Posso passar alcool isopropilico na escala pra limpar?

    Autor Mensagem
    zx300
    Membro Novato
    # dez/19


    minha escala é escura (rosewood) obrigado

    MatheusMX
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    O álcool desidrata e resseca a madeira.
    É recomendável usar óleo de limão ou óleo de peroba.

    zx300
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    O álcool desidrata e resseca a madeira.
    É recomendável usar óleo de limão ou óleo de peroba.


    posso pelo menos passar nos captadores e na escala passar agua?

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    posso pelo menos passar nos captadores e na escala passar agua?

    Por que, diabos você quer passar água no braço da guitarra?
    Uma flanela seca já dá conta do recado. Eu não passaria óleo pois vai lambuzar as cordas e contribuir para oxidar mais rapidamente.

    Álcool isopropílico ou limpa contatos podem ser usados nos captadores e em partes eletrônicas no geral.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Beto Guitar Player
    Eu não passaria óleo pois vai lambuzar as cordas e contribuir para oxidar mais rapidamente.
    Isso não faz o menor sentido. Se óleo contribuisse para a oxidação, não se usaria óleo no motor do carro.
    O óleo de limão talvez até sim porque é mais ácido, mas mesmo assim a corda não deveria tocar a escala, e a idéia é a madeira absorver o óleo, e não deixar nada lambuzado.

    T-Rodman
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    oleo de peroba escurece a escala, mas é o método que prefiro usar em escala escura.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Beto Guitar Player
    Eu não passaria óleo pois vai lambuzar as cordas e contribuir para oxidar mais rapidamente.
    Isso não acontece. Aliás, é ao contrário...
    T-Rodman
    óleo de peroba escurece a escala
    Ele não escurece, hidrata (que, aliás, é a função dele)...
    Abçs

    Filippo14
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    O efeito de "escurecimento" do óleo na escala é o mesmo d emolhar uma camiseta cinza. Ela não escurece, ela fica mais "hidratada", que nem a escala

    Abs,

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    acabaramosnicks
    Mauricio Luiz Bertola

    De fato, falei besteira. Li óleo e não vi o restante.
    Óleo de Peroba é muito bom, mas nunca usei de limão. Funciona bem?

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Não Reiventem a Roda! Não Inventem Moda! Faça o que é feito há séculos!

    Se o Vivaldi limpava o violino dele assim, porque você vai inventar?


    - Pano flanelado seco, nas cordas e escalas, na manutenção do dia à dia.

    - Pano flanelado seco, com umas gotinhas de óleo de peroba ou óleo de limão, nas cordas e escalas eventualmente.

    - Quando for trocar cordas, pode fazer uma limpeza mais "forte" passando um bombrill "bem de leve" nos trastes, obviamente protegendo a escala com fita crepe e depois com pano flanelado seco, com umas gotinhas de óleo de peroba ou óleo de limão limpar a escala que, sem as cordas, permitem um "esfregar mais intenso". Tem gente que sua muito e junta muito resíduo na junção do traste com a escala, aproveite antes da limpeza e remova estes resíduos com um palito de dentes ou de fósforos.

    Obs: Este Pano reutilizável que é um "papel/tecido de limpeza que existe hoje em dia e vende em rolo é uma maravilha para nós instrumentistas, mais que para as donas de casa, e esse o Vivaldi não tinha!! Fralda de pano de neném (sem bosta), é outra maravilha!

    https://www.magazineluiza.com.br/pano-de-limpeza-scott-duramax-58-unid ades/p/218898200/me/pano/?&utm_source=google&utm_medium=pla&utm_campai gn=coop_kimberly&partner_id=24901&seller_id=magazineluiza&gclid=Cj0KCQ iAuefvBRDXARIsAFEOQ9HXyVr67sS1Wqr21tekDujFfpgYUGbQi9zWExYk5dJ0ZsNoleh7 zoIaAsLfEALw_wcB


    Se falei alguma merda aqui "Pai Bertola" corrigirá!

    makumbator
    Moderador
    # dez/19
    · votar


    Lelo Mig

    Lembrei desse vídeo bizarro:

    https://youtu.be/HRMM6T725Uw

    zx300
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Álcool isopropílico ou limpa contatos podem ser usados nos captadores e em partes eletrônicas no geral.


    eu uso nos pcs aqui de casa, por isso perguntei, pois ja estava ao alcance, tenho ainda uma duvida, depois de passar, precisa proteger o captador com algo, pois teoricamente o alcool o deixaria mais exposto e consequentemente mais sujeito a ferrujem etc

    Por que, diabos você quer passar água no braço da guitarra?

    a guita é usada, acabei de pegar e estava muito suja, passei um paninho que nao solta fiapos pouco umido na escala, melhorou e por um breve momento ficou mais escura e bonita, mas foi so secar que voltaram as marcas de ressecamento, marcas claras, nao e nada absurdo mas incomoda, acho que passando um oleo de leve resolve como os amigos abaixo citaram

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    zx300
    Poste uma foto do braço do instrumento.

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Acho que já me xingaram quando eu disse isso, mas eu costumava passar Poliflor na escala. Hidratava e deixava com cheiro bom.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    entamoeba
    Não é tão ruim como dizem...
    Mas óleo-de-peroba é melhor...
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # dez/19 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Claro que pode!

    Agora, tem guitarras com a escala tingida. Não sei se é o caso da sua. Sendo o caso, pode acontecer alguma reação do álcool com o pigmento usado na madeira.

    Eu costumo usar óleo de peroba ou óleo de linhaça.

    Espalho o óleo por toda a escala e deixo algum tempo. Algo entre 5 e 10 minutos.

    Depois esfrego a escala com uma escova de dentes, pra tirar aquela nhaca que fica colada no braço.

    Depois disso é apenas um pano limpo e seco.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/19
    · votar


    entamoeba

    Já passei uma vez pra nunca mais rs
    A escala era um pouco porosa, e ficou toda esbranquiçada rs

    Ramsay
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    zx300
    Se a escala estiver muito suja, ao ínvés de água, o ideal é passar um pano com Veja Multiuso e esfregar com força pra limpar.
    Após isso, vc pode passar ou óleo de peroba, ou óleo de limão, pra lubrificar e proteger a escala do instrumento.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/19
    · votar


    A vantagem do uso do álcool sobre a água é que o álcool evapora muito mais rápido. Mas, como disse o Mauricio Luiz Bertola: óleo-de-peroba é melhor

    TendTudo
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Acho desvantagem na evaporação rápida do álcool.

    TendTudo
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Pano seco

    Perdo
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Posso passar óleo de peroba numa escala clara de Maple envernizada? (Sx sst 57)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Perdo
    Não serve pra nada...
    Passe apenas uma flanela limpa.
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Perdo

    O óleo de peroba, limão, linhaça e etc, servem para hidratar a madeira. A madeira possui poros por onde este óleo entra, assim como um creme hidratante na pele humana.

    Numa escala envernizada, o verniz é uma camada "vitrificada" protetora, então o óleo não "entrará" na madeira. Não haverá absorção.

    zx300
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    passei oleo de limao ficou bom, sairam todas as partes esbranquicadas

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Posso passar alcool isopropilico na escala pra limpar?