Guitarra desafinando com tarraxas com trava gotoh.

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# ago/18
· votar


Hog Rider

Se tem rebarbas nos sulcos do nut é claro que vai dar problema. A corda fica presa nessas microrrbarbas e atrapalha todo o sistema. Leva em outro luthier e explique que você raspou os sulcos do nut.

boblau
Veterano
# ago/18
· votar


Hog Rider

afrouxei um pouco dos 4 parafusos do meio da ponte pra ficar tipo 2 pivôs

Vc está se contradizendo.

Aliás, se vc afrouxou os parafusos com a guitarra afinada, vc deve ter estragado a superfície tipo "faca" da ponte, que é toda a base de afinação desta ponte da PRS. Dá uma lida com mais cuidado no que o site diz.

Hog Rider
Membro Novato
# ago/18
· votar


https://ibb.co/hM9GTK
https://ibb.co/jQOzhe
https://ibb.co/cDaO8K
https://ibb.co/mDU5Ne
https://ibb.co/ibyAoK
https://ibb.co/jA6Khe
https://ibb.co/hJO4Fz
https://ibb.co/cgCaNe
https://ibb.co/npJh2e
https://ibb.co/bYYFNe
https://ibb.co/hok6TK
https://ibb.co/f1GD8K

Aí galera as fotos, mas vou levar essa guita no luthier dnv msm...

Hog Rider
Membro Novato
# ago/18
· votar


Makumbator

Rebarba que eu disse foi envolta do nut pois a lixa pegou um pouco em volta agora no sulco está liso

Boblau

Afrouxei os 4 parafusos do meio pois vi no fórum pessoal dizendo que se afrouxar eles um pouco os dois parafusos da ponta vão simular dois pivôs e ter menos resistência dos parafusos do meio... Mas eu afrouxei e continuou o mesmo problema sem mudar em nada

Hog Rider
Membro Novato
# ago/18
· votar


Galera acho que descobri aonde está o problema ontem joguei um pouco de desingripante na bolinha das cordas e no orifício aonde as cordas ficam presas, fui pegar a guitarra pra testar e diminui consideravelmente só se eu der bends de um tom e meio, provavelmente tá acontecendo alguma coisa na bolinha e no orifício

Hog Rider
Membro Novato
# ago/18
· votar


Desafina mas diminuiu consideravelmente

vitor_jp
Membro Novato
# ago/18
· votar


Hog Rider

https://ibb.co/album/kb2Ava

Hog Rider
Membro Novato
# ago/18
· votar


Vitor_jp

Sua ponte está do mesmo jeito que a minha... Só está mais inclinada, mas isso não influencia na afinação

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/18
· votar


Hog Rider

cara não conheço a ponte dessa guitarra mas os 6 parafusos nao estão muito altos? na minha strato uma folga dessa seria o suficiente para a ponte deslizar sobre os parafusos e alterar um pouco a afinação!

Hog Rider
Membro Novato
# set/18
· votar


Galera coloquei o nut da graphtech que o vitor_jp disse, ajudou mais um pouco mas ainda desafina.... Tanto com venda ou alavancadas

Drinho
Veterano
# set/18 · Editado por: Drinho
· votar


Hog Rider
Amigo, seu nut aparentemente tem folga e você está usando um tremolo de 6 parafusos suspensa.

Pode esquecer...... sistemas de tremolo extremamente sofisticados flutuantes não voltam a afinação perfeita com uso soviético de alavanca quem dirá tremolos como esse, pro voltar perfeito a mola precisa ter uma memoria absurda e na pratica isso beira o impossível....

ancore essa ponte no corpo e experimente usar a alavanca de maneira suave e veja.......

Se mesmo assim não der certo evite a alavanca ou compre uma guitarra com um sistema direcionado a isto, ainda sim assumindo o risco da afinação não voltar 100%, se você for extremamente chato com precisão de afinação fuja de qualquer coisa que tenha mola ou engenhocas mirabolantes.....


Na teoria, no mundo dos tremolos tudo é lindo, tudo funciona..... na prática meu irmão se o cara é chato com afinação nem ibanez steve vai ou suhr modern resolvem pode acreditar.....

Ancora essa ponte com 5 molas tipo "daqui você não sai" e dá o bend, se não der certo comece a suspeitar da marca de cordas que você usa (fiquei um tempo trocando entre daddario e ernie ball) e a daddario se mostrou mais estável, durável e de padrão mais consistente nos jogos de corda, mesmo a ernie ball dando uma sensação talvez melhor em termos de som e pegada, a daddario se mostrou mais consistente, e assim usei sem medo pois peguei uns pacotes lá fora que é barato então eu usava 7 dias e já jogava fora, se não der certo desconfie da tarraxa, se não der certo comece a suspeitar do nut, se não der certo comece a suspeitar dos saddles e se não der certo comece a suspeitar do braço.....

Para quem quer ter confiança plena na afinação de instrumento:
Ponte tem que ser ancorada ou hardtail com alta qualidade incluindo os saddles
Nut tem que ser cirurgicamente justo e lubrificado
Tarraxa tem que ser boa
Braço tem que ser firme que nem taco de baseball
Cordas tem que ser bem colocadas respeitando espiral com 2 a 3 voltas no maximo.... se a tarraxa tiver trava ok
Corda tem que ser boa

Minha guitarra é hardtail.... afinação bem tranquila, nesse momento eu to com um jogo de ernie ball aqui que a corda sol não quer afinar nem a pau, basta um bend e já era, as outras 5 cordas estão ok.....

Hog Rider
Membro Novato
# set/18
· votar


Drinho

Coloquei tarraxas com trava gotoh, coloquei nut graftech pra corda não ter atrito, hj tirei a ponte da guitarra e passei graxa na "faca" aonde o parafuso encosta, passei no parafuso também mas coloquei a ponte de volta afinei dei bends e alavancadas e desafinou do mesmo jeito, não tanto como no início mas desafinou... A folga do nut q vc diz é a folga nos sulcos do nut aonde as cordas ficam repousadas? Ou o fato do nut não estar perfeitamente encaixado e colado? Cara por se tratar de uma guitarra de qualidade não era pra desafinar assim, não posso usar nem um pouquinho a alavanca, e mesmo se eu não usar a alavanca dar apenas bends as cordas desafinam pois a ponte mexe quando se dá um bend desafinando as outras cordas... A única coisa que não fiz ainda foi colocar outro encordoamento, só coloquei daddario até agora, e quando troquei o nut as cordas ficaram meio altas tenho que desbastar um pouco os sulcos do nut, mas a corda não tá agarrando no nut nem nada

lamas92
Membro Novato
# set/18
· votar


Olhando suas fotos, bem... me parece que a ponte de 6 parafusos usada flutuante não parece ajudar. Já tentou com outro tipo de corda, tipo uma Elixir?

Hog Rider
Membro Novato
# set/18
· votar


lamas92

Então... Essa ponte da prs é assim mesmo são 6 parafusos e a ponte fica suspensa se eu abaixar a ponte vai trastejar as cordas e vou ter que subir os carrinhos, sendo que eles já estão altos, essa guitarra foi regulada por luthier não tem nada de anormal na ponte,está regulada... E só usei cordas daddario em todos meus testes, não coloquei elixir ainda pois tá meio cara... Estado do Rio tá falido kkk, mas vou experimentar depois outras cordas da Ernie ball, elixir e rotosound que vi comentários que ela é bem lisinha na tocabilidade talvez isso possa ajudar a não gerar atrito e não perder afinação

Drinho
Veterano
# set/18 · Editado por: Drinho
· votar


Coloquei tarraxas com trava gotoh
Ótimo
A folga do nut q vc diz é a folga nos sulcos do nut aonde as cordas ficam repousadas?
Sim, exatamente
Cara por se tratar de uma guitarra de qualidade não era pra desafinar assim, não posso usar nem um pouquinho a alavanca, e mesmo se eu não usar a alavanca dar apenas bends as cordas desafinam pois a ponte mexe quando se dá um bend desafinando as outras cordas...
Aí que tá cara, não é bem assim que funciona na prática.... Guitarra independente de sua qualidade é um artefato elétrico e mecânico e sua qualidade não garante ausência de problema para o resto da vida.

Veja, eu insisto que deve ir por eliminatória para encontrar o que está errado.

Tarraxa com trava gotoh tá ótimo.

Esse nut com espaço para a corda andar de lado está errado, nenhum fabricante do mundo usa isso e o nut é uma das peças mais ignoradas pela maioria das pessoas, tipo não se apegue ao fato do nut ser graphtec.

A ponte de 6 parafusos suspensa (a carater de teste) está errado também.

Tenho certeza que o problema está ou no seu nut ou na sua ponte, mola ou saddle que não oferece estabilidade suficiente para voltar para o mesmo lugar após alavancar.

Ancore a ponte e toque de maneira agressiva (sem alavancar) se funcionar a culpa é dela e ela não pode ficar suspensa, se não funcionar a culpa é do nut ou do braço que está oscilando pois é extremamente improvável que uma ponte estática te de problemas quanto a isso.

Hog Rider
Membro Novato
# set/18
· votar


Ancorei a ponte, afinei e toquei de forma mais forte dando bends fortes e nenhuma corda desafinou, eu já tinha testado isso antes e testei agora de novo... Como vc disse o problema está na ponte então

Hog Rider
Membro Novato
# set/18
· votar


O nut está sem folga alguma só está alto precisa limar ele pois as cordas estão levemente altas

Drinho
Veterano
# set/18 · Editado por: Drinho
· votar


Hog Rider

Otimo o problema está na ponte e a guitarra está funcionando que é o que precisa, agora que você sabe que é a ponte você tem duas opções:

1 - desencanar de alavancar e economizar um dinheiro (sou a favor desta opção)

2 - voltar ao luthier para ele descobrir aonde está o problema da sua ponte, se nos furos onde as molas são presas, se nas molas, se no bloco, se nos parafusos do saddles, se nas molas dos saddles, se nos parafusos dos saddles, se na ponte toda.

Ao ancorar a ponte você deve ter perdido regulagem de ação, como abaixou a corda deve estar trastejando....

Regule a guitarra para trabalhar com a ponte ancorada e já era, cai fora dessa historia de flutuar que isso aí é uma tortura que não vale a pena, a gente só quer tocar nada além disso....

Acredito que até os mais sofisticados sistemas de alavanca são questionáveis, eu teria uma ponte schaller, gotoh flutuando porque acho legal mas nem por elas boto minha mão no fogo.....

boblau
Veterano
# set/18
· votar


Hog Rider

me desculpe, mas eu já te passei o que está errado com a tua ponte. Eu tenho duas PRS com alavanca e não desafina tão fácil assim não. Eu uso corda Elixir e posso dar minhas alavancadas que não desafina. Se exagerar, desafina um pouco.

Vc e seu luthier, de acordo com os teus relatos, mexeram onde não deviam, que é na altura dos 6 parafusos. Aquilo ali é a base do funcionamento da alavanca da PRS. No manual da guitarra e no site está bem claro que não é para mexer ali. Se quiser mexer na ação das cordas deve-se mexer exclusivamente nos saddles.

Estes 6 parafusos são do tipo "auto atarrachante" e quando vc mexe neles, eles ficam mais "soltos" dentro da madeira. Além disso, todos devem ficar EXATAMENTE na mesma altura. Isto é feito na fábrica com um calibrador de folga que vc não tem em casa e provavelmente o teu luthier também não tem. Mais uma coisa errada é a quantidade de molas e sua regulagem no porta molas dentro da cavidade. Para a ponte ficar estável são pelo menos 4 molas e a regulagem do paralelismo da ponte é feita, em função da espessura das cordas, somente pelos parafusos, não pela quantidade de molas. E não é para fica mexendo muito nisso, porque também são parafusos que vão ficar "soltos' dentro da madeira, se ficar incomodando muito eles.

Depois do teste que vc fez, com a orientação do Drinho, espero que vc tenha se convencido que não é braço, tarracha, nut, corda, bolinha da corda, sede da bolinha da corda e outros fantasmas.

O problema é na regulagem dos parafusos da ponte e as molas como problema secundário.

Como resolver? Ou vc entende um pouco de mecânica e alinha estes parafusos decentemente (não a "zóio") e verifica de forma centesimal se a faca da base da ponte foi danificada por mexer nos parafusos com a guitarra afinada (se danificou, foi-se, só comprando outra ponte, a PRS vende separado) e finalmente se os parafusos estão fixados no corpo firmemente. Depois, coloque 4 molas e regule o paralelismo da ponte com o corpo pelos parafusos do suporte da mola, não pela quantidade de molas.

Até agora, eu não conheci nenhum luthier, pessoalmente, que entendesse direito o funcionamento deste conceito da PRS, que não fosse o Ivan Freitas da MM.

O problema tá aí na tua frente, mas concordo que é difícil de ver.

Drinho
Veterano
# set/18
· votar


Vc e seu luthier, de acordo com os teus relatos, mexeram onde não deviam, que é na altura dos 6 parafusos.

Me corrija se eu estiver errado, mas eu nunca vi ponte com 6 parafusos suspensa só a de dois, provavelmente não deve ser pra isso mesmo....

Hog Rider
Membro Novato
# set/18
· votar


Se o problema for mexer nos parafusos essa ponte já tá condenada... Pq quando a comprei pedi pro cara da loja trocar o encordoamento por 0.10 pois vinha com 0.9 e com certeza o cara mexeu na ponte em geral... Pois pedi pra ele afinar as oitavas altura das cordas e tudo... E com certeza ele mexeu nos parafusos q fixam a ponte...

Drinho
Veterano
# set/18
· votar


Hog Rider
e outra coisa cara.... cuidado com essa história de luthier....

procure selecionar um bom profissional quando fizer serviços mais complexos

No brasil o cara toca iron maiden e vira professor, bate uns pregos e vira luthier.....

Hog Rider
Membro Novato
# set/18
· votar


É vou travar essa ponte mesmo... Não dá pra usar o problema q gastei com tarraxas com trava e nut atoa...

boblau
Veterano
# set/18
· votar


Drinho

Essa ponte da PRS tem 6 parafusos e é suspensa. Não tão flutuante quanto uma Floyd, mas faz bem uns tremolos sem desafinar. Para cima, ela sobe mais ou menos 1 tom.

Hog Rider

para trocar o encordoamento de 0,009 para 0,010 não teria necessidade de mexer nestes parafusos. Era só mexer no saddles e regular as molas.

O que vc descreveu é que vc soltou os parafusos para apoiar somente em dois, imitando uma ponte com 2 pivôs. Aí é complicado.

Hog Rider
Membro Novato
# set/18
· votar


boblau

Soltei pra fazer um teste rápido nem abusei pois já sabia que não ia adiantar nada, a guitarra já tá desafinando desde que tirei da loja... Pelo visto não tem jeito mesmo troquei tarraxa nut e não resolveu completamente o problema, creio que essa ponte não veio boa mesmo e é uma guitarra de segunda linha da prs não são como as americanas... Dei azar pois não vi nenhum problema com a ponte a faca aonde prende nos parafusos estão afiadas .... Os parafusos estão lisos... Altura certa

Ramsay
Veterano
# set/18 · Editado por: Ramsay
· votar


Hog Rider
Eu tenho uma guitarra PRS SE Santana igual a sua e posso alavancar a vontade pra cima e pra baixo que nunca perde a afinação.
No seu caso, além de afrouxar os parafusos da ponte, que vc nunca deveria ter feito, uma vez que essa ponte já é flutuante por natureza, porque não encosta totalmente no corpo, vc fez a besteira de trocar as cordas 009 por 010.
Isso de trocar as cordas 009 por 010 pode ser feito, desde que haja um reajuste no parafuso do tensor da guitarra, que pelo jeito o seu luthier não fez.
Talvez com isso vc resolva o seu problema, mas lembrando que a afinação dessa guitarra só vai ficar estável com 4 molas que não precisam necessariamente ser Gotoh, (experimenta por as 4 originais).

Por isso, eu sugiro que vá a luta e faça vc mesmo, sem gastar dinheiro, e pra isso, afrouxe as cordas e desaparafuse a plaquinha no headstock da sua guitarra e insira no buraco uma chave hexagonal que faz parte dos acessórios da guitarra e aperte no sentido horário em meia volta.
Aguarde alguns minutos para o braço acentar, reafine a guitarra, dê alavancadas e veja se permanece afinada.
Se não permanecer, repita o processo, afrouxando as cordas e apertando mais meia volta (tipo 180º) até que a afinação estabilize com as alavancadas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra desafinando com tarraxas com trava gotoh.