/10
· votar


Eu vi lá!
Pois é vou continuar com minhas cordas de nylon.

VLW

DahiaBeht
Veterano
# fev/10
· votar


Oi gente!!
Então... eu toco violão desde pequena, aprendi com a familia e sempre toquei com os violões das minha irmãs (nylon, giannini e yamaha) e do meu pai(aço, num lembro a marca)... e agora queria comprar o "meu" violão... apesar de gostar do violão de aço, que o som é mto bom, gostaria de comprar um de nylone que possa ligar num amplificador pra toca na igreja...

Então gente... me ajuda aee... falem qual vcs me recomendam...

Brigadão aee

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre como comprar o primeiro violão