Qual a importância da madeira no timbre da guitarra?

Autor Mensagem
Claudio Natureza
Veterano
# nov/05


Afinal, a madeira tem que importância na qualidade do timbre de uma guita?

será que a madeira tem mais importância que a captação para definir o timbre?

Enfim, será que vale a pena gastar milhares de reais para ter um corpo de meio metro de madeira que não custaria nem 200 reais em estado bruto, ou é melhor usar uma guita mediana e por captadores tops?

abraços.

Iago
Veterano
# nov/05
· votar


tem importancia no timbre sim.

Iago
Veterano
# nov/05
· votar


ops..
mas eu preferiria uma mediana com captadores top do que gastar 2000 dolares numa extremamente cara, pela madeira ser mais selecionada ou o q for..

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05
· votar


mas a que ponto? vale tanta grana essa diferença de timbre?

e se eu usar uma guita de marca menos famosa, mas com a mesma madeira?

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


Afinal, a madeira tem que importância na qualidade do timbre de uma guita?
Sim


será que a madeira tem mais importância que a captação para definir o timbre?
Não.

Fisioterapeuta
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza
e se eu usar uma guita de marca menos famosa, mas com a mesma madeira?

essa madeira pode ser ate a mesma, mas nao sera tao trabalhada como a de uma marca top

Eduardo Marin
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza

tem sim cara

eu to construindo uma guitarra pra mim, eu falei com o seiji (aqui do forum) q eu queria uma guitarra q tivesse um som bem encorpado, ele falow para mim usar cedro no braço, pq os graves "se localizam no braço", alem da madeira tem q saber usar a posição certa para cada tipo de som.

blz

Fisioterapeuta
Veterano
# nov/05
· votar


e pouco a influencia da madeira, porem existe os stremos, pega uma guita como corpo em alder(stratos) com caps gbsons p90 e pega uma gbson feita em mogno com os mesmos caps, vc vai sentir a diferenca no sustain e no peso

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Chega um ponto da contrução do intrumento que você paga muito caro por um pequeno acrécimo de qualidade. Na verdade não só para instrumentos, mas para outros tipos de aparelho também.

Fisioterapeuta
Veterano
# nov/05
· votar


e esse acrescimo seria a madeira

luiz augusto
Veterano
# nov/05
· votar




Chega um ponto da contrução do intrumento que você paga muito caro por um pequeno acrécimo de qualidade. Na verdade não só para instrumentos, mas para outros tipos de aparelhos também.


Claudio Natureza
Veterano
# nov/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


e qual seria a diferença de uma epipoca sg400 com um jb no braço e um jazz humbucker na ponte para uma gibson com a mesma configuração?

maggie
Veterana
# nov/05
· votar


Nossa, é antiga essa discussão.
Acho que é como um som estéreo e mono pra quem não entende de música: não faz diferença.

Mas pra ouvidos apurados, instrumentos top de linha e profissionais, é como na F1: pequenos detalhes mudam tudo.

:)

Iago
Veterano
# nov/05
· votar


digamos.. sou mais pagar 600 US$ numa fender "media" tipo uma highway do que pagar 2.000 US$ numa custom shop.

Deji
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza
Esse topico tem bastante informação:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/102937/

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


Iago
Mas a Hiyghway tem ferragens ruins por exemplo.

Claudio Natureza
Muito pequena, você iria sentir muito mais a diferença de acabamento do que a de som.

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05
· votar


maggie

essa tua comparação ai foi meio esquisita...

eu acho que muita coisa vai da lenda que envolve os instrumentos, pois a imensa maioria não consegue sequer diferenciar uma guita da outra, ainda mais se forem duas com os mesmos caps.

Fisioterapeuta
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza
concordo como fritz

maggie
Veterana
# nov/05
· votar


Claudio Natureza
Pra mim, que não sou profi, não faz diferença. O que muda o som pra mim é pedaleira, pedal, amp, caps, cordas... Não sei identificar pelo som se a guitarra é de compensado ou maciça.

Mas um profissional talvez consiga perceber. Ainda assim acho que a diferença é pequena.

Claudio Natureza
Veterano
# nov/05
· votar


Fritz_mkvl

cara, eu peguei uma gibson e uma epipoca na loja e não dá pra notar grandes diferenças no acabamento não, principalmente no braço e na escala.

o corpo sim tem uma diferença brutal, principalmente na madeira, que é muito leve na epipoca.

agora parte elétrica é OUTRA história, os componentes da gibson são muito melhores e confiáveis, assim como a ponte, sendo que as tarraxas grover da epipoca não são ruins.

conte
Veterano
# nov/05
· votar


eu lembro q esse assunto ja viro uma forte polemica

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza
Então cara, eu penso o seguinte, existe a diferença. Mas uma gibson custa o dobro de uma epiphone, mas será que tem o dobro da qualidade?

Gasoline
Veterano
# nov/05
· votar


Claudio Natureza
Influencia, mas acho que a não ser que todo teu equip seja muito top. A diferença entre uma Epipoca turbinada e uma Gibson "original" estejam mais no case e no logo impresso.

Se tua Epipoca te agrada, é boa, e tu acha que vale a pena, investe nele.

Coloca uns caps bons (estes Duncans que tu citou, por exemplo). Troca o nut! (Isso é muito importante nestas guitarras e ninguém se liga). Troca as tarraxas talvez, e refaça toda a parte elétrica (potenciometros CTS e chaves Switchcraft, e nunca mais tu vai precisar pensar nisso). Pode também trocar a ponte (Tone-Pros Locking Bridge).
Com certeza vai ser uma guitarra para a vida toda.

Timbre = equação cheia de variaveis.

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Sinceramente pro cara que é profissional e tem que tocar pela noite e tal uma epiphone é muito mais jogo que uma gibson, porque a geral não vai perceber a diferenças e você vai estar expondo a guitarra a todos os riscos da estrada. Se for pra ter uma gibson que seja pra gravar e tocar em casa, deixando o trabalho pesado mesmo pra epiphone.

Gasoline
Veterano
# nov/05
· votar


Fritz_mkvl
E turbinando a guitarra, ninguém vai perceber, afinal não tem como saber.

Fritz_mkvl
Veterano
# nov/05
· votar


Gasoline
Exatamente.

lula_molusco
Veterano
# nov/05
· votar


Onde está AlanFly num momento desses? Hahahaha :D

LOW Fl
Veterano
# nov/05
· votar


usem a busca

maggie
Veterana
# nov/05
· votar


Fritz_mkvl
uma gibson custa o dobro de uma epiphone, mas será que tem o dobro da qualidade?


exacto!

Eder ST80
Veterano
# nov/05
· votar


Onde está AlanFly num momento desses? Hahahaha :D

hahahah tretas homéricas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a importância da madeira no timbre da guitarra?