como limpar a guitarra sem trasteja-la

    Autor Mensagem
    kadu656
    Veterano
    # ago/10


    olá, vi em vários tópico que a retirada de todas as cordas pode ocorrer o trastejamento da guitarra
    beleja, só que ninguem explica uma coisa:
    como vou limpar as escalas, ponte ( fixa no meu caso) tarrachas e captadores sem tirar todas as cordas ??????
    me tirem essa dúvida
    obrigado

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    kadu656
    vi em vários tópico que a retirada de todas as cordas pode ocorrer o trastejamento da guitarra
    Se acontecer isso é porque sua guitarra não teve seu tensor devidamente regulado por luthier competente.....
    Abç

    Codinome Jones
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    aproveitando o topico, qual é o real dano que a sujeira que fica embaixo das cordas ali perto dos captadores pode causar pros proprios captadores e pra parte eletrica em geral?

    tomatelol
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Codinome Jones
    Sujeira sempre dá mal contato sem tirar o aspecto visual, ter uma guitarra suja ninguem merece.

    Se voce retirar todas as cordas, nada mais certo que regula-la quando for colocar elas de volta, mexer no tensor para que nao trasteje. Se voce nao sabe disso, leve em um luthier que ele faz isso. Nao queira limpar a guitarra inteira e depois nao querer regular ela, só colocar e pronto.

    MMJr
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    kadu656

    Use o bom senso...

    Tire todas as cordas faca a limpeza desejada rapidamente... Nao fique alisando a guitarra.... em 15/20 minutos da para limpar tudo direitinho...Recoloque as cordas - de preferencia da mesma tensao das anteriores - e afine a guitarra normalmente....
    Caso aparecer algum trastejamento nao se desespere..Em algumas horas ou no dia seguinte tudo volta ao normal....Ou ainda voce pode afinar um tom acima e deixar assim "descancando" por 1 ou 2 horas....e depois voltar a afinacao normal.....

    Cada guitarra responde de uma forma diferente...nao quer dizer que uma trastejou que todas irao trastejar...

    Eh ate bom voce fazer este procedimento e ver com "a sua" guitarra vai responder....Alem que que A sua relacao com a guitarra vai ficar mais intima...


    Valeu...

    Codinome Jones
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    tomatelol
    acho que vou manda-la pro luthier pra dar um trato geral mesmo..

    tomatelol
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Codinome Jones

    Te recomendo a começar a ver essas coisas, porque ficar levando em luthier gasta uma grana. Eu tinha uma guitarra bem velhona, q eu ficava regulando ela, vendo qq acontecia se eu fizesse tal coisa, comprei um livro de regulagem e aprendi bem até.

    kadu656
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    vlw pelas dicas
    vou fazer estres procedimentos pra ver o que dá

    Strato_Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    aproveitando o tópico...

    eu tava com um jogo NIG color class 010... troquei por um Elixir 010... uma corda pro vez e tal...

    agora a corda D ta trastejando solta (com a nig não trastejava)
    ja conferi na embalagem... o calibre da D dos dois jogos é o mesmo...

    o que pode ser?

    Arimoxinga
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Strato_Master


    na minha opinião pode ser ou a altura do carrilho da ponte que tenha abaixado sem vc perceber ou o Nut da corda D que já estava um pouco fundo e quando foi afinar com a corda nova ela tenha dado uma leve "Cavada" no nut!! essa ultima já aconteceu com migo em algumas cordas eu uso um pedaço de papel minimamente pequeno hehehe para servir de calço tenta isso ai!


    Peace!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como limpar a guitarra sem trasteja-la