Tópico sobre como comprar o primeiro violão

Autor Mensagem
tobaco
Veterano
# nov/08
· votar


tobaco
di giogio estudante 36


Não seria
Violão Estudante 18 DI GIORGIO ?
Mais algum galera ?
Preço ta bom ?
algum mais barato, compensa pegar mesmo esse ?

Pardal
Veterano
# nov/08 · Editado por: Pardal
· votar


tobaco

Compro apenas o violão ?

Compre uma capa também, e reserve dinheiro pra material (apostila, por exemplo, palheta), e troca do rastilho e pestana. São as dus pecinhas brancas que definem o tamanho da corda vibrante no violão. O ideal é trocá-las por peças de osso. Ideal pegar um Di Giorgio Estudante 18, como você comentou.

Pode também procurar instrumentos usados. Uma coisa que pouca gente sabe é que violão usado vale muito, em geral um novo feito exatamente igual a um antigo vale menos que este. Procure oportunidades fora da loja, pode ajudar.

Guarde dinheiro para trocar a corda também, pois em geral de loja eles vêm com aquelas cordas usadas, testadas, supergastas e imprestáveis.

felipemunhoz
Veterano
# dez/08
· votar


tagima eh bom?

vejam esses violões:
http://www.submarino.com.br/novosubmarino/produto/32/21435207

http://www.submarino.com.br/novosubmarino/produto/32/21435213/violao+e letrico+cutway+madrid+bk+-+tagima

para começar devo começar com nylon ou aço? qual eh melhor para começar..... levando-se em consideeração que pretendo tocar guitarra!

valew

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


felipemunhoz

para começar devo começar com nylon ou aço? qual eh melhor para começar..... levando-se em consideeração que pretendo tocar guitarra!


Bom, se você pretende obstinadamente tocar guitarra, aconselho o de aço, pois ele te dará mais idéia do que você irá fazer no próximo instrumento. De preferência, de aço elétrico.

Mas, se você estiver aberto a mudar, quem sabe, para o violão bem tocado, maviosamente executado, primando pelos timbres e seus poderosos efeitos emocionais, compre um de nylon.

Segue link de execução de uma peça que certamente encanta:

http://www.youtube.com/watch?v=oPfZVflJdp0

O violonista é John Williams.

SkylineX
Veterano
# dez/08
· votar


Olá pessoal, sou novo por aqui e também um futuro iniciante no violão. Já dei uma olhada em vários tópicos e vi que para iniciantes o melhor seria um violão clássico com cordas de nylon, certo? A minha idéia é mais adiante, comprar um violão eletrico folk, e depois um guitarra.

Bom, mas pra começar gostaria de saber qual violão de qualidade eu poderia comprar para aprender. Um amigo me recomendou o Di Giorgio 18, porém ele é acustico, sentirei falta de um eletrico no começo? Pois ele não tem nem afinador..

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


SkylineX

Olá pessoal, sou novo por aqui e também um futuro iniciante no violão. Já dei uma olhada em vários tópicos e vi que para iniciantes o melhor seria um violão clássico com cordas de nylon, certo? A minha idéia é mais adiante, comprar um violão eletrico folk, e depois um guitarra.

Bom, mas pra começar gostaria de saber qual violão de qualidade eu poderia comprar para aprender. Um amigo me recomendou o Di Giorgio 18, porém ele é acustico, sentirei falta de um eletrico no começo? Pois ele não tem nem afinador..


O melhor pra começar depende do que você vai querer experimentar no começo. Um violão de aço vai lhe permitir maior familiarização com a guitarra depois. Porém coisas que um violão de nylon oferece serão praticamente impossíveis no de aço, como tocar violão clássico, o que é uma excelente experiência. O Kiko Loureiro toca clássico no violão de nylon e nem por isso é um mau guitarrista... Mas tudo que se faz num de aço, pode-se fazer num de nylon, desde que se pratique.

não, nem tudo que um de nylon oferece pode ser reproduzido num de aço. Antes que alguém questione, é impossível obter a palheta timbrística do de nylon num de aço. Mas sabendo usar essa palheta no de nylon, pode-se obter similaridade com o som do de aço. certas técnicas de mão direita não estão disponíveis no de aço, e no de nylon exigem tensões específicas de cordas para funcionarem bem, mas são executáveis em qualquer violão de nylon.

Locutus
Veterano
# dez/08
· votar


Pessoal
Olá a todos, minha primeira postagem embora seja leitor do fórum.

Toco violão há anos, mas me considerando bem fraco. Fiz aulas, toquei bastante em igrejas (grupo de jovens) sempre nas batidas e por cifras (nada contra). Já tive tonantes e também um modelo fora de série que eu nem sabia avaliar direito devido aos poucos conhecimentos.

Hoje quero retornar aos estudos focando em termos de uma boa execução, algo clássico, com conhecimento de teoria, mas sem ser um concertista, mas também não quero ficar só no be-a-ba.

Tenho dúvida sobre que violão comprar, pois quero investir algum dinheiro, mas quero ficar longe de instrumentos ruins, mas não quero também nada de luthier... nem muito caro. Gostaria de um modelo com boa construção, escala em ébano :) , confortável de se tocar etc. Como me considero fraco gostaria da ajuda de vocês...

A) Como sei tocar um pouco, o que observar ao experimentar um instrumento?

B)Qual a linha que divide um instrumento ruim de um que já é de gente grande?
Teríamos que falar de um Giannini C3, Author 3 ? Ou nesses exemplos ainda estamos em instrumentos de 2a. categoria? Precisaria ir para Tárrega? Master? C4? (desculpem a limitação das marcas, mas não conheço muitas outras... é só para ilustrar mesmo)

Obrigado antecipadamente pela ajuda!!

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


Locutus

A) Como sei tocar um pouco, o que observar ao experimentar um instrumento?

Primeiro, o q

B)Qual a linha que divide um instrumento ruim de um que já é de gente grande?

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


Locutus

A) Como sei tocar um pouco, o que observar ao experimentar um instrumento?

Primeiro, o que não observar:

Timbre: só observe timbre se o violão estiver com cordas novas. Pegue e toque no violão, sempre. Mas se a corda estiver no violão há muito tempo, não considere este quesito. Um violão inferior, com cordas novas, vai soar melhor, então esse parâmetro só pode ser medido com cordas em boas condições.

Altura das cordas: isso se regula num luthier por uns 20 reais. É um trabalho simples, e o violão terá uma tocabilidade muito superior. Isso, aliás, deve ser feito em todo novo instrumento.

Agora, o que observar:

Madeiras: se você não tiver nenhum conhecimento de madeiras, éimportante pesquisar alguma coisa. O mais importante, já que você não quer um violão de luthier, é você evitar os de compensado. Tenho que dar a triste notícia de que até os Autor 3 são feitos com compensado, e não com madeira maçiça, apesar de afirmarem o contrário. Eu já peguei pra testar um modelo desse ano e eles são feitos de compensado. Para saber como reconhecer os de compensado, basta pegar qualquer violão com preço inferior a 300 reais e olhar a madeira na boca do violão, de onde pode se ver sua espessura. O laminado (ou compensado) em geral deixa bem evidente que há uma lâmina sobre outra e outra ainda, em geral três mesmo.

Peso do violão: Desde que não seja de compensado, se o violão for leve, terá madeiras mais secas. Mas se for leve e barato, desconfie. Pode ser um pouco pesado, é interessante. Violões bons, novos, em geral tem madeiras ainda úmidas (o que não é o melhor, mas com o tempo seca), por isso vale a pena pegar violões pesados, que melhorarão o som com os anos.

Acabamento: notar se o verniz escorreu, por exemplo, ou se há alguma peça mal-encaixada. Isso varia inclusive de exemplar para exemplar dentro de um mesmo modelo.

B)Qual a linha que divide um instrumento ruim de um que já é de gente grande?

Um instrumento de gente grande em geral é de luthier. Os instrumentos todos, em geral, dão uma grande variedade de sons. Mas inevitavelmente o instrumento é afinado num único tom. Um violão inevitavelemtne terá notas que soam mais que outras, por esse motivo. Um violão "de gente grande" tem como tons mais proeminentes o Mi, Lá ou Ré, pois a maioria do repertório de violão exige essas tonalidades, maiores ou menores.

Pitra coisa importante também a palheta timbrística. Claro que num violão co cordas velhas isso não será notado, mas se vocês estiver com um violão em boas condições, dá pra testar isso fazendo vários toques diferentes com a mão direita (apoiado, não apoiado, semi-apoiado) em vários lugares diferentes da corda (normal, sultasto, sulponticello) e observar a variação que acontece. Quando você toca com a mão direita mais perto do cavalete, o som sai diferente de quando você toca com a mesma mão sobre os últimos trastes. Quanto mais diferentes as sonoridades, melhor.

Locutus
Veterano
# dez/08 · Editado por: Locutus
· votar


Pardal e Alvaro (que respondeu no outro tópico) e demais colegas

Obrigado pelas intervenções e orientações. Vou observar os detalhes que você indicou nas próximas visitas às lojas.

Fui no sábado na Teodoro e encontrei:

1 Esteve de 1700 reais fantástico! Sons limpos tanto em graves e agudos, só não tinha escala de ébano :( Mas brincadeiras a parte muito bom mesmo! Assim como o MontanaSong que também comprou um Esteve nessa loja (Made in Brazil) fiquei encantado.

1 C4 de 1680 mas achei que ele puxava para os graves... Achei lindíssimo o acabamento dele! Um violão muito bom, mas não sei o porque dessa característica dos graves. O vendedor (Andrade) disse que esse violão estava bem característico para músicas que exigem os bordões... Mas se for comparar preço e sonoridade com o Esteve acima só no acabamento que o C4 ganha... Será que que a característica de ressaltar os graves pode ser modificada com o uso? Isso é do tampo de Cedro?

Entrei em contato com o João Batista e obtive os preços: estudante por 2.500. Clássico II 4.500. Clássico I ou superior não perguntei... Talvez eu dè um pulinho lã no JB na sexta-feira dia 26/12 (com meu nível tenho até vergonha de marcar com um luthier assim...)

Vi também um Author 3 1999 USADO numa outra loja. Na etiqueta tava 760, mas o vendedor disse que por 600 dava prá levar... nem negociei muito pois ele estava com um belo arranhão no tampo e a loja tava barulhenta demais para eu ouvir o violão...
Considerei os violões Author 3 e o C3 ou C4 em razão da postagem do HELDER MELLO no tópico sobre introdução à musica erudita onde ele diz:

Giannini - Existem modelos bem símplórios, até pomposidades como o C4 ou o C5. Aconselho àqueles que iniciam-se no violão, e têm absoluta certeza de que darão continuidade aos estudos, a adquirir um C3, modelo Cadiz. É um instrumento relativamente barato, bom, com boas madeiras, boa sonoridade ... enfim ... um instrumento que acompanhará o aluno por um longo tempo.

Não queria gastar mais de uns 700 e acabo me encantando com coisas bem acima :( Detesto essa minha característica de não saber até onde vou com os estudos mas não me conformar em comprar algo que não seja realmente bom....

Ó dúvida cruel !!!!!!!!!!
O que acham dessas opções que falei ???

Alvaro Henrique
Veterano
# dez/08 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar


Locutos, achei tanto o Esteves quanto o C4 bem caros para um violão de fábrica. Por esse preço já dá pra encontrar um violão de um luthier iniciante ou pouco conhecido. Talvez dê pra pensar mesmo num de R$ 2.000, já que luthiers normalmente proporcionam facilidades de pagamanto maiores.

Conheço esses violões de estudo do JB. São legais, mas acho que por esse mesmo preço dá pra comprar um violão melhor. Há um luthier de Teresina, Antônio José, com um trabalho muito bacana e acho que é talvez até um pouco mais barato. Como São Paulo é um mundo, é bem provável que aqui tenha algum violão dele pra testar.

Amplie seu leque de opções: http://www.luthierguitars.com/luthiers.html e http://brazilianguitar.net/index.php?showtopic=569

Dark_bass
Veterano
# dez/08
· votar


Galera tô tocando num violão de nylon Giannini há uns 3 meses. Gostei e tal mas quero pegar um de aço.
Tô quase comprando um Groovin GAD 1000.
O que acham?

Locutus
Veterano
# dez/08
· votar


Pessoal

Como já comentei aqui no fórum, estou retomando meus estudos de violão clássico, tendo em vista que ainda sou bem fraco.
Já comentei algumas idèias no fórum, mas Hoje minha dúvida é a seguinte:

Posso comprar um violão razoável na faixa de 1400 reais e ver se vou REALMENTE pegar novamente o gosto de estudar OU

aproveitar uma super-oportunidade num violão realmente TOP de luthier (não muito conhecido e que está em dificuldades $) que está me fazendo uma proposta num violão dele por 3.500 (jacarandá da bahia, tampo em cedro, braço em mogno, escala em ébano indiano, tarraxas shaller, todo personalizado, um som impressionante, bem melhor que os outros violões que ele mesmo fez e que eu puder testar in loco). Conheci a oficina dele e me parece que o violão é mesmo com as madeiras e construção que ele diz! É um senhor de idade que creio ser o que realmente diz que é.

Minha dúvida é que opção adotar??

Locutus
Veterano
# dez/08
· votar


Pessoal

Como já comentei aqui no fórum, estou retomando meus estudos de violão clássico, tendo em vista que ainda sou bem fraco.
Já comentei algumas idèias no fórum, mas Hoje minha dúvida é a seguinte:

Posso comprar um violão razoável na faixa de 1400 reais e ver se vou REALMENTE pegar novamente o gosto de estudar OU

aproveitar uma super-oportunidade num violão realmente TOP de luthier (não muito conhecido e que está em dificuldades $) que está me fazendo uma proposta num violão dele por 3.500 (jacarandá da bahia, tampo em cedro, braço em mogno, escala em ébano indiano, tarraxas shaller, todo personalizado, um som impressionante, bem melhor que os outros violões que ele mesmo fez e que eu puder testar in loco). Conheci a oficina dele e me parece que o violão é mesmo com as madeiras e construção que ele diz! É um senhor de idade que creio ser o que realmente diz que é.

Minha dúvida é que opção adotar??

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


Locutus

Posso comprar um violão razoável na faixa de 1400 reais e ver se vou REALMENTE pegar novamente o gosto de estudar OU

aproveitar uma super-oportunidade num violão realmente TOP de luthier (não muito conhecido e que está em dificuldades $) que está me fazendo uma proposta num violão dele por 3.500 (jacarandá da bahia, tampo em cedro, braço em mogno, escala em ébano indiano, tarraxas shaller, todo personalizado, um som impressionante, bem melhor que os outros violões que ele mesmo fez e que eu puder testar in loco). Conheci a oficina dele e me parece que o violão é mesmo com as madeiras e construção que ele diz! É um senhor de idade que creio ser o que realmente diz que é.

Minha dúvida é que opção adotar??


A opção de gastar 1400 reais é interessante, se você pretende voltar aos poucos. Comprar um Di Giorgio Tárrega ou um Yamaha clássico esqueci-o-modelo.

Agora, se você tem a perspectiva de viver de violão, ou mesmo de investir num bom instrumento, eu recomendo comprar o de luthier. Parece-me um excelente violão, com toda certeza muito superior ao preço que ele está pedindo. Pra dar uma idéia, só de jacarandá não-trabalhado tem aí uns 1500 reais. Eu com certeza compraria o de luthier, pois seu desenvolviemnto será muito rápido. O ideal é que você ache um bom professor também, que também possua um bom instrumento, e aí completar o investimento material com o intelectual. Com toda certeza, começar (ou recomeçar) com um bom instrumento será maravilhoso!

E que inveja de você se você tem 3.500 pra gastar, hein? Vê se compra uma case pro violão também, hein?

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


Dark_bass

Bem-vindo ao FCC!!!

Esse violão é feito de laminado de jacarandá. Não é a mesma coisa que maçiço. Pelo acabamento, acho que é um violão legal, parece que está uns 600 reais, não? Bom, é realmente uma boa opção. O pessoal recomenda Tagima, Takamine, Crafter, até Eagle, mas aí você tem de olhar em loja, testar direitinho.

willy_
Veterano
# dez/08
· votar


Pra começar comprem um violão acustico (você não vai precisar pluga mesmo pra aprender) e confortável pois um violão ruim de tocar pode acabar desanimando, aquele negócio de que tem que começar num violão pesado é a pior histório, assim como aquela de que primeiro vai pegar a manha em casa e depois fazer aula pra não gastar dinheiro.
Você aprende tudo errado e o professor tem que corrigir pra depois começar a ensinar.
Quanto ao som do violão vc ainda não tem o seu gosto, então não se apegue tanto, escolha um violão que ao menos pegue afinação, depois de vc ta tocando ai compra um ao seu gosto.
Abraçooo

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


willy_gingaê

Bem-vindo ao FCC!!! E obrigado pela colaboração!!!

um violão ruim de tocar pode acabar desanimando

Com certeza. Tocabilidade dá pra mandar arrumar, não sai tão caro assim, de tal forma que tocabilidade é algo acessível a todos os violões. Mas uma coisa que eu considero essencial é cheiro. Sim, cheiro. Um violão com cheiro ruim (de compensado ou madeira ruim verde, tipo Kashima, tonante e similares) afasta o praticante. Com toda certeza, um violão com bom cheiro ajuda. Estou com a maior dó de vender meu Autor 3 por causa disso: ele tem um cheiro maravilhoso XD!!

Locutus
Veterano
# dez/08 · Editado por: Locutus
· votar


Pardal e amigos

Obrigado pelas observações!
Estou para fechar com o luthier ...
Sim, Pardal, ele já vem com case personalizado também (embora eu tenha achado o case bem feinho :( massss)

Por pouco a semana passada não compro um Author 3 para começar seminovo na Santa Ifigenia...
Hoje achei na Teodoro um Digiorgio Master seminovo por 1.160 à vista e um Giannini Sávio com case por 1400 ja incluida a troca do rastilho/pestana por osso e um conjunto de D´adario. Um deles tinha um pré-amp, mas nao me lembro qual... enfim...

Depois termino de contar a aventura :)
Um abraço

Pardal
Veterano
# dez/08
· votar


Locutus

Estou para fechar com o luthier ...

Parabéns!!! Bom negócio pra você!

Sim, Pardal, ele já vem com case personalizado também

Ah, legal demais. E até o começo da aventura! É quando o violão chega que ela começa...

punknemesismetal
Veterano
# jan/09
· votar


E ai galera blz?
To afim de comprar um violão cordas nylon na faixa de 300 a 500 reais.
Queria um elétrico, com equalizador, afinador, ativo, alguem pode dar uma dica? tava pensando num condor...abraço

Pardal
Veterano
# jan/09
· votar


punknemesismetal

Queria um elétrico, com equalizador, afinador, ativo, alguem pode dar uma dica? tava pensando num condor...abraço

Você mora em Sampa? por 500 reais, é difícil conseguir um bom violão, mesmo o modelo mais simles de se fazer. Um sistema elétrico com equalizador e afinador, sozinho, sem o violão, sai por aí uns 400 reais. Daí já dá pra ter idéia de que é difícil achar mesmo.

Uma boa idéia é comprar usado. Achar um dono cuidadoso, mas não empenhado em aprender... É uma boa opção, basta procurar, que deve ter sim.

punknemesismetal
Veterano
# jan/09
· votar


Pardal
Moro em Joao Pessoa - Paraiba rs... aki eh meio complicado de achar tantos modelos como em sampa.
Mas então diz ai uns modelos que nesse faixa de preço encaixariam legal no mínimo que eu quero :D

punknemesismetal
Veterano
# jan/09
· votar


Pardal
Ah, me lembro q com essas características e esse preço eu achei aqui Ibanez, Condor, DiGiorgio e Tagima(ultima escolha pra mim pq num gosto da marca:D).

Pardal
Veterano
# jan/09
· votar


punknemesismetal

Ah, me lembro q com essas características e esse preço eu achei aqui Ibanez, Condor, DiGiorgio e Tagima

Oh!

Bom, Di Giorgio não é famosa por fazer violões elétricos. É bem prováel que o captador não seja grande coisa, mas as madeiras do violão sejam superiores ao resto, o que ajuda a compensar. Condor é famosa por violões baratos e de relativa qualidade. Acho que essa seria sua melhor opção. Mas sério, procura por usados, acho que vale a pena tentar!

Alvaro Henrique
Veterano
# jan/09
· votar


Locutus,

Acho que é melhor comprar o violão de luthier. Além de ser um instrumento mais adequado, mais confortável e que vai te dar mais prazer, se você quiser revendê-lo no futuro poderá conseguir um valor bem próximo do que você pagou.

Gustavo Luís
Veterano
# jan/09
· votar


Concordo com o que o ant falou:
"O primeiro violão, caso a pessoa nunca tenha tocado e não tenha certeza se vá gostar mesmo da coisa, deve ser EMPRESTADO."

Um amigo meu começou a tocar, ai eu tocava o comes as you are (que ele me ensinou) no colégio. Um dia ele me emprestou o violão, eu gostei, aprendi a tocar o poderoso chefão (na epoca fiquei felizão ;). E menos de uma semana comprei o Austin mais barato que tinha na loja ;)

E toco até hoje (faz uns 7 meses isso)

rafael-baixo
Veterano
# jan/09
· votar


pessoal, toco baixo a 2 anos e gostaria de começar no violão, o que vcs me recomendam? queria gastar no máximo uns 350 reais, que modelo, que marca é bom eu olhar?
agradeço a todos.
abraços

Pardal
Veterano
# jan/09
· votar


rafael-baixo

Se você ncontrar um Yamaha C40 por esse preço, é isso. Um Estudante 18 da Di Giorgio é outra boa opção.

rafael-baixo
Veterano
# jan/09
· votar


Valeu cara, vou tentar achar esse Yamaha...
mas entre esses dois qual vc me indicaria como primeira opção?
obrigado
abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre como comprar o primeiro violão