Posso usar wd-40 para limpar potenciometro da guitarra?

Autor Mensagem
GuitarHouse
Veterano
# jan/05


E ai!

procurei por ai e uns dizem q sim e outros que nao...

Pode ou nao pode? A minha ta rangeno um pouco. No ampli nao eh perceptivel, mas qnd vou gravar no pc, sim. Sei que alcool isopropilico é melhor (?) mas e o wd-40? pode?

Valeu

GuitarHouse
Veterano
# jan/05
· votar


Hum, andei pesquisando mais e dizem que realmente nao eh bom passar wd-40 e sim limpa contato...pq o wd eh oleoso e pode grudar sujeira, etc...

procede?

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jan/05
· votar


wd-40 creio que seja bom p/ isso sim, e apezar de oleoso é bem ralo, dificil grudar sugeira ali, fica tudo escondidinho se for p/ grudar vai demorara p/ caraio......


limpa que fica bom e acaba com o seu ruido! e se for p/ sujar vai demorar bastante , a menos que seja uma semi acustica hehe :P

renatocaster
Moderador
# jan/05
· votar


pode sim

prog_jam
Veterano
# jan/05
· votar


NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

parece que fica bom nos primeiros dias depois literalmente fode tudo!

se já não estava bom, fica muito pior e o prejuízo pode ser reversível apenas com a substituição do potenciômetro.

nunca, mas NUNCA MESMO use esse tipo de produto para tal tarefa.

qual usar?? ÁLCOOL ISOPROPÍLICO, que é próprio para componentes eletrônicos.

mas todo mundo fala que wd é bom... ok, então vá a uma loja de eletrônica e pergunte sobre isso. os caras vão no mínimo arregalar os olhos e perguntar se tu fizeste isso. a propósito, tu já viste alguém limpar componentes eletrônicos com wd?? sou técnico em eletrônica e telecomunicações e nunca vi tal heresia....

por favor, não seja mais um estúpido estragando os componentes da sua guitarra. wd oxida, corrói e estraga todo e qualquer componente eletrônico na face da terra, corrói inclusive a corrente da tua bike.

renatocaster
não faça isso.

Lord Derfel Cadarn
suja mais rápido que tu pensa, pois apesar de ficar "escondidinho", a guitarra independente de semi, acústica ou sólida fica sempre totalmente exposta as intempéries.

João Gabriel Arruda
Veterano
# abr/07
· votar


PODE SIM!!!

WD-40 é usado há anos para limpar componentes eletrônicos. Além de limpar ele e protege contra a corrosão e elimina a umidade.
Conheço várias pessoas que usam WD-40 e aprovam.

Essa história que ele corrói qualquqer componente é loucura! isso sim é heresia! WD-40 foi criado para evitar a corrosão, cmo vai corroer alguma coisa?
Ele mantém a sujeira longe e é mais fino do que a água.
Uma coisa que até salva o celular quando cai na água não pode estragar material nenhum!
Veja no site www.wd40.com.br, tem um monte de informação e dá p tirar as duvidas.

Minow
Veterano
# abr/07
· votar


Aí, até pode, mas o ideal mesmo é limpa contatos.

TheChaosSpirit
Veterano
# abr/07
· votar


nossa toda essa baderna por um componente barato -.-

Rafael do Baixo
Veterano
# abr/07
· votar


O ideal é vc injetar álcool isopropílico,tanto na parte superior quanto na parte inferior do potenciômetro,e girar ele,pq ele limpa,fica protegido e não engordura o pot,já o wd-40 limpa tbm e protege,porém ele engordura o pot,facilitando o acúmulo de sujeira,o q num futuro próximo,vai agravar o problema no seu potenciômetro.

rafaelcerqueira
Veterano
# abr/07
· votar


Cara, acho que você se exaltou um pouco ness afirmação que está completamente equivocada. Pode usar wd-40 sim eu e todos os técnicos que conheço usamos sempre.

Abraço
Rafae Cerqueira


NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

parece que fica bom nos primeiros dias depois literalmente fode tudo!

se já não estava bom, fica muito pior e o prejuízo pode ser reversível apenas com a substituição do potenciômetro.

nunca, mas NUNCA MESMO use esse tipo de produto para tal tarefa.

qual usar?? ÁLCOOL ISOPROPÍLICO, que é próprio para componentes eletrônicos.

mas todo mundo fala que wd é bom... ok, então vá a uma loja de eletrônica e pergunte sobre isso. os caras vão no mínimo arregalar os olhos e perguntar se tu fizeste isso. a propósito, tu já viste alguém limpar componentes eletrônicos com wd?? sou técnico em eletrônica e telecomunicações e nunca vi tal heresia....

por favor, não seja mais um estúpido estragando os componentes da sua guitarra. wd oxida, corrói e estraga todo e qualquer componente eletrônico na face da terra, corrói inclusive a corrente da tua bike.


Fox_scc
Veterano
# abr/07
· votar


GuitarHouse,

o que fica bom é trocar os pots, mas caso vc queira fazer manutenção, desmonta os pots e limpa com um cotonete e alcool isopropilico.

Se tá com preguiça, usa spray de limpa contato. WD só resolve na ora, mas depois vai deixar a maior sugeira dentro dos pots e vai ficar ainda pior.

octavio_guns
Veterano
# set/11
· votar


O galera, para não criar outro tópico, vou upar este.


Outro dia, liguei para um cara que arruma parte elétrica da guitarra, porque meu captador da ponte só saía som quando com distorções pesadas, mas mesmo assim saia um clean bem baixo e sem efeito nenhum.
Ele me disse que era para eu passar Anti Ferrugem WD nos potenciômetros e na chave seletora que podia ser um problema com a ferrugem, e que isto talvez resolveria o problema.

Mas como vejo críticas negativas e elogios em relação ao WD, queria saber se eu faço isso ou uso um limpa-contato.


Valeu

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


octavio_guns: queria saber se eu faço isso ou uso um limpa-contato.

Cara, WD não foi feito pra limpar contatos. Ele é oleoso e pode ser um acumulador de poeira o que pode fazer com que o pot fica pior ainda! O Limpa Contatos é feito pra isso e é até mais barato, se não me engano.

Olha aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/148828/#7581996

Abs

octavio_guns
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Valeu ai cara. Vou usar o limpa contatos então ^^

Calime
Veterano
# set/11
· votar


octavio_guns
Não use. Ou use alcool isopropilico ou limpa contatos.

Ramsay
Veterano
# set/11 · Editado por: Ramsay
· votar


octavio_guns

Essa é uma questão controversa!!

O fato é que o WD40 foi proibido de ser usado na Aeronáutica do Brasil, porque em médias ou altas correntes elétricas, tipo as de fontes de alimentação em geral, o WD40 gera uma reação química que com o passar do tempo corrói os conectores.

Só que as correntes das guitarras são baixíssimas, da ordem de micro-amperes, ou menos.

Os sprays de limpeza de contatos propiciam um jato de álcool isopropílico ou produto similar que limpa temporariamente a trilha de potenciômetros ou chaves, mas, depois de algum tempo o problema retorna!!

E como a guitarra é fechada o WD40 é melhor para as chaves e os potenciômetros que os sprays de limpeza a seco, porque cria uma película que desoxida as chaves e ainda protege da poeira.

No próprio site da WD40 eles afirmam que o produto protege e limpa potenciômetros e chaves em geral.

Pessoalmente eu nunca testei o WD-40 numa guitarra ou amp, mas, o link abaixo esclarece:
http://www.wd40.com.br/casa_escritorio.asp

ALEKSEJ ALEKSANDRO NOBRE MARQUES
Veterano
# set/11
· votar


GuitarHouse
Use alcóol isopropílico e/ou spray limpa-contatos. Vai melhorar, mas se o chiado não sumir de vez, só restam duas alternativas trocar o potenciômetro ou levar para que um luthier especializado nessa área elétrica para que realize a limpeza do poteciômetro. Os técnicos em eletrônica que dão manutenção em amplificadores sabem abrir e limpar potenciômetros. É uma operação muito delicada e só pra quem o conhecimento e a prática, sob pena de se prejudicar a peça definitivamente.

jimmy vandrake
Veterano
# set/11
· votar


NÃO, NÃO NAÕ PODE.
A função do produto oleoso (WD40) é lubrificar, e não limpar.
Pode limpar na hora, mas o resíduo oleoso vai provocar o acúmulo de partículas em sua superfície ao longo de bem pouco tempo e vai piorar muito a situação.

JJJ
Veterano
# set/11 · Editado por: JJJ
· votar


Cabo de guerra:


PODE!!! <--------------------------> NÃO-PODE!!!


Quem será que vai ganhar? uhauhauhuah

octavio_guns
Veterano
# set/11
· votar


Afinal, pode ou não pode?

Por enquanto estou querendo usar o limpa-contato mesmo, como o MauricioBahia falou. Mas como está este dilema, queria saber de alguém que já usou algum dos 2 produtos.

JJJ
Veterano
# set/11 · Editado por: JJJ
· votar


octavio_guns
Afinal, pode ou não pode?

Pois é... como essa discussão está aí desde 2005 e ainda há controvérsias, acho que nunca saberemos a resposta!

Fui ver no site deles (WD40) e, resumindo muito, lá fala o seguinte (entre outras milhões de utilidades - mais que bombril! rs): WD40 não é condutor, mas pode ser usado em circuitos elétricos, potenciômetros, etc. para repelir umidade, evitar oxidação e melhorar a condutividade em contatos de chaves (essa eu não saquei... como melhora a condutividade se não é condutor? - só se for pelo fato de "limpar" os contatos na hora do jato...).

jimmy vandrake
Veterano
# set/11
· votar


JJJ

Todo produto oleoso repele a umidade uma vez que cria uma película que não permite o contato entre o oxigênio e a peça, por consequência repele a umidade contida no ar. Porém como já disse a função de produtos oleosos é lubrificar e até repelir umidade, porém suas características acabam se tornando uma cola para outros resíduos, que mesmo não estando em contato com o componente acabam se tornando abrasivos portanto não oxidantes.
Se o componente já está contaminado não adianta mais, a situação só vai piorar.

AndreMagoo
Veterano
# set/11
· votar


Bom, toco guitarra desde os 12 anos, fiquei uns 10 anos parado mas tá valendo, e sou técnico em eletrônica também. Não é recomendado usar WD40 em potenciômetros, porém dependendo do nível de contaminação do componente em questão pode ser a única solução, pois o poder de limpeza do WD40 é muito superior a qualquer limpa contatos ou álcool isopropílico. Claro que isso só deve ser feito em caso de emergência e em componentes que você já preveja a troca. Tipo o potenciômetro tá muito ruim, limpa contato não resolveu mas você tem que tocar hoje e não vai ter como efetuar a troca. Nesse caso, tasca WD40, provavelmente vai resolver o problema e te dar uns dias de uso pra poder efetuar a substituição.

Marcosrcf
Veterano
# set/11
· votar


Eu já usei WD40 muito tempo e realmente depois de algum tempo ele "emporcalha" o potenciômetro por dentro e dá-lhe ruído.

Já usei Álcool Isopropílico também, mas li em vários lugares que com o tempo ele resseca os componentes.


Hoje uso silicone em spray, dos 3 pra mim esse foi o melhor, sem dúvida alguma!

http://www.pares.com.br/23241-2276-large/silimatic-lubrificante-seco-1 20-grs-.jpg

jucasambora
Veterano
# set/11
· votar


Kra, isso é um tanto complicado de falar.. por quê?
Vou pela minha experiência pessoal, dependendo do estado do Pot não tem WD ou limpa contato que de jeito. O ideal é vc usar um pokinho sempre, com frequencia, assim manterá o pot em funcionamento por um bom tpo sem problemas.
Vou dar um exemplo recente que aconteceu comigo:
Tive que trocar o pot de um wah pq ele nunca recebeu manutenção, entaum eu limpei, limpei, limpei, e sabe o que aconteceu? Chiados e mais chiados.
Por isso que eu falo, o ideal é fazer esta manutenção com frequencia e não esperar dar uma sujeirinha pra passar WD ou outra coisa... WD serve sim, mas eu prefiro usar limpa contato, principalmente akeles que vem com tubinho, facilita que é uma beleza... rs

Vlw
Juca
Visitem: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/269738/ Obrigado!

danielmario
Veterano
# set/11
· votar


Catei uma daquelas antigas SX Pirate SG (com excesso de vermelho), já que estava baratinha (R$300), precisando de uma geral na elétrica, tudo chiando :S

Desmontei os potenciômetros, limpei com um cotonete embebido em álcool isopropílico, e antes de fechar, passei outro cotonete com óleo lubrificante (industrial pra máquinas, parece um singer). Acabou o chiado por mais alguns meses, e não corro o risco de corrosão com o WD40.

O WD40 não é desengripante? Se for, ele deve ser corrosivo! Cuidado!

maspn
Veterano
# set/11
· votar


cara, use álcool isopropílico ou spray limpa contatos.
é o que todo mundo faz ;)

maspn
Veterano
# set/11
· votar


eu uso o WD40 pra limpar a corrente da moto, kkkkkkkkk'.
penso que há uma enorme diferença entre um pot e uma corrente com a ferrugem.

Calime
Veterano
# set/11
· votar


Sou técnico de eletrônica e de telecomunicação. Nessa área já tenho cerca de 7 anos de trampo, sem contar a epoca de reparos de celular, na epoca que isso dava uma grana legal...vou novamente dar minha opinião: WD 40 é uma das piores coisas que já inventaram, diz que tem 1001 utilidades, mas na verdade não faz nada bem. A única aplicação para ele "menos pior" é lubrificante (e dos piorzinhos). Fora isso não recomendo de maneira alguma a utilização do mesmo. Limpeza de componentes eletricos e eletronicos é limpa contato ou alcool isopropilico. Se eles não derem jeito, o lance é subustituir por um componente novo, afinal um pot de guitarra é barato.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Calime

Pois é. Pra quem não sabe, WD-40 foi feito pra proteger material bélico evitando enferrujar. Se não me engano, especificamente para mísseis que viajavam em submarinos ou próximos ao mar. Tanto que o nome é Water Disposal fórmula 40. O seja, um dispersor de água que teve sucesso na 40ª tentativa de obtenção da fórmula.

Algo assim.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Posso usar wd-40 para limpar potenciometro da guitarra?