Treinando sem guitarra - Só na mente!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# abr/10 · Editado por: MauricioBahia


Fala galera. o/*

Eu tenho tocado pouco ultimamente mas sempre estou com meu MP3 Player e meu fone plugado, ouvindo todo o tipo de música e, claro, as que tem guitarras.

Há algum tempo tenho testado visualizar os solos/riffs que estou ouvindo, tentando imaginar o que o guitarrista está fazendo e como está fazendo (pegada). E não é que funciona!! \o/ Peguei a guitarra ontem a noite e tirei um solo quase de primeira depois de ouví-lo tentando visualizar a escala.

Gostaria de saber se o pessoal também pratica esse método de tirar solos, não só de ouvido, mas com a cuca!!!

Abs a todos

ps. pra quem vai e volta do trabalho de ônibus, pode ser uma boa idéia pra passar o tempo. :-)

White G3
Veterano
# abr/10
· votar


Já sim...
uma vez eu treinei um arpejo mentalmente. =D

ohm777
Veterano
# abr/10
· votar


MauricioBahia
Há uns 2 anos que eu toco guitarra mentalmente, visualizo a escala na mente e o som simplesmente sai junto!
É muito prazeiroso praticar assim, isso acaba se tornando um vício com o tempo.
Mas é difícil pra quem não tem muita prática, é preciso treinar muito as escalas várias horas por dia, pra memorizar os sons delas.

Ultimamente eu tenho até tirado umas músicas de ouvido sem tocar na guitarra, só mentalmente e quando pego a guita pra conferir não é que deu certo!

Caike_bend
Veterano
# abr/10
· votar


É assim que tem que ser!

Vinícius Braga
Veterano
# abr/10
· votar


MauricioBahia

Sim cara, pra tirar solos é uma boa..
Eu faço isso diretão também..
É um tanto legal depois que você tira o solo pois você fica feliz por ter tirado algo de ouvido SEM a guitarra na mão..

Abraço

marcos.
Veterano
# abr/10
· votar


cumigo só funciona com 1 shape de penta :p dai fico ouvindo o slash la...

MauricioBahia
Moderador
# abr/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ohm777: Mas é difícil pra quem não tem muita prática, é preciso treinar muito as escalas várias horas por dia, pra memorizar os sons delas.

É. Isso realmente é importante sim. Depois de um tempo familiarizado com, nem digo escalas, mas os sons da guitarra (isso inclui riffs) a coisa flui de uma forma impressionante. Acho que os vídeos do Youtube me ajudaram muito a ver a coisa toda.

A gente sempre fala em "tirar de ouvido", mas eu acredito que o componente visual associado ao ouvido pode ser muito eficaz, mesmo para iniciantes pois condiciona o cérebro a usar vários sentidos.

Tocar sem ver... quase uma masturbação musical! ehehe

Abs

xExLucasx
Veterano
# abr/10 · Editado por: xExLucasx
· votar


MauricioBahia
Peguei a guitarra ontem a noite e tirei um solo quase de primeira depois de ouví-lo tentando visualizar a escala.
As vezes eu me sinto um burro nesse fórum D:

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Eu não propriamente toco mentalmente, mas imagino como tocar de maneira mais ampla. Quando escuto uma música o rádio, imagino como seria arranjá-la para uma banda, por exemplo, contendo dois guitarristas - estou na onda de banda com dois guitarras...

Deiab
Veterano
# abr/10
· votar


MauricioBahia
Faço isso já faz um tempo. Como não posso tocar o dia inteiro, quando estou tirando uma música de ouvido, depois que paro visualizo as escalas na cabeça e tento continuar a música, mas pra mim só dá certo com músicas mais lentas, blues, algumas baladas, solos rápidos não consigo. É um bom exercício, mas como falou o ohm777 já tem que conhecer um pouco da coisa pra dar certo.

Iommi Young
Veterano
# abr/10
· votar


vixe, eu só treino bateria na mente, mas mesmo assim eu fico pegando o ritimo com os pés, mas agora guitarra...

MauricioBahia
Moderador
# abr/10
· votar


xExLucasx: As vezes eu me sinto um burro nesse fórum D:

Nada a ver! É treino mesmo. Obviamente que eu tirei por partes o solo/riffs. Mas, pela minha experiência foi mais rápido e divertido tentando ver antes de tirar.

Velho, é treino, como tudo na vida. Só que invés de treinar só ou ouvido, o componente visual entra na dança. ;-)

FUN!

FAP
Veterano
# abr/10
· votar


Eu também procuro visualizar o cara tocando, mas tem uns guitarristas aí que é difícil de imaginar...

Overdriver
Veterano
# abr/10
· votar


Também tenho praticado dessa forma ultimamente, é muito bom, vc evolui muito fazendo isso e ganha tempo.

Bereta
Veterano
# abr/10
· votar


Esse lance é bacana e realmente dá um resultado legal sim! Isso é treino e dá pra chegar a, só no ouvir, sacar a idéia do guitarrista ao tocar esta ou aquela frase.

buddy guy
Veterano
# abr/10
· votar


MauricioBahia


É Mauricião,sou suspeito pra falar,mas vc vem fazendo grandes sons. Se a tática é essa,escutar muito MP3,chega o reio aí,pois tem dado certo. Abração !!!

nichendrix
Veterano
# mai/10 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia
Tocar sem ver... quase uma masturbação musical! ehehe

Rapaz uma vez me chamaram de imoral no shopping pq eu tava lembrando dum solo usando meu antebraço como guitarra, justamente pela semelhança de movimentos hehehehehe

Felipe90
Veterano
# mai/10 · Editado por: Felipe90
· votar


MauricioBahia

Tenho escutado muito Joe Bonamassa... mas ele toca muito rápido =(
então por enquanto fica só na mente mesmo

skiva_thrash
Veterano
# mai/10
· votar


Acho q esse metodo de estudo tras uma grande evolução com o passar do tempo, é muito bom para improviso tbm, vc imagina as escalas, sons e tal.

Com o passar do tempo vc fica com os intervalos na cabeça!

Guitar_RdS
Veterano
# mai/10
· votar


Nossa, tem horas q dá até vergonha ler algumas coisas aqui.
Eu uso a técnica de "namorar" o solo. Ontem eu tirei um solo q eu namorei muito tempo, foi bem fácil =)
O negócio agora é treinar a pegada, pq é muito foda a pegada do solo, ainda tenho q treinar uns vibratos daquele lá rs

Guitar_RdS
Veterano
# mai/10 · Editado por: Guitar_RdS
· votar


repetido

marcioguita
Veterano
# mai/10
· votar


Passo dias embarcado sem nenhum instrumento, entao treino palhetada na costura da calca ,e exercito os dedos da mao esquerda. sempre com meu mp3 e video aulas no laptop.
Abcs

Villts
Veterano
# mai/10
· votar


Fico feliz por reconhecer quando acerto se o solo usa só penta, se tá em dórico, etc! =D

Acabo tirando as vezes na mente também!

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


eu tinha a mania de tocar a buzina sempre que ouvia um barulho enquanto dirigia e tentar identificar o intervalo..... Era meio que um TOC meu....

xExLucasx
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Há quanto tempo tu tocas?

ohm777
Veterano
# mai/10
· votar


Bigtransa
Também é bem legal aproveitar algum som do ambiente como ar-condicionado, bomba de piscina etc, imaginá-la como um baixo constante e criar solos e vamps virtuais sobre aquela frequência!
Isso é viciante também!

Andy TheCatSp
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Sim cara !!! estou na mesma que voce, eu não tenho muito tempo para tocar guitarra, mas fico com meu celular o tempo todo, e ouvindo rock/instrumentais e solos de guitarra. faço exatamente o que voce disse, tento transcrever a música mentalmente, tento pegar o tom dela, os acordes e cadências, as escalas e notas do braço que estão sendo usadas...obviamente nem sempre consigo, e as vezes erro, mas isso é um ótimo estudo para melhorar a percepção auditiva, e realmente vicia...qualquer musica que ouço, mesmo que seja um sertanejo, ja vou tentando decifrar os acordes tocados na musicaa ushushausahuhs

slipknotyco
Veterano
# mai/10
· votar


Sou + Air Guitar!

Stargazer
Veterano
# mai/10
· votar


MauricioBahia
Isso funciona sim, mas em partes. Cientistas já comprovaram que quando você se imagina executando algum movimento, a região do córtex do seu cérebro responsável pelo planejamento do movimento já entra em atividade. É o mesmo que acontece, por exemplo, com um jogador de futebol quando vai bater uma falta: ele se concentra, imagina como será o chute, como ele tem que bater na bola. E isso realmente funciona, quando vc se concentra em um movimento, você o realiza melhor.

Entretanto, só realizando o movimento é que se pode lapidar a execução dele. O cerebelo é responsável pela correção do movimento. Ele entra em atividade quando você inicia o movimento, corrigindo-o sempre. Um exemplo disso, por exemplo, é um jogador de tênis sacando. O jogador treina exaustivamente para aperfeiçoar o movimento. O cerebelo corrige o movimento a cada vez, "memorizando" o ângulo das articulações, o tônus muscular e a força necessária para realizar o movimento.

Resumindo: ajuda a gente imaginar a música sendo tocaada, mas só isso não basta para melhorar sua execução.

Stargazer
Veterano
# mai/10
· votar


Opa, talvez eu tenha fugido do assunto "tirar músicas". Acho que isso é mais simples, basta a gente saber como soam alguns licks, ter uma boa noção de como soam diferentes intervalos de notas e, acima de tudo, conhecer o estilo e os padrões do guitarrista em questão!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Treinando sem guitarra - Só na mente!