quanto custa guitarra feita por luthier...

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# abr/18
· votar


MMI

Acho que tu pegou essa frase isolada, claro que não serve de pesquisa... Talvez tenha sido infeliz querer mostrar que mesmo uma porcentagem muito baixa, ainda é muita gente... O fato é que ninguém quer pagar, e por isso não existem luthiers "de strato, tele, e LP"...

MMI
Veterano
# abr/18
· votar


Ismah

Cara... Para você o que é luthier? Fiquei pensando...

Qualquer mané que consegue apertar uns parafusinhos de guitarra?
Qualquer construtor de qualquer instrumento?
Um carinha que compra partes e monta?
Construtor de qualquer tipo de instrumento de cordas - violão, violino, cello, guitarras?
O carinha que fez um curso da B&H e aprendeu a fazer uma tele mais ou menos?
O que chamam lá fora de "guitar tech"?

Bom... O mínimo que um luthier pode ser, para mim, é o cara que faz melhor que a Fender. Tudo bem, admito que posso também por hábito chamar de luthier um guitar tech daqui porque não existe o termo no nosso mercado. Mas em breve vai ter o Holy Grail Guitar Show, tem lá alguns dos melhores do mundo. Tive a manha de contar, deu 135. Você quer dizer que só você conhece 100 brasileiros, e ainda suponho que se refira a luthier de guitarras? :o

Cara, luthier pode vender barato, pode fazer meia boca, pode tudo. Mas é desvio de finalidade, na verdade é para poucos, porque guitarrinha a China faz aos montes, não precisa e não tem como competir.

Ismah
Veterano
# abr/18
· votar


MMI

Que drogas tu está usando amigo? rsrs
Eu sei que sou enrolado, mas fui bem claro quando disse... Estou dizendo as MESMAS coisas que tu praticamente...

Não conheço 100 luthiers - entre péssimos, ruins, BONS, capazes de fazer uma guitarra nível das custom shop, da Gibson e Fender.

Ou seja, contabilizei até o cara que rebaixa corpo de guitarra com facão como "luthier"... E ainda assim, não consigo pensar em 100 luthiers...
Na conta lá, quis dizer que até haveria demanda, mas não há interesse...

uma maioria, não vê vantagem em pagar 5 mil num instrumento único. Vem o velho discurso "Com essa grana eu compro uma ... ", quando não acompanhado da premissa de futura revenda...
Ainda pior, é que nego contrata luthier pra fazer uma Fender, uma Gibson, e o mais próximo de um modelo padrão, quanto for possível... O que no mínimo é contraditório...


Mas é desvio de finalidade, na verdade é para poucos, porque guitarrinha a China faz aos montes, não precisa e não tem como competir.

boblau
Veterano
# abr/18
· votar


MMI

eu conheci alguns luthiers desde os anos 80.

não encontrei meio termo:

1- ou são ruins, safados, enganadores e nem de guitar tech servem (aliás, são guitar destroyers...).

2- ou são verdadeiros mestres, conhecem demais a arte.

Nas duas classes tem os caros e os baratos. Uma coisa que me surpreende é que nos dois casos, eles sempre estão cheios de serviço, mas via de regra não ganham dinheiro.

Na classe 2 então, é quase impossível encomendar algo, só na base da paciência, amizade, ou porque não importa o prazo de entrega, o que vale é um dia ter aquele instrumento em mãos.

Eu acho perda de tempo procurar um luthier para comprar um instrumento "mais barato". Tem tanto instrumento barato à venda: as PRS SE são um exemplo disso. Se procurar uma usadinha, sai por um preço baixísimo e é um instrumento que um luthier não consegue reproduzir em termos de qualidade, sem cobrar por isso.

JJJ
Veterano
# abr/18 · Editado por: JJJ
· votar


boblau
Uma coisa que me surpreende é que nos dois casos, eles sempre estão cheios de serviço, mas via de regra não ganham dinheiro.
Eu acho perda de tempo procurar um luthier para comprar um instrumento "mais barato". Tem tanto instrumento barato à venda: as PRS SE são um exemplo disso. Se procurar uma usadinha, sai por um preço baixísimo e é um instrumento que um luthier não consegue reproduzir em termos de qualidade, sem cobrar por isso.

Perfeito! Isso elucida um monte de coisas. Luthieria é complicado de dar muito dinheiro porque:

se fizer rápido sai uma merda (e nesse caso é melhor deixar as "máquinas" fazerem...);

se demorar muito, o cliente reclama;

se cobrar demais é pra poucos, muito poucos;

se cobrar de menos não vale a pena;

se não der o máximo do máximo e fizer algo realmente bom, melhor o cliente comprar uma PRS SE;

se aceitar um monte de encomenda, pra compensar, vai se enrolar e acabar como um famoso luthier que todo mundo anda correndo atrás porque deixou um monte de coisa inacabada...

e por aí vai!

(sem esquecer das particularidades tupiniquins, válidas pra qualquer profissão que dependa de insumos e recursos que muitos deles não produzimos e temos que importar - exatamente o caso da luthieria)

Ou seja: pro cara se dar realmente bem nisso é complicado! Tem que ser fera na sua arte e MUITO fera na organização da parada...

killeryoda
Membro
# abr/18
· votar


na minha opinião o luthier não deveria ser visto como uma alternativa monetária, isso porque o mercado tem diversas delas, ele deve ser visto como o profissional que vai te oferecer a chance de obter as especificações desejadas para uma guitarra, se uma guitarra de linha tem o que eu quero, eu compro a de linha, simples.
Se levarmos isso em conta o luthier é alguém que constrói uma guitarra para quem sabe o que quer, mas isso seria caro? depende de uma serie de fatores...
Veja o exemplo das walckzack...
No Brasil, muitas vezes o musico (guitarrista/baixista) não sabe o que quer, e por isso não vai estar disposto a pagar algo a mais por isso, mas o "luthier" não pode ficar sem profissão e por isso vai abaixar os preços. Assim observamos que sempre haverá luthiers de renome que farão guitarras onde até a orientação das fibras será dita pelo consumidor, e luthiers que competirão com instrumentos de linha onde o publico alvo não sabe o que quer. dois pesos e duas medidas.

Lelo Mig
Membro
# abr/18
· votar


Tem que haver opções...

Tem que ter a guitarrinha ruim, mas "tocável" de 200 reais e a obra de arte da luthieria de 50 mil.

Havendo opções para todos os bolsos e necessidades só não toca e faz música boa quem não quer.

E no caso de música, temos opções sim.

Agora, sempre defendo que músico (principalmente guitarristas) é uma classe ingrata. Reclama por reconhecimento mas não é capaz de reconhecer o trabalho alheio.

A pintura interna de um apartamento de 100 mts, esta por volta de 5 mil reais, só mão de obra. Uma guitarra de 3 mil o cara acha caro.

E, por último... Não confundam "reguladores de ponte e braço" com luthiers. Não estou desmerecendo o primeiro... Mas luthier é um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de cordas, não um mero "regulador".

killeryoda
Membro
# abr/18
· votar


Agora, sempre defendo que músico (principalmente guitarristas) é uma classe ingrata. Reclama por reconhecimento mas não é capaz de reconhecer o trabalho alheio.
vejo isso mais em guitarristas, os músicos de partituras por assim dizer acabam gastando 30 mil ou mais num instrumento de luthier sem pestanejar, isso talvez porque fabricar um instrumento com alma é uma arte mais antiga do que uma simples guitarra...
Mas continuo defendendo que ha dois pesos e duas medidas

emsimoes
Membro Novato
# dez/21
· votar


Boa noite pessoal. Tenho uma dúvida. Vejo muita escala de braço feita de jacarandá. Tenho um material de demolição. Gostaria de saber se vale a pena fazer o corpo e o braço inteiro de jacarandá ou fica ruim o som. Se só se faz a escala do braço mesmo.

ejames
Membro Novato
# dez/21 · Editado por: ejames
· votar


emsimoes
se vale a pena fazer o corpo e o braço inteiro de jacarandá ou fica ruim o som

Esse assunto é muito polêmico no meio "guitarrístico". Eu diria que, numa guitarra com corpo sólido e captação magnética a madeira não possui influência na sonoridade, portanto não existe problema nenhum nessa escolha dentro desta questão. O problema aparece em outros fatores. Um deles seria o peso total do instrumento, depois vem a questão estrutural. Qual é exatamente o projeto?

Posso estar errado, mas um corpo feito numa peça única de jacarandá, sem emendas, pode ter tendência a empenar com o tempo. Guitarras sólidas feitas de Ash costumam ter uma emenda no meio para evitar esse problema. A Fender já fez uma série que ganhou grande notoriedade por ser usada pelo George Harrison no "Rooftop Concert" dos Beatles. Era uma Telecaster com braço e escala em Jacarandá (duas peças, escala colada no braço), parafusado num corpo que era feito num formato de sanduíche com duas peças de jacarandá e uma fina peça de maple no meio (para reduzir o peso e também evitar do corpo empenar).

Recomendo que você direcione a pergunta para o tópico onde o Bertola, luthier que frequenta o fórum possa lhe dar um direcionamento mais técnico.



foca2
Membro Novato
# dez/21 · Editado por: foca2
· votar


emsimoes
Boa noite pessoal. Tenho uma dúvida. Vejo muita escala de braço feita de jacarandá. Tenho um material de demolição. Gostaria de saber se vale a pena fazer o corpo e o braço inteiro de jacarandá ou fica ruim o som. Se só se faz a escala do braço mesmo.


Ja toquei numa dessas tipo George Harisson (Custom Shop) e é a guitarra mais pesada que já segurei. Parece uma pedra pendurada no ombro. Achei o som dela meio xoxo considerando o preço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quanto custa guitarra feita por luthier...