Amantes da Viola Caipira!

Autor Mensagem
Pardal
Veterano
# set/06
· votar


tá difícil... vou ver seposto, mas primeiro preciso gravar...Não queropostar qualquer coisa, essa história de abrir um fórum só pra viola exige muito cuidado: agente tem que botar só ovo de ouro...

albertoellobo
Veterano
# set/06
· votar


Pardal
Com este fórum, pretendo pedir aos amantes da viola caipira que se unam, de forma que os moderadores criem um fórum para o instrumento, assim como há para o violão, guitarra... Tem até gaita!!! Então, tem que ter só pros violeiros!

Excelente idéia! Eu apoio. Tenho muitas curiosidades sobre violas e pretendo até aprender a tocar esse instrumento, e um fórum só sobre viola seria muito bem-vindo.


Vinicius de Abreu
Existe um público suficiente para deixar o forum de Viola Caipira ativo? Para abastecer com informações, gerar debates, pesquisas, dicas válidas, e com uma grande importancia: Existe muita gente que toca Viola?
Eu já imagino como seria esse forum. Se o de violão já é capenga do jeito que é, um de Viola ia com toda a certeza ser condenado às teias e traças. Não estou sendo pessimista, somente realista, mas essa é a MINHA opinião.



Desculpe, meu caro amigo, mas vou discordar de vc. O Fórum de Violão não é capenga: é um dos mais didáticos e ricos em conteúdo do FCC. E quantidade de tópícos e posts não se traduz em qualidade (se isso fosse verdade, o OT seria uma faculdade virtual de musica). E quanto ao "público suficiente", quando vc abre uma casa noturna, por exemplo, ela não vai "bombar" logo na primeira noite, nos primeiros meses. O publico vai tomando conhecimento aos poucos e então começa a frequentar em cada vez maior número. Mas volto a repetir: quantidade não é qualidade.
Abraços!

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


Tá difícil gravar... Muito difícil: Tô tentando, mas pra fazer bonito, então tenho que treinar bastante. Vou ver se divulgo no Fórum "divulgue suas músicas" Em uma semana. Mas não garanto... Tô me esforçando, viu?

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


Pardal
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/114292/ ... um topico q zoaram ..

albertoellobo
Veterano
# out/06
· votar


_BLACKMORE_

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/114292/ ... um topico q zoaram ..

hahahahahahahaha....

Pardal
Veterano
# out/06
· votar


pô, que paia _Blackmore_, mas pelo menos estamos neste novo tópico e entrincharemos aqueles que se oporema nós, vale ler a discussão que tive com Bog na página anterior, que não era a favor de um fórum só de viola.

Você conhece 47 afinações?!!! Poxa, você leu mesmo a Bíblia da Viola Caipira, cara (me refiro ao livro do Corrêa)!!! Muito bem! Eu uso afinação cebolão em D e também rio abaixo em Dm. Inclusive toco o Bourré de Bach nessa Dm. Ainda não postei pois não tô com prática de gravar... Mas um dia eu coloco no "Divulgue suas músicas". Aliás, já pus duas músicas lá, pode conferir. São modinhas bem simples, músicas do Cantor Cristão, que são muito boas, apesar de que eu só sabiar cantar elas e peguei a viola e fiz os arranjos... Como essa devem ter mais umas 4, além de duas do Bach que valem a pena ouvir (quando eu treino elas bem, claro).

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


Pardal

Você conhece 47 afinações?!!! Poxa, você leu mesmo a Bíblia da Viola Caipira
não conheço e ver violeiros tocando .. apenas o que tem no livro ... mas achei muito bacana ter toda a sonoridade ...

Eu uso afinação cebolão em D e também rio abaixo em Dm.
eu uso cebolão em MI .. em D e em C# ... não tenho assim uma praaaaaatica .. conhecimeeeeeeento ... apenas noções ... o suficiente para conhecer/apreciar boa música caipira ...

Pardal
Veterano
# out/06
· votar


Que bom que você aprecia. É a viola caipira o instrumento mais folclórico do nosso Brasil. É muito bom pra mim poder dizer que toco esse instrumento, que nunca vi ser usado lá fora, é uma coisa só nossa. Eu também não tenho assim uma práaaaaaaatica... conhecimeeeeeeento, mas vô levando, já até toquei com o coral infantil da UEMG, convidado e tal. Mas nada de mais... Toco porque é divertido, e ademais é raro alguém tocar (digo, no mundo). São bons motivos...

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=4&t opic=145797

Pardal
Veterano
# out/06
· votar


_BLACKMORE_:

Já ouvi a gravação.Mandou bem, cara! Vêlá o que eu escrevi...Continue assim! É isso aí! VIVA A VIOLA!

Pardal
Veterano
# out/06
· votar


Cadê as discussões, os apoios acalorados para a viola caipira? Cadê os amantes da viola amiga? Bem, ainda queria ver um mediador abrir um fórum só pra viola!!!

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar


Pardal

Cadê as discussões, os apoios acalorados para a viola caipira?
pois eh ... eu faço o que posso .. mas como jah dizia ..."andorinha voando sozinha não faz verão "" ...

Pardal
Veterano
# out/06
· votar


Nem pardal... hahaahahahaha!!!

Você já percebeu que, como a viola possui a corda mais aguda no par do meio, dá pra solar cabulosamente nela com esse recurso? Ela fica muito mais prática!!!

Pardal
Veterano
# out/06
· votar


CADÊ O POVO VIOLEIRO? CADÊ MEU POVO BRASILEIRO?

billy ramone
Veterano
# out/06
· votar


Pardal

Com este fórum, pretendo pedir aos amantes da viola caipira que se unam, de forma que os moderadores criem um fórum para o instrumento, assim como há para o violão, guitarra... Tem até gaita!!! Então, tem que ter só pros violeiros!

boa ideia cara

fã de mp3
Veterano
# out/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Adoro o som da viola caipira, mas como já falaram, poucas pessoas desse fórum (em comparação com outros instrumentos) tocam ou gostam dela. Se for assim, deveriam criar um para acordeão, outro para guitarra havaiana, e por aí vai, e então seriam milhões de fóruns de instrumentos. Acho que tudo relativo a ela deveria ser postado no fórum de violão mesmo. Mas é só minha opinião.
Sendo chato, dou 1/2 voto.



[Minha assinatura: se você clicar nos anúncios em baixo das mensagens, seu computador irá se autodestruir em aproximadamente 15 segundos. Diga não às propagandas invasivas desse fórum.]

Pardal
Veterano
# out/06
· votar


fã demp3:

Essa discussão já foi feita na página anterior, onde debati exaustivamente com Bog e outros sobre a criação do fórum de viola. Ademais, ela vem se popularizando em um nível tal que seria muito proveitoso, em dado momento, haver um fórum exclusivo ao instrumento.
Há ainda a questão histórica, que naão coloquei no debate anterior: ao que parece, o primeiroinstrumento trazido ao Brasil, junto com Pedor Álvares Cabral, foi uma vihuela, um instrumento de 5 pares de cordas originalmente. Na época de Cabral, era comum ela ter três pares e quatro trios de cordas, mas no século 13, quando surgiu, a vihuela era idêntica praticamente à viola caipira atual. Sendo assim, a primeira música tocada no Brasil foi tocada neste instrumento. Que história maravilhosa! Há de chegar o dia em que a viola será o instrumento mais popular! Isso vem lentamente acontecendo, pelo que pude observar um número cada vez maior de violeiros.
Portanto, para agilizar já de uma vez, seria excelente um fórum exclusivo.

Pardal
Veterano
# nov/06
· votar


Melhor ir sempre renovando...

Pardal
Veterano
# nov/06
· votar


Só postando pra ver se dá ibope...


.
.
.
.
.


Chuif! Tô até chorando...


=´(

Estiloso
Veterano
# dez/06
· votar


mais um voto!!!
...se tião carreiro e´ bom entaum procura saber da helena meirelles...ela faleceu a pouco tempo e foi considerada a melhor violeira do mundo segundo uma revista americana....ateh entaum ela nunca tinha sido reconhecida aki no br!!...soh foram descobrir a veia esses tempos e pelos gringos....ela jah tinha mais de 70 anos......ela aprendeu do modo tradiconal do mato grosso, ou seja, com tropeiros e ¨soh de zoio e de zuvido¨.....
Talento nativo!!! dos mioh qui tem

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/07
· votar


Estiloso

tenho alguns discos e uma apresentação dela no programa Ensaio da TV Cultura a alguns anos, antes de ser conhecida aqui no Brasil!
Ela tocava bem, a harmonia das músicas tem o ar bem matogrossense ...

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/07
· votar


e duvido se alguém aqui pega ou pegava onça na "unha" como ela !!

HHAHA

Fernando Faria
Veterano
# jan/07
· votar


Acho muito legal a idéia, toco violão a uns 3 anos e meu primo, que curte muito sertanejo resolveu aprender um instrumento musical e pra minha surpresa ao invés de escolher violão ou teclado escolheu a viola, trouxe ela aqui e eu achei a sonoridade interessante, bem diferente, mas logo de cara sentimos uma puta dificuldade, achar desenhos de acordes de violão é boiada, agora de viola é f..., não sabíamos por onde começar.
Ele resolveu fazer aula, pelo menos na "apostila" da escola, tinha alguns desenhos de acordes, o que já deu pra arranhar algumas coisinhas, enfim, eu acho que o professor dele era meio enganador, toco violão e peguei umas cifras que pelo amor de Deus, não podiam estar certas, fora que alguns acordes dentro da afinação que ele passou soavam "estranhos", resultado: ele acabou saindo da aula.
Na página anterior um cara deu o conselho de procurar um professor, assim como há falta de interessados sobre viola caipira aqui no fcc há tb uma falta de bons professores desse instrumento, meu primo procura já têm uns dois meses um professor de viola e nada, moramos em Santo André, encontramos um em ribeirão pires, ele foi pra lá todo empolgado, e quando chegamos lá o "professor" parecia ter alzheimer, foi f...rs
Mas digalá, qual seria o primeiro passo?

_BLACKMORE_
Veterano
# jan/07
· votar


com a movimentação do topicos sobre viola, me animei a divulgar um pouco mais esse estilo/instrumento ... vamos manter a procura para podermos ter argumento e fato para criar o forum apenas de viola ...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/135055/

http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=4&t opic=145797&page=-1#21

jabea
Veterano
# abr/07
· votar


tamo aqui bicho!!!!gosto de musica classica tocada em viola de dez quando morei em sampa nos idos setenta oitenta,existiu um violeiro que
adaptou uma viola caipira para tocar como cravo e gravou um lp com as musicas para cravo do bach e sinceramente acho que o bach aprovaria
ficou muito bonito alias gosto tudo a respeito da viola claro que isso não tem nada a ver com estilos, mas da viola em si seu som timbre etç. existem luthiers muito bons do instrumento alguns famosos outros nem tanto ja fiz pesquisa de folclore com o toninho macedo com o grupo abaçai em são luis do paraitinga musica antigas como romanço,etç etç,pesquisa de folias de reis ele tem muito material por que esta nesta luta amuito tempo e ele tem site e email. jabea

Pardal
Veterano
# abr/07
· votar


jabea

Antes de mais nada, bem-vindo ao Cifra Club. Você é membro novato, do que percebi pelo tópico do Albertoellobo. Espero que suas necessidades instrumentísticas sejam de alguma forma supridas ou diminuídas neste portal.

adaptou uma viola caipira para tocar como cravo e gravou um lp com as musicas para cravo do bach e sinceramente acho que o bach aprovaria

É uma coisa que eu sempre quis fazer... Tocar Bach na viola...Consegue o nome do violeiro pra eu procurar?

Tem o Roberto Corrêa, fez excelente pesquisa também. Pega o livro dele, "A arte de Pontear viola", que é bom demais.

Quanto ao tema que você levantou, de se haveria ou não necessidade de se criar um Fórum só para viola caipira aqui no FCC, sou da opinião de que deveria. Primeiro, pois a cultura desse instrumento está se popularizando no meio urbano e resgatando força em todo lugar. Segundo, pois existe o de guitarra, e se há um fórum para violão e outro para guitarra, havendo tão poucas diferenças entre os instrumentos (comparativamente com a díspara diferença entre violão e flauta transversal, por exemplo; ambos são instrumentos de seis cordas, em geral utilizam a mesma afinação e etc...), deveria haver um para a viola, que é muito mais diferente do violão que a guitarra. Isso, inclusive, eu discuti no começo deste tópico, se você quiser ler.

_Raulzito_
Veterano
# abr/07
· votar


Viola caipira eh foda! Começei a participar de um encontro que se chama amigos da viola, tem em varias cidades, eu toco violao, mas tem uns caras lah muito fodas na viola caipira, principalmente o maestro q alem de viola caipira toca varios outros instrumentos como violao classico, violino, viola classica e acho que mais uns instrumentos de sopro.

Gosto muito de Almir Sater(to escutando agora...) e Renato Teixeira.

billy ramone
Veterano
# abr/07
· votar


Gosto muito de Almir Sater(to escutando agora...) e Renato Teixeira.

esses são demais

_Raulzito_
Veterano
# abr/07
· votar


billy ramone
\o)\o/

jabea
Veterano
# abr/07
· votar


a ai pardal blz olha ja trilhei todo caminho na viola tipo metodos luthiers
gravações violeiros conhecidos e desconhecidos,ja viagei em pesquisa ,etç mas agora resolvi tocar,estudar pegar a mão na massa ralar tem um luthier aqui na minha city muito bom ja conversei com ele e ele vai fazer uma viola com madeiras daqui que ele chama viola do serrado.quanto ao violeiro que gravou musicas de bach olha acho que ele gravou pelo selo alternativo chamado marcus pereira ,não sei mas acho que e isso,tem tambem o toninho macedo do grupo abaçai,ele tem coisas bem interessantes sobre a viola caipira ,o museu do folclore em sampa,etç,çe procura dai que eu procuro de ca ok?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amantes da Viola Caipira!