Amantes da Viola Caipira!

Autor Mensagem
Pardal
Veterano
# set/06


Com este fórum, pretendo pedir aos amantes da viola caipira que se unam, de forma que os moderadores criem um fórum para o instrumento, assim como há para o violão, guitarra... Tem até gaita!!! Então, tem que ter só pros violeiros!

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


Correção: com este tópico... Foi mal...

thevitaum
Veterano
# set/06
· votar


boto fé viu.... precisamos de um tópico só pra viola!!!!!!!!

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# set/06
· votar


eu adoro aquele som da viola, pena que nada sei sobre ela...
então apoio a criação de um tópico assim!

3 votos

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


Pardal

pow .. eu to dentro!! haha

4 votos ..

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


Aeh! Quatro votos! Vou checar todo dia esse tópico, como tem de ser! Valeu, galera! Espalhem pros seus amigos e conhecidos! Estão injustiçando nossa viola caipira!

Wacko_Rhailent
Veterano
# set/06
· votar


Tá falando de elomar, geraldo de azevedo, xangai, essas paradas?

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


Wacko_Rhailent
Pardal

Tá falando de elomar, geraldo de azevedo, xangai, essas paradas?
eu to falando de Mazinho Quevedo, Roberto Corrêa, Braz da Viola, e outros das antigas dos quais o mestre Tião Carreiro eh o de maior destaque!

slash bsb
Veterano
# set/06
· votar


eu bto fé mais um voto

Fred_Reprimand
Veterano
# set/06
· votar


Viola caipira é muito foda! legal pra caramba!

pode conta comigo, mais um voto!!!!!!

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


Blz! seis votos! Quando é que um moderador vai entrar nesse tópico? Tô querendo muito um Fórum só pra viola caipira! Tá demorando... Continuem votando!

Vinicius de Abreu
Veterano
# set/06
· votar


Não é preciso somente votos para se criar um tópico, a coisa é mais complicada.
Existe um público suficiente para deixar o forum de Viola Caipira ativo? Para abastecer com informações, gerar debates, pesquisas, dicas válidas, e com uma grande importancia: Existe muita gente que toca Viola?
Eu já imagino como seria esse forum. Se o de violão já é capenga do jeito que é, um de Viola ia com toda a certeza ser condenado às teias e traças. Não estou sendo pessimista, somente realista, mas essa é a MINHA opinião.

Ah, meu voto é nulo.

Bog
Veterano
# set/06
· votar


Concordo com o Vinícius. Imagina, se em 4 dias apareceram SEIS votos num tópico, como seria a movimentação de um fórum de viola? Um post novo por semana?

Se existe o interesse, acho que poderiam postar os assuntos "violísticos" aqui mesmo. Havendo movimentação, aí sim dava para pensar em um fórum próprio. Afinal de contas, os fóruns são feitos pelas pessoas que discutem, e não é a criação de um fórum de viola que vai fazer os assuntos e discussões surgirem do nada.

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


Pardal

acho bom vc pensar nas msg q trocamos por msn ... mesmo assim continuo apoiando a idéia!

angus junior 2
Veterano
# set/06
· votar


_BLACKMORE_
ow me ajuda ai
cabei de comprar uma viola..
preciso de dicas, de afinaçao e tals
por favor

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


angus junior 2

me add no msn ... stomp_handmade no hotemeio ponto com

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


angus junior 2:

Pode tentar me contactar por e-mail:

pardal_sparrow_bh@hotmail.com

Quem sabe eu te passo alguma coisa. Dependendo de onde você mora, compre métodos bons. Não pegue ainda "A Arte de Pontear Viola Caipira", pois é nível superior.

E vê se arruma professor! É a melhor dica que posso te dar... A não ser que você já toque violão. Procure uma apostila do Rui Torneze de Araújo, também muito boa pra quem tá começando.

Vê se me fala, eu posso te dar umas dicas.

Vinícius de Abreu e Bog:

Em primeiro lugar, esse tópico é para amantes da viola caipira... Aspiramos sim, a criação de um fórum só para o instrumento, mas como bem observou Bog, provavelmente seria um fracasso atualmente, tendo em vista o número de pessoas que acessam o FCC e tocam a viola caipira. MAS, mesmo assim, é um instrumento digno de respeito. Temos também fóruns de outros instrumentos que não são muito frequentados. Mas os fóruns existem para que, mesmo os poucos, tenham como se comunicar. Imagina se só o fórum mais acessado fosse mantido? Não seria ridículo?Ser contra a criação de um fórum para viola é ser antidemocrático, é segregar o direito à comunicação via internet para determinados instrumentistas. Não é ética essa segregação. Além do mais, é bem possível sim que tópicos apareçam, não do nada, pois existem muitas coisas a se compartilhar sobre viola. Elas não vêm à tona justamente por não haver espaço reservado para elas. Por exemplo, o membro angus junior 2 escreveu neste tópico para procurar informações de viola que, se houvesse um tópico discutindo o assunto "afinação de viola caipira", já teria sido resolvido, pois essa dúvida dele eu já vi aparecer em outros tópicos... Muita gente que toca violão procura viola caipira e, claro, a afinação é essencial. No entanto, só em partitura, eu já vi 34 afinações diferentes! Só pra discutir qual afinação é mais conveniente para cada música, ou estilo regional, ou ponteio (que eu conheço 4 formas de pontear na viola, quer dizer, 4 formas de frasear na viola), já daria um intenso debate, válido para aqueles que talvez nunca nem tenham pego o instrumento. Como vocês podem bem ver, sim, existe a necessidade de se criar um fórum só para a Viola, isso é inegável. Aqueles que tem interesses no instrumento vão aparecer lá naturalmente. Talvez, como já disse, não haja um público que justifique a criação deste fórum, mas as razões pelo qual um fórum é criado não é o número de acessos, mas sim a necessidade de discusão, de compartilhar de conhecimentos e experiêncis. Por causa disso, tenho que testamentar e ser categórico: TEMOS URGÊNCIA EM CRIAR UM FÓRUM DE VIOLA CAIPIRA!!!

Deu pra entender?

laerguitar
Veterano
# set/06
· votar


Pardal

ai, mais um voto pro 6 uai. ashuahsu

c tem forum de guita pra eu me diverti, tem q t um de viola pros violero tbm. hehe

flw...

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


Pardal
angus junior 2
Dependendo de onde você mora, compre métodos bons. Não pegue ainda "A Arte de Pontear Viola Caipira", pois é nível superior.

vou discordar de vc camarada ... eu tenho uns 4 metodos aqui fora alguns q me mostraram .. e o único que eh completo eh o do roberto correa, arte de pontear viola .. pois tem historia e teoria ...
veja q tem ritmos .. ponteados ... levadas ... afinações ... e o principal o CD pra q vc saiba ouvir o q esta tocando .. e ter não a noção .. mas saber exatamente o que é para ser tocado ...
40 reais (qdo comprei) muito bem investidos .. o melhor custo bveneficio ... os outros .. dinheiro jogado fora ...

Bog
Veterano
# set/06
· votar


Pardal

Em primeiro lugar: eu não tenho nada contra a viola caipira. Acho muito bacana, e se tivesse tempo e dinheiro para aprender, gostaria de tocar (e também bandolim, banjo, cavaquinho...).

Em segundo lugar, não é uma questão de ser antidemocrático. Acho que você está dando muito mais importância a isso do que o necessário. O FCC não é uma entidade pública, ou uma tribuna, não tem nenhuma obrigação de criar fóruns específicos para todos os instrumentos sob o argumento de que não fazê-lo é "segregar o direito de comunicação via Internet". Você tem e-mail, tem Orkut, e tem formas de fazer um fórum próprio só para pessoas que toquem viola. O direito de comunicação existe, está aí. É só você saber usá-lo. Você não precisa se prender ao FCC.

Veja bem, eu não sou CONTRA a criação de fóruns para o que quer que seja. Mas sei que o FCC não tem obrigação nenhuma de fazer isso, e se os responsáveis pelo fórum não enxergam a necessidade de um fórum para a viola, eles não têm por que criá-lo. É um direito deles. Eles não são uma entidade governamental ou que recebe financiamento do governo para "promover a discussão entre músicos de toda natureza". Se você não está satisfeito com o FCC, pode fazer sugestões. Mas não exigências. E se as sugestões não forem atendidas, você tem todo o direito de criar o seu próprio fórum para discutir o que você quiser. Perceba como ISSO sim é que é democrático.

Por sinal, também não existem fóruns para outros instrumentos bem populares, como o cavaquinho e o pandeiro. Acho que se a discussão sobre a viola simplesmente começar a aparecer, as pessoas responsáveis vão entender que era interessante criar um fórum específico para isso. Do contrário, você pode fazer a tua sugestão. Embora eu ainda ache que vai ser um fórum pouco movimentado.

Rowashburn
Veterano
# set/06
· votar


Viola detona!!!

Tião Carreiro é o Jimi Hendrix da Viola!!!!!!! O cara detonava!!!!!

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


_BLACMORE_:

De fato, o livro do Corrêia é o mais completo, mas mergulhar nele de cabeça no começo, sem um apoio prévio, é muito pesado. De fato, é incomparável o trabalho contido no livro, e mesmo quem não quer aprender viola deveria ter o livro só pelo valor de pesquisa que o autor teve. E ainda tem: ele continua pesquisando.

Bog:

Boas as sugestões que você enviou, mas nem tudo é fácil de se concordar. É muito mais conveniente criar um fórum para viola caipira num site de fóruns do que criar um novo site e esperar por anos até que ele se torne popular. In Fact, a idéia de trocar conhecimento por orkut, MSN ou mesmo e-mail não é ruim, mas sem um lugar como um fórum, em que você chama a atenção de pessoas de várias partes do Brasil, eu ficaria limitado demais em meus contatos com outros violeiros. O fato de eu postar um tópico desses é justamente de que, se não for criado um fórum pra viola, pelo menos eu encontrei pessoas fora da minha cidade que querem discutir o instrumento e tem muito a me acrescentar. De certa forma, é como se eu estivesse usando o fórum para "pesquisar", uma ponte para chegar a um debate mais vasto do que aquele que eu conseguiria sem a internet e sem um site conhecido, e se der certo a criação de um fórum, melhor ainda. Não estou perdendo nada com isso.

Talvez você tenha levado a sério demais a questão de "exigência": in fact, eu nem tenho como obrigar alguém a criar algo na internet, eu nem conheço os moderadores e portanto não tenho nenhum poder de influência sobre eles. MAS, posso argumentar sobre o assunto, pois tenho esse direito: posso defender a criação. Talvez eu tenha sido outrora assaz dramático (com certeza), mas se me interesso pela criação de um fórum num site já conhecido, onde seria miuto mais rápidos os debates, não há motivo que me impeça de fazer por onde. Você bem falou que outros instrumentos também populares estão sem fórum. In fact, o meu foco é pra viola caipira, e aqueles que estão ligados a esses instrumentos devem também procurar estabelecer comunicação com outros pelo nosso país, que só seriam (e serão) encontrados via net. Mas a minha luta é pela viola, pois é um instrumento que, porque eu toco, tenho conhecimento da necessidade de discussão dele, e dos outros estou, portanto, "alienado", então não possuo argumentos para defendê-los.

Eu também tocaria tudo, se tivesse como. Nada melhor do que não fazer nada, só tocar e tocar e tocar!!!

E, finalmente, que bom que o FCC é não-governamental! Seria terrível! Já pensou, campanha pra deputado estadual, federal e para moderador do Cifra Club? Huashuahuahuas!!!

angus junior 2
Veterano
# set/06
· votar


Pardal
mestre pardal
que afinaçao tiao carreiro usava?
vc sabe algum site pra eu pegar cifras e tablaturas de tiao carreiro e pardinho?

vc teria mp3 deles?
soh acho albuns completos, e nenhuma coletanea, queria uma
valew

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


angus junior:

não me chame de mestre...

Não, não sei qual afinação Tião usava. Provavelmente era cebolão... Mas não necessariamente ele usava só uma afinação. Eu por exemplo uso duas. Mas você deve usar a que mais lhe convier. Eu recomendo a cebolão e rio abaixo, e se você toca violão pode pegar a natural também.

O melhor para o violeiro é tirar as músicas de ouvido, mas se ainda for muito difícil pra você, pode tenter bibliotecas públicas (eu vivo aconselhando isso), principalmente de faculdades. Mecha o traseiro! Sou a favor de que você se esforçe por tirá-las de ouvido, e ajuda muito praticar exercícios de escalas (tocar as escalas mesmo).

Não, não tenho mp3 deles não. Talvez eu possa passar do Roberto Correia, do CD dele que eu tenho. Mas acho que não é mp3...

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


angus junior 2:

Acho que encontrei a afinação de Tião Carreiro e Pardinho (em uma biblioteca pública de faculdade, claro. Nâo é à toa que recomendo esse tipo de pesquisa!). Parece um pouco com afinação natural. Era mais ou menos a seguinte (vai parecer super-estranha; pelo menos eu achei...):

1° par: E-E 2° par: B-B 3° par: G-E 4° par: D-B 5° par: A-E

Deve ser muito estranha a posição dos acordes, ou eles soam muito esquisito. Vou conferir a afinação pra saber como funciona, devidamente, e se você tiver alguma dúvida vai poder me consultar. Ou não... Espero ter sido útil. (: )

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


Pardal

bixo ... me passa o nome do livro!!
precido de algo de maior valor musical na minha bribotéca!! hehe

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


Livros excelentes de viola caipira:

"A arte de Pontear viola caipira", de Roberto Corrêia

Livros bons de viola caipira:

"Método de viola de Tião Carreiro e Pardinho", de Tião Carreiro e Pardinho

"Viola Caipira (estudo dirigido)", de Rui Torneze de Araújo

São os únicos que valem a pena! Agora, extra-viola caipira, tem:

"Teoria da Música", de Bohumil Med.

É o único! Apesar de ser de consulta, é usado em faculdades como bibliografia para vestibular!

Ademais, existem alguns específicos, que falam por exemplo de Harmonização, mas agora eu esqueci o nome do autor, pois não tenho o livro... Mas tem bons livros sobre o assunto!

Té! (: )

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Pardal

alguns q acho bacanas e tenho...

Roberto Correa A arte de pontear viola (comprem no site dele ... )

MANUAL DO VIOLEIRO - Braz da Viola

[url=http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=3753817541076ILXK 0]VIOLA CAIPIRA - ESTUDO DIRIGIDO
Rui Torneze de Araújo[/url]

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


Bom... Na minha opinião você já tem a nata dos livros do assunto. Enfim, mais um motivo pra criar um fórum de viola: material do instrumento! Esse tópico não é exatramente para isso, mas para angariar votos em prol da Viola Caipira e reunir todos os violeiros!

_BLACKMORE_
Veterano
# set/06
· votar


Pardal

Na minha opinião você já tem a nata dos livros do assunto
agora falta córum!!

estou esperando a gravina q tu ficou de me mandar!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amantes da Viola Caipira!