Conselhos - Palhetada base de Metal (Philipius)

Autor Mensagem
Philipius
Veterano
# abr/05


Oi, povo!

Resolvi postar aqui uns conselhos sobre palhetada base de Metal! Não é uma video-aula porque não tenho câmera digital, mas gravarei uma assim que conseguir o equipamento! =)

Vocês não precisam concordar, mas é bom dar uma lida se quiserem tocar Metal decentemente.

Enquanto isso, vão escutando uns exemplos que eu gravei toscamente:
Arquivo com 1,5mb
http://www.felippe.host4ever-br.com/2503/pampararam.mp3

Primeiro: pegada. Sim, tem que ter pegada. Pegada não é algo que se aprende só malhando guitarra 24 horas por dia nem escutando Satriani o dia todo, muito menos numa mesa de bar. Pegada é algo que vem com o tempo, com a intimidade em relação ao instrumento e com o treino e inspiração.
Escutem muitas músicas, de estilos variados. Comecem a tocar pulando, tocar correndo, se familiarizem com a coisa. Vão treinar, e muito. E conversem bastante com outros guitarristas. É um conjunto, isso é a pegada, o "feeling" da coisa.

Tendo pegada, vocês vão aprender o seguinte: palhetada de Metal tem que ter força. Não é bater na coitada da guitarra, mas "palhteda de moça" não funciona pra tocar Metal. Se a palheta balança a cada palhetada, esqueça do Metal. Tenha "jeito" e segure a palheta como homem (ou mulher, mas segure firme! o "homem" foi pra enfatizar hehehe).

Tem pegada e força? Aliais, a força que falo só vem com pegada mesmo. Então, tem os dois? Agora comece.

Palhetada tem que ser pra baixo.
Escute Master of Puppets do Metallica. Tirando o solo, aquela bagaceira toda é pra baixo. Treine isso.
O braço vai doer sim. Mas treine muito isso.
É essencial. Vai escutar Slayer também.

E quando é rápido demais? Cavalgue. Cavalguem muito!
Repitam isso, variando as notas: X.. XXX XXX XXX X..
Demorem na primeira nota e façam as outras. Pam pararam pararam pararam Pam.
Isso é Iron Maiden.
Ao extremo, isso é Iced Earth. Escutem Pure Evil do Iced Earth. Isso é que é cavalgada decente.
Quando se toca a cavalgada, 3 notas´de cada vez, você pode fazer as 3 assim: (baixo cima baixo) e repetir isso, assim: (baixo cima baixo) (baixo cima baixo).
O pam pararam que eu falei fica: (baixo) (baixo cima baixo) (baixo cima baixo) (baixo cima baixo) (pam).
MP3: 0:20 tem algo parecido. 0:40 também.

Outro modo é manter o pulso mais firme e alternar tudo. Uso isso pra tocar Pure Evil, por exemplo. Aí o pam pararam fica: (baixo) (cima baixo cima) (baixo cima baixo) (cima baixo cima) (baixo).
MP3: 0:50 tem algo assim.

Além disso, tem a palhetada alternada constante. Tipo Morbid Angel, Slayer (PostMortem), Death, Blind Guardian e companhia! Isso é treino mesmo. Cromatismos e outros exercícios, precisão e velocidade.
MP3: lá pro final tem algo parecido, mas não tá constante.


Entenderam?
Isso é só um começo.
Cansei de ver tocador de Angra que não sabe cavalgar. Sejam homens (ou mulheres, hehehe)!
E não achem que vão aprender a cavalgar escutando Sonata Arctica (que é bom demais). Isso é coisa de Slayer, Metallica (bem tocado, não iniciante), Death, Testament, Iced Earth, outros que citei aqui e muitos que me deu preguiça de escrever.

Ok?
Escutem a mp3 também, tem uns exemplos das coisas que falei aqui! Não tá bem tocada não, como sempre, mas tá legal, dá pra ter idéia do que falei aqui.

Abraço, povo!

jean_ps
Veterano
# abr/05
· votar


tem mta musica com uns abafados exemplo: angra...carry on nothing to say speed...e por ai vai

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


jean_ps
Mas a diferença entre Nothing to Say (angra) e Heaven Denies (Demons and Wizards) é absurda! =)

Já vi banda de Angra cover que não tinha pegada.

jean_ps
Veterano
# abr/05
· votar


Philipius
naum to ligado so dei um exemplo...por q tipow na intro de nothing to say tem nota abafada e as q naum saum abafadas c deixa soar...

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


jean_ps
Aham! =)

Realmente não falei dos abafados! Valeu pela dica! =D

Mas se não souber abafar não pode tocar Metal.
Abafa com a mão direita, e não com a esquerda (destros).
Não precisa apertar as cordas, basta colocar a mão em cima.

Coloca a mão em cima de uma mesa com o dedão pra cima.
A parte que toca a mesa é a parte que abafa as cordas.

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


Se fosse um tópico ensinando a tocar a introdução de Sweet Child o' Mine, já teria 3 páginas.
Depois faço isso então! hehehe

Rodrigo rvssvr
Veterano
# abr/05
· votar


carcass tem bastante salto de corda, cavalgada e os palm mute rápido, legal tb pra treinar...

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


Rodrigo rvssvr
Isso, Carcass!
Muito bom mesmo! =D

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


Philipius
Legal o tópico cara!
Me lembro do tempo em que eu treinava palhetada alternada adoidado mas não conseguia fazer as bases com firmeza. Depois de um tempo que a gente aprende que tem que ter atitude, colocar energia no que está tocando. Daí as coisas começam a melhorar!

Tiruk
Veterano
# abr/05
· votar


Philipius
porra, mtu legal mesmo

se possivel o bom era video aula, nao entendi mtu bem como faiz, mais eh mtu animal essas cavalgada... queria aprende, mas sem $ pra professor eh foda neh...

Praxis
Veterano
# abr/05
· votar


cara o proprio kiko loureiro me falou que ele não é bom fazendo bases... que tinha um amigo dele que só tocava metal e que deixava ele boquiaberto com as bases, mas o cara nem sabia solar , é oque eu falo, se quer tocar base legal, treine BASE, se quer solar SOLE etc... treino é sempre a ultima palavra, atitude em tocar todos devemos ter, qem nao tem que vah tocar flauta!

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco
Isso mesmo! =D
E meu sonho é fazer isso pulando e rodando a cabeça! hehehe

Tiruk
Vou gravar assim que puder, mas não tenho câmera! Quando pegar uma emprestada, gravo! =D

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


Praxis
Exato!

Se bem que tem muita "pegada" em flauta também! hehehe

Mas com certeza temos que malhar pra ficar bons nos dois, solo e base! =D

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


O "pobrema" é que muita gente anda achando que guitarra é só solo. Daí, fica treinando escalas pra lá e pra cá. Chega na hora de fazer uma base ou riff com pegada ou ainda uma boa progressão de acordes (não power chords), nego quebra as pernas. Hehehehe!

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL
Isso é fato. Aliás eu fui um dos que quando comecei só queria saber de solos. Ainda bem que depois de um tempo enjoei e resolvi estudar de tudo.

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


Marisco
Eu acho que já segui o caminho contrário (não que eu seja dono de uma pegada fenomenal, claro). Lembro que quando comecei a tocar, conheci um cara que tocava na banda de um amigo meu e tinha umas manhas legais pra solar. Mas, durante a música o cara chegava a ficar parado, pois não conseguia acompanhar o guitarrista base. Daí, só tocava na hora do solo. Hehehehehehehe! Na época eu não entendia como isso era possível...

diego mitsuo nishimuta
Veterano
# abr/05
· votar


desculpa ai mais me tirem uma dúvida master of puppets é só paletada pra baixo?pq?tava tentando tira ela e tirei um pedaço mais tirei em paleta alternada

angus junior
Veterano
# abr/05
· votar


diego mitsuo nishimuta
bah
toca do q jeito q vc acha q eh certo

angus junior
Veterano
# abr/05
· votar


diego mitsuo nishimuta
nessas situacoes eh claro!

lvbox
Veterano
# abr/05
· votar


Dicas muito boas, eu sou um fã de bases, acho muito locas as do Michael Romeo (Symphony X)...
é preciso muito treino para se fazer/tocar uma boa base, como já foi dito, guitarra não é só solo!

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL
Isso mesmo!
E o importante é treinar tudo, pra não ficar que nem os caras do Iced Earth, que fazem bases lindas e solos horríveis! hehehe
Nada contra eles, eles tocam demais! =)

diego mitsuo nishimuta
Isso, toda pra baixo.
Não tem esse de "toca do jeito que você acha que é certo", como falou o angus junior.
Não se toca Master of Puppets com palhetada alternada.
Só a parte dedilhada, os solos e, se for preciso, um Riff em terças que tem depois do segundo solo.


lvbox
Massa!
Espero estar ajudando! =D
E o Symphony X tem bases ótimas! Eu adoro as de The Accolade, mesmo sendo simples!
O gordinho é um mestre mesmo! =)

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


Outra dica boa.

Querem pegada? Querem "atitude" e "feeling"?

Baixem o vídeo-clipe de One, do Metallica.
Imprimam a letra dessa música.

Aumentem o som e assistam esse vídeo (versão com partes do filme) umas 5 vezes seguidas.

Depois toquem essa música.

Duvido que vocês não sintam uma raiva gigantesca e passem isso pra guitarra.
Vocês terão pego o espírito da música, o "feeling" dela.

E farão daquela palhetada na Mizona uma metralhadora contra muitas atitudes humanas.

7543
Veterano
# abr/05
· votar


arise/mass hypnosis do sepultura, war esemble/raining blood do slayer
e uma porrada de musicas (quase todas) do cannibal corpse
seriam exemplo disso?
me refiro as palhetadas pra baixo

Philipius
Veterano
# abr/05
· votar


7543
Eu diria que sempre que não estão fazendo coisas constantes e muito rápidas (E--0-0-0-0-0-0-0-7-7-7-7-6-6-6-6-3-3-3-3-0-0-0-0-0-0), eles fazem palhetada pra baixo.
Não vamos escutar uma alternada em riffs como o principal de Raining Blood!

Toki
Veterano
# abr/05
· votar


Philipius

Bom o tópico, cara! E concordo 100% com o q vc disse: pegada, força e treino!
Eu particularmente me amarro muito em bases de metal, toco direto, às vezes nem é nenhuma música, apenas faço as variações. E como tem neguinho que sabe trocentas escalas, solos e etc, mas na hora de fazer uma base pegada, "peida". Parece uns viadinhos, não conseguem pq dói o "bracinho"...

heathcliff
Veterano
# abr/05
· votar


falam mal de guitarristas que vivem subindo e descendo escalas, mas ficar fazendo cavalgada no mizão junto com harmônicos artificiais no lá não parece ser muito original tambem...

só mais uma coisa...PARA DE USAR ESSE TIMBRE ABELHUDO DO CARALHO!
E VE SE APRENDE A TIRAR O TIMBRE DO INSTRUMENTO

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


heathcliff
Vá aprender a interpretar textos, meu bom jovem.

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


heathcliff
E quem aqui falou em originalidade?
E quem falou mal de guitarristas que vivem subindo e descendo escalas?
E se ele gosta desse timbre?

Xander
Veterano
# abr/05
· votar


ow marisco....jah q citaram sobre nothing to say aki dinovo....serah q vc podia gravar um video..ou uma video aula da musica pra nois ai??
isso ae vlww

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar


Xander
Semana q

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Conselhos - Palhetada base de Metal (Philipius)