Dúvidas que assolam minha mente (captadores) .......

Autor Mensagem
Fireman
Veterano
# jan/05


Dúvidas e mais dúvidas....

1- um som embolado é fruto do captador ou da distorção?

2- o que causa pequenas ondulações no som qnd se toca uma nota e a deixa soar (com a distorção)? tipo: nhaaaaaammmmmmmmmmmnhaaaaaaaaammmmmmmm..... oitavas mal reguladas? captador? trastejamento?

3- o q levar em conta na descrição de um captador? quanto mais "k" mais ganhho?

4- qnt custa uma captação legal (3 singles) sem ser dimarzio ou seimour? tipo aquele shaller s6 que o bertola disse?

filipethadeu
Veterano
# jan/05
· votar


1 - depende. tem pedal q tem um som mais embolado, como o big muff. n acho q tenha uma diferenca muito grNDE, quanto ao captador

2- vc nao se explicou direito. se vc tiver falando de sustain, cptador e nmadeira ajudam bastante. alem do pedais, como tbm o big muff, q tem um sustain muito bom

3- nao sei o q vc ta falando quando ao K, mas cada captador tem uma aplicacao, desde blues a heavy metal. pega a q se adequar

4- dependendo,n vale a pena pegr uma mais barata. eh melhor ecoonimizar um pouco mais, e comprar um mais caro, maas q vai ser bom pra toda vida, e q seja mais fcil de revender

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/05
· votar


Fireman
Som embolado pode (quase sempre é)ser fruto de má equalização.
Ondulações na nota são desafinações. Confira no afinador eletrônico e leve sua guitarra a um luthier para a devida regulagem de entonação e do cavalete.
Quanto maior a saída em Kiloohms maior a potência do mesmo (embora nem sempre isso signifique qualidade).
Os Schallers S6 são captadores single-coils de alta saída (13K), sendo mais potentes que alguns Humbuckers (8,5K), e são de excelente qualidade (produto da maravilhosa técnica industrial alemã), além de mais baratos que os DiMarzio e Seymour Duncan.

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


1-Potência:o pick-up não aumenta sua potência. Se eu ampli vomita 120Wa 60 decibéis é 120W a 60 decibéis e ponto. Exceto se vc usa um pré pra aumentar o nível de entrada. Voce vai ter maior nível de entrada, mas como se faz para duplicar algo cujo rendimento e tolerância máxima é 120MRS????
2-Quanto mais voltas tem a bobina, maior o nível de harmônicos é isso que dá impressão de aumento de volume
3-quanto mais ohms(voltas de fio no carretel da bobina), maior o nível de sujeira injetado na saída para os pedais.
4-Magneto. Ferrite, cerâmico = não são permanentes. Perdem carga
Alnico (aluminio + níquel + cobalto) = imã(magneto) permante. Quanto a carga e a liga: classifican-se por grau de potência de carga em alnico 2 ;3 ;4 e 5. Ondulações na corda = quando vc coloca a corda tenha certeza que ela não entou torcida na tarracha. Outra coisa que "ondula" :se os magnetos dos pick-ups estão muito póximos da corda, vão produzir uma tensão de repouso para o centro do magneto, ou seja a aplitude da corda depois da pancada de ataque tende a voltar para o ponto de repouso que é o centro de cada magneto, aí a corda quer "andar" e o magneto a fica trazendo de volta. Muito ruim. Ondula sem parar como se estivesse" desafinada" note : como se estivesse...mas, é uma ondulação gerada por processo mecânico.
6-Qualquer corda e nota, ondula por sua própria frequencia estabelecida pela afinação e pitch (altura da nota)
7-Pick-ups entre 6,5 e 8,34 ohms tem um som mais limpo. Se usa pedais prefira os de alnico, tanto faz se single coil ou com som mais cristalino; humbucking - som + opaco ou embolado (estre último com segunda bobina de cancelamento - menor ruido). Aí... escolha um bom ampli e descarregue todo o volume dele. Deixe os pick-ups afatados das cordas , regule os parafusos até obter o mesmo equilíbrio de uma para outra corda.
espero ter colaborado para com a tua dúvida.
www.aldolandi.com

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Pro Mauricio Luiz Bertola

Os Schallers S6 são captadores single-coils de alta saída (13K),....

Tá, só que eles enviam todo tipo de lixo direto pra tua pedaleira. Já vai rachado. É duca se vc usa o drive do ampli... Processado é um problema. Ronca até. Porém, vai de querer ou não esse som.
Experimenta meter tua guitarra no estudio , mesmo com som limpo, e veja o que acontece nos V.U. de mesa. Na página da s. duncan tem todo tipo de informações. Esses pick-ups tendem a levantar as frequencias médias ao absurdo. Anasala e induz ao ronco extremo. Se eu estou afim de comprar um drive da hora, pelo som dele , porquê vou destruir o sinal? Pro som dele não pintar? Aí está: EMBOLA. Questão simples de física. Tipo assim: eu compro uma strato e acabo com som de Ibanez cheia dos humbuckings... Se acha? mas, estou aberto as tuas posições e opinião a respeito. QUANTO +K + HARMÔNICOS+MÉDIOS+SUJEIRA+RONCO. Agora, + volume jamais. Volume é a resultante do teu ampli em MRS, no estado máximo de excitação.
Se fosse assim porque não estamos usando pick-ups com bobinas de 56K ohms, o que representa 56.000 votas de piresold 0.041 (o fio do pick-up) . Acha que os fabricantes não sabem disso? Como eu disse, tu põe 3 Marshall jp900 em série , espeta a guitarra, o wha e controle de volume. Pode usar até o módulo básico ( fuzz face, color sound, mxr +, muff...) dos primórdios, que esse pick-up vai falar muito. É fatal que desenvolveram pra isso. Pode estar certo.
Abraço.

Passoka
Veterano
# jan/05
· votar


aldo landi
Cara, você é um guitarrista que vive gravando jingles e de sideman para bandas, que saiu uma vez na Cover Guitarra?

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


sim , eu mesmo brother
aldolandijr@yahoo.com.br
www.aldolandi.com

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


aldo landi

E os pernilongos? Incomodando ainda?

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


E aí Leandrão... Fera! que danação. Cheguei lá o piloto da mesa tinha puxado um ronco com tudo aberto, aí queria mandar um RAID !!!! saí na correria, derepente o pouco que sobrou do meu penisgrosso morre....

Passoka
Veterano
# jan/05
· votar


aldo landi
Cara, quando li a sua entrevista, pensei: Putz, queria que eu tivesse a coragem de ter encarado desde o começo essa trilha. Mas, como não tive, resolvi tocar só para me divertir mesmo. Legal saber um pouco mais das suas opniões por aqui.

Qualquer hora você bem que podia colocar um post ou mesmo um artigo na home do Cifra Club dizendo como é esse mercado de músicos de estúdio.

Abraços,

Passoka

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Essa coisa técnica é legal... devia ter mais tópicos. Eu cansei da pedaleira, pra gravar, comprei o guitar rig , levo midi pelo GR30, mandei pra um desktop montado sobre uma foxconn top e athlon 64 . Só pra ele ... oguitar rig. Não gastei nem 700,00 e ... que luxo!!1 o tio chega e vai informatizado. FUNCIONA ! estou satisfeito . Via uma ibanez gb10 e uma sob medida só pro gr30.Vai daí, economizei 1.000,00 , com pedaleiras que seria um pesadelo pra vender...

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


aldo landi

Noite passada eu não dormi por causa desses bichin fi da puta... ô peshte! he e hehe he he fui dormir na casa dos meus pais

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Passoka, música é isso mesmo. Diversão. É só isso. e isso é que é bom cara!

Sujestão legal, Só não tenho muito tempo, Se leandrão colaborar , vamos nessa.

Passoka
Veterano
# jan/05
· votar


Fireman
Opa, voltando ao tópico

Dúvidas e mais dúvidas....

1- um som embolado é fruto do captador ou da distorção?
Pode ser. Geralmente, quando você usa distorções com muito ganho, o legal é usar captadores com bastante agudo, assim os graves não estouram logo no pré. Captadores tipo cerâmico ou no máximo Alnico V.


2- o que causa pequenas ondulações no som qnd se toca uma nota e a deixa soar (com a distorção)? tipo: nhaaaaaammmmmmmmmmmnhaaaaaaaaammmmmmmm..... oitavas mal reguladas? captador? trastejamento?

Pela descrição, parece ser a entonação mesmo.

3- o q levar em conta na descrição de um captador? quanto mais "k" mais ganhho?

Você precisa antes saber o que procura



aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Aí Leandrão, chego em casa, vou ver um filminho .. e quem aparece na tela???? Vamos levar esse projeto pros cineastas: A nova série de verão :
"A Volta do pernilongo maldito"! Viva a prefeitura!

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


aldo landi

Ôpa... tamos aí 8>)

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


aldo landi

he he he é Viva o José Cara de Hommer Simpson Serra!!!!

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Sim , Passoka, não foi nesse sentido. Concordo plenamente, foi mais um complemento visto os problemas de sempre nos estúdios.

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Não é Leandrão?... Só que , é claro: EU!!!, a culpa é da minha antecessora!

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


como sempre!

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Bom, vamos lá pra outros tópicos cavocar ajuda pra molecada, enquanto estou por aqui....

oak
Veterano
# jan/05
· votar


aldo landi

soh algumas consideraçoes, o numero de voltas implica proporcionalmente na resistencia dc, e influi sim no volume (tensao) da saida, quanto mais voltas, maior a resistencia e maior o nivel de tensao de saida
acontece que, quanto mais voltas maior a impedancia da bobina (lembrando que impedancia depende de frequencia e numero de voltas basicamente) e isso "come" as frequencias mais altas, dexando o som gordo
eh por isso que os captadores de algo ganho (alto volume na saida e portanto maior distorçao nos modulos) sao tao ruins com som limpo, pois enviam somente as frequencias mais baixas

sujeira no som pode ser hum, no caso dos single coils, ou captador mal parafinado, gerando ressonancia interna (embolaçao, microfonia em alto volume/ganho), ruido nao depende do numero de voltas de forma alguma

nao se faz um captador com resistencia dc de 56k ohms simplesmente por que ele iria comer quase todas (senao todas) as frequencias sonoras produzidas pelas cordas, e, ateh onde eu sei, o fio usado em captadores eh o 0.042"

Agente Smith
Veterano
# jan/05
· votar


Ae cara, quanto ao som embolado, vem de dois lugares, do tipo/quantidade de dist e do pickup.C vc quer um som não embolado, o unico jeito é usando um captador de ganho moderado, não pouco nem Muito, ganho moderado, e como drive, nada melhor que um bom marshall valvulado, essa é a distorção, c vc coloca na metade, e ja era, som limpo e destacado. Mas existem bons pedais de dist por ae, o dist + suja pouco, bem legal, na minha concepção.Outra coisa, c vc quer uma boa distorção, pega um pedal de drive comum, e coloque o drive na metade, e no canal limpo, e controla a ëgada" assim o som sai bem mais agradavel.Ahh, outra coisa, eu testando um ou outro amp transistorizado cheguei a uma conclusão, uma boa distorção soh é obtida se vc colocar o gainho da metade para baixo, e o volume de tres até o 7, depois disso ou antes disso o drive sai fraco demais, sem corpo



aldo landi, nossa, presença ilustre no forum!!!!! Ae cara, tbm li uma reportagem sua na guitarclass, parabens pelo trabalho ae cara!

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


PAssoKa, a rapaziada esquece que a nota é uma senóide. Se não ondular, cadê o C,C#,D,D#,E,F,F#,G,G#,A, A# B.... ondular é natural, sobretudo com os harmonicos quadrados (onda) provocados por nivelação dos harmônicos X Fundamental que é a função do drive fazer... O Diabo é o som CRA bemol, FRi sustenido... aí é eletrônico ou mecânico...

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Agente Smith

Eu é que agradeço o elogio, Nem é tanto, meu brother, Sou só mais um Tocador de guitarra ( PÔ é assim que gosto guitar player) .Guitarrista é tão pedante!!!! coisa de pouca atitude. SOU UM TOCADOR DE GUITARRAAAA!!!!
OBA! Sempre gostei desse termo...( filosofando)

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Agente Smith
Concordo... Já cheguei a essas conclusões... acertou na moska!

A coisa cruel é a injeção dos 60 ciclos e ruido branco. ... Só que o ruido branco não tem jeito. BIG BANG... origem...

Leandro Brito
Veterano
# jan/05
· votar


Aproveitando q só tem feras aqui no tópico será q dava pra vcs me responderem uma dúvida?

Pode existir um amplificador com 2 mv de entrada (Sheldon 20w quase clone do meteoro atomic drive)

Vlw

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


oak
Exato... em outros termos é isso. Vai daí que toco guitarra desde 67 tudo que podiam com essa tecnologia e know how é 6,5 a 8,75 ( somados ou não single X humbuking) de forma simples disse extamente isso. Se + ohms + lixo + cortes+ ... vai forçar vc acabar usando uma outra bobina para correção dessas frequencias... aí ...1,5 henry.... pra que? dar pra depois tirar, não é?

Agente Smith
Veterano
# jan/05
· votar


aldo landi po cara, issae hehehehe :) Somos dois tocadores de guita, soh q eu soh tenho 16, hehehehehe, muita vida pela frente, por isso eu aprendo muito com vcs caras q jah tão ae faz tempão, vc , o LP, seis são muito fodas

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Leandro Brito

poder pode... X resposta mínima e máxima dos falantes... Uso um music man hd212 chaveado para 2, 4, 6. 8. omhs ( modificado) falantes até 32ohms.. , não cansa, com estradas próximas a descrita. Quanto ao meteoro, lamento . Recuso-me usar isso. Se tudo sumir e só sobrar isso, mando em linha pra mesa. Ou desito e vou de violão no microfone. Não dá...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvidas que assolam minha mente (captadores) .......