epiphone EJ-200 CE X Takamine EG-523SC

Autor Mensagem
kikopap
Veterano
# mar/06


entre esses dois jumbos, falando de som e credibilidade da marco no ramo de violões qual é o melhor?

Fante
Veterano
# mar/06
· votar


Takamine

jaime_plucky
Veterano
# mar/06
· votar


kikopap

falando de som
Esses dois disputam, acho que a escolha fica a criterio do gosto do musico.

credibilidade da marco no ramo de violões
Falando em nome, Takamine ganha, pq tem muito respeito.

Mas se fosse pra escolher entre os dois, eu ia de Takamine, acho esse epiphone muito enfeitado.

vicxingu
Veterano
# mar/06
· votar


kikopap,

Takamine EG-523SC- U$600,00 a U$800,00- Bom violão. Muito regular, bons materiais e bom controle de qualidade. Excelente se você quiser um violão para shows, por exemplo, devido a sua versatilidade.

Epiphone EJ-200- U$350,00 a U$500,00- Violão com bons materiais, bonito e arrojado. Não deve ser comprado se o que você quer é um violão para tocar todo o tipo de musica, esse provavelmente vai te satisfazer menos na hora de se apresentar ao vivo, mas se você botar essa donzela pra funcionar em um estúdio com um bom microfone para captar o som dele (não é eletroacústico), ela certamente irá lhe brindar com um som menos convencional do que o do Takamine.

Espero ter ajudado! Boa escolha.

jaime_plucky
Veterano
# mar/06
· votar


vicxingu

em um estúdio com um bom microfone para captar o som dele (não é eletroacústico)

Amigo mas o kikopap nao ta se referindo ao Ej-200, e sim ao EJ-200CE, que eh a versao eletrica desse violao. Ele ta custando aproximadamente o mesmo que o Takamine EG-523.

Hammer
Veterano
# mar/06
· votar


será que a qualidade do material utilizado no epiphone é de mesma qualidade do takamine, além claro da qualidade da captação usada , tarrachas e sonoridade?

vicxingu
Veterano
# mar/06
· votar


jaime_plucky,

Perdão pelo deslize. Não foi minha intenção dar uma informação no mínimo incompleta ao amigo kikopap.
Nunca toquei no violão Ej-200 CE, mas conheço o Ej 200 de longa data. Mesmo assim, vale ressaltar que a versão eletro acústica vem com um sistema de captação piezo debaixo da ponte, hardware dourado e possui as mesmas características do violão sem captação da Epiphone e principalmente do lendário clássico da Gibson.

Mais uma vez perdão e espero ter ajudado a lhe "confundir" ainda mais na fácil decisão de ter que escolher entre esses dois ótimos violões. Qualquer compra não lhe trará arrependimento algum.

Boa sorte!

dolesi
Veterano
# abr/09
· votar


Tenho um Epiphone ej-200vs ele tem uns 15 anos e o som dele é muito bom, foi um sortiado pelos Titãs em uma radio em Brasilia.

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


kikopap

Cara eu conheço os 2, e toco sempre com os dois porque eu tenho o EJ-200CE e o outro guitarrista da minha banda de blues tem o EG-523SC.

Não vou poder falar muito do som elétrico, pois o meu EJ-200 já tem uns 10 anos, e usava a captação shadow normal, enquanto os atuais usam os novos Systema eSonic2, que é bem melhor que os que vieram no meu, pois usa dois captadores.

Já o EG-525SC vem com os TK-40 da propria Takamine, que são pre-amps bem padrão mesmo, mas com algumas funcionalidades a mais, como Contour de Médios, Notch Filter e afinador. De resto é um captador piezo, então a menos que você seja como o meu amigo que fica fuçando nele pra ficar com o som mais ou menos natural, vai ter som de piezo, mas se ajustar direitinho fica bem legal.

Como meu EJ-200CE é antigo, eu acho esses sistema bem melhor que o do meu, mas dizem que o som dos eSonic2 que vem nos EJ-200CE atuais tem um som muito natural, mas eu nunca ouvi eles. Eu vou falar um pouco do som eletrico mais na frente, já que é basicamente resumir o reviews da internet.

Sobre a construção, o Takamine leva uma leve vantagem, por causa do acabamento dele que é um poquinho mais bem feito, no resto, os dois empatam em praticamente tudo, mesmo a diferença de acabamento que eu percebi pode ser coisa só do meu, que é meio antigo e o dele que tem só 1 ano. Nunca conferi o Takamine por dentro, mas ao tocar, acho que o Epiphone vibra o tampo com mais intensidade que o Takamine, mas o Takamine, no geral é mais uniforme.

Sobre a pegada, eu gosto dos dois, prefiro a do EJ-200 porque tenho mãos grandes e já estou acostumado com os shapes de braço da Gibson que são mais vintage, mais seguros e macios, já o Takamine tem uma pegada mais moderna, o braço é mais fino, é bom pra tocar rapidão, mas pra minha mão não dá muito certo.

Sobre o som acústico, o Takamine também soa mais moderno, com frequencias equilibradas, e soa muito bem, mas não me agrada muito. Pra mim Jumbo tem que ter aquele som grave, gordo, com peso, mas ao mesmo tempo com agudos macios e redondos, como os Gibsons, Martin e Guild, isso o Epiphone dá que sobra. o Tampo do Epiphone vibra que é uma beleza e eu até gosto de sentir o fundo do violão vibrando na minha barriga, coisa que no Takamine é mais sutil.

Já o Takamine tem um som mais moderno, tipo os outros violões da Takamine, ou os Taylor, pra mim tem mais agudos e médios do que deveria e falta um pouquinho do grave que eu tanto gosto. É som de Jumbo, mas não é o som clássico de Jumbo.

O Epiphone tem um volume maior (ao menos o meu), o Takamine tem uma resposta dinâmica mais linear, tipo se vc toca muito baixo no Epiphone, é realmente muito baixo se é muito alto é realmente muito alto, mas no Takamine tocar muito baixo é um pouco mais alto que no outro, mas quando se toca alto, no Takamine não é tão alto quanto no outro. O Baixista da nossa banda que diz de brincadeira que o som acústico do Takamine já vem com compressor, porque tem uma resposta dinâmica que lembra o som dum violão gravado com mic com compressor ligado.

Nos Epiphones novos, os captadores eSonic2 são uma grande vantagem, eles são um dos preamps mais modernos pra violão, ele vem com 2 captadores, um no braço e outro na ponte, que captam o som das cordas e o som do corpo do instrumento, no preamp você tem um controle individual pra cada captador além de um controle de blend em que você pode dosar a quantidade de sinal de cada captador irá usar até achar a quantidade certa de cada para dar o som que tu procura. Dizem que fica realmente muito bom e que o som elétrico soa muito natural, e muito mais natural que os piezo.

Mas se tu procurar na internet, vai ver que nem tudo são flores, pois no caso dos Epiphones feitos na China, o controle de qualidade as vezes deixa a desejar, então existem algumas reclamações de gente que comprou peka ubterbet pegou um violão em que o preamp veio com defeito, parece queo violão funciona sem o preamp, só com os caps, mas o som dele eletrico sem esse preamp não é muito bom. Por isso convém testar o violão antes pra ter certeza que não pegou um dos que vieram de fábrica com defeito. Mas se o seu vier beleza, vai ter um dos captadores mais modernos atualmente, mais informações aqui. Abaixo uma imagem do preamp.

http://www.epiphone.com/press/MB_ESonic2.jpg

Como eu disse não tenho muito como comparar o EJ-200 atual com o EG-253, pois o meu é bem antigo, feito na Coreia, tem um padrão de qualidade no acabento bem alto pros padrões dos asiáticos, coisa que parece que diminuiu um pouco nos Epiphones feitos na China, então se conseguir um Made in Korea é mais jogo.

No geral como o cara aí em cima disse, o Takamine é um belo de um pau pra toda obra, e se você precisa de versatilidade, ele vai ser um pouco melhor que o Epiphone.

Mas pra mim é como comparar um esportivo da BMW com um da Porshe, apesar dos preços serem os mesmos, o Porshe sempre vai ser mais carro, mesmo que a a BMW corra mais, seja mais confortável, tenha mais espaço, mais tudo, ela ainda assim não tem o feeling do Porshe. Pra mim esse Takamine é mais ou menos isso, ele tem tudo igual ou um pouco melhor que o meu EJ-200CE, mas não tem o feeling que eu quero.

Então eu nem pensava 2x em comprar outro EJ-200CE, pq o meu só troco se for por um Guild, Martin ou Gibson, já que Taylor e Takamine não dão o som que eu quero, por melhores que sejam.

TioAle
Veterano
# abr/09
· votar


vou colocar um simples detalhe que faz eu dar ponto pro Takamine e tirar do Epiphone, são as madeiras... as do Taka são melhores... inclusive o Epiphone tem Tampo LAMINADO, o que eu considero um assalto num instrumento que custa em média R$2.000,00

MMJr
Veterano
# abr/09 · Editado por: MMJr
· votar


kikopap

Voce considera testar os violoes Crafter???

Valeu....

wppereira
Veterano
# abr/09 · Editado por: wppereira
· votar


inclusive o Epiphone tem Tampo LAMINADO, o que eu considero um assalto num instrumento que custa em média R$2.000,00

É impressionante como os instrumentos da Epiphone são overpriced!

Eu tb nunca compraria um violão laminado por 2000 pratas!!!

kikopap
Considere tb os violões da Crafter e da Cort. São os melhores custo X benefício do mercado!

MMJr
Veterano
# abr/09
· votar


Observem que a Takamine so da um ano de garantia ( partes e contrucao) nos violoes da serie EG... Por que sera???

A maioria das outras marcas dao 1 ano para partes e 3 anos para construcao...

Partes seria as tarraxas e captadores....
Construcao seria problemas com o Braco, tampo , laterais e fundo...

Valeu....

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


TioAle
vou colocar um simples detalhe que faz eu dar ponto pro Takamine e tirar do Epiphone, são as madeiras... as do Taka são melhores... inclusive o Epiphone tem Tampo LAMINADO, o que eu considero um assalto num instrumento que custa em média R$2.000,00

Cara o grande probema é que ao menos pra mim, que uso os dois lado a lado toda semana nos nossos ensaios e eventualmente nos nossos shows, eu ainda acho que o Epiphone leva a melhor.

Os motivos não são muito claros pra mim, porque meu conhecimento de luthieria de violões não é tão extenso quanto é o de guitarras, mas uma sensação que ele sempre me dá é que ele tem excesso de verniz no acabamento e por isso a madeira não vibra com toda a liberdade e por isso ele fica sempre devendo a meu EJ-200CE.

Se é isso eu não sei, mas pra mim é a maior diferença em termos de acabamento. Já que as construções internas dos dois são limpas e aparentemente bem feitas, ambos tem braços aparentemente bem feitos (apesar de eu achar o do Takamine mais chatinho pra achar o ponto ideal de regulagem, já que sou eu quem regula os instrumento da banda toda), sem contar que o braço dele é estranho, tem pouca largura e muita grossura, são mais finos que os Epiphones, mas pela pouca largura termina dando a impressão de que são mais grossos do que deviam, outro grande problema deles pra mim é que tenho a mão bem grande.

Então pra mim o que importa é o resultado final da construção, até porque se ele não for bom, não interessa se a madeira é um tampo de AAA solid spruce ou um laminado meia boca qualquer.

Sem contar que a maioria não percebe essa diferença entre madeira sólida e laminada, eu mesmo só percebi depois de alguns anos tocando, e só porque porque tive a oportunidade de ficar quase 2 anos com instrumentos dos dois tipos a disposição pra testar, se não talvez demorasse ainda mais a perceber.

MMJr
Observem que a Takamine so da um ano de garantia ( partes e contrucao) nos violoes da serie EG... Por que sera???

A maioria das outras marcas dao 1 ano para partes e 3 anos para construcao...

Partes seria as tarraxas e captadores....
Construcao seria problemas com o Braco, tampo , laterais e fundo...

Valeu....


Cara, eu não sei, os dois são bem caros pros nossos padrões, entregam um produto até bem bonzinho, mas os dois estão bem acima do que entregam. Agora eu não pensava duas vezes antes de comprar o EJ-200, ao menos se a única alternativa fosse esse Takamine, infelizmente nunca testei os Crafter e o pouco contato que tive com o SJ-10X da Cort só foi o suficiente pra ver que ele tem um som e uma pegada muito bons, mas não deu pra avaliar direito.

MMJr
Veterano
# abr/09 · Editado por: MMJr
· votar


Bom ,, galera...
Eu tenho uma birra com os Takamines....
Nao acho que vale o preco.....Principalmente este EGs...

Um exemplo eh a colocacao do nosso amigo
nichendrix....
O Epiphine tem o tampo laminado e de acordo com a experiencia do nichehendrix se sai melhor que o Takamine que tem o tampo macico tao desejado por todos ....

Valeu brother....

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


MMJr
O Epiphine tem o tampo laminado e de acordo com a experiencia do nichehendrix se sai melhor que o Takamine que tem o tampo macico tao desejado por todos ....

É por aí, mesmo contando que meu Epiphone tem 10 anos nas costas e o Takamine tem pouco mais de 1 ano e meio, teoricamente ele poderia dar um som melhor, ter uma tocabilidade mais interessante, mas pra mim não rola.

Já o dono dele, acha ele uma maravilha, porque ele é baixinho e tem a mão pequena, então como o corpo desse Takamine é levemente menor que o Epiphone, e o braço não é tão largo e grosso (apesar de dar a impressão de ser bem grosso por causa da pouca largura), isso tudo favorece a tocabilidade pra ele que é nanico, ehehehhehehehehe pra mim não vale o preço dele. Mas minha namorada discorda de mim, tanto que sob protestos meus, ela vai comprar o EG, mas em grande parte é porque o cara do Rosas de Saron usa um, então é melhor que qualquer outro... pode uma coisa dessas????

MMJr
Veterano
# abr/09
· votar


sob protestos meus, ela vai comprar o EG, mas em grande parte é porque o cara do Rosas de Saron usa um, então é melhor que qualquer outro... pode uma coisa dessas????

Eh exatamente assim que a Takamine esta pegando a galera...
So nao ve quem nao quer.....

Valeu.....

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


MMJr
Pois é, mas eles tem violões bons tb, os tops de linha, aqueles de 5000+ dolares são muito bons e não perdem pra outras marcas no mesmo patamar não. Mas tu acha mesmo que se eu tivesse 5000 doletas sobrando, eu deixaria de comprar um Gibson ou Martin pra comprar um Takamine??? Podem ter as encrustrações de abalone em forma de golfinho mais lindas do planeta (esse era o modelo mais lindo da linha 2003), mas eu não dou... ehheheheheh

MMJr
Veterano
# abr/09
· votar


Concordo...

Os de 5-10 mil sao bons...os que eles fazem para os famosos tambem sao bons.....Mas o meu dinheiro eles nunca vao ver....

Inclusive se, por exemplo, eu ganhasse um em um sorteio ou coisa parecida...eu nem pegaria o violao, pegaria em dinheiro...


Valeu....

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMJr
Eu pegaria e venderia se fosse o caso. O que piora aqui é o preço que se paga neles, com o preço de uma Gibson no Brasil, vc vai nos USA, compra 2, fica com uma, vende a outra e vai ter dinheiro pra comprar mais 2 lá... pode isso?

Os violões da Gibson ainda estão mais overpriced ainda.

TioAle
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Cara o grande probema é que ao menos pra mim, que uso os dois lado a lado toda semana nos nossos ensaios e eventualmente nos nossos shows, eu ainda acho que o Epiphone leva a melhor.
concordo que o esse takamine não é um violão excepcional, inclusive nessa faixa de preço eu particularmente não escolheria nenhum dos dois, inclusive tenho um certo pré-conceito de epiphone, por ser uma marca muito cara, como gibson entre outras marcas "Importantes" que vc paga e muito caro pelo nome escrito no headstock, e eu acho o nome epiphone muito caro, não valendo o custo deles.

Então pra mim o que importa é o resultado final da construção, até porque se ele não for bom, não interessa se a madeira é um tampo de AAA solid spruce ou um laminado meia boca qualquer.
acho tbm que o que mais vale é o resultado final, porém não é a escolha de madeiras nem a construção que vai dizer o melhor ou pior, e sim um conjunto de fatores que incluem madeiras e construção entre outras características tão importantes quanto.


MMJr
Eh exatamente assim que a Takamine esta pegando a galera...
So nao ve quem nao quer.....

takamine se vale do nome que a marca construiu, não pelo sua atual qualidade.

wppereira
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
É por aí, mesmo contando que meu Epiphone tem 10 anos nas costas e o Takamine tem pouco mais de 1 ano e meio, teoricamente ele poderia dar um som melhor

Pq!?

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


TioAle
inclusive tenho um certo pré-conceito de epiphone, por ser uma marca muito cara, como gibson entre outras marcas "Importantes" que vc paga e muito caro pelo nome escrito no headstock, e eu acho o nome epiphone muito caro, não valendo o custo deles.

É engraçado, esse lance das Epiphones, mundo a fora eles são sempre considerados uma ótima marca pra musicos amadores e semi-profissionais, que não precisam ou não querem gastar o valor de um instrumento profissional. E boa parte da fama deles vem por entregar uma qualidade um pouco melhor que a média da concorrencia por um preço lá embaixo, mas a realidade do mundo é diferente da nossa.

No Brasil eles são bem overpriced, mas ainda acho que estão estre as melhores opções na mesma faixa de preço, existem opções melhores? Claro que existem, mas em geral você vai ter que procurar por elas a dedo, no Epiphones não, você tem um padrão de qualidade bem estabelecido, sabe exatamente o que eles entregam or aquele valor e se eles estão muito caros é por ganância dos importadores e lojistas, já que dá pra trazer um pra cá por quase metade do preço que cobram aqui.

Agora sobre você pagar demais por um Gibson, eu só posso lhe perguntar, se você já tocou alguma vez com um, tipo eu não falo dos preços daqui do Brasil porque chegam a ser 4x mais caros que no resto do mundo, mas pela minha experiência com esses violões, que não é tanta, mas o suficiente pra avaliar, eu posso dizer que nunca toquei um violão de cordas de aço melhor, os que chegam perto são os Martin e Collins, porque nem os Taylor estão no mesmo patamar, ao menos não os que eu testei, os Guilds antigos também chegam perto, mas os atuais também não estão no mesmo patamar.

Infelizmente eles chegam aqui muito mais caros que o que deveriam, mas os outros também chegam, logo ainda acho que vale a pena uma ida pra os USA comprar, já que quem pode pagar 23000 reais em um SJ-200, pode pagar uma ida pros USA e comprar ele por 6000-7000 reais.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


wppereira

Porque apesar do meu ja ter envelhecido um bocadinho a madeira, ele ainda é de madeira laminada, e o Takamine de madeira sólida, mas mesmo assim, o EJ-200, aos meus ouvidos, ainda soa melhor que o EG-523

wppereira
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Não concordo. O violão laminado não sofre processo de envelhecimento de madeira (ou sofre um processo mínimo) por característica do processo e produtos utilizados na construção do painel de madeira. Um violão laminado tem como vantagem (ou desvantagem na opinião de muitos) a manutenção das características timbrísticas no som, isto é, um violão laminado de 30 anos soa exatamente igual a quando era novo.

Já o violão sólido sofre envelhecimento da madeira, provocando alterações nas fibras da madeira e em muitos casos "deformação" na caixa acústica que deixam o violão com o som mais aveludado, efeito chamado por muitos como abertura ou maturação do som.

Mas isso não quer dizer que um violão maciço é sempre melhor que um laminado. É plenamente possível um violão laminado de construção impecável soar melhor que um sólido, se este último for construído de forma digamos "mais displicente".

Mas geralmente um violão sólido soa melhor, e soará melhor ainda daqui alguns anos...

TioAle
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
wppereira

Não vou fazer as citações apenas concordar com os 2 tenho as mesmas opiniões, só vou discordar do nichendrix nesse ponto:

Agora sobre você pagar demais por um Gibson, eu só posso lhe perguntar, se você já tocou alguma vez com um, mas pela minha experiência, eu posso dizer que nunca toquei um violão de cordas de aço melhor, os que chegam perto são os Martin e Collins, porque nem os Taylor estão no mesmo patamar, ao menos não os que eu testei, os Guilds antigos também chegam perto, mas os atuais também não estão no mesmo patamar.

nichendrix, vou usar tbm da minha experiência para dizer que os Guilds antigos, tive pouco contato e não terei opinião formada...hehehehe ;)... agora vou tentar fazer uma comparação entre os Gibsons, Martins e Taylor, que estão mais próximos á minha realidade,

A Martin é excepcional em violão de construção Audithorium e Grand Audithorium, os Gibsons na minha opinão extraordinário são os Jumbos, os grandões mesmo, tipo o EJ200 da epiphone, os taylors na minha opinião é a única marca que consegue brigar tanto com os Jumbos da Gibson e com os modelos 000 da Martin.

estamos falando de violão de aço 6 cordas!

pq de nylon a menina dos meus olhos é o Gibson Chet Atkin! fantástico!

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


TioAle

Cara, os Taylor, são ótimos violões, mas pra mim não competem diretamente nem com Gibson e nem com Martin, em termos de som, eles competem em mercado, custo-benefício e tudo mais e pra alguns até me som também, mas pra mim não.

O som dos Taylor é mais moderno, equilibrado, eles são muito funcionais e cheios de funcionalidades, eu vejo eles muito mais como uma ferramenta do que como um instrumento que inspire minha vontade de tocar. São bons violões, bem construidos, tem tudo que um violão bom deve ter, mas nunca encontrei um que me desse o som que eu quero.

Os Draednaughts e Jumbos da Taylor não dá o som cheio e encorpado dos Gibson e Martin, eles tem mais médios, mais agudos, são mais equilibrados, acho esse som muito fraco.

Os Audithorium, Grand Audithorium e Concert Audithorium da Taylor também são muito equilibrados pro meu gosto, enquanto os Martin são brilhantes e cheios de presença, os Taylor tem graves, que pra mim não condizem com esses instrumentos.

Acho que o unico Taylor que eu realmente achei muito massa e que se tivesse grana provavelmente iria querer um são os T-5.

Agora não dá pra negar que se tu é um musico profissional que vive de tocar e gravar em estúdio, que precisa de versatilidade no som, então Taylor é uma mão na roda, pois te dá tudo que tu precisa pra brilhar nessas situações em um instrumento só. Mas como eu não sou profissional, nem vivo de musica, nem tenho compromisso com a versatilidade, só com os sons que eu realmente gosto, ainda continuo na perseguição ppor um Gibson, ou pelo menos por um Martin de verdade, já que o meu DX-1 não é o melhor exemplo da marca.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


TioAle
pq de nylon a menina dos meus olhos é o Gibson Chet Atkin! fantástico!

Bah eu não gosto muito dele, só é bom mesmo pra show.

TioAle
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
legal essa tua visão dos taylors.. nunca os tinha visto por esse olhar.. interessante, percebo que nossas "idéias" são próximas sim!

Os Audithorium, Grand Audithorium e Concert Audithorium da Taylor também são muito equilibrados pro meu gosto, enquanto os Martin são brilhantes e cheios de presença, os Taylor tem graves, que pra mim não condizem com esses instrumentos.

PERFEITO!

inclusive aproveito para dar uma impressão que essas características que vc mesmo citou dos Taylors dão aos 12 cordas um timbre pra mim adorável! mas aí eu sei que desvirtuei o tópico..rs.

Na moral
Veterano
# abr/09
· votar


Voltando ao caso do epiphone e do takamine lá de cima, como ficaria o crafter de7/n? está do mesmo nível?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a epiphone EJ-200 CE X Takamine EG-523SC