Quanto mais apertada a corda maior é o sustein? Ou o contrário?

    Autor Mensagem
    krixzy
    Veterano
    # jun/14


    Então, estava aqui meio que filosofando sobre ação das cordas, tensão, e me veio a cabeça a seguinte dúvida:

    Com cordas mais rígidas, do tipo que dificulta nos bends, da mais ou menos sustein que cordas mais moles? Ou não faz diferença?

    Digo isso de uma forma, não comparando o calibre 0.9 ~ 0.13. até pq da pra usar uma 0.12 numa afinação que as cordas ficam moles, pra resumir, quanto mais se aperta uma corda, da mais sustein, ou é o contrario, quanto mais moles, mais sustein? Claro que digo mais moles até certo ponto, é obvio que se folgar de mais nem vai sair som.

    Imagino que se apertar de mais perde sustein, pq quando muito apertada, o espaço de vibração da corda diminui, e mais folgada o espaço de vibração é maior, o que exigiria uma ação um pouco mais alta das cordas.

    Alguém ai já fez alguma experiencia pra comparar isso?

    É uma coisa meio louca mas me intrigou, vou tentar fazer uns testes pra ver o que acontece.

    PanTa80s
    Membro Novato
    # jun/14
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    interessante,não sei nada sobre isso mas vou acompanhar

    goonies
    Veterano
    # jun/14
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    krixzy

    Com absoluta certeza, cordas mais tensionadas dão maior sustein do que cordas menos tensionadas.

    Faça o teste na sua guitarra e veja o resultado que fantástico.

    Aqui o Luthier Frudua ensina a diferença de tensão:

    http://www.frudua.com/guitar_strings_tension.htm

    krixzy
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: krixzy
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    goonies

    Interessante essa explicação, de acordo com o que ele diz, quanto mais tensão mais sustein, attack, volume e brilho, e no caso de uma tensão menor, dará um tom mais suave, que nesse caso torna ainda mais interessante, 2 possibilidades de tom apenas com a tensão. Nesse caso maior ou menor tensão vai de acordo com o tom que o guitarrista procura.

    Eu particularmente gosto mais do tom suave pra solos, o que cairia melhor uma tensão menor, mas pra bases e riffs, no meu caso, rock, metal, o que cairia melhor é uma tensão mais alta, agora só vejo um caminho pra o calibre de cordas ideais pra mim, um jogo de cordas híbridas, no caso de uma afinação em 'C' acho que um jogo 0.11 ~ 0.65 seria perfeito. Preciso fazer testes rs... ^^

    Vou procurar algum calibre híbrido próximo disso e vou fazer uns testes, atualmente uso 0.12 ~ 054, em 'C' e sinto falta de attack nos bordões e nas primas, no solos sinto falta do tom suave.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/14
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    krixzy

    A "maior" flexibilidade das cordas, resultam num padrão vibratório mais amplo, elas "abrem" uma onda maior, ou seja, percorrem um caminho mais longo de extremo à extremo, desta feita vibram menos.

    Mais tensionadas este caminho é menor, elas vibram mais, com a mesma força aplicada, porque percorrem uma "largura" menor... por isso mais sustain, que é o tempo de duração.

    Se você golpear uma madeira com uma barra de ferro, não sentirá tanto o impacto, porque a madeira irá absorver boa parte das vibrações produzidas. Se golpear um poste de ferro, com a mesma força, irá sentir o impacto no braço, porque ele quem acabará amortizando este impacto.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/14
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    irá sentir o impacto no braço, porque ele quem acabará amortizando este impacto.

    Mais precisamente na manhã seguinte quando acordar, o sangue vai ta frio, vai doer o dia inteiro

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Alex guitar man
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    Isso indica o porque a stratocaster soa mais estalada mesmo utilizando humbuckers, pelo que sei ela é mais longa do que a Lespaul.. ou esse pensamento meu é equivoco?

    Não é a primeira vez que ouço falar que guitarras com a distancia da tarraxa e a ponte maior tem mais atack.. compare uma Lespaul com singles com uma telecaster..

    goonies
    Veterano
    # jun/14
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    krixzy
    Vou procurar algum calibre híbrido próximo disso e vou fazer uns testes, atualmente uso 0.12 ~ 054, em 'C' e sinto falta de attack nos bordões e nas primas, no solos sinto falta do tom suave.

    vc viu as dicas para aumentar o ataque da palhetada? vc pode usar esse encordoamento e aumentar o break angle. Derrepente esse aumento de tensão da ponte já é o suficiente.

    Eu estou usando hibrido em Eb . Ernie ball .12, .16, .24 .32 .44 .56

    FIca uma manteiga se eu tirar o string trees do headstok. Eu prefiro com string tree.

    goonies
    Veterano
    # jun/14
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    Alex guitar man

    o ângulo da tarracha até o nut muda a sensação dos bends, pode ficar mais dificil ou mais fácil. Eu acho que muda um pouco a tensão, ligeiramente, mas dá uma diferença legal ao tocar.

    krixzy
    Veterano
    # jun/14
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    goonies

    vc viu as dicas para aumentar o ataque da palhetada? vc pode usar esse encordoamento e aumentar o break angle. Derrepente esse aumento de tensão da ponte já é o suficiente.


    Nao essa arte nao entendi direito, vou dar outra olhada.

    krixzy
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: krixzy
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    goonies
    Cara, pode me explicar esse lance ai? Não to conseguindo entender, o tradutor do google não ta ajudando muito, algumas palavras que ele traduz não entendo no contexto.


    edit:

    Acho que entendi o que vc quis dizer, reduzindo o angulo entre ponte e cavalete ou talpice sei la qual o nome certo, ou reduzindo o angulo entre nut e as tarraxas, no caso das gaivotas nas stratos, deixa com o braço bem mais confortável, não é isso?

    Eu levantei um pouco o talpice / cavalete da minha LP aqui pra fazer um teste, reduzi o angulo entre os carrinhos e o talpice, e realmente, ficou como vc falou, manteiga uahsuahsaus...

    Muito massa isso, nem preciso baixar tanto as cordas pra ter conforto no braço, só encostar os dedos na escala já sai a nota clara, notei tbm uma melhora no timbre, parece mais suave.

    Agora essa regulagem não funciona em Floyd Rose né? Uma pena, ficaria perfeito na minha outra guitarra.

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