Aproveitando a idéia de CaimDark........NOVA GERAÇÃO.....E seu futuro......

Autor Mensagem
Neo Anderson
Veterano
# ago/05 · Editado por: Neo Anderson


CaimDark
Vi num outro tópico que queria criar um tópico polêmico.....

Então vamos lá.....


O que acham que a geração(crianças de 7 até os adolescentes de 17 anos) vão "curtir" como música?

Eles vão preservar alguma coisa boa que ficou do passado ou vão sucumbir ao triste repertório da MTV? O que vocês estão vendo à sua volta?

Eu vejo crianças não mais brincando e ficando só jogando em computadores.....até aí vocês vão dizer "E nós ficamos muito tempo na net"......mas se for pra discutir, como fazemos aqui, estamos fazendo algo construtivo.

O que eles estão ouvindo? Ou escutando? Ou apreciando?

E as crianças e adolescentes? O que vocês acham que eles vão preservar ou passar a considerar como boa música? Será que a boa música do passado vai sobreviver??

Dêem suas opiniões.....

E vamos ao "quebra pau" hehehhe

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Cara, minha opinão é a seguinte: Nossos futuros jovens só estarão perdidos se nós não fizermos algo a tempo. Ainda há chance de reverter este quadro. Mas isso não quer dizer impor a eles nossos valores. NÃO! Tem mais a ver com participar de seus mundos, sonhos e angustias e, com a experiência que temos acumulados, transmitirmos a eles nossos valores. Mas nunca impô-los, apenas criar nos jovens a capacidade de discernimento próprio. E respeitar seus espaços ...

Neo Anderson
Veterano
# ago/05 · Editado por: Neo Anderson
· votar


Você não acha que até mesmo a própria internet, no sentido da individualização e reclusão da pessoa à sua casa, limite a capacidade das pessoas de se envolverem e isso tem um peso no gosto musical?

Por exemplo, ninguem(maioria) reune um grupo de amigos pra tocar rock(com guitarra) num churrasco.....Sempre rola um violão.......E em grandes centros urbanos esses eventos vem diminuindo. Eu mesmo raramente faço isso, faz tempo já que isso vem diminuindo.

E o processo de individualização das pessoas, a mudança de hábitos, pode estar refletindo no gosto musical.....vá a uma loja de instrumentos musicais e verá que a venda de guitarras é superior, apesar de mais cara, à venda de violões. Gosto de guitarra também, nada contra, até já tive uma no passado e pretendo ter outra no futuro.

Claro que existe todo o peso do que a TV passa, existe também a MPB que está meio que na corda bamba atualmente....

Quero ver a opinião de vocês.....acho que tem vários fatores, intrinsicos e extrinsicos, encadeados e isolados que estão afetando o gosto musical e mudando a tendência ao longo dos anos....

Quero extender esse tópico, vamos expor todas as opiniões e a relação à música que está vinculada ao violão, a que nível ela está sendo deixada de lado.

Entenderam?

Abraços! Vamo nessa, mandem bala pessoal!!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Neo Anderson
Você não acha que até mesmo a própria internet, no sentido da individualização e reclusão da pessoa à sua casa, limite a capacidade das pessoas de se envolverem e isso tem um peso no gosto musical?
Com certeza. Pra melhor e pra pior. Para melhor: Com a indépendência que a internet dá, vc pode pegar hoje um disco inteiro maravilhoso que só existe no mercado Japonês, por exemplo. Para pior. correms o risco de perder o comtato com o mundo real.
O ideal é usar se bem todas as ferrammentas que os jovens dispõem, e isso alguém tem que lhes, digamos, ensinar.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Bem, eu acho que a boa música e particularmente o violão não tem um longo futuro. Culpa da internet, do rock, da mtv? Não acho. Os seres humanos estão se tornando insensíveis, por fatores que vão muito além disso tudo. E estamos passando á nova geração um mundo onde oque importa é o prático, o simples, o lucro...
`Não é só a música. A arte esta tendo pouquissimo peso na época atual.
Desculpem o pessimismo, eu gostaria de pensar diferente.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Vejam a pérola que tive que receber como resposta no fórum de Música Em Geral...

Mas o Varg não eh satanista, ele é odinista. Ele destrói igrejas por que pelo ponto de vista dele a igreja católica destruiu a cultura dele centenas de anos atrás, e isso eh a mais pura verdade. A igreja nunca respeitou cultura nenhuma. E pra piorar inventam demônios baseados em divindades de outras culturas. Você sabe quem é Lúcifer? Você sabe quem é Belzebu? Eles não tem nada a ver com o que a igreja mostra. A igreja é uma grande destruidora de culturas. Sem contar que eh capitalista.

... quanto mais eu futuco, mais absurdos eu ouço desse pessoalzinho vendido para tudo o que é de fora. ILZO MEU AMIGO, a coisa tá feia demais! E agora me digam que importância afinal o raio da geração 80 teve???

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


YES
E agora me digam que importância afinal o raio da geração 80 teve???
Essa discussão é não é pra este tópico. já tem um tópico específico para esse assunto. Mas tudo bem. Como você marcou uma declaração referente a algo que voce abomina, pra depois justificar sua posição sobre a importância dos anos 80, eu também poderia fazer o mesmo. Colher apenas o lado positivo dos anos 80 e citar aqui. Mas isso não seria um debate, digamos, proveitoso e não acrescentaria nada ao assunto em questão.

Neo Anderson
Veterano
# ago/05
· votar


É isso que eu quero, ver a opinião de todos. Acho que o ilzo fuzaro não está sendo pessimista não. Não vejo um futuro muito bom, na verdade em área nenhuma. Tenho 23 anos e meu primeiro investimento será num apto ou numa casa num condominio fechado por motivos de segurança.

Agora voltando ao assunto, o que vocês acham que está acontecendo? Por que não surgem mais músicas como antes? As idéias foram usadas, não tem mais o que "inventar"? (foi uma pergunta retórica, claro que não é isso), que tipo de influência o pessoal ta usando pra fazer música? tenho acompanhado o festival na cultura, tá um lixo.....será que somos nós que estamos muito exigentes? Também acho que não é o caso....

1 voto para alienação.......minha própria geração, só vi, inclusive eu até certa época, preocupação com as festas, com balada, com beber, com sair com tal menina etc e nenhuma preocupação com cultura etc.....até alguns anos atrás....

Que está acontecendo com a música boa? De qualidade? Onde ela está? Quais são os motivos pra isso?

Vamo lá, opinem mais.....

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Essa discussão é não é pra este tópico.

Tudo se refere à alienação total e completa de nossa juventude, a falta de uma educação voltada para a cultura e não para a TV. Tudo está interligado. E as mudanças que vêm ocorrendo no mundo nas últimas décadas, sejam trabalhistas, sociais e artísticas, estão promovendo ainda mais aberrações como essa que registrei acima.
Sinceramente, a mentalidade de garotos com 'computadores em casa' me assusta, pois parece que são os que têm acesso a informação que tem menos noção da realidade.

Neo Anderson

Eu acho que o principal motivo para suas perguntas foi justamente o crescimento da indústria do entretenimento. A Arte deixou de ser o foco, e passou a ser o MEIO, o meio para o enriquecimento. Ao mesmo tempo os meios de comunicação se democratizaram e passaram a atingir um número maior ainda de pessoas. Uma combinação de degradação do ato de criar misturada com a divulgação dessa degradação para as massas.

Neo Anderson
Veterano
# ago/05 · Editado por: Neo Anderson
· votar


YES
Então acho que pensamos igual num aspecto> muitas pessoas deixaram de fazer música por prazer, para ficarem famosas, para ganhar $$ e só por isso. Não por paixão, por apreciar.

Foi esse o diferencial. E ainda por cima quem fazia músicas tipo nos anos 70 tinha um objetivo político social, eram pessoas que tinham grande cultura e domínio da língua portuguesa.....não tem um refrão por exemplo "meu cabelo é ruim, só pra rimar com "im"...você vai gostar de mim, se eu tocar no seu "radim" ".....

Acho os programas das tristes tardes entediantes de domingo por exemplo, não abrem espaço para talentos musicais de verdade. Óbvio, isso não é novidade nenhuma.....só querem mostrar a gostosa do......sei la, Tchakabum (e é gostosa mesmo né, fazer o que hehe)....

Acho que todos aqui vão ter uma opinião meio que complementar, não?

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Acho os programas das tristes tardes entediantes de domingo por exemplo,

Em decorrência dessa industrialização, passou-se a se privilegiar muito a IMAGEM do artista, o "VISÚ". Neste caso, programas de televisão passam a orientar sua possível audiência pela imagem. A música decaiu vertiginosamente, mas não podemos negar que as cantorazinhas estão mais gostosas! O fama é um exemplo... imagem ali é 70% do valor do artista.

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Putz, tô ficando famoso! Já têm até tópico com meu nome! Do jeito que fiquei conhecido rápido aqui, de repente até tenho chance como "artista". Acho que vou chamar duas mulheres gostosas pra formar uma "banda" e "tocar" no Faustão vê se ganho um dinheirinho fácil... :)

Mas Valeu Neo Anderson, eu falei só de curtição e né que o cara fez mesmo o tal do tópico... e pelo visto vai ser mais um pra "incendiar"... pena que minha aula vai já começar, mas depois tô de volta pra botar lenha na fogueira!

Rafael neto
Veterano
# ago/05
· votar


a galerinha de hj em dia só ouve lixo....só modinha um segue o outro o q expande muito é cpm..dead fish esses lixos que sao chamados de emo...! hard core ....musica sem qualidade nenhuma depois o povo vem falar de legiao ...x[!! rsrs abraços rapazes!

Neo Anderson
Veterano
# ago/05
· votar


Pelo amor de Deus, deixa a discussão do Legião pro outro tópico hehehe

Hoje as 22 horas vai ter a 3ª e última eliminatória, assistam, quero ver a opinião de todos amanhã

Só teve até agora que eu vi e gostei um sambinha de breque semana passada.....e mais nada me agradou....mas não vi todos os concorrentes também, vi nas 2 primeiras eliminatórias a partir do 6º, ia até o 12º.

Hoje vejo inteiro hehe.

Abraços, fica aí a dica pra hoje a noite.

CaimDark
Veterano
# ago/05 · Editado por: CaimDark
· votar


Neo Anderson

Pelo amor de Deus, deixa a discussão do Legião pro outro tópico hehehe

Só é. Tá difícil falar sobre qualquer coisa sem acabar desembocando em Legião ultimamente... daqui a pouco vamos criar um tópico sobre a crise política e logo logo vai ter alguém dizendo que é tudo culpa do Renato Russo...

Eu estou absolutamente pessimista e desgostoso com a minha geração e com meu País. Tenho 21 anos e tenho medo de andar na rua da minha cidade, mesmo de dia. Se eu tivesse dinheiro, teria um carro blindado. Minha vontade é sair do País o mais rápido possível. E a questão da música, de uma forma ou de outra, está ligada a todo o resto. E para mim, a geração que eu vejo, minha própria geração, já sucumbiu ao triste repertório apresentado pela MTV e pelo faustão. Há muito pouca coisa interessante ou nova sendo feita. Ou melhor, tem, mas não é mostrada. E não sei o que vai ser considerado boa música daqui a 20 anos, mas não estou nem um pouco otimista.

Falaram a questão do computador, dos jogos, da MTV. Nada disso por sí só seria capaz de ter tamanho impacto. Eu mesmo cresci jogando videogames, jogando RPG, jogando computador e usando a internet e até hoje adoro tudo isso. Infelizmente não tenho praticamente tempo nenhum para jogar, mas não deixei de gostar. Sou o primeiro a reconhecer que eu sou um típico resultado da vida urbana moderna. E nem por isso cresci um psicopata degenerado. É natural que a geração anterior se assuste com a "geração computador", pois não é algo que vocês tenham familiaridade.

Mas jogos, filmes ou música, nada disso tem poder por sí só para transformar uma pessoa. Pra mim, acreditar nisso é reduzir as pessoas a autômatos e botar muita fé no poder de um mero jogo ou um mero filme. O problema é que todos os zilhões de fatores incluídos na equação, incluindo esses, gera um resultado que, pra mim, é assombroso. Entendo que os coroas se assustem com a minha geração. Eu mesmo me assusto!
Como foi dito, hoje vende-se muito mais imagem do que música, ou qualquer outra coisa. E francamente, não critico as pessoas que sobem no palco pra rebolar ou cantar uma musiquinha e ganhar dinheiro (muito). Sinceramente, se eu pudesse ganhar dinheiro vendendo uma musiquinha tosca, eu seria o primeiro a fazer. E quem disser que jamais faria isso ou é hípócrita ou já ganha dinheiro com outra coisa e não precisa de mais (com sorte, até fazendo música boa hehe). A culpa não é de quem rebola, é de quem "consome" o rebolado. Não haveria lixo sem mercado para lixo, não haveria corrupção sem corruptor, não teríamos cidades sujas se as próprias pessoas não jogassem lixo nas ruas ao mesmo tempo em que reclamam do governo por a cidade ser suja, e por aí vai. Mas isso é uma conversa bem maior, e seria difícil entrar nela sem desviar o tópico de novo hehehe...

Mas pra fechar, em relação a música, fica aí minha opinião: o futuro da nossa música não me parece nada bom :(

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


YES
Pois é. E a tendencia é piorar, porque para quem esta ganhando dinheiro com a degeneração das artes quanto pior, melhor.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Pois é Ilzo, se você conseguisse juntar 10.000 CDs do Kara Metade ou do Zezé Di Carmago, não teria o número de variações melódicas de uma única música de Bach. O que é mais fácil então para vender na baciada?

CaimDark, sucintamente falando, na nossa história o ser-humano nunca foi um fim, sempre foi na verdade um meio. Meio para as religiões chegarem ao poder, meio para políticos chegarem ao poder e hoje, meio para as grandes Corporações chegarem ao poder. Hoje somos mercado, nada mais. O ser-humano gosta de sexo, então "vende" sexo para eles, quanto mais melhor. O ser-humano tem queda para a violência, então "vende" violência... ninguém se importa com as consequencias a longo prazo dessa "poluição mercadológica"

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


Neo Anderson
Se as gerações que vieram antes de você tivessem feito o seu trabalho, não haveria necessidade de te trancar num condomínio fechado.
E quanto á música de boa qualidade?
Bom, em minha opinião, qualquer forma de arte só é possível num ambiente propício e receptivo. De certa forma Arte é um estado de espírito, é algo que sai do interior do homem, ganha forma e sensibiliza a quem esta pré disposto. Então, acontece que sensibilidade não é o forte das pessoas da nossa época. Chato, não é?

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


YES
Quero parabeniza-lo pela sua inteligência. De fato, você conseguiu chegar ao ápice da questão: O ser-humano e a maneira como o conduzem. Não estou dizendo que somos todos alienados, que somos marionetes. Somos,porém, sujeitos á influências. E quem dá as cartas sabe disso e sabe como ganhar com isso...

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
É, ficou difícil discordar de você. Procurei e não achei nada que eu pudesse usar para começar uma picuínha. Mas, uma coisa eu afirmo:
Se você sair do Brasil, independente do dinhero que irá ganhar e mesmo sendo reconhecido pela sua capacidade, muitas vezes irá ter nó na garganta. Por mais durão que você seja, terá saudades de coisas que você pensa não ter nenhum valor. Vais ter que engulir o choro muitas vezes, porque afinal, homem não chora, infarta.

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro

Se você sair do Brasil, independente do dinhero que irá ganhar e mesmo sendo reconhecido pela sua capacidade, muitas vezes irá ter nó na garganta

Disso não tenho a menor dúvida. Esse meu desejo veio depois de ter feito um intercâmbio cultural de 1 ano na noruega, e fiquei maravilhado com o que ví. Por mim nem tinha voltado. Mas algumas coisas do Brasil fizeram falta, claro, afinal não se pode ter tudo. Mesmo assim, o que eu viví foi apenas uma prévia, pois é muito diferente sair do nosso País sem data para voltar de ir embora pra não voltar mais.

É, ficou difícil discordar de você. Procurei e não achei nada que eu pudesse usar para começar uma picuínha.

Ah não!!! Não gosto de deixar ninguém triste, então peraí que eu conserto isso... ah sim, já sei: independente de qualquer coisa, vocês precisam é criar vergonha na cara e aceitar que Legião Urbana é muito melhor que qualquer Bach ou Villa lobos desses aí. Esses são os fatos, azar de vocês se são cegos e não enxergam a verdade.

Pronto, taí! Pode se esbaldar... :)

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
HEHEHE. Assim não vale, sei que você não esta falando prá valer. Então farei o seguinte: Vou para o tópico do legião e o pau continua lá . Abraços.

Neo Anderson
Veterano
# ago/05 · Editado por: Neo Anderson
· votar


CaimDark
Sabia que um dos índices mais altos de suicídios no mundo é na Suécia, vizinha da sua querida Noruega?

Eu não troco o Brasil por lugar nenhum, posso e quero morar fora, mas o Brasil na minha opinião é o melhor país do mundo. O problema são as "batatas podres" que nele existe.

Para Todos
Bom, enfim, o que eu queria está acontecendo, vocês estão traçando o que está acontecendo e o que aconteceu(e suas consequências).

CaimDark
Tenho 23 anos e concordo com tudo que vc falou, tb vivi e vivo no computador, video game(agora nao mais) etc....mas nem por isso deixei de apreciar música de boa qualidade. Desde os 14 anos sempre escutei Bach, Bethoven, Richard Wagner etc...

Também não estou nada otimista. Mas posso fazer alguma coisa quanto a isso, de alguma maneira. Só preciso descobrir como, um dia eu descubro hehe

Para Todos
Alguem viu o festival ontem? Teve uma música "Caminhos do coração" (se não me falha a memória. Me agradou sim. Alguém viu??

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Eu não troco o Brasil por lugar nenhum, posso e quero morar fora, mas o Brasil na minha opinião é o melhor país do mundo. O problema são as "batatas podres" que nele existe.

Minha vontade é sair do País o mais rápido possível.

Pelo visto o futuro da nova geração é escapar do Brasil.
Não seria melhor começarmos, pelo menos, a exigir nota-fiscal quando deixamos o carro em um estacionamento? Ou quando compramos qualquer outra coisa?

Frase como as postadas por vocês, e que destaquei acima, são tristes de se ouvir, porque afirmam que o país nunca terá realmente salvação. De um lado temos as grandes vítimas, os miseráveis financeiros e culturais, do outro temos a classe dominante que só quer se beneficiar, eleger seus filhos como deputados e quem sobra quer sair fora, não quer fazer daqui um lugar melhor.

Caim, se você teve a oportunidade gloriosa de ter uma família que te possibilitou um intercambio cultural na Noruega, não seria melhor pensar em utilizar seus recursos em benefício do país?

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Tá difícil falar sobre qualquer coisa sem acabar desembocando em Legião ultimamente...
Realmente, é difícil. A Legião Urbana parece a síntese de todos os assuntos! (sei que tem gente que vai odiar esta expressão, hehehehehe)

Mas agora falando sério. Nós temos pátria? Temos país? Nação? Governo? Cidadania? Política? Saúde? Opinião própria? economia? Que país é esse?
Não posso dizer que aqui é o melhor lugar do mundo nem que não encontraria um lugar melhor (não conheço outros países), mas o problema é que estamos acostumados aqui, a ver o mundo com olhos brasileiros. E como somos vistos, afinal?
Prra, eu não escolhi nascer aqui! Não gosto de muita coisa que acontece no Brasil, mas muita coisa que também acontece lá fora não me agrada, por isso, acho que se eu pudesse, mudaria mesmo era de Planeta!
E levaria todos os CDs da Legião :D

Mas pra fechar, em relação a música, fica aí minha opinião: o futuro da nossa música não me parece nada bom :(
Concordo e discordo. Primeiro concordo: Se depender do que somos obrigados a ouvir, e do nível mental que andam usando por aí pra fazer música, ela está morta!
Agora discordo: essa não é de fato nossa música, de verdade. E cabe a nós (digo eu, e todos que estão iniciando agora na arte de tentar tocar um instrumento, seja ele qual for; bem como os zeladores da verdadeira arte musical - os experientes) nos excluirmos voluntariamente de toda essa fórmica e fazermos o que sentimos ser nós, alí, presente. Mesmo que seja com dois ou três acordes, nãom interessa. Tem que ser verdadeiro, brotar de dentro.
Eu sou um jovem de 28 anos que ainda tem mais perguntas do que respostas, mas, desconfio que só tem um meio de tentar ser feliz hoje em dia: Ou aceitar tudo isso que está aí, sem ficar questionando muito, aceitar essa pseudo-facilidade do mundo moderno de consumo; ou se excluir. Eu, paticularmente, preferi a segunda opção.

Neo Anderson
Veterano
# ago/05
· votar


E alguém está se dando conta que só de se discutir esse tópico já é ou pode ser o início de alguma contribuição?

:)

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Neo Anderson


Sabia que um dos índices mais altos de suicídios no mundo é na Suécia, vizinha da sua querida Noruega?

E você sabia que a Noruega figura lado a lago com a Suécia em matéria de suicídios?? Pois é. E mesmo assim gostei de morar lá. Por que? Se a questão é essa, prefiro morar lá, onde as pessoas morrem por crise existencial, do que aqui, onde as pessoas são assassinadas, atropeladas, assaltadas, roubadas, estupradas e apor aí vaí todo santo dia, e preciso viver em estado de alerta porque qualquer uma dessas coisas pode acontecer comigo a qualquer momento. E se a tal da crise bater, sempre existe as férias pra visitar os trópicos...

Mas posso fazer alguma coisa quanto a isso, de alguma maneira. Só preciso descobrir como, um dia eu descubro hehe

Só é... a gente pode fazer alguma coisa agindo certo no dia a dia. Não jogando lixo na rua, não subornando policial pra escapar de multa, etc, mas a sensação que dá é que somos tão pequenos perto de tanta sujeira e tanto desinteresse que é desanimador. A impressão que eu tenho é que meu país é movido pela Lei de Gerson. Todo mundo, do executivo poderoso ao catador de lixo, só pensa em levar vantagem. E foda-se o resto.



Pelo visto o futuro da nova geração é escapar do Brasil.

É exatamente o que eu sinto. E também acho isso muito, mas muito triste. Até tento fazer o correto no dia a dia, mas é tão difícil.

e quem sobra quer sair fora, não quer fazer daqui um lugar melhor.

Caim, se você teve a oportunidade gloriosa de ter uma família que te possibilitou um intercambio cultural na Noruega, não seria melhor pensar em utilizar seus recursos em benefício do país?


Querer nós queremos. E eu gostaria sim de ajudar o País. Talvez você ache que sou rico ou coisa assim, o que não poderia ser mais longe da verdade. Sou filho da classe média, e tive a sorte de pegar esse intercâmbio num momento em que o dólar ainda estava baixo e de ter uma mãe com a maior boa vontade do mundo. Se eu fosse realmente rico, não precisaria me preocupar em sair do país. Bastaria morar num condomínio seguro, blindar o carro e contratar seguranças.

Mas pra ajudar o país eu preciso estar vivo e viver bem. Não vou conseguir ajudar país nenhum se eu não me ajudar primeiro. Mais tarde, minha situação estando confortável e eu tendo visto o que tinha que ver do mundo, é bem provável que eu queira voltar. Mas sinceramente, no momento minha maior preocupação é morar em um lugar que me permita sair de casa sem me preocupar se vou voltar.

Prra, eu não escolhi nascer aqui!

Nem eu!!! Mas como diz a música de Chico Buarque (pois é, Chico Buarque!! Podem aplaudir, eruditos de plantão!) "Deus é um cara gozador, adora brincadeira, pois pra me botar no mundo tinha o mundo inteira. Mas achou muito engraçado me botar cabreiro. Na barriga da miséria nascí brasileiro..."

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Querer nós queremos. E eu gostaria sim de ajudar o País. Talvez você ache que sou rico ou coisa assim, o que não poderia ser mais longe da verdade.

Perto da grande maioria da população brasileira você teve, e tem, muitas oportunidades sim. Mas infelizmente, não somos criados desde cedo a gostar da nossa terra, a ter apego a ela. O brasileiro que tem isso é aquele que depende da sua rocinha, ou aqueles que estão longe a muito tempo. Já o jovem de classe média para cima, já foi educado em uma cultura desgarrada da cultura do seu país - esse eu acho que é o seu caso. Vejo você como um rapaz que cresceu em um meio intelectualizado (com formação universitária), em uma família com visão crítica do país e de seus problemas, mas a CULTURA mais tradicional do país não deve ter feito parte de sua educação diária, como ouvir em casa estórias e músicas tradicionais, viajar para o interior, para visitar parentes que ainda moravam na roça, ver uma folia de Reis de perto e coisas desse tipo. Essa ligação com a TERRA te falta, a você e a muitos, muitos jovens de hoje.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


E alguém está se dando conta que só de se discutir esse tópico já é ou pode ser o início de alguma contribuição?

Concordo. E começar a apreciar nossa cultura é ainda uma contribuição maior. SEM FECHAR OS OLHOS PARA AS OUTRAS CULTURAS, é claro, mas ter o pé firme na sua.

Neo , se livre dos ícones. O brasileiro não é muito afeito a esses tipos em sua cultura de raiz. Somos um povo que cultiva e admira o simples (não o simplório). Eu acho que a primeira coisa que o jovem brasileiro deveria aprender a fazer é se libertar de mitos 'juvenis' ou ideológicos, admirar a obra de alguém sim, mas não a idolatria, não ao fanatismo. O povo brasileiro não é fanático em sua essência - não somos anglo-saxões!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


YES
Essa ligação com a TERRA falta a muitos, muitos jovens de hoje.
eu tb sinto uma puta saudade de quando ai à pé pro Matão (uma região perto daonde eu fui criado), onde tinha rio, cachoeira, onde eu pegava sapo com a mão, colecionava grilos em vidro de maionese, acendia fogueira, estendia redes feitas de saco de linha pra pegar morcegos e vagalumes à noite, etc. Mas hoje o matão é uma grande favela, o rio, um esgoto e vazadouro a céu aberto, a cachoeira agora está dentero do terreno que pertence à um político daqui da cidade, que o adquiriu quando o irmão dele era prefeito (por meios legais é que eu duvido), Sapo? grilos? Vagalumes? Meu filho, hoje com 10 anos não sabe nem o que são esses bichos direito. Fogueira, de vez em quando tem, quando fecham a pista e tocam fogo em algum ônibus. Por isso que EU QUERO IR EMBORA.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aproveitando a idéia de CaimDark........NOVA GERAÇÃO.....E seu futuro......