Um Exercicio para a Mente e as Mãos - Texto de John Frusciante

    Autor Mensagem
    Figonzalez
    Veterano
    # ago/12


    Galera, vi esse texto na internet e achei interessante compartilhar. É um texto muito mais de reflexão sobre a música do que propriamente um exercício, mas me fez ver a música de um outro ponto de vista. Espero que gostem! Foi postado originalmente no blog pessoal dele em 2008.



    Olá. Aqui é John. Eu vou manter este blog como um lugar para escrever coisas para as pessoas que ouvem a minha música. Eu vou escrever o que eu sinto que devo dizer sempre que me dê vontade de fazer isso. Eu não gosto dos antigos canais de mídia e está é uma forma de comunicar com as pessoas sem o filtro de revistas e suas besteiras que não tem nada a ver com música.

    Eu gostaria de começar explicando um exercício (para o cérebro tanto quanto as mãos) que eu imagino poder ser feito em qualquer instrumento (incluindo a voz), mas eu vou explicar isso usando a guitarra.

    Lição 1:

    Exemplo 1: Tocar quaisquer quatro notas em sucessão ascendente repetidamente, como, por exemplo, as quatro primeiras notas de uma escala maior. A idéia é tocar as 4 notas, repetidamente, mas mentalmente contar em cinco e acentuar a primeira de cada 5. Então deixe que a sua mão esquerda vá por si própria e concentre-se em contar mentalmente;

    1,2,3,4,5,1,2,3,4,5

    Cada vez que você estiver na #1 toque a nota mais alto que o resto. Você verá que o primeiro acento cai na primeira nota. O segundo acento recai sobre a segunda nota na segunda vez. O terceiro acento recai sobre a nota 3 na terceira vez. O quarto acento recai sobre a nota 4 na quarta vez. Isso nos traz de volta a acentuar a nota primeira e o exercício se repete.

    Exemplo 2: Se você acentuar essas mesmas quatro notas em 7, você verá os os acentos irem para trás a partir do primeiro exemplo. Você, naturalmente, acentua a primeira nota e, em seguida, você continua tocando suas quatro notas em sucessão, mas o sétimo e o segundo acento acabam na quarta nota, o terceiro acento recai na terceira nota, o quarto acento recai sobre a 2 ª nota e o quinto acento recai na primeira nota. Há versões mais complexas do presente exercício, mas estes dois exemplos expressam a idéia básica de que existe um padrão de notas sendo tocadas pela mão esquerda que é um montante de números e outro padrão de acentos sendo tocados pela mão direita, que é outro montante de números.

    Para um não-músico, a idéia pode ser ilustrada como duas linhas, como estas:

    123412341234123412341

    123451234512345123451

    Olhe para onde as notas da linha inferior ocorrem em relação à linha superior. A segunda na linha de baixo tem um 2 acima dela. A terceira tem um três sobre ela. A quarta tem um 4 em cima e a quinta tem um 1 sobre ele, altura em que a série iria repetir e ser a mesma até o infinito. Qualquer repetição de 2 números (como 5, 7,11 e 9) que ocorrem em paralelo com um outro terá essa organização circular, que é fornecida pela estrutura da própria existência.

    Quando fazemos música estamos agindo em números, que são imutáveis. Na música várias séries de números estão ocorrendo simultaneamente, encontrando uma certa quantidade de pontos de coordenadas. Quando ouvimos uma banda no meio de uma canção, uma menina está em sua nota de 100 e outra garota está em sua nota 76 e outra garota está em sua nota 50, não podemos deixar de ouvir estas pessoas como estando no mesmo ponto juntas. Desta forma, a música é um exemplo da reconciliação das diferenças. Apesar de os próprios números poderem ser diferentes, ouvimo-los como sendo o mesmo. Embora percebamos cada número como sendo diferentes, no final, todos os números como um todo são uma única coisa, como sendo dependentes uns dos outros e não existindo sem o outro.

    Quando se toca música, não é necessário contar as notas, mas é desejável tirar o máximo de diferença expressiva e ao mesmo tempo ter pontos de conexão. Um baixista que está acostumado a tocar apenas o que é a nota mais baixa na corda do instrumento provavelmente não está tirando o máximo partido da sua capacidade de se expressar. Se ele toca diferentes notas e ritmos diferentes no baixo, enquanto o guitarrista faz sua performance, e se essas duas coisas parecem ligar-se emocionalmente, então a música está expressando as diferenças de dois povos e juntando-as simultaneamente. É a mesma coisa na vida do modo que, embora os nossos sentidos e inteligência dotem-nos com a capacidade de ver cada coisa como diferente de tudo o mais, nós também somos abençoados por sermos capazes de ver a relação entre essas coisas; e o fato de que essas relações existem mostra que todas elas estão em conjunto como algo único.

    Os números tornam-se mais inconcebíveis quanto maiores ou menores forem. Você vai achar mais fácil tentar visualizar um amigo seu na sua mente, mas é mais difícil visualizar dois amigos ao mesmo tempo, e exponencialmente mais difícil visualizar 3 e assim por diante. E já que o maior número possível é inconcebível, bem como a menor fração sendo inconcebível, podemos ver que nos preocupamos com os números os quais nossas mentes têm a capacidade de compreender e trabalhar. Como músicos, os nossos pensamentos geralmente giram em torno dos números menores. Na música o número quatro e seus primeiros múltiplos aparecem muito, mas temos a capacidade de mexer com isso, introduzindo todos os tipos de números dentro disso. As pessoas que nunca pensam musical-numeralmente geralmente agrupam as coisas em quatro. Eu acho que deve haver algo sobre aquele número que nós gostamos, uma vez que a maioria das músicas do mundo ocidental está em 4 / 4, e a primeira harmonia descoberta pelo homem foi o paralelo do quarto. Coisas ocorrendo em 16 ou 32 ciclos de bar parecem fazer sentido para nós, e mesmo quando as assinaturas de tempo são ímpares, nós ainda as resolvemos e começamos uma nova jornada, depois de 16 ou 32 ou 64 bars. Mas exceções podem e são feitas para essas coisas. Há infinitas possibilidades aqui e parece que, ignorando a atividade dos números na música, muitas vezes, acaba-se aderindo a muitos dos mesmos padrões numéricos repetidamente. Por estar cientes disso, nós podemos evitar essas tendências numéricas (fórmulas) e orientar os nossos pensamentos musicais para se conformarem com uma idéia nova.

    Também é bom lembrar que as nossas diferenças como pessoas podem ser pontos de conexão, e não temos que nos vestir como nossos amigos, ou ter a mesma opinião deles para reforçar essa ligação. Isso é o que o exercício diz: Minha mão direita está vendo as coisas de uma maneira, a minha mão esquerda está vendo de outro, mas elas se juntam e sua união cria uma terceira coisa. Como duas pessoas de sexos opostos fazerem sexo e um bebê resultante. Ou ganhar uma visão mais ampla por conversar com alguém cuja opinião diverge da sua.

    Em relação ao exercício, quando um músico toca um instrumento convencional, cada nota é tocada em uma velocidade diferente. Tenho notado que quando os músicos têm uma química muito boa, suas escolhas individuais de tocar notas em seus diversos graus de velocidade têm uma forma cósmica de entrelaçamento e balanceamento de uma com a outra.

    Não é algo que o nosso cérebro tem a capacidade de acompanhar no sentido numérico, mas um bom relacionamento com seu instrumento e um sentimento pela música que você está tocando cuida disso para nós. O exercício que eu dei, e muitos outros que tenho como este, despertam a sua habilidade de não deixar a sua escolha de como duramente você toca uma nota, ser determinada pelas óbvias inclinações que o arranjo físico das próprias notas dita. Isso realmente apenas o ajuda a ser mais expressivo de uma maneira menos previsível. Em seguida, ele se torna uma segunda natureza para ser atento, tanto a quão pesada ou leve cada nota é tocada, como às próprias notas. Você pode tentar o exercício lentamente no início, tocando todos os “uns” tão alto quanto você pode e todas as outras notas tão suave quanto possível, e ver o quão rápido você pode tocá-las antes de você ser forçado a comprometer a diferença de volumes. É muito difícil ter grandes diferenças em termos de volume de nota a nota em alta velocidade. Você também pode tentar diferentes quantidades de notas cruzadas com os acentos em lugares diferentes. Como 7notes, enquanto acentua a primeira de cada 5 notas, atinja da mesma forma a terceira de cada 5. UM dois TRÊS quatro cinco. Há muito espaço para criatividade, faça seus próprios exercícios com base nessa idéia. Eu acredito que você vai descobrir-se tocando mais expressivamente e com mais sentimento, como resultado de fazê-los.


    mukambator
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Voce pode tentar comecando com algo bem mais simples e util
    progressoes de acordes e m circulo de quinta comecando pela escala natural sem notas acidentadas apartir das tetrades voce vai se sentir um jazzista apos iniciar funciona assim
    do maior do mi sol si, partindo para o quinto grau comece pelo sol si re e fa re, o quinto grau seguinte e re fa la si e assim por diante, voce pode fazer o caminho inverso chamado circulo de quartas procure topicos teoricos sobre os tais circulos, sugiro tambem patterns de escala e palhetada, ligaduras trinadas, escala octatonica e cromatica

    Arimoxinga
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    mukambator

    tem nem um video disso não? não entendi bem.... =D

    du_dutra
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    não entendi nada,mas ele é mestre ashasuhsa

    Jm7
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ah Figonzalez o texto é muito extenso, fiquei com preguiça de ler agora!!!!!!!!!

    conandrade
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Putz fiz muito esses exercícios no começo de minhas aulas. Uso até hoje, pois meu mindinho é meio preso ao dedo 3. rs

    O interessante além do exercício, é que vc passa associar os sons e usá-los em outras situações das mais adversas.

    Muito interessante o texto. John parece ser um artista mais "denso" do que um mero guitarrista pop/rock. Interessante a parte sobre a conexão dos músicos e a relação com o que ele considera 'musicos bons'.

    cantrell
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    john é muito foda, adoro o felling desse kra.

    chiock
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Esse é um exercício muito "comum" quando se esta aprendendo divisões rítmicas na partitura.

    Muito bom o tópico e o texto.

    Figonzalez
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Que bom que gostaram! Há um tempo atrás que comecei a ouvir as coisas do seu trabalho solo e procurar algumas entrevistas e artigos dele e achei bastante coisa interessante. O jeito que o cara enxerga a guitarra, e sobretudo a música, me fez abrir muito mais as minhas idéias.

    andrecoelho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Valeu por compartilhar!

    iThiago
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Gosto muito desse cara heheh... Se bem que não se saiu bem com o novo álbum solo

    Figonzalez
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    iThiago

    O EP Letur Lefr? Eu escutei bem por cima, mas não curti muito tambem. Me parece que ele agora tá numa vibe de sintese modular e essas coisas eletrônicas. Curto mais essa época dele:




    Mas meu album preferido é o Curtains

    Marthin87
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Era o que eu precisava para complementar meu treino com Varigrip indo para o trabalho. Valeu!

    Marthin87
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Marthin87
    · votar


    Qual o blog do Frusciante?

    Figonzalez
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Marthin87

    Eu acho que o blog não existe mais, mas tem um material extraído do blog e traduzido aqui ó: http://www.universofrusciante.com/search/label/Artigos

    -Dan
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    O que de positivo gera esse exercicio?

    ZoSo.
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Figonzalez

    John é diferenciado, principalmente pela visão de musica dele, também pelo conhecimento teorico. os trabalhos solos dele até The Empyrian são muito bons, esse novo não caiu no meu gosto, não é uma musica acessivel, mas admiro quem comsegue entende-la. E o blog ainda existe sim, e toda semana tem atualizaçoes. desculpem os erros estou no celular abraço.

    andrecoelho
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: andrecoelho
    · votar


    O blog é esse?

    http://johnfrusciante.com/


    Curti muito um trabalho que ele lançou junto com o Omar Rodriguez Lopez

    conandrade
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    -Dan
    Cara, no mínimo, sua coordenação motora. As consequencias disso são enormes pra tudo o que vc fizer no instrumento. Seja na elaboração de acordes, mudanças, solos, fraseados, melodias...

    Se vc tiver um ouvido bom, em algum tempo vc começa a associar notas e aumentar o seu vocabulário. É um baita exercíciozinho e ninguem dá muita bola!

    Abrs

    Figonzalez
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    andrecoelho

    Omar Rodriguez- Lopez é outro que destrói tambem. Diz a lenda que há um projeto com ele, Frusciante e o Flea, mas eu nunca achei nada, só algumas jams no youtube.

    ZoSo.

    É o novo trabalho dele eu ainda não "saquei" muito. Talvez eu precise ouvir mais ou não tenha gostado mesmo

    Jim Marshall
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    -Dan

    O que de positivo gera esse exercicio?

    Evitar o Alzheimer !

    Will Bejar
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Figonzalez
    Tenho notado que quando os músicos têm uma química muito boa, suas escolhas individuais de tocar notas em seus diversos graus de velocidade têm uma forma cósmica de entrelaçamento e balanceamento de uma com a outra.
    É que ele não falou nada... mas aqui, por exemplo, eu enxerguei Purple Stain ou Charlie... hehehehehe

    Belo texto... o JF é meio "viajante"... mas é legal!!!

    iThiago
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Figonzalez


    Sim, o Letur mesmo... Eu prefiro o Shadows Collide with people, do Curtains só escutei as músicas The Past Recedes e The Empyrean, que são muito boas por sinal hehe

    andrecoelho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Figonzalez

    Já tô na espera.

    Para mim o Omar é um dos grandes guitarristas dos anos 2000 para cá!

    -Dan
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    conandrade
    Jim Marshall

    Entendi. Nuu.. custei pra fazer ahduadhuda

    -Dan
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Figonzalez

    Omar Rodriguez- Lopez é outro que destrói tambem. Diz a lenda que há um projeto com ele, Frusciante e o Flea, mas eu nunca achei nada, só algumas jams no youtube.


    Eu tenho o album. Não se deram ao trabalho de tirar o ruído, então fica um xiado chato. As musicas são bem repetitivas, meio mântricas. Ao menos o que eu tenho é bem ruinzinho e é do Frusciante com o Omar (sem o Flea.)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um Exercicio para a Mente e as Mãos - Texto de John Frusciante