Quanto maior calibre da corda, melhor?

Autor Mensagem
Freedon
Veterano
# mar/05 · Editado por: Moderador


Ae galera, to com uma dúvida durante meses, gostaria que me ajudassem.

Qual corda é melhor (0,08 ou 0,12) ?
Quanto mais grossa for melhor eh?
E, vocês preferem as mais grossas ou as mais finas?

SoldierOfFear
Veterano
# mar/05
· votar


Mais um pra série do "Rosca dura, me ajudem"

GuitarHouse
Veterano
# mar/05
· votar


Freedon
depende do gosto cara

do SEU gosto. Cada um que vc perguntar, ate os famosoes, usam um diferente.

Eu uso .10

silvio_rp
Veterano
# mar/05
· votar


Eu uso .09 mesmo. Melhor pro meu som.

Freedon
Veterano
# mar/05
· votar


Sobre as cordas NIG(nunca usei), ela é padrão? ou seja, quanto mais grossa ela fica mais mole ou fica mais dura?

Tiruk
Veterano
# mar/05
· votar


JAEIHOAEHIOAHEIAEOHIAEOIHHAIEOHIOEAHIOAHOIAEHIOAEHIAEHIOAEHIHIOEAHIOAE HOAEJAEIHOAEHIOAHEIAEOHIAEOIHHAIEOHIOEAHIOAHOIAEHIOAEHIAEHIOAEHIHIOEAH IOAEHOAEJAEIHOAEHIOAHEIAEOHIAEOIHHAIEOHIOEAHIOAHOIAEHIOAEHIAEHIOAEHIHI OEAHIOAEHOAEJAEIHOAEHIOAHEIAEOHIAEOIHHAIEOHIOEAHIOAHOIAEHIOAEHIAEHIOAE HIHIOEAHIOAEHOAEJAEIHOAEHIOAHEIAEOHIAEOIHHAIEOHIOEAHIOAHOIAEHIOAEHIAEH IOAEHIHIOEAHIOAEHOAEJAEIHOAEHIOAHEIAEOHIAEOIHHAIEOHIOEAHIOAHOIAEHIOAEH IAEHIOAEHIHIOEAHIOAEHOAEJAEIHOAEHIOAHEIAEOHIAEOIHHAIEOHIOEAHIOAHOIAEHI OAEHIAEHIOAEHIHIOEAHIOAEHOAEJAEIHOAEHIOAHEIAEOHIAEOIHHAIEOHIOEAHIOAHOI AEHIOAEHIAEHIOAEHIHIOEAHIOAEHOAEJAEIHOAEHIOAHEIAEOHIAEOIHHAIEOHIOEAHIO AHOIAEHIOAEHIAEHIOAEHIHIOEAHIOAEHOAEJAEIHOAEHIOAHEIAEOHIAEOIHHAIEOHIOE AHIOAHOIAEHIOAEHIAEHIOAEHIHIOEAHIOAEHOAEJAEIHOAEHIOAHEIAEOHIAEOIHHAIEO HIOEAHIOAHOIAEHIOAEHIAEHIOAEHIHIOEAHIOAEHOAEJAEIHOAEHIOAHEIAEOHIAEOIHH AIEOHIOEAHIOAHOIAEHIOAEHIAEHIOAEHIHIOEAHIOAEHOAEJAEIHOAEHIOAHEIAEOHIAE OIHHAIEOHIOEAHIOAHOIAEHIOAEHIAEHIOAEHIHIOEAHIOAEHOAEJAEIHOAEHIOAHEIAEO HIAEOIHHAIEOHIOEAHIOAHOIAEHIOAEHIAEHIOAEHIHIOEAHIOAEHOAEJAEIHOAEHIOAHE IAEOHIAEOIHHAIEOHIOEAHIOAHOIAEHIOAEHIAEHIOAEHIHIOEAHIOAEHOAEJAEIHOAEHI OAHEIAEOHIAEOIHHAIEOHIOEAHIOAHOIAEHIOAEHIAEHIOAEHIHIOEAHIOAEHOAE

PUTZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

izzystradlin
Veterano
# mar/05
· votar


Quanto mais grosso melhor?

to fora....

Tiruk
Veterano
# mar/05
· votar


DEPOIS FALA DO GT-2 OHIAEHIAEHIAEHIEAHOIAEHIOAEIO

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIHOEHIOEAHIOEAIHAIEHOAE

pedrunk
Veterano
# mar/05
· votar


Freedon

tipo quanto maior o numero ( ou seja, mais grossa ) mais dura ela é de dar bends e tal ;) mas também o sustain e o timbre sao melhores... ai varia da preferencia de cada um eu uso 010


aeHSuhaesuhes esse topico foi foda hauha

Toalhinha
Veterano
# mar/05
· votar


gostei desse tópico!!!!

uhasuhasuhasuhsauhsuhaauhsusahuhasuh...

Freedon
Veterano
# mar/05
· votar


eu uso 010...

Eu uso .10...

Eu uso .09...

Poxa... Vocês só usam as mais grossas...


Tem alguem que uso de 4? ou não tem?

Marcs
Veterano
# mar/05
· votar


Tem alguem que uso de 4?

Bicho olha oq vc fala, primeiro o titulo do tópico agora essa. C que c zuado?

elefecto
Veterano
# mar/05
· votar


Cara,
Eu uso 0.12 e um dia desses tentei usar 0.08 e não consegui adaptar...

Algumas coisas importantes que TALVEZ o pessoal que tá zuando ai e falou que depende de GOSTO não saiba:

CORDAS GROSSAS ex:0.11 ou maior em "E":

VANTAGENS:
01. Sua pegada fica muiiiiiiiiiiito mais FIRME e quando você acostuma, acerta muito mais acordes e arpejos.... (PELO MENOS FOI ASSIm COMIGO)
02. Normalmente cordas abaixo das 0.10 quando por serem muito finas tem um tempo menor de USO. As cordinhas finas não ficam ocilando muito o som (NAS CORDAS ACIMA DE 0.11).
03. Se você se empolgar um pouco mais NUM SHOW é mais garantido ela não rebentar.
03. O som fica mais ENCORPADO pelo fato da espessura da corda.
04. Sua Guitarra não vai prescisar de muitos ajustes o tempo todo pois as cordas grossas dão mais estabilidade para o tensor do braço que por sua vez te faz adptar melhor a sua guitarra melhorando seu aprendizado.
05. Muuuuito mais sustentação para sua guitarra, tanto em solo quanto em acompanhamento.

DEVANTAGENS:
01. Já ví casos de tendiníte em cordas 0.13 em "E".


CORDAS FINAS: (0.10 para baixo)

VANTAGENS:
01. Que eu conheça, só a pressão das cordas que aliás com o tempo vai te deixando preguiçoso e você vai querendo menor pressão.

DESVANTAGENS:
01. Quebram com facilidade.
02. Não produzem a sustentação TOTAL que seus captadores podem oferecer.
03. Arpejos e notas SEM firmesa ou seja, se você der uma nota com muita FORÇA, o som fica meio bagunçado.
04. enferrujam com facilidade e ocilam o som (NAS FINAS) mais rápido.
05. Sua GUITARRA fica sujeita a VARIAÇÕES que podem causar uma perda TOTAL do braço dependendo da temperatura e da madeira do BRAÇO.


É Isso ai GALERA...
Só coloquei o que percebi em alguns anos tocando guitarra!

ABRAÇOS

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


eu uso 0.09 e vou testar 0.10,,

Cordas acima de 0.11 pra cima,,,:
Vantagens:Nenhuma...


desvantagens..:Sua guitarra vai virar um baixo,haha, vai machucar os dedos...e por aí vai

Jester
Veterano
# mar/05
· votar


o som sai mais pesado... tipo pra toca KoRn etc... com uma corda 012

Ryu
Veterano
# mar/05
· votar


eu tava com 0.09, passei pra 0.10 mas to apanhando um pouco pra me adapta, tem hr q dói o punho =\
(pra fazer pestanas por ex)

Alexandre Souza
Veterano
# mar/05
· votar


Cordas acima de 0.11 pra cima,,,:
Vantagens:Nenhuma...
desvantagens..:Sua guitarra vai virar um baixo,haha, vai machucar os dedos...e por aí vai


vão tocar piano suas bibinhas hahahahaha...

Krist Novoselic
Veterano
# mar/05
· votar


hahhha

elefecto
Veterano
# mar/05
· votar


Nos primeiros MESES é um sofrimento mesmo...
Mas depois quando você acostuma, cordas "pesadas" parecem SEDA.

SoldierOfFear
Veterano
# mar/05
· votar



vão tocar piano suas bibinhas hahahahaha...


tomatao
Veterano
# mar/05
· votar


SRV usava corda .13
;(

Igor Martins
Veterano
# mar/05
· votar


Depende de cada um, e tb. da escala da guitarra. Não adianta ser cover do Satriani com 0.13, ou tocar Jazz com 0.08, não ia ser fora de propósito.

Cordoamento mais pesado tem som melhor, mas um instrumento tb. tem q ser confortável para tocar, senão todos usuariam 0.16 q nem o Dick Dale (o kit do cara .016, .018, .020, .038, .048, .058), cada um tem seu limite.

Les Paul, tem escala mais curta q uma strato, então usar uma 0.11 é confortável (minha opinião), então para strato uso 0.10 (mas vou passar para 0.11).

elefecto
Veterano
# mar/05
· votar


Minha intenção é chegar na 0.13
Só que usando afinação em E
Stevie Ray vaugham usava em Eb.

Minha STRATO tem os trastes bem ajustados e as cordas 0.12 ficam relativamente PERTO do braço. cerca de 4 mm tornado a guitarra bem macia.

Quando as cordas ficam muito altas (+de 5mm), eu sinto dificuldade de dar BANDS principalmente de 2 tons.


ABRAÇOS

vacaum
Veterano
# mar/05
· votar


calibre, 38?

eu uso acordamento 0.12 na minha guitar

maggie
Veterana
# mar/05
· votar


Quanto maior calibre da corda, melhor?


Depende da pegada! :)

elefecto
Veterano
# mar/05
· votar


Mas é isso que eu tô falando.

a minha "pegada" ficou bem melhor!

Há uns 5 anos
eu fazia de tudo pra ter uma guitarra MUIITO "macia" se existissem cordas 0.06 eu colocava!

Quando experimentei aumentar o calibre, comecei pela 0.10 agora ja´estou passando pra 0.13 e a "firmeza" que eu adiquirí é uma coisa que me surpreendeu.

aconselho todos a aumentar o CALIBRE da corda!

algo
Veterano
# mar/05
· votar


É aquela velha história...cordas de calibre mais alto te dão um som mais encorpado e aveludado,porém a escolha da corda depende muito de guitarrista pra guitarrista depende do estilo,etc.A galera virtuosa costuma usar no máximo calibres até 0.10 na afinação padrão e uma ação bem baixa de cordas o que facilita na execução solos rápidos, execução de bends,etc.O pessoal do blues usa ação média ou alta com cordas 0.10 até 0.11(o SRV usa 0.13!), a galera do soul tb.Já os jazzistas curtem cordas bem grossas tipo 0.12 na afinação padrão, e do tipo lisas o que deixa o som bem definido porém no jazz quase n se usa bends o que importa são as notas bem colocadas.
obs:Tem gente que se pergunta...poxa fulano tem um som do caralho e usa cordas tipo 0.09, porém deve-se levar em consideração o equipamento do infeliz :)(efeitos,amplis,etc) que ajuda um bocado na obtenção do som que vc escuta e o mais importante que é a pegada.
O pessoal do blues, rock n' roll,funck...geralmente quase n usa efeitos só um drive e wha-wha(geralmente) e as cordas grossas são de fundamendal importância para esse tipo de som que é mais direto, assim cordas grossas fazem a diferença.
No jazz a galera é mais direta ainda,geralmente plugam as suas maravilhosas semi-acústicas direto no ampli e o resto é pegada e cérebro na hora de improvisar bem, essas guitarras tem como carácterística o som bem aveludado e definido pra acordes e as cordas grossas influem pra caramba nisso.
É + ou - isso, é importante lembrar que n existem regras vc escolhe o que acha melhor pra seu estilo,pegada,etc. E n se esqueça q pra se criar um timbre próprio é necessário muitas tentativas e n ter medo de arriscar.

Fernando
Veterano
# mar/05
· votar


Uso 011 em E, e acho bem confortável. Não sei se é a minha guitarra que aceitou bem ou se fui eu que acostumei. Mas não consigo tocar mais com 09, vixi... Tava querendo por híbrida 011/012 mas não encontro. =/

stratomen
Veterano
# out/06
· votar


eu uso 0.13 na minha les paul!

usei 0.9 durante um bom tempo. e de uma hora pra outra fui pra 0.13 ! nossa ... realmente a pegada melhorou mto... bem mais firmes !!!

recentemente adquiri uma SG-400 ela veio com encordamento 0.9 ... e quem disse q me acostumei ... nossa chega a irrita até. vo troca pra 0.11.

mas eu acho encodamento mais pesado melhora sim a pegada.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# out/06
· votar


01. Já ví casos de tendiníte em cordas 0.13 em "E".

HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAAHAHAHAHA

eu to rachando de rir com esse topico, duplo sentido rlz!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quanto maior calibre da corda, melhor?