como limpar sem estragar a guitarra?

Autor Mensagem
leotecasi
Veterano
# jan/05 · Editado por: leotecasi


como limpar sem estragar a guitarra?.......as vezes eu to ensaiando com minha banda aih depoix de um tempo a guitarra começa a ficar meio melada ......como eu faco pra limpar? tava pensando em passar um paninho molhado e logo em seguido um pano pra secar ...isso estraga? bom c bem q eh soh uma condor rx-30 uahauhauhu ......mas eu esperimentei varios modelos da tagima e algumas outras marcas e a q eu mais gostei foi essa condor aih..;...... e outra coisa ... v6 axam q o musico tem q comprar a guitarra q melhor c adapta a ele ou compra a melhor em questao de som e c adapta a ela?
valeu gente

danubio_gpi
Veterano
# jan/05
· votar


lixa ferro n.36

gjsuziganII
Veterano
# jan/05
· votar


flanela umida, dpois flanela seca.

em todas as cordas, flanela seca.Uma por Uma.Limpando 360º da corda..

danubio_gpi
Veterano
# jan/05
· votar


leotecasi

só com um pano levemente umido em agua, ou detergente.
tem tambem uns produtos pra limpeza das cordas mas esse eu num sei te falar pq eu nunca usei.

Bigode Ozzy
Veterano
# jan/05
· votar


só o corpo vc pode usar cera automotiva...mas tem que tomar cuidado, pois tem umas que são muito abrasivas e podem estragar a puintura...pra linpar a ponte, pode usar uma escova de dente sem ser usada, de preferencia...aeuuea...já o braço, se for pintado com veniz a escala, é só passar um paninho...se for com madeira crua...tem uma solução que depois eu passo a formula...aehuhea

falows!

gustavo macaco
Veterano
# jan/05
· votar


oleo de limao na escala

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


Usa só flanela pra secar mesmo. E, quando for trocar cordas, dê uma limpada geral com lustra móveis.

Quito
Veterano
# jan/05
· votar


eu passo lustra moveis no meu violao... e lubrificante nas cordas

prog_jam
Veterano
# jan/05
· votar


qualquer tipo de "limpador" não abrasivo pode ser utilizado.
pras cordas recomendo um tipo de tecido que não solte fibras (passado em toda a extensão do encordoamento 360º -como já foi dito acima-), pois é um porre ficar tirando uma a uma com uma pinça...

danubio_gpi

lixa ferro n.36
hohohohohohoh

BlaCk LaBeL
na escala também?? da última vez que fiz isso fiquei umas duas horas com palitos de dentes e algodão tentando tirar os excessos (é assim que escreve??) que ficaram próximos aos trastes....

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


prog_jam
Pois é, cara, mesmo na escala. Sempre fiz em todos os instrumentos que tive... Acho que funciona legal. Lustra móveis líquido, nada de cêra. :)

prog_jam
Veterano
# jan/05
· votar


BlaCk LaBeL
eu costumo usar poliflor, mas só passo na madeira do corpo e no braço (parte de trás). na escala eu parei de usar por este pequeno problema acima citado... passei a utilizar pra isso um líquido rosado desses próprios pra escalas e cordas da dunlop e tem funcionado...
x=]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/05
· votar


Se a escala é escura vc pode passar óleo de peroba nela pois ajuda a preservá-la.
Quanto à limpeza geral: Pano seco e nada mais - flanela solta fiapos e seu atriti produz eletricidade estática, use um pano de algodão muito bem lavado com amaciante de roupas.
Abç

PEPSI
Veterano
# jan/05
· votar


Meu, todas essas alternativas que os amigos aqui do forum falaram sao mto perigosas pra sua guitarra. Mas nao perigosas em curto prazo, mas sim a longo prazo(10, 15 anos). Depois desse tempo, se vc usar a msm coisa todo esse tempo, sua guitarra vai tah uma bosta. Nem se vc colocar EMG ela vai dar um som legal. Por isso eu sempre indico a cera da Martin que se vende em qq loja de instrumentos musicais, e o Fast Fret pra passar nas cordas, porem o Fast Fret tah mto dificil de encontrar, mas se encontrar, compre na hr.

prog_jam
Veterano
# jan/05
· votar


PEPSI
fast fret???

www.musicware.com.br

eles entregam em todo o brasil.

dizzy
Veterano
# jan/05
· votar


hehe.. eu limpo minhas cordas passando um pedaço drobrado de Papel Higienico.. deve ser por isso que eu naum toco MERDA nenhuma... mas sei lah.. eu fico com pena da flanela(paguei 2,00 nela).. muita ferrugem.. o qq vcs acham.. isso estraga a corda?

Light Angel
Veterano
# jan/05
· votar


sei nao

TASIVA
Veterano
# jan/05
· votar


flanela umida e depois passa uma seca......lustra móveis...bla bla

paulosmaiden666
Veterano
# jan/05
· votar


flanela umida naumm c vc passa na corda e capaz dela enferruja mais tarde passe uma flanela seca soh pra tira o grosso e quando chga em casa passa com uma flanela aqueles produtos de limpa guita e c vc quiseh aqueles de limpa corda

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# jan/05
· votar


Só sei que quando eu troco as cordas da guitarra eu passo a caipirinha da guitarra :p (Óleo de Limão) .

Pra ponte é bom usar escova de dente, mas aquelas que você sempre usa para limpar coisas desse tipo, não pegue uma escova que você usa para escovar os dentes, eu quando passei lustra móveis na escala do meu violão antigo a escala só não ficou branca porque eu passei detergente na hora, a escala era preta, depois ficou um branco todo borrado feio pacas, melhor passar óleo de limão mesmo, vai facilitar também na hora de tocar, pois vai tar lisinho, e para limpar embaixo das cordas a poeirinha que fica lá corte um pedacinho de pano e passe lá, limpe bem para não ficar acumulando (AQUI NA MINHA GUITARRA ACUMULA TANTO QUANTO A REPRODUÇÃO DE COELHOS).

As vezes eu tiro os Knobs e limpo debaixo deles. O jack também sempre é bom limpar, mas sempre com um paninho, não venha com algo molhado.

Leandro Brito
Veterano
# jan/05
· votar


E na hora de guardar, posso coloca-la deitada com as cordas pra cima dentro da bag sobre uma superfície plana mas q não é dura (dentro do guarda roupa em cima dos cobertores para ser mais preciso)

willams
Veterano
# mar/08 · Editado por: willams
· votar


aew pessoal!
eu uso oleo de motor ou de peroba, tem algum problema?

gucrispim
Veterano
# mar/08
· votar


tópico exumado................. OLEO, nao olho, de motor axo q tem problema..... alias nada a ver hein usar oleo de motor, agora de peroba axo q o problema eh menor, ja q eh pra madeira
procure limpadores especificos pra guita, alem do corpo tem as cordas e escalas, fora o hardware

Kllaw
Veterano
# mar/08
· votar


Eu passo uma flanelinha seca mesmo no corpo, e limpo as cordas "360" como os amigos diseram.

Acho que se a sujeira tiver "dificil" de sair você pode passar um paninho umido e logo em seguida o seco. A pintura/verniz é impermeavel ,e a menos que você deixe a guitarra molhada por muito tempo não vai estragar.

Quant oa produtos nunca apssei, o maximo foi um paninhu umido mesmo. Fica bem limpinha na minha opinião.

A escala é meio dificil de limpar coma s cordas no lugar, aproveita quand ovocê for trocar de cordas pra dar uma limpada caprichada.

Vou começar a usar esse negocio da escola de dentes pra ponte ^^

ps.:nao sei como passar um paninho seco na sua guitarra pode estraga-la como o PEPSI disse...

ps2.: eu tbmt enho uma condor RX-30 e não tneho do que reclamar. Mas comprei ea pq era mais barata e eu tava comeãndo mesmo... Mas mesmo quando eu comprar uma guitarra nova (me breve eu acredito) não vou me desfazer dela por 3 motivos principais: 1°Como eu disse, não tneho o que reclamar dela, alem do "valor sentimental. 2° não vale a pena vender uma guitarra que nova custa 350 reais.... 3° vou deixa-la em uma afinação masi baixa, então quando eu precisa/qusier não preciso mudar a afinação da outra!

MANFREDINI
Veterano
# mar/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar


ATENÇÃO!
aqui vai a receita ultra super secreta!

1- pra limpar as cordas: um pano seco (fralda de pano)
2- pra limpar o corpo: *humideça uma fralda de pano e torça bem, a água não pode escorrer, passe na guitarra toda (menos nas cordas) e depois passe uma fralda de pano seca na guitarra toda
3- pra polir os trastes e tratar a escala: se a escala for escura, bombril nos trastes e na escala, depois passe muito pouco, mas pouquinho de óleo de peroba, pra não ficar melequenta, pode usar álcool isopropílico pra tirar o excesso, se quiser passar depois de passar o bombril também (ai vai do seu bol$o)
se for escala clara, passe um paninho humido ou álcool isopropílico (só passe o álcool se ela NÃO tiver verniz, se tiver verniz pode passar o *pano humido bcom o Lustra-Móveis que eu vou sugerir a passar no corpo neste post) e passe bombril cuidadosamente e apenas nos trastes
4- pra limpar a ponte: cotonetes

se quiser passar um lustra móveis no corpo, recomendo Lustra-Móveis Peroba Rosa (ele tem a tampa rosa, é bem fácil de achar), é o único que não deixa a guitarra melecada, passe só no corpo da guitarra, ai você mistura (o quantovocê quizer) com água em um pote, misture bem e molhe o pano, *depois torça bem e use como se fosse o pano humido da sugestão nº 2

e só limpe a escala quando for trocar as cordas, fora isso, passe muito fralda de pano seca nas cordas que a escala vai ficar bem conservada também

1up
Veterano
# mar/08
· votar


Eu cuido da seguinte forma:

Primeiro passo a Solucao Dunlop 01, eh uma preparacao, uma solucao em spray que eu espirro primeiro pra limpar o fretboard, nao pode usar em maple!

Dae por segundo, passo o step 1 da planet waves(restore),
um liquido branco pra polir...dae depois que seca e vira po, eu passo um pano totalmente seco, e por ultimo passo o step 2 da planet waves(oleo puro de carnauba) que eh tipo um selante pra proteger...
Ainda mais que o braco da minha guita tem acabamento natural, ou seja vale a pena cuidar =)

rhess
Veterano
# mar/08
· votar


Eu limpo o corpo com algodão...
primeiro tiro a poeira e tals...
depois passo algodão com lustra móveis...
depois passo outro para lustrar...
fica bom...mas não sei a longo prazo né!
o bom é que não risca tanto!

gtr
Veterano
# mar/08
· votar


A única coisa que faço é passar uma flanela seca mesmo, tanto nas partes em madeira quanto nas ferragens. É importante não deixar principalmente o suor permanecer nas partes de metal.

guitarborges
Veterano
# ago/12
· votar


eu nao recomendaria passar pana umido e nem um produto quimico tipo detergente
isso pode tirar o brilho e a camada superior da guitarra
eu so solto um bafo na guitarra pra ela embassar e depois passo um pano seco.fica novinha em folha
valew

condor guitar
Veterano
# ago/12
· votar


guitarborges

Revive o Topico e ainda vem falar que limpa a guitarra com bafo.....tsctsc sua guitarra deve ser cheirosa em?!

condor guitar
Veterano
# ago/12 · Editado por: condor guitar
· votar


post duplo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como limpar sem estragar a guitarra?