Timbre da Madeira na Guitarra Életrica

Autor Mensagem
Motley Crue
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl
Agora não acredito nessa mudança notória no controle de grave, médios e agudos no timbre que vc falou.

eu nao entendo muito pra falar alguma coisa, mas se nao eh a madeira que faz essa diferenca o que eh???? simplismente o captador a a parte eletrica??? sinceramente eu acho que nao... se fosse assim as guitarras hj ja seriam de outra material, o que as tornaria muito mais barata dependendo do material, e se colocaria as partes eletricas de acordo com o timbre que quisesse...

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


Motley Crue
tlvz otros materiais faria diminuir a durabilidade, resistencia, etc... e outros com mais disso tlvz sejam mais caros...

stratopeido
Veterano
# mar/04 · Editado por: stratopeido
· votar


apoio a discussao continuem.. (3)

Agora esses estudos sobre madeira nao influenciar no timbre eu acho algo REVOLUCIONARIO, vcs deveriam ir negociar com a fender, gibson, kramer, ibanez(bom, ibanez nao conta), pra ganhar ai uma quantia milionaria em troca do silencio dessa informacao bombastica.. se essa informacao se espalha daqui a pouco via ta o Datena denunciando o esquema de corrupcao das fabricas, ahuhauh.. fla serio, se a teoria d q madeira nao influencia no timbre for certa, pq nunca ninguem comenta ela? nunca ta em evidencia isso? altos luthiers fodas como edmar luighi dizem a madeira influencia, e ai?

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


stratopeido
pq todo mundo fala em feeling? se na real eh gosto pessoal?...

Dark Avenger
Veterano
# mar/04
· votar


Se a madeira naum influencia,porque as guitarras de compensado saum ruins entaum? eu acho q influencia sim....talvez na propagaçao das ondas

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


the_paranoid

hã? oq? eh comigo??

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


stratopeido
hehe, eh. pq vc falou
se a teoria d q madeira nao influencia no timbre for certa, pq nunca ninguem comenta ela? nunca ta em evidencia isso? altos luthiers fodas como edmar luighi dizem a madeira influencia, e ai?

Motley Crue
Veterano
# mar/04
· votar


the_paranoid
ta. blz... pode acabar ficando mais caro... mas nao me responderam..... se nao eh a madeira que define o timbre, o que eh??? a parte eletrica e captadores...

acho que nao neh, se fosse assim as guitarras de compensado nao seriam consideradas tao ruins como o Dark Avenger falo...

posso estar falando merda..... mas pra min com certeza a madeira influencia no timbre sim.... senao varias coisas nao teriam sentido...

conte
Veterano
# mar/04
· votar


the_paranoid
eu apenas aproximei a boca perto dos captadores e saiu o som.
cara , foi magnifico , issu mostro o qnto bosta era a guitarra do meu amigo
ahehaeha
ateh ele zoou

bocao
Veterano
# mar/04
· votar


Eu não entendo nada de nada, mas tô com a maioria...

Snarf
Veterano
# mar/04
· votar


so q vcs tem q ver q uma guitarra de compensado usa tudo do pior eh mal feita e etc.......
ja uma feita com as melhores madeiras obviamente tbm vai ser mais bem trabalhada

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Snarf

Isso aí.

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


the_paranoid

ah soh.. mas eh justamente isso q eu quero saber, isso nao eh uma questao de gosto, mas puramente tecnica..

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


Que eu saiba ninguém aqui apresentou estudos que comprovem, só opiniões baseadas no senso comum.

Por enquanto é só gosto pessoal.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Motley Crue
eu nao entendo muito pra falar alguma coisa, mas se nao eh a madeira que faz essa diferenca o que eh???? simplismente o captador a a parte eletrica??? sinceramente eu acho que nao... se fosse assim as guitarras hj ja seriam de outra material, o que as tornaria muito mais barata dependendo do material, e se colocaria as partes eletricas de acordo com o timbre que quisesse...

Vc não pode dar acabamento em plástico, aluminio, fibra, acrílico e outros materias com a mesma facilidade e custo da madeira. Além de ser fácil de se trabalhar a madeira sai mais barata que outros materiais.
Imagine uma guitarra de plástico, ele deverá ser bem resistente, inquebrável, sucetível a uma boa pintura, etc..., este processo vai custar uma fortuna, além se ser fadado ao fracasso pois guitarristas não comprarão uma guitarra de plástico. Está em nosa formação e costumes, pelo mesmo motivo usamos móveis de madeira.
Guitarras feitas de outros materiais são carissímas, exist até uma de alumínio feita pela fender (poucas unidades), imagine o custo de fabricá-las.

Obviamente uma guitarra de mogno é mais cara que uma em MDF, o material é melhor em peso, acabamento, durabilidade, resistência, variações de temperatura , etc... Por isso que ela é cara.
Se vc falar para um cara que a guitarra X possue mogno tb no corpo. A gibson vai dizer que o mogno dela é melhor, é natural ela está no mercado a mais tempo, têm tradição, nome, e a maioria das pessoas não irão contestar.


Sem ofensa ou deboche:
Faça a seguinte experiência, cole um captador que capte vibrações da guitarra (use aquele que se coloca no tampo do violão), ligue, e ouça a madeira vibrar sutilmente quando se toca as cordas. Se o captador que pega a vibração de um instrumento acústico com caixa de reverberação não é capaz de gerar um som convincente e de qualidade, o que se esperar de um instrumento com corpo sólido.

Qualquer material vai influenciar o som do instrumento, é razoável. Seja madeira, fibra, alumínio, etc... O problema é considerar o quanto é determinante, isto é residual como disse, desaparece quando vc usa o instrumento ligado à uma cadeia de sonorização.

Se vc pegar uma guitarra e colocar na mão do João, ela irá soar diferente da mesma guitarra na mão de José. Depende da pegada, da posição (próximo ao braço, ou ponte, ou meio) em que a mão direita fere as cordas, com o que ambos ferem as cordas (com paleta plática, madeira, aluminio, escama de bacalhau, dedo, unha, etc..), da maneira e força que se imprime nas cordas, a angulação dos dedos na escala,etc...

São muitos parâmetros por isso que a interpretação pessoal difere nos gostos. Agora atribuir estas características à madeira e ter ela como pivô da qualidade, é ser muito ortodoxo.

As empresas vão continuar a usar madeira, já está tudo acomodado para este material. As grandes além de continuarem a fabricar, vão lutar até o último sopro para que os concorrentes não copiem seus modelos. Se a superioridade fosse gritante, elas não se preocupariam com os concorrentes, principalmente brasileiros, chineses e koreanos. Não existiriam processos contra as concorrentes pois para mim forma não se patenteia, e se fosse o caso, após estes anos todos já seria de domínio público.

Bramires
Veterano
# mar/04
· votar


Eu , pessoalmente, penso que se a madeira não influenciasse , já teria sido trocada por plástico a tempos.

Com madeira, tem toda uma seleção, MUITO trabalho manual envolvido (o que encarece o custo horrores).
Pensem: o plástico é muito mais fácil de se trabalhar, é só fazer um molde e injetar 100000000000 de guitarras identicas, a custo bem inferior. E custando menos, a empresa vai vender mais e lucrar mais.

Qual seria a lógica de seguir utilizando a madeira?

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


E u ja vi umas guitarras feita de vidro,o vocalista do foo fighters tem.

Keldorn
Veterano
# mar/04
· votar


Jean
Acrílico.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Mas o plástico não é derivado do petróleo? Talvez sairia até mais caro. E será que ele aguentaria a tensão das cordas?

Fireman
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly

vc tah atribuindo os processos da fender às guitarras nacionais à não interferência da madeira? do meu ponto de vista a fender não "quer" (não tem como principal objetivo desse processo) atingir a memphis de 300 reais, ou a giannini de 400. Creio que isso só veio à tona agora com a chegada de marcas como tagima e shelter que fazem guitarras com um ótimo conjunto, e utilizando madeiras nacionais de grande qualidade.

Leandro
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
Como a angulação dos dedos na escala pode alterar o som da guitarra?

kava
Veterano
# mar/04
· votar


facam o seguinte... arranquem o corpo da guitarra e deixem so os captadores e me contem

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


existem guiotarras de acrilico... jah vi uma por 10 mil parece q era d um cara ae famoso... por esse preço se naum for mt boa puta merda... e se acrilico eh uma merda pra o corpo se perde alguma coisa intaum naum teria esse preço... pq naum venderia

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Imaginem o peso de uma guitarra de plástico, seria necessário um plastico muito concentrado para ser rígido o bastante para apoiar um braço e resistir a tensão das cordas. É possível porém acho inviável. Injetar plástico é fácil em pequenos moldes, não em grandes volumes.

Fireman
tagima e shelter que fazem guitarras com um ótimo conjunto, e utilizando madeiras nacionais de grande qualidade.

Só que estas que vc citou custam de 700 à 900 reais e não 3.000 reais como as fenders. Nunca toquei numa shelter strato, porém a tagima é muito boa, com exceção dos trastes que são ruins. As Shelters possuem corpo em Alder, porém dizem que o Alder da Fender é melhor por causa do solo, quanto detalhe prá pouco resultado.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Leandro
Como a angulação dos dedos na escala pode alterar o som da guitarra?

Uma aplicação de um mesmo esforço no sentido perpendicular produz forças diferentes em outros sentidos obliquos. Tente abrir uma lata de sardinha com o abridor perpendicularmente, depois tente obliquamente, os esforços serão diferentes. Com diferentes esforços pressiona-se com maior ou menor intensidade as cordas, obviamente esta intensidade altera o som. Assim como a força da paletada, a isto se dá o nome de dinâmica.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Eu adoraria tocar numa guitarra do Van Halem e tirar o mesmo som que ele. Mas isso é impossível depende de mim e não da guitarra dele. Já ouvi uma frase muito legal. "o som está nos seus dedos".

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


stratopeido
Agora esses estudos sobre madeira nao influenciar no timbre eu acho algo REVOLUCIONARIO
Tambem acharia revolucionário se fosse isso, estamos contestando aqui é até que ponto a madeira influência no timbre, se chegar a ser significativo e notorio suficiente numa guitarra de corpo sólido.

Dark Avenger
Se a madeira naum influencia,porque as guitarras de compensado saum ruins entaum? eu acho q influencia sim....talvez na propagaçao das ondas
Isso já foi respondido, leia o tópico.

Bramires
Eu , pessoalmente, penso que se a madeira não influenciasse , já teria sido trocada por plástico a tempos.
O custo de produção de plastico muito denso ainda é muito caro.
Confecionar madeira ainda é muito mais fácil e de baixo custo comparado a pastico.

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


Al Mad
Mas o pstico o derivado do petleo? Talvez sairia a mais caro. E se que ele aguentaria a teno das cordas?

Ja tem guitas de acrilico.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
Com diferentes esforços pressiona-se com maior ou menor intensidade as cordas, obviamente esta intensidade altera o som. Assim como a força da paletada, a isto se dá o nome de dinâmica.
Por isso guitarra e violão deve ser considerado também um instrumento de tal modo de natureza percussiva também.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl

Cara é o que falei no tópico que foi cortado. Gravo 10 guitarras com diferentes madeiras e coloco uma feita de MDF no meio. Uso um compressor, reverb, e um amplificador levemente saturado. Posto os 10 takes, pode chamar o luthier que quizerem. Só quero que identifiquem a de MDF. Posso antecipar os resultados:
90% das respostas serao erradas;
10% certas sem convicção do ouvinte (na sorte).

Pegue a melhor madeira do mundo, faça uma guitarra nos moldes de uma gibson e coloque captadores microfonicos e parte elétrica de baixa qualidade (só isso se chamará). Com certeza ela será pior que uma mesma gibson de MDF com bons captadores e boa parte elétrica. Será que não?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Timbre da Madeira na Guitarra Életrica