Sweep, Arpejos - Velocidade desnecessária?

Autor Mensagem
Tuarelli
Veterano
# nov/04


Eu quero saber a opinião de vcs em relação a isso.
Criticam muito Steve Vai, Paul Gilbert, Malmsteen por causa dessa velocidade insana, julgada desnecessária.
O que vcs pensam?
Eu acho que velocidade às vezes é legal, lascar um sweep, umas ligaduras aqui e ali é legal, mas tem que saber moderar tmb, como o Steve Vai que tmb sabe tocar devagar (vide Tender Surrender).
E é bom também treinar essas coisa pra evoluir em quesitos de técnica. Se vc não possui mais nenhuma dificuldade técnica, aí mermão, é só evoluir musicalmente. É bom aprender a tocar isso, mas o ruim é que a maioria cai nesse "universo" e não sai mais. Fica Shred pro resto da vida.
E é isso, tem que saber a hora. Tem que definir. Num blues tradicional, vc não vai fazer um solo de 16 notar p/ segundo, e num metal vc tmb não vai fazer solos muito viajantes...

POR FAVOR, DISCUTAM SAUDAVELMENTE SEM AQUELA BRIGA DE "FEELING X VELOCIDADE"!!!

John Johns
Veterano
# nov/04
· votar


Tem q saber tocar tudo... assim vc serah completo... tem q saber a hora d correr... mas tem q ter feeling sempre

Tiruk
Veterano
# nov/04
· votar


Tuarelli
eu acho assim, feeling pode te velocidade sim, nao mta, mas pode c igual always with me, always with u.. (satch) nao tem mta velo, mais eh daora... o cara nao precisa frita mtu pra c um excelente guitarrista... pelo menos eh essa a minha opiniao... c o cara consegue manda um 'eruption' eh mtu loko, mais c o cara naum tem feeling ai pega neh...


axo q ninguem vai entende o q eu falei mais blza

huahauhauha

Skynyrd
Veterano
# nov/04
· votar


Tuarelli
Estou com você.
Uma única nota de BB King vale mais do que 50 notas de Malmsteen, não querendo desmerecer este último.
Solar sem feeling não quer dizer nada.
Geralmente os leigos gostam de solos rápidos com bastante virtuosismo, mas não engana o público experiente.

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/04
· votar


Eu acho que a velocidade é mais para o cara se mostrar. A maioria da músicas rápidas não é muito bonita.
Eu curto uma guitarra bem tocada, estilo jimi page, gilmour, etc.
O cara precisa saber colocar a velocidade na hora certa, caso contrário, vira um desses descordenados que só sabem tocar veloz e fazer sweep.

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# nov/04
· votar


o ideal é ter os dois, veja o satriani é um perfeito exemplo de equilibrio entre os dois.

John Johns
Veterano
# nov/04
· votar



o ideal é ter os dois, veja o satriani é um perfeito exemplo de equilibrio entre os dois.


verdade

John Johns
Veterano
# nov/04
· votar



o ideal é ter os dois, veja o satriani é um perfeito exemplo de equilibrio entre os dois.

Uma única nota de BB King vale mais do que 50 notas de Malmsteen, não querendo desmerecer este último.
Solar sem feeling não quer dizer nada


estou com vcs

Tuarelli
Veterano
# nov/04
· votar


John Johns
Concordo contigo!

Tiruk
Pô, mas essa Eruption aê, por exemplo, é bem exibicionista, bem cara do Malmsteen heehe.


Skynyrd
The Blue Special Guitar
Realmente. Um solo do Jimmy Page, por exemplo, impressiona e são bonitos, bem feitos, ao contrário das 1000 notas por segundo de Malmsteen que já estão todas prontas e ensaiadas.
Outra coisa que critico tmb nesse estilo conhecido por SHRED, é que todos aqueles arpejos sweepados são ensaiados, são os mesmos, não possuem muita criatividade. O cara só vai passando a mão pelo braço e vai saindo as escalas já pronta. Agora um simples solinho em pentatônica, exige muita criatividade para ser bem-feito, e é isso que guitarristas como Jimmy Page, David Gilmour, Hendrix, Eric Clapton, BB King fazem/faziam.

Tiruk
Veterano
# nov/04
· votar


Tuarelli
mais vai dize q num eh animal^^?

Tuarelli
Veterano
# nov/04
· votar


Tiruk
hahuahuehuahea
Vcs dois viu... aheuaheua
Que que é isso...?!
Pensamento sicronizado...
Mesmas definições, mesmo segundo haueuaeaehuahe.

JediKnight
Veterano
# nov/04
· votar


Eu curto esse tal feeling, mas mano velocidade tb é demais .. um mix é bem legal ...

Tuarelli
Veterano
# nov/04
· votar


JediKnight
É legal sim. Dá um som legal.
Mas o negócio é que é muito exibicionista esse negócio. E o cara não usa a criatividade dele, só decora os padrões de arpejos e mete bala.

Adriano Medeiros
Veterano
# nov/04
· votar


Tuarelli
concordo com vc
a parte tecnica é essencial para qualquer instrumentista, mas o feling e a musicalidade são o q mais contam

agora, usar mais do feling do que a velocidade e vice-versa é questao de gosto de cara um, cada um toca o que mais lhe convem, mas dizer q guitarrista como bb king, jimi hendrix e outros não ter tecnica é foda... quero ver alguem conseguir tocar na velocidade de hendrix com o braço pelo lado da guitarra ou entao fazer umas escala bonita e relativamente rapida só as palhetadas pra baixo do bb king... e o vibrato do tiozao entao??? que tecnica impressionante aquela

entao pensem antes de chutar os cara longe, se eles nao tivessem tecnica não conseguiriam se expressar

oak
Veterano
# nov/04
· votar


saber tocar rapido eh necessario
tocar rapido eh bom sim, mas tem nego que exagera, tocar rapido o tempo todo eh exibicionismo puro, o proposito de tocar guitarra eh faser musica, nao pose
eu gosto do som do page por isso, tem melodia e as vezes baixa um espirito shredder nele (quem viu since i've been loving you do dvd novo sabe doq to falando hehe)

Tuarelli
Veterano
# nov/04
· votar


Adriano Medeiros
É isso mesmo. Neguin confunde música com exibicionismo. E note que esse estilo shred apareceu na época do mais puro exibicionismo do rock, o Hard Rock anos 80.

oak
Concordo com vc tmb.
quem viu since i've been loving you do dvd novo sabe doq to falando

Eu só vi a versão do The Song Remains The Same, desse novo acho q nao vi nao. Mas se bem que essa versao do TSRTS é bem fodassa tmb. O cara bagaça a guitarra e até mostra lá o guardinha boquiaberto hauehaeau.

Skynyrd
Veterano
# nov/04
· votar


John Johns
Tb concordo.

gustavo macaco
Veterano
# nov/04
· votar


bla bla bla

sempre igual

nFall
Veterano
# nov/04
· votar


eu acho legal velocidade, mas nao muita.

Marcelo Schiavo
Veterano
# nov/04
· votar


Olha, pra ser sincero:
Depois que eu ouvi um cara "chorando" com a guitarra ontem no House of Blues da KissFM eu estou revendo meus conceitos.
Feeling é o diferencial. Fato!
Se alguém ouviu a penultima musica do programa de ontem (28/11) das 22:00 até as 22:06, por favor me passe o nome do artista. Quando eu tava ouvindo não acreditei, como alguém consegue tocar com tanto feeling (e olha que eu curto muito as músicas do Satriani) e até com certa velocidade em alguns trechos (licks) perfeitamente executados. Fora os bends vibrateados à harmonicidade. Não sei se é o BB King (infelizmente conheço muito pouco de Blues) mas se for o cara é o rei, literalmente.
Quem domina no feeling é o Blues Raiz (e outros artistas mais rockers como o Satch).
Espero que meu comentário tenha sido útil e nem tanto parcial :)

Skynyrd
Veterano
# nov/04
· votar


Marcelo Schiavo
Estou contigo.
BB King, como o nome diz é o Rei! É o feeling em pessoa.
Nenhum outro estilo o feeling é tão bem representado quanto no blues.
BB King, Jonny Winter, Eric Clapton, Muddy Waters, dentre vários outros. (Desculpa se errei na grafia)
Pra mim velocidade sem feeling não quer dizer nada.

Dogs2
Veterano
# nov/04
· votar


Sweep, Arpejos - Velocidade desnecessária?

sem dúvidas
sweep + arpejos é uma velocidade muito desnecessária

O máximo de velocidade aceitável pra mim é tapping, o resto na minha opinião é ultra-desnecessário. sweep com arpejos não existe pra dar corpo à música, para embelezar o solo, e sim pra preencher os espaços vazios que você não teve criatividade pra colocar uma bosa frase de guitarra.

Marcelo Schiavo
Veterano
# nov/04
· votar


sweep + arpejos é uma velocidade muito desnecessária
Dependo da música a fritada pode até valer a pena mas eu simplesmente ignorarei se esses arpejos forem tocados sem feeling.
Infelizmente o povo é muito influenciado por vistuosismo e esquece da musicalidade que determina se a música é boa ou não.

Xander
Veterano
# nov/04
· votar


Uma única nota de BB King vale mais do que 50 notas de Malmsteen, não querendo desmerecer este último.
Solar sem feeling não quer dizer nada.
Geralmente os leigos gostam de solos rápidos com bastante virtuosismo, mas não engana o público experiente.



pois eu nao axo....eu so mtuuu + ouvi um malmsteen doq um bb king...os sentimentos...o tal feeling..varia d pessoa por pessoa...c eu gosto d escuta malmsteen e nao bb king ou coisa do tpw keh diz q eu so leigo e nao sei oq eh musik?reveja vc os seus conceitos

sobre a segunda frase q vc disse....SENTIMENTO VARIA D PESSOA PARA PESSOA...

essa ultima ai...keh diz q td mundo q nao curte um solo lento pakas nao entende nada d musika??e q vc q escuta bb king manja sobre td??reveja novamente seus conceitos...

Marcelo Schiavo
Veterano
# nov/04
· votar


Xander
Amigão, gosto de Malmsteen também, sou fã de Flamenco Diabo, Arpeggios from Hell, Somewhere over the rainbow, e outras.
Agora, música que me arrepia é a que eu ouço no House Of Blues da kissfm. Feeling leva você pra outro lugar, te faz viajar.
Não confunda feeling com tocar uma nota a cada 50 segundos. Feeling é musicalidade. Eu não limito o feeling a simplesmente sentimento e sim uma idéia geral de música que abraça a sua mente, te faz poderoso e valoriza a sua expressão musical.

Livin in Sin
Veterano
# nov/04
· votar


van halen é bem legal mistura os 2, agora uma guitarra mto loca é a do Brian May (queen) eu viajo quando ouço.

FDG
Veterano
# nov/04
· votar


hehe,esse é um assunto que envolve muita discussão
feeling,shredders,sweep,alternada,ligados,isso tudo envolve mais o coração do que a razão
muito cara por aí vem dizendo que a velocidade é mais importante que o feeling e tal,aí vem outro e fala ao contrário
o bom é quando aparece um guitarrista completo,que saiba fazer tudo em seu devido lugar
Steve Morse,Satriani,Steve Vai são exemplos de caras que são versáteis

Tuarelli
Veterano
# nov/04
· votar


Eu tava ouvindo agora a pouco um CD de jazz/blues e vi: vc pode achar legal um solo shred, vc pode achar legal um cara que consegue tocar 16 notas por segundo, mas nada se compara à guitarra tocada com o coração.
Pra mim, o estilo de tocar não é dividido em guitarra feeling e guitarra shred, e sim em TOCAR GUITARRA. Uns tocam mais com o coração, outro tocam mais com atitude. E só.
Acho que em um solo, é importante que vc passe o que está sentindo para o público, mostrar toda sua alegria quanto àquela música, todo seu romantismo naquela outra e etc.
Com o Malmsteen, isso não acontece. Vc só percebe aqueles solos pauleira. Não tem nada expressado ali na minha opinião. Ele possui melodias bonitas (como Forever One), bem feitas, mas os solos são SEMPRE os mesmo.

Agente Smith
Veterano
# nov/04
· votar


Ae caras, a musica dita a velocidade, e não a velocidade dita a musica. Antes de ser rapido tem q ter feeling e ou musicalidades.Os grandes guitarristas tem que preencer estes requisitos.
Vc acha que combina tocar ultrarrapido em um blues de 50 bpm???
O lance é ter discernimento de onde botar frazes velozes.O yngwie sempre bota uns arpejos , mas que combinam no momento certo.O steve vai coloca umas palhetadas alternadas e ligaduras extremas qndo a musica pede. O eddie van halen usa soh o 2 hands extremo qndo é necessario, ouçam a musica "could this be magic", que é uma musica meio havaiana,so no slide!!!!
A musica dita a velo, e não vice versa!!!!

guschard
Veterano
# nov/04
· votar


eu ja vi solos rápidos e mto bonitos
e mtos solos lentos feios

então depende mto da criatividade do kra

tem mto jazzista q faz solo rapido, e solos bonitos, por q n eh akela fritação soh subir e descer escalas, é uma fritação mais elaborada

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sweep, Arpejos - Velocidade desnecessária?