Timbre da Madeira na Guitarra Életrica

Autor Mensagem
Buck D
Veterano
# mar/04
· votar


Ocorre que nenhum instrumento musical gera apenas o tom fundamental. A diferença de timbres se dá pelos harmônicos particulares de cada instrumento. Uma corda que está conectada fisicamente a um tampo de madeira através da vibração tem certos harmônicos ressaltados ou enfraquecidos, dando uma resposta timbristicamente particular.
Eu tinha uma strato que teve o corpo oriinal de cedro trocado por um de mogno. Ficou mais grave. Um amigo mandou fazer um corpo de mogno pra trocar o original de basswood de uma Ibanez. Ficou mais grave. Mesmos captadores, circuito, braço, construção.
Acredite quem quiser.

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl
ha ta então quer dizer que se não tiverem as cordas daí então não ira ter campo magnético e então o som da voz não sera captada,é isso?

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


Tripa Seca
se a ressonancia do corpo de uma semi acustica interfere no campo magnetico do captador, a vibração do corpo de uma guitarra solida tb poderia interferir( bem menos é claro).
Que a vibração do corpo da guitarra intefere na captação isso ocorre, isso vai pele estabilidade do captador.
Agora as propridades acusticas e timbragem da madeira influeciam no captador a ponto dele tem um som mais grave ou mais agudo por exemplo de forma notoria de acordo com cada madeira?

nobre
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl
copia pra mim a parte concreta entao plz.. pq do outro topico o pouco que vi só tinha baixaria ehhe

LOW Fl
Veterano
# mar/04 · Editado por: LOW Fl
· votar


Jean
ha ta então quer dizer que se não tiverem as cordas daí então não ira ter campo magnético e então o som da voz não sera captada,é isso?

Vai ter o campo magnético gerado pela bobina, só que sua voz não tem como interagir com esse campo, tem que ser um metal.
Por isso que tem aqueta historia de botar um furadeira pertodos captadores e sair o som, a broca é um metal que interage no campo magnetico

Buck D
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl
nao é o metal, é a indução elétrica do motor da furadeira.

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


Vai ter o campo magnético gerado pela bobina, só que sua voz não tem como interagir com esse campo, tem que ser um metal.
mas a minha voz saiu pelos captadores.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


Buck D
nao é o metal, é a indução elétrica do motor da furadeira.

isso tambem porque as bobinas são vulneraveis a radiação eletromagnética, mas o metal da broca girando no campo magnético tambem interfere provocando mudanças no mesmo.

Buck D
Veterano
# mar/04
· votar


Eu acho que um ruído forte perto do captador é capaz de perturbar o campo magnético e produzir sinal. O que vc ouviu foi a voz, não as cordas vibrando pela sua voz.
Em Erotic Nightmares do Steve Vai tem a voz dele captada pela guitarra.

Buck D
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl
o barulho é do motor, ligue qualquer eletroméstico com motor (tipo um secador de cabelo, usado em Panama do VH)perto da guitarra que vai produzir ruído. Um monitor de PC praticamente não tem metal mas a radiação dele produz ruído também.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


nobre
Isso aqui é parte do que foi dito, o restante o ServeThe Servants apagoupelo visto.

A alma da guitarra sólida são os captadores, eles respondem a vibração das cordas e para serem mais eficientes ele devem estar livres da vibração do corpo.
Quando tentaram colocar captadores em violões viram que os captadores se moviam com a vibração do tampo e geravam microfonia.
A solução era aumentar a massa do corpo, com um nivel aceitavel e por um motivo prá lá de tradicionalista e custo os fabricantes utilizaram madeiras mais duras e densas.

Alguem poderia perguntar: E por que uma Les Paul tem um sustain maior e prolongado, não é a madeira?
A influencia que tem no som seria, quanto mais densa a madeira(Corpo em mogno por exemplo), maior será a sustentação natural, mas a questão é que isso independe de ter que ser madeira.

Um exemplo é uma Telecaster que a madeira é Alder e uma Thinline que a madeira geralmente é mogno.

As duas guitarras em si são uma Telecaster o que diferencia na Thinline é uma maior sustentação no som, já que a madeira é mais densa(ela tem um corte em "f" na parte superior, mais isso úm acabamento).

Essa Thinline poderia muito bem ser construida com acrilico ou outro material mais denso e ter muito mais sutain ainda se quiser.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


Buck D
Mais foi o que eu te falei, são os dois

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


Buck D
Mais convenhamos, uma madeira não produz radiação eletro magnética

Buck D
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl
Nunca, eu nunca diz isso nem vi ninguém dizendo isso.

Uma coisa incorreta é comum: quanto mais densa a madeira, melhor (ou mais grave). Existem madeiras mais pesadas que o Mogno disponíveis no mercado, mas elas não foram aproveitadas pela indústria, por não darem os resultados esperados. A densidade é só um fator da madeira, a disposição das fibras é importante também.

Isso um luthier amigo meu postou em outra discussão desse tipo:
"como as fibras mudam o som? se vc tem uma madeira mais fechada (menos fibrosa), ou com os veios mais fechados/próximos vc tem uma madeira que tende a soar mais aguda porque vai ter uma resposta de mais brilho (...)o mogno tem uma densidade alta (e às vezes media) isto influencia no peso, mas as fibras são abertas ou medianamente abertas, é "open pore", ou seja é pesada mas tem os poros "abertos", por isto ela não é tão aguda quando o marfim, por exemplo, tem uma relação de peso parecida com o mogno, mas tem os poros mais fechados, por isto tem o som mais agudo. É a mesma coisa entre o maple e o jacarandá (que é uma madeira muito pesada, mas tem os poros abertos).


Acredite quem quiser.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


Buck D
Eu não disse que vc falou não, é só pra confimar que pelos isso a madeira não faz.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


Buck D
Mais ai que esta, eu coloquei isso no primeiro post, vcs fala que falam das propriedades das madeiras, mas como isso se traduz de forma relevante e é captado na guitarra para interagir de forma significativa no timbre , isso ninguem respondeu ainda e eu já perguntei mil vezes.

Buck D
Veterano
# mar/04
· votar


Uma corda que está conectada fisicamente a um tampo de madeira através da vibração tem certos harmônicos ressaltados ou enfraquecidos, dando uma resposta timbristicamente particular.

pagode alto astral
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl

Discussão que não leva mais a nada pois virou uma guerra de orgulhos esse tema.

Acho que vc nunca conversou com luthier, só com eletrônicos.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


Buck D
Uma corda que está conectada fisicamente a um tampo de madeira através da vibração tem certos harmônicos ressaltados ou enfraquecidos, dando uma resposta timbristicamente particular.
Sim mais pensamos que isso influencia muito pouco no timbre final.Mas tem certeza que isso acontece de tal forma relevante para modificar o timbre de forma notória.

pagode alto astral
Acho que vc nunca conversou com luthier, só com eletrônicos.
Achou errado.

Buck D
Veterano
# mar/04
· votar


Mas tem certeza que isso acontece de tal forma relevante para modificar o timbre de forma notória?
Conforme aqueles dois exemplos simples que eu citei ( a strato e a Ibanez com corpos trocados), a única coisa que mudou foi o material do corpo. O timbre mudou. Na minha opinião, isso é notório.

GuitarHouse
Veterano
# mar/04
· votar


Cara. O ideal eh ser PRATICO.

O ideal seria pegar umas 10 guitas diferentes, todas com mesmos caps e mesma parte eletrica(pois uma pekena variacao no tone, potenciometro, volume, etc, muda o timbre)...ai testar uma por uma e compara-lás depois.

mas isso eh muito dificil de fazer.

LOW Fl
Veterano
# mar/04 · Editado por: LOW Fl
· votar


Buck D
O material usado na fabricação do corpo pode, na realidade, afetar o som do instrumento. Quanto mais denso o material, maior será a sustentação natural(sem feedback) da guitarra.
Agora não acredito nessa mudança notória no controle de grave, médios e agudos no timbre que vc falou.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


GuitarHouse
Cara. O ideal eh ser PRATICO.
Acho que realmente falta isso pra tirar isso de vez.

Buck D
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl
Como disse, acredite se quiser. Esses exemplos eu presenciei. Se vc presenciar algo do tipo vc poderá tirar suas conclusões, para o sim ou para o não.

pagode alto astral
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl

Agora não acredito nessa mudança notória no controle de grave, médios e agudos no timbre que vc falou.


Na boa kra. Fecha esse tópico.
Vc ja veio com a idéia formada e irredutível.

Fernando
Veterano
# mar/04
· votar


Não tenho conhecimento pra falar disso, mas tenho uma guitarra de mogno e o timbre é grave, forte, com uns sustain muito bom, exatamente as características universais tão pregadas. Aí vai falar q vem do captador? Um captador coreano, barato, que dá microfonia, é mais responsável por esse resultado final do que a madeira? Sei lá, sei lá...

Pq a Gibson então deixa as madeiras secando anos e anos? É só papo? Queria ver provas de tudo isso, afinal é uma questão muito interessante...

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


As madeiras secam anos a fio para não empenarem a guitarra depois da mesma montada. Isto ocorre com certos violões como o Di Giorgio nº18, que é montado com a madeira ainda meio verde. Não vou entrar nesta briga, mas se a madeira influi tanto num timbre de guitarra, o que se dizer daquele violão elétrico que no lugar da madeira tem só um arco moldando a sua forma? Pelo que sei, madeira tem bastante influência em instrumentos acústicos, por causa da ressonância que a madeira projeta ao se tocar uma corda provocando sua amplitude. Se o som na guitarra é conseguido através de eletricidade e magnetismo, digo que qualquer que seja a madeira, esta funciona como isolante. No mais , se pra esta questão existe uma resposta racional, que foi adquirida através de testes, por favor, coloquem-na aqui.

Amplexos.

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


apoio a discussao, continuem

conte
Veterano
# mar/04
· votar


porra, esse pessoal , qualque rebuliço jah vai falando:
fecha esse topico
vá cagar
apoio a discussao, continuem(2)

Jean
a minha voz ja saiu pela guitarra do meu amigo tb!!
a guitarra dele era uma gianinni bem simples,
saiu a minha e a dele, num ensaio , na minah frente , juro

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


conte
mas tipo, vc apenas aproximou a boca perto dos captadores falou e saiu o som? oq jah me mostraram era d encostar o peito ali nos captadores (nas cordas... q ficam na frente) e dae saia, soh q dae achu q eh pq justamente vc esta com as cordas

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Timbre da Madeira na Guitarra Életrica