Timbre da Madeira na Guitarra Életrica

Autor Mensagem
AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


CORVO
E vamos à pergunta final feita aqui por alguém que obviamente não leu, não entendeu nada ou não quis entender para não dar o braço a torcer: Então pergunto: por que simplesmente todos os fabricantes continuam usando madeira ou similares pra fabricar guitarras? A resposta não seria porque as madeiras é que dão, juntamente com a captação, a sonoridade característica de cada instrumento?

Esta pergunta já foi respondida milhões de vezes, vira o disco.
Agora, a minha pergunta vc não respondeu. "Vc é capaz de ouvir um cd e identificar a madeira de uma guitarra que está sendo tocada?"
Não responde? Pois não consegue. Cara não fique triste, ninguém consegue, é muito complexo. Se colocar uma guitarra na mão do Vai, e aquelas toneladas de efeitos, vc não vai descobrir nem qual é a marca da guitarra, muito menos a madeira.
No início eu até pensei que vc era um cara com argumentos inteligentes, mas quando vc falou que o timbre depende somente da guitarra e não do restante incluindo aí o músico, realmente se revelou. Vc é o cara mais fanático que conheci, para vc a madeira é tudo, o resto é secundário. "Guitarra sem madeira existe, agora guitarra sem captador, não".

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


nobre
Os artigos citados são apenas hipóteses. Se você fundamentar todos seus argumentos em pesquisas alheias não comprovadas, está fazendo nada mais do que todos os outros, que acreditam no que lhes convém.
Todos os dias vem uma nova pesquisa que desfala tudo o que fora descoberto pouco tempo atrás, sempre foi assim desde a antiguidade.


O que? Cara por favor, se vc não gosta de mim tudo bem, eu sou um pouco cético. Mas não fale besteira, a física já está estabelecida há anos. As pesquisas dos caras são respeitadas no mundo inteiro, vc acha que um físico PHd da Universidade de Illinois, vai ficar falando abobrinha num paper? Cara, ele têm um nome a zelar e não vai colocar o dele na reta de graça.
Não existe hipótese não comprovada em artigo científico.
Vou lhe explicar: Um pesquisador escolhe uma área do conhecimento humano para trabalhar, ele faz um contrato com a Universidade (nos EUA é assim) para trabalhar por digamos 5 anos entre aulas e orientações de teses, artigos em periódicos, relatórios técnicos, congressos internacionais, etc... Se o cara não publicar, ele tá fora, ele têm que trabalhar prá cacete. Publicar um trabalho científico em um congreso internacional é foda meu irmão, ou melhor PHoda. Os revisores colocam milhões de obstáculos e fazem zilhões de perguntas (geralmente 5 revisores), se vc obtiver nota acima de 8 em 10 quesitos, seu trabalho será candidato à publicação, só será publicado se a soma dos pontos for maior que os outros trabalhos enviados. A concorrência é Phoda, são pesquisadores do mundo inteiro. Diga sinceramente, vc acha que um artigo porcaria passa?
Imagine vc concorrendo num guitar battle do mundo inteiro, na área Heavy Metal? Vc se classificaria entre os 10 primeiros? É Phoda né? Pois é, um congresso é um pouca mais difícil que isto.

No proprio artigo os autores tem a capacidade de reconhecer que existe uma margem de erro em seus métodos, que talvez a posição analisada, os tipos e disposição dos piezos utilizados podem ter alterado todo o material analisado. Então como você afirma empiricamente (que irônico, assim como os defensores da madeira), que a madeira não representa em nada no timbre

Margem de erro existe em qualquer experiência, todos falam, simulações tb. Ou vc acha que uma simulação de uma fissão nuclear é perfeita? Se fosse não haveria testes nucleares.
Vc não está acostumado a ler artigos científicos. Os caras usaram três métodos e compararam os resultados obtidos, se os valores fossem tão discrepantes e acima e uma margem definida estatisticamente então poderia haver erros grosseiros. Leia o modelo e como são expressas as medidas.
Eles avaliaram várias partes do instrumento, eles só mencionaram que as borrachas de apoio da guitarra, poderiam vibrar tb. Eles ficaram preocupados com estes detalhes, e as experiências foram feitas inúmeras vezes, tanto que eles estavam refazendo os experimentos a partir de um anteriormente fracassado.
Não sou eu quem afirma, são eles, na minha opinião anterior achava uma influencia de 7% que é levado para o ralo quando se pendura a guitarra na cadeia de sonorização (efeitos, amps, caixas, etc...). Agora eu tb acho que não influencia nada.

Meu amigo, não quero mais discutir isto, mande um e-mail para os caras criticando o experimentos deles, diga que seu luthier não concorda e o corvo tb.
Agora o problema é com eles e não comigo, se quiser ler os outros artigos, espere meu site entrar no ar.

LeandroP
Moderador
# mar/04
· votar


O mogno influencia muito mais nas dores de coluna do que um som propriamente dito.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/04
· votar


Com mogno se fazem excelentes moveis na marabraz.
Apesar da maioria ser de compensado ehhe.

JazzMaster
Veterano
# mar/04
· votar


Sou estudante de jornalismo/publicidade e não entendo nada de fisica (pelo menos naum o suficiente pra falar de reverberações na madeira).Oque eu conto vem da minha experiencia como guitarrista, e da minha analise critica de td.
Tenho uma guitarra de compensado com captadores lace-sensor...A grande questão não é se a madeira influencia ou não (eu acho q influencia, se não no timbre, na tocabilidade) acho q a grande questão é se compensa gastar tanto em madeira .....
Meu caso pessoal....
Comprei uma guitarra por 300, na epoca jah entendia de guitarra, e vi q apesar de ser feita de compensado ela era bem construida , braço, corpo etc (e nisso, apesar da marca ser uma referencia, varia de guitarra pra guitarra)....Troquei os potenciometros e me custou 45 por 3 pots da goth..excelentes...troquei o jack q tambem foi uma micharia e comprei meus captadores por 500 (usados)....Somando td...(guitarra+ponte+pots+tarrachas+caps)
dava uns 1200 (na realidade foi até menos)
O ex-guitarra da minha banda comprou uma fender americana por 2100, e sem querer contar vantagem a minha dava uma surra na dele.....
A minha daria uma surra num Eric Clapton signiature q tem os mesmo caps com uma excelente madeira?Provavelmente não, mas uma Eric Clapton custaria usada uns 5.000....então, tirem suas próprias conclusões....

crowley666
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
avisa aí quando o site tiver pronto, blz?

JazzMaster
concordo contigo. ainda acho q mais vale a pena comprar uma guitar de segunda linha e fazer mudanças nela do que comprar um de 5000, sendo q provacelmente vc ainda vai querer mudar coiss nela

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


ServeTheServants
Mogno vc nao compra por menos de 2k o metro quadrado cara.. Vc acha q os caras vao fazer um movel com mogno????

Existe um mogno, mas eh conhecido como o mogno falso, q soh eh parecido na aparencia, mas na qualidade, eh uma merda..

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


stratopeido

hahaha!! Eu sou uma anta??? Se vc engole um cara q toca qq nota q o dedo dele encosta o problema eh seu..

Eu nao ingulo essa porra nao..

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


RATM

kra isso eh uma puta ignorancia, oq tem haver o cara tocar tantas notas por segundo ou nao, em ele ser bom? preste atencao nas tais notas rapidamente, q vc vai ver q tem uma puta melodia.. tb curto caras q tocam mais devagar: John Mayall, Eric Clapton, Richie Blackmore, Jimmy Page, hendrix, steve howe, django, blablalba... anos 60-70, mas agora falar q malmsteen eh ruim pq toca rapido.. haja cabeca fechada

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


stratopeido
Jah disse! O problema eh seu se vc engole essas merdas..
O cara usa 2 escalas em todo CD dele.. A meu vai se fude se vc acha q usa 2 escalas eh ter tecnica,,

Ve akele Fareri por exemplo.. Qd o cara tenta fazer uma coisinha mais lenta o cara se perde..
Esses caras soh tem tecnica pra fritar..

Isso nao eh um guitarrista completo..

Imnomine
Veterano
# mar/04
· votar


RATM
Jah disse! O problema eh seu se vc engole essas merdas..
O cara usa 2 escalas em todo CD dele.. A meu vai se fude se vc acha q usa 2 escalas eh ter tecnica,,

posta alguma coisa ae mr. rei da tecnica, sr. do feeling

qm desdenha qr comprar toma cuidado heim

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


Imnomine
Desculpa, mas eu falei q eu sou melhor q eles?????? Eu ainda citei outros guitarristas pra nao haver comentarios como o seu.. Leia tudo antes de vim fl merda, ok?

LeandroP
Moderador
# mar/04
· votar


Hoje em dia tem madeiras que substituem, e muito bem, as tais madeiras de lei. Tá certo que a madeira influencia, mas não chega ser algo absoluto. A combinação do hardware do instrumento que vai determinar o som final.

Pra se ter uma idéia, o som se propaga muito melhor nos líquidos do que nos sólidos... pergunte a qualquer professor de física que ele confirma. Já pensaram em uma guitarra com uma espécie de "casca" plástica e por dentro revestida com um fluído?.... he he he... guitarra hidráulica he he he he

Imnomine
Veterano
# mar/04
· votar


meu amigo vai dar uma estudadinha, por favor
o malmsteen tem reconhecimento mundial, ele ja provou oq tinha q provar, a maioria dos guitarristas de metal do mundo tem como influencia o malmsteen, agora vc vir falar q o cara nao toca nada, a vai contar essa historia no forum do cpm22 pq aqui nao cola

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


Imnomine
O cara se reconhcido no mundo inteiro eh uma questao de oportunidade, nao de ser melhor do mundo..
Ou vc acha q nao existe nenhum guitarrista por ai no interior do mundo q nao toca melhor q ele?????

Eh a msm coisa vc fl q nao existe vida em outro planeta..

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


guitarra hidráulica he he he he

BOA cara... jah eraz vo fazer uma dessas

Imnomine
Veterano
# mar/04
· votar


RATM
ué se o cara é tão bom, pq ele não ta ai com cd pra gravar e etc ?
todo mundo tem a oportunidade de ir na gravadora e entregar uma demo, nao vai pq nao qr...

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


Imnomine
Exatamente. Ou vc acha q todo mundo busca fama e dinheiro??? Kurt Cobain se matou pq ficou famoso.. Uma coisa q ele nao keria.

the_paranoid
LeandroPanucci
Serah q funciona?!! Deve ser loko guitarra feita desse jeito!!

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


RATM

falows entao.. continua ouvindo tpm aos 22, soh falta agora vc falar q BB King nao tem criatividade soh usa a pentatonica e d vez enquando manda uns bends "manjados" ahuahua

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


Uma coisa q ele nao keria.

bom... na real ele tinha toda a opotunidade de ter parado no inicio e naum ficar famoso... e ainda q ah controversas contra se ele se matou ou naum... intaum tlvz ele gostasse mesmo

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


graças a deus aquele porra d kurt cobain se matou, ou mataram, tanto faz.. o kra era um retardado, pra comeco olha a mina q o kra foi arranjar, segundo o kra era todo depre, mo fracote

phenomenon
Veterano
# mar/04
· votar


CORVO
qual é a sua empresa?

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


the_paranoid
ele dizia em entrevistas q soh keria ser um guitarrista q soh tocasse no fundo do palco sem nem aparecer a cara..

stratopeido
Eu escuto MUSICA DE VERDADE. SRV, King, Mindelis, Berry, e etc..

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


RATM


hahaha, vc nao eh o primeiro q diz "EScuto musica DE VERDADE", ai cita soh nome de blueseiros.. posso afirmar com toda a certeza pela experiencia q tenho com gente burra, q isso eh pura ignorancia.

outra coisa.. Nuno Mindelis, eh um bosta viu, va escutar blues melhor, nao um cliche mal tocado.. soh uma dica

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


RATM
ele dizia em entrevistas q soh keria ser um guitarrista q soh tocasse no fundo do palco sem nem aparecer a cara..


intaum ele foi burro em ir pra midia... se ele realmente quizesse isso ele pararia d lançar cedes e fazer show grandes para ser esquecido

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


the_paranoid
Ok, foda-se vc.

stratopeido
Nuno Mindelis soh foi considerado o melhor guitarrista de blues do Brasil pela guitar player amerciana em 99 e 2000.

E desde qd Chuck Berry eh blues????????????? Parece q vc eh mais ignorante q eu!!

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


RATM

nao o titulo eh seu, eu por acaso disse q chuck berry eh blues???

Vc deve ser mais burro ainda se engole tudo oq essas revistas americanas falam,Nuno Mindelis, eh um bosta sim, quer ouvir blues bom? Andre C., Celso B.Boy... EU ja ouvi esse nuno ai e achei uma merda mesmo, o kra toca sem palheta (tem coisa mais cliche q isso?) as notas sao fraquinhas e sem ataque, ele se aproveita da imagem q SERES IGNORANTES como vc tem, d q blues tem q ser aquela coisa quadrada, eh musica madura.. pelo amor d Deus, se BB King falou q blues nao tem q ser isso, entao calem a boca!!

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


RATM
olha soh q baixaria... ainda acha q curte musica boa... melhor vc se calar cara

the_paranoid
Veterano
# mar/04 · Editado por: the_paranoid
· votar


post duplo

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


the_paranoid
ok........................................................

stratopeido
hahaha, vc nao eh o primeiro q diz "EScuto musica DE VERDADE", ai cita soh nome de blueseiros..

Vc quem falou...
Puts.. fl q o Nuno Mindelis toca mal, oq o guitarra do CBJ eh entao??? Iniciante?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Timbre da Madeira na Guitarra Életrica