Da mente para criação de riffs (Ajuda)

    Autor Mensagem
    Rulio
    Veterano
    # fev/12


    Olá a todos,

    Preciso de ajuda quanto a criação de riffs, pois eu até consigo criar um ou outro legalzinho, porém o que eu realmente imagino eu não consigo criar. Ou seja, a minha mente cria um solo maneiro mas eu não consigo passar ele para a guitarra.

    Existiria algum estudo para isso? ou alguma palavra-chave para que eu possa procurar? Se não existe nada alguem pode me dar dicas?

    Agradeço desde já

    Johnpdv
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Johnpdv
    · votar


    Criar riffs hoje é uma tarefa bem dificil, também tenho bastante dificuldade nessa área. Mas o que deve ser feito é buscar influências dos guitarristas que você gosta, e tentar se basear em algo. Outra coisa legal é você tentar tocar notas que você não costuma tocar. Usar harmonias diferentes, notas diferentes. Riffs com escala menor harmônica fica show! Abraço cara, e boa sorte!

    Editando: Quanto ao que esta na cabeça e passar pro instrumento, você tem que aprender a dominar o instrumento e o ouvido... hehe, quando você domina o braço do instrumento e possui um ouvido apurado, tudo se torna mais fácil. Detalhe, eu também preciso disso >.<

    Rulio
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Pois é to dominando mais ou menos o braço, mas ainda preciso melhorar, porém estou treinando todo o dia..... ja sei as escalas da penta e da grega e tiro um som legal, porém pra criar o que vem da mente tá dificil....... tava tentando escolhendo um tom e fazeendo o que eu pensei em cima da escala grega, mas mesmo assim é dificil e por isso queria ajuda.... de qualquer jeito o que não posso é desistir, pq uma hora vai sair =)

    mas vlw Johnpdv

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Rulio

    O que me parece é que você tem a melodia em mente, mas não consegue passar para a guitarra...tente solfejar, lentamente, e ir buscando afinar a voz com a guitarra, e assim vai passando...

    juninholiveira
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    o Thyago ta certo, vai cantando a melodia que ta na sua mente, ai vc vai procurando no instrumento as notas certas que se encaixam na sua música.

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    É, treino e conhecimento do braço da guitarra, porém, muitos riffs que eu crio e o pessoal gosta eles surgem do nada, sem eu pensar, simplesmente pego a guitarra e vou tocando e sem compromisso tento fazer algo diferente e vou encrementando até chegar num ponto que o riff, como se tomasse vida própria, vai pedindo um complemento ou seguimento, etc

    jluciano85
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    é bem engraçado isso, teve dias que ja acordei com riffs na cabeça, outros qnd ia durmir me veio a melodia do nada, tive que religar o pc e gravar para não esquecer, a idéia principal dos meus riffs sempre vem qnd não to tocando guitarra, qnd passo para a guitarra as vezes mudo alguma coisa ou acrescento. Mas sempre gravo todas versões, já perdi alguns riffs que toquei na hora depois de uns dias não lembrei mais, então sempre gravo tudo agora


    Se não tem conhecimento do braço ainda, tenta tirar só em 1 ou 2 cordas as notas e depois vá achando as notas nas outras cordas de modo que fique mais próximo e fácil de tocar.

    Eu nunca fiz aula de guitarra mas sou fuçador , então não sei se é o ideal fazer isso, mas funcionou bem pra mim.

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu nunca fiz aula de guitarra mas sou fuçador , então não sei se é o ideal fazer isso, mas funcionou bem pra mim.

    É exatamente isso! Não existe uma regra rígida sobre a música, sobre a arte! É buscar o que funciona bem pra si mesmo

    Abraços

    carnisa1
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu acredito, que o cara que conheça todo o braço da escala e transmita aquilo para ela, seria um dos melhores guitarristas do mundo, poderia criar qualquer coisa que apareça na cabeça, uma das músicas que eu criei pro meu mini-album veio na hora do banho, então peguei minha guitarra e fiquei umas 2h tentando tirar ela como eu tinha imaginado...
    O foda é que músicas neoclássicas se parecem muito na parte dos arpejos...

    fel123
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    quando eu penso em um riff eu quero tocar ele na guitarra, eu fecho os ollhos e me imagino tocando, muitas vezes isso da certo.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    quando eu penso em um riff eu quero tocar ele na guitarra, eu fecho os ollhos e me imagino tocando, muitas vezes isso da certo.

    que dica...

    elciosouza
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    cara, na minha opinião é tudo uma questão de pesquisa...sou blueseiro por formação, mas uma coisa que gosto muito de fazer é ver documentários de guitarristas e bandas... um que te recomendo é do Metallica,Some Kind of Monster (2004)....bicho...é uma aula de Riffs. uma coisa que me ajudou muito com solos é trirar CDs de artistas do meu gênero...vc aprende as formas que eles utilizam e com isso vc aprende o caminho das pedras. tente baixar a afinação da sua E bordão pra D...muitas bandas de hard e metal se utilizam desse recurso.

    Rulio
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    "Eu nunca fiz aula de guitarra mas sou fuçador , então não sei se é o ideal fazer isso, mas funcionou bem pra mim."

    Bem nessa, tmb sou fuçador....

    Agradeço a todos pelas dicas =D

    Rodrigo Guitar Man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Rulio
    Cara, se eu te falar que tenho o mesmo problema, eu escuto uma base, crio um solo super fodastico na mente, mas na hra de passar pra guita fudeu aff

    Bach_Rocker
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    drogas ajudam

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Da mente para criação de riffs (Ajuda)