Tensão maior com mesmo calibre

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/10


    E aí, pessoal, tudo em ordem?

    Negócio é o seguinte: tenho cordas 0.09 em minha stratinho e também tenho cordas 0.09 na Tagima Zero S... Sinto que tenho que fazer uma força muito maior nos bends da Tagima do que na stratinho... Isso é normal? Se sim, o que influencia nisso, o braço mais comprido (a Tagima tem 27 casas)?

    Valeu!

    Kyuss_Age
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Kleber Blacklock

    Negócio é o seguinte: tenho cordas 0.09 em minha stratinho e também tenho cordas 0.09 na Tagima Zero S... Sinto que tenho que fazer uma força muito maior nos bends da Tagima do que na stratinho... Isso é normal? Se sim, o que influencia nisso, o braço mais comprido (a Tagima tem 27 casas)?

    Regulagem, escala do braço... mas nada que um bom luthier não amenize.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Kyuss_Age

    Obrigado pelo pronto atendimento!

    Quer dizer que regulando melhora? Eu já gostei que a guitarra veio da loja reguladinha com as cordas bem baixas (entenda-se como "reguladinha" apenas a altura das cordas e oitavas, hehe), será que pagando por uma regulagem extra fique melhor?

    Valeu!

    joabfarias
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Kleber Blacklock
    Com certeza a diferença de tensão é causada pelo braço mais comprido, considerando que as duas guitarras estão com encordoamentos idênticos e estão na mesma afinação. Se você não quer fazer "uma força maior" na Tagima Zero, a única saída seria usar um encordoamento mais leve nela, mas eu acho que 0.09 pra afinar em Mi já está de bom tamanho. Levar num Luthier não vai fazer a tensão das cordas diminuirem a não ser que você use um encordoamento de outra espessura ou use uma outra afinação.

    Kyuss_Age
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Kleber Blacklock

    Sim, uma boa regulada ajuda bastante, talvez não fique igual a outra mas já amacia bem. Diga ao luthier o que está ocorrendo. Levei uma das minhas guitarras que estava com esse problema lá no Zaganin e ficou muito melhor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensão maior com mesmo calibre