diferenca de preco takamine eg-523sc,epiphone ej-200ce EUA e BRASIL

    Autor Mensagem
    max guitar
    Veterano
    # jan/08


    preco takamine eg-523sc EUA $700,00 BRASIL R$2.137,00
    preco epiphone ej-200ce EUA $400,00 BRASIL R$2.117,00

    se convertermos o dolar para nossa moeda:
    takamine R$1.246,00 epipphone R$712,00 , praticamente o dobro do preco, e pq aki no brasil eles tem o mesmo valor? estranho n, vcs sabem o motivo?

    Bruh_figura
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Imposto,deve ta dentro da mesma faixa de cobrança.

    max guitar
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: max guitar
    · votar


    mas o imposto é cobrado na mesma porcentagem nos 2 modelos, deveria ter valores muito diferentes, o q n ocorre.

    max guitar
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ninguem sabe :(
    eu kero comprar um dos 2 ,mas n entendo esses valores

    TioAle
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    max guitar
    não digo que é o único motivo, mas tenho conhecimento que um dos motivos é que a MARCA EPIPHONE é supervalorizada no brasil.

    outro detalhe, veja da onde é a importação de cada instrumento, por exemplo, se o takamine vier da china ele entra com uma alíquota de impostos e o epiphone dos EUA vem com uma alíquota maior... como eu disse EXEMPLO, eu não sei de onde vem essas importações.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Outro fator é que o importador não compra um Epiphone a 400 dolares, quando muito compra a 300 mais provável ser um pouco menos.

    Pra mim, que já tive importadora e já fiz muito calculos desse tipo, independente da procedência a pura e simples matemática não justifica a diferença. Logo entra o fator decisivo.

    A ganância do importador que cobra muito mais caro do que devia, e ainda obriga o lojista a cobrar o preço X pelos instrumentos.

    Essa história de a marca epiphone estar supervalorizada, pra mim é conversa, pela pouca experiência que eu tive com a Royal, o que eu acho é que elas são caras porque é a que bota o lucro mais alto e a que dá menos margem pra negociação com os lojistas, é só ver que os preços são mais ou menos os mesmos no Brasil inteiro, não importa se a loja é grande ou pequena. Além é claro de que uma vez que a Royal tabela o preço de revenda, e bota eles com a margem de lucro lá na ionosfera, os lojistas que não são bestas se aproveitam disso pra não fazer nada, já que é muito conveniente pra eles, ganhar esse lucro alto e dizer que é culpa do importador que tabela o preço.

    TioAle
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Essa história de a marca epiphone estar supervalorizada, pra mim é conversa
    nichendrix

    vc apenas explicou a supervalorização da marca, não importa se vem de lojista, importadora, revendedor, de quem vem... o que disse é a super-valorização da marca.. o que vc discordou mas na sequência explicou e disse para nós de onde vem essa valorização .
    com eu havia dito a MARCA EPIPHONE é suepr-valorizada no brasil, só faltou dizer que éra pelos importadores!

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    TioAle
    De boa, eu entendi que era supervalorizada por quem comprava, mas na verdade não é só a Epiphone, 90% dos instrumentos vendidos no Brasil são supervalorizados pelos importadores, a prova disso é que se você pegar e comprar pelo preço de varejo de qualquer outro país do mundo e fizer uma importação independente pra cá, você consegue trazer muito mais barato, mesmo que você adicione algum lucro hosnesto a isso. Eu já fiz isso algumas vezes quando tinha minha loja (que também era importadora), e a gente na maioria das vezes conseguia trazer por um valor menor até do que os lojistas compram das importadoras oficiais.

    O que é ridiculo é que como todo mundo come nas mãos desses caras, eles tem peso o suficiente pra negociar contrato de exclusividade com as marcas que eles representam, impedindo assim que tanto as lojas de fora vendam pra cá produtos que tem importador oficial, quanto o proprio fabricante não vende pra outro importador que queira entrar na concorrência.

    É só ver o que a Gang fez, abriu uma loja nos USA, lá eles compram direto da fábrica, e vendem pra cá pela matriz deles no Brasil, e em geral sai mais de 20 a 30% mais barato que na concorrência, a unica loja que vi acompanhar em preços é a Hendrix que à vista está dando 20% de desconto então em alguns modelos fica mais ou menos no mesmo preço.

    Mas se você olhar nas tops, como as Les Paul '58 VOS, na Made in Brazil está 24000 reais, enquanto na Gang pode ser encontrado por mais ou menos 2/3 desse preço, as vezes menos. No geral sai mais barato que usado.

    Se você olhar o preço duma VOS na loja do Dodô Audrin, que pra mim é a que cobra o preço mais perto do preço justo, vai descobrir que uma VOS dessas sai por pouco mais que metade do preço da Made in Brazil.

    BaNdAiD
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Epiphone: 400 dolares + 60% imposto = 640 dolares = 1.440 reais
    Takamine: 700 dolares + 60% imposto = 1120 dolares = 2.520 reais

    isso com a cotação do dolar atual!!

    Agora, a takamine é muito mais distribuida no brasil do que a epiphone (em termos de violão), então consegue chegar aki a um preço melhor...

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    BaNdAiD

    O problema é que o impostador não compra a esse preço, pode tirar pelo menos 35-40% do preço de varejo nos USA que você vai ter uma média de quanto eles compram. Se tu fizer a matemática toda de novo, vai ver que o unico jeito é eles meterem o lucro deles lá em cima e em dolar. E quanto mais perto dos instrumentos top de linha vai ficando, mais eles metem a mão, pq não trazem tanto se comparado com os startups.

    TioAle
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nichendrix
    pela tua experiência vc acha viável comprar importar instrumentos particularmente?? diretamente de uma loja que entregue pro brasil? já vi lojas no ebay que entregam no brasil, inclusive um primo comprou o playstation 3 dessa forma, vc acha vantajoso esse tipo de compra de instrumentos musicais?

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    TioAle

    Cara, se for pra uso pessoal vale a pena, se for como muambeiro vale muito a pena tb, mas se for pra vender em loja mesmo, com nota, não rola, só se tu conseguisse um preço de atacado mesmo. Quandoo a gente tinha loja, as vezes fazia isso pra alguns clientes, eles pediam algo e a gente comprava na Guitar Center de Miami e botava pra trasportadora trazer junto com os importados da loja, e mesmo pagando imposto saia muito mais barato.

    Algumas vezes que algum amigo próximo queria algo e coincidia com ida da gente lá pra negociar preços com os fornecedores, a gente trazia como bagagem mesmo, e a nunca fui parado pela receita com guitarra (só com o meu XBox heheheh), então nem pagava imposto tb. Mas nesse caso era coisa ou pra mim ou amigo próximo mesmo, já que não dá pra vender isso com nota.

    Agora se você quiser ser muambeiro, vai e compra uma Les Paul '58 VOS, tu paga uns 8-9000 reais nela na Guitar Central (se pegar em promoção paga até menos), mas o preço dela usada no Brasil é de 18-20mil nas Two Tone e Krokodille Pop da vida. com esse preço tu volta, uma vez que tu consegue passagem de ida e volta até por 1000 reais nas promoções da TAM, e com 1 instrumento raramente tu é barrado (pelo menos no Aeroporto de Fortaleza que é o internacional mais próximo daqui), então tu ganha por baixo 10000, dinheiro que sobra pra ir lá e fazer tudo de novo.

    O lance maior é que pelo preço de uma Gibson ou Fender Top no Brasil (nem precisa ser custom shop, as american deluxe ou american vintage da fender ou as Gibson Standard e Custom), tu paga a passagem de ida e volta, 3 dias de hospedagem num Ibis da vida, compra a mesma guitarra, e ainda sobra o troco pra pagar uma parte do imposto se tu for barrado. Isso se tu não sair gastando feito doido, mas ainda aproveitando o passeio pra relaxar, dar uma voltas e afins.

    Se for pelo e-bay, eu não sei como fica o frete e a tributação mas é pra ficar ainda uns 20% mais barato que o preço de tabela daqui, se pegar em promoção vai mais diferença. Mas pelo mesmo preço ainda vale mais ir lá, comprar e trazer.

    TioAle
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: TioAle
    · votar


    nichendrix
    beleza.. valeu as dicas.. mas com certeza são instrumentos pra uso pessoal mesmo.

    claro que qdo for pra lá.. acabarei trazendo uma ou duas peças pra levantar um troco.. mas não como "muambeiro profissional" rs.

    wppereira
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    TioAle
    Muito cuidado com essa história de que é fácil passar com instrumentos musicais no aeroporto. Não é fácil! Ainda mais quando se trata de guitarras de marcas consagradas e que vêm em cases. Conheço duas pessoas que quase perderam instrumentos que foram pegos pela receita federal no aeroporto de SP...e com certeza existem muitos outros que passam por essa situação!

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    wppereira

    Cara acho que isso vai muito do aeroporto, por exemplo em Guarulhos a fiscalização é muito forte porque 90% de tudo que é importado legalmente ou ilegalmente vai pro estado de São Paulo, seja por terra, ar ou mar, inclusive trafico de drogas, armas e até pessoas, então a PF e a Receita apertam muito o cerco lá, já que mais cedo ou mais tarde é por lá que se passa.

    No Rio a mesma coisa, mas na maioria dos outros aeroportos internacionais, a fiscalização é bem mais relaxada, até porque o volume de passageiros é muuuuuito menor, então eles podem se concentrar mais nos casos que realmente levantam suspeita. No caso do terminal de passageiros, muitas vezes eles pegam aleatóriamente, outras param pra revistar vários por suspeitarem de um.

    Enfim a chance sempre existe, mas Rio e São Paulo estão sempre passando o pente fino, enquanto a maioria dos outros aeroportos, isso é mais dependente da época, assim a fiscalização é mais rigorosa quando o movimento é maior. Vale a pena se informar com quem viaja com frequência pra saber como anda isso.

    Outra é que tu não é obrigado a pagar na hora que chega, se tu for pego, teus produtos que passem da cota de 500 dolares ficam apreendidos, e tu tem que ir ao escritório da Receita mais próximo pra pegar a guita de recolhimento fiscal, um dos tipos de DARF, que é um boleto que você paga em qualquer banco. Você tem um prazo pra pagar esse DARF, se não me engano é até 90 dias dependendo do produto, valor, etc. Se passar muito desse prazo aí sim tu perde teu instrumento, que vai ser leiloado pela receita pra pagar o imposto que tu deve e tu vai ter teu nome sujo no sistema bancário até lá.

    Então não existe esse terrorismo de foi parado tem que desembolçar ou tomam os insntrumentos, tu vai ter um prazo pra pagar esse imposto. Obvio se tu pagar na hora, tu recebe teus produtos na hora, mas não é obrigado.

    TioAle

    Talvez eu tenha me expressado mal quanto ao eBay. O lance do ebay, é o seguinte, tu tem que ver mesmo é quanto está o dolar e quanto de imposto e frete tu paga pela transação, se com tudo isso sair mais de 30% mais barato que o valor aqui, pode comprar que é vantagem.

    Nesses tempos de dolar alto é mais dificil conseguir essa vantagem, mas quando o dolar está de 2 reais pra baixo, é muito vantajoso. Imagina que o preço médio duma Les Paul Standard "nova" no eBay é de 1999 dolares, com o preço do dolar de hoje (2,224), e pagando todos os impostos ela chega aqui por em média 8000 reais com frete, isso ainda é mais de 3000 reais mais barato que o preço médio de uma Les Paul aqui, se isso é vantajoso pra você então vale muito a pena.

    Mas se você pensar que 1 ano atrás a mesma guitarra chegava por uns 6500 com frete, e isso é quase metade do preço de uma nova no Brasil, então tu começa a ver que a vantagem de comprar pelo eBay aumenta.

    A média de preços de trazer pelo ebay é a mesma de comprar de lá e ser parado pela receita aqui, tem uma variaçãozinha de nada pra trás... mas existe o risco de ser enrolado, mas tem um tópico aqui que fala sobre isso e que tem muitos relatos de vendedores honestos que vendem pelo ebay, então é que nem o mercado livre, é só procurar um confiável.

    wppereira
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nichendrix
    Então não existe esse terrorismo de foi parado tem que desembolçar ou tomam os insntrumentos, tu vai ter um prazo pra pagar esse imposto.

    Eu sei disso! O problema é que meus amigos não tinham o dinheiro e tiveram que fazer mó correria pra conseguir levantar a grana e pagar o imposto! E eu sei que isso acontece com muita gente...chegam no Brasil sem dinheiro pra pagar o imposto nem na hora e nem depois...

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    TioAle

    Um exemplo interessante é essa guitarra bem aqui,
    Gibson Custom Shop 1958 Les Paul Standard VOS.

    Ela chegaria aqui, por 9700 reais mais ou menos, é caro, mas é mais barata que uma Standard normal aqui, e essa é Custom Shop com todos os tags.

    Agora dá uma olhada no preço da mesma guitarra, usada, aqui:

    http://www.instrumentosusados.com.br/pedido12.asp?var_Codigo=19720

    http://www.instrumentosusados.com.br/pedido12.asp?var_Codigo=18446

    Se tu compra ela e revende aqui pelo preço de mercado praticado aqui, tu praticamente tem grana pra pedir mais duas, ao menos comprando ao preço que este vendedor está vendendo.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    wppereira
    E eu sei que isso acontece com muita gente...chegam no Brasil sem dinheiro pra pagar o imposto nem na hora e nem depois...

    É esse o grande problema, o cara quer fazer a compra sem planejar, quando eu comprei minha SG '61 Reissue lá (que infelizmente tive que vender uns anos atrás), eu guardei metade do valor do possível imposto pra caso fosse barrado, juntei mesmo e deixe de prontidão, porque assim se fosse barrado não ia ter muito problema.

    Nas vezes que viajei e trouxe algo a pedido de um ou outro amigo, ou mesmo pra mim, foi do mesmo jeito, eu dizia que só trazia se o cara tivesse pelo menos metade do dinheiro do imposto antes de eu ir. E assim trouxe 3 instrumentos pra mim e mais uns 5 pra amigos meus durante os 6 anos que eu fui sócio do meu pai na loja. Nessa época em geral eu ia pra lá 2x por ano com ele pra negociar com os fornecedores, e ele ia praticamente a cada 2 ou 3 meses.

    Mas enfim, são bons tempos que não voltam mais.

    wppereira
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nichendrix
    É o modo correto de fazer as coisas...pena que nem todas as pessoas pensam dessa forma e confiam única e exclusivamente na sorte!

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    wppereira

    Pois é, tem um amigo meu, ele é advogado, já conhece gente picareta há quilometros de distância. Uma vez ele foi parado com um Taylor top desses e uma Les Paulzinha, tava vindo da Disney com os filhos e achou que ia passar, mas ficou preso. Rapaz o cabra ofereceu uma propina pro fiscal e o cara deixou ele passar.

    Se fosse comigo, eu ia era preso...hehehehehheheheh

    Por isso eu sempre fui prevenido.

    Agora eu entendo o pensamento do povo, pq putz, uma Les Paul zerada em qualquer uma das mais de 200 lojas da Guitar Center, é pouco mais de 5000 reais, aqui a mesma guitarra é quase 12 mil, é uma tentação muito grande. Especialmente com a TAM fazendo promoção de ida e volta por 1000 reais.

    TioAle
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nichendrix
    valeu parceiro!!!! informações muito úteis!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a diferenca de preco takamine eg-523sc,epiphone ej-200ce EUA e BRASIL