como eu sei que o tensor de regulagem das cordas está quebrado?

    Autor Mensagem
    mahh batera
    Veterano
    # nov/08


    ae pessoal, quando o tensor de regulagem das cordsas quebra, o que acontece com as cordas e com o violão?
    o meu violão eh um Strinberg Af65 .. me ajudem ae! vlw

    mahh batera
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tpw, nao sei .. eu mexi la pra abaixar mais as cordas .. e agora tem umas casas que estão trastejando! .. será que kebrou? ou só desregulou?
    me ajudem por favor, nao sei oq fazer! =/

    kiki
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    eu acho que nao quebrou. voce ouviria o estalo, e o tensor ficaria solto.

    é normal trastejar. voce abaixou demais as cordas, elas ficam "pegando" na escala.
    não é recomendavel voce mexer no tensor sem saber bem o que está fazendo.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mahh batera
    eu mexi la pra abaixar mais as cordas .. e agora tem umas casas que estão trastejando

    Voce não devería ter mexido no tensor sem saber o que fazer. Se não tem ninguém para fazer a regulagem. Vá desfazendo o que voce fez, as vezes acontece de voce conseguir acertar.

    MMJr
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: MMJr
    · votar


    Beleza.....

    O seguinte,

    A barra de tensao do violao tem o objetivo de regular a curvatura ( arco) do braco do violao ... esta curvatura vai do primeiro traste ate o traste que se junta ao corpo do violao. A altura das cordas deve ser reguladada no "saddle"...(aquela barrinha de plastico ou osso que apoia as cordas assim que elas saem do corpo do violao)...E so tirar as cordas e tirar o "saddle" (com cuidado para nao danificar a madeira onde ele esta encaixado) e lixar a base para diminuir a altura...
    Cuidado::: se voce lixar demais e ficar muito baixo a unica solucao vai ser comprar um novo saddle identico...se nao encontrar para comprar , leve para um bom luthier que seja capaz de construir um novo saddle....
    :::::A base do saddle tem que ser lixada reta...se voce perder o angulo ou deixar meio enclinado voce tera um problemao com a sonoridade e e com a "tocabilidade" do instrumento...o remedio seria trocar o saddle....

    Agora diga ai pra nos.....
    Voce girou para que lado o tensor... voce sabe o quanto voce girou???
    Se souber e so voltar o tensor na posicao inicial...e esperar algumas horas...talvez ate um dia...

    Se voce conseguiu girar o "parafuso" sem fazer muita forca e nao ouviu ( como nosso amigo acima ja citou) um estalo...provavelmente voce nao quebrou nada....

    Uma boa dica seria sempre que tiver que mexer no tensor faca uma marca no tensor e na madeira ao redor para marcar a "posicao inicial" do giro , isso pode ser feito com um lapis ou uma caneta...
    caso voce ...pedois de girar... nao gostou do resultado basta voce girar de volta para a posicao inicial....

    Outra dica seria... gire apenas 1/4 de volta de cada vez e espere algumas horas ..o resultado nao surge imediatamente....Nao mexa na barra de tensao em dias muito frios....
    Afine o violao antes e imediatamente apos mexer na barra de tensao ......

    Geralmente quando voce Aperta (girando para Direita) a barra de tensao voce esta induzindo o braco do violao fazer um arco para baixo....

    Quando voce solta ( girando para esquerda) a barra de tensao voce esta induzindo o braco do violao fazer um arco para cima.....

    Sacou.... como e que e????

    Lembre-se nunca gire o Truss Rod mais que 1/4 de volta....

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # nov/08
    · votar


    mahh batera
    veio se tem q ser o cara pra conseguir quebrar o tensor vc lasca o braco mas nao quebra o tensor!

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    mahh batera
    Leva num luthier ou tira uma raio-x. Mesmo assim, é bom levar o raio-x pro luthier ver...
    Abs

    mahh batera
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    poutz cara ... eu girei pra porra..
    pro lado direito.. pro lado eskerdoo!.. um monte de vez saka!..
    desregulei tudo!.. mas nao ouvii estralo nenhum nao!.. e nem fiko solto nada!>. so umas casas estao trastejando soh isso!..
    axo q isso da pra arruma neh? ;D
    entao nao kebro nada neh?
    fiko mais aliviado!, pq nao sabia que nao podia mexee! so novato no violao ainda!..

    TioAle
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    é bom levar o raio-x pro luthier ver
    perfeito...rs

    kiki
    Moderador
    # dez/08
    · votar


    mahh batera
    poutz cara ... eu girei pra porra..
    pro lado direito.. pro lado eskerdoo!.. um monte de vez saka!..

    ce ta louco?

    axo q isso da pra arruma neh? ;D
    se levar num luthier, acho que sim

    entao nao kebro nada neh?
    fiko mais aliviado!,

    não fique aliviado. voce pode ter estragado sim seu instrumento.

    pq nao sabia que nao podia mexee! so novato no violao ainda!..
    se não sabe não mexa. a ponta do tensor fica escondida pra ninguem mexer.

    o forum esta aqui pra servir aos novatos, bastava dar uma busca com "tensor" que voce perceberia que nao deve mexer sem saber o que está fazendo.

    espero que voce tenha a mesma ousadia pra aprender a tocar, pois ao contrário da luthieria, a musica deve sim ser explorada e testada sem medo.

    MMJr
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: MMJr
    · votar


    mahh batera:

    Se voce tiver calma ,, e entender como o tensor funciona voce podera resolver o problema sozinho.....Voce entendeu e consegue visualizar o que eu te falei na mensagem acima????
    O que voce fez girando para um lado e para o outro sem saber nao foi uma boa ideia.... porem da pra regular novamente apartir do momento que voce entender o funcionamento da parada....
    Fique tranquilo...e nao fique mexendo para nao piorar a situacao...
    Deixe o violao "descancar" por pelo menos 24 horas...Depois eu vou te explicar como verificar se o braco esta reto...arcado para baixo ou arcado para cima.....Se esta trastejando como voce falou provavelmente esta arcado para baixo....mas nao faca nada ate entender o funcionamento do truss rod....

    MMJr
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: MMJr
    · votar


    No site abaixo voce vera um desenho que explica como verificar se o braco do violao esta na curvatura correta....Um braco perfeitamente reto nao e o ideal...O ideal e uma pequeno arco para cima...de uma olhada....

    Pressionando a corda mais grossa do violao no primeiro traste e no traste que se junta ao corpo do violao voce sera capaz de ver o espaco que tem entre o topo do SEXTO traste e a parte debaixo da corda...este espaco deve ser menos que 1/2 (meio) milimetro....E isso mesmo...pressionando a corda nos dois trastes ao mesmo tempo voce devera ver apenas um minimo espaco entre a parte debaixo da corda e o topo do sexto traste....( um espaco que daria pra voce passar um cartao de negocios ou um pedaco de cartolina)
    Se a corda estiver encostada no traste significa que o braco esta arcado para baixo ou perfeitamente reto...O que nao seria o ideal...neste caso voce devera ajustar o truss rod girando-o para esquerda....(lembre-se 1/4 de volta de cada vez)
    Se a corda estiver mais que 1/2 milimetro afastada do topo do sexto traste e a parte debaixo da corda voce tera que apertar o truss rod girando-o para a direita....

    De uma olhada e ve se da para entender....

    http://www.taylorguitars.com/global/pdfs/truss_rod_adjustment.pdf

    E entao, sacou a parada????

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como eu sei que o tensor de regulagem das cordas está quebrado?