Tarraxas com trava e sem trava numa guitarra com ponte fixa.

Autor Mensagem
RafaelMarchetti
Veterano
# jun/11


Amigos, possuo uma Squier Tele de ponte fixa, os que conhecem essa guitarra sabem o quanto suas tarraxas não são confiáveis, sobre a colocação de novas tarraxas (estou pensando em Gotoh) fico em dúvida para as com travas e sem travas, há a necessidade de ser com travas mesmo sendo ponte fixa? Vai mudar muito no resultado?

Aguardo uma resposta, abraços!

DraKo
Veterano
# jun/11
· votar


Não sou o mais entendido no assunto mais as travas só prendem as cordas para quando vc coloca elas para manter a estabilidade nas alavancadas, entende? Então numa guita com ponte fixa axo as travas desnecessárias

Veteranos me corrijam se eu tiver falado besteira.

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


RafaelMarchetti
DraKo


Tarraxas com travas,ajudam não só manter afinação em alavancadas,mas nos bends,também !!!

AnonymousEpidemic
Veterano
# jun/11
· votar


Já usei Grove com travas e tone pros, atualmente uso grove sem trava e não estou tendo problemas. Claro que com ponte fixa.

JC_Junior
Veterano
# jun/11
· votar


Se colocar as cordas de maneira correta, uma boa tarracha mantém tranquilamente a afinação.

Uso tarrachas grover na minha SG, dou bends de 2 tons e elas mantém a afinação.

Marcosrcf
Veterano
# jun/11
· votar


RafaelMarchetti
Se puder por com trava, não estará perdendo nada, o problema é que talvez você tenha que adaptá-las.

Eu prefiro as com trava, além de tudo eu acho muito mais rápido pra trocar de corda.

AnonymousEpidemic
Veterano
# jun/11
· votar


além de tudo eu acho muito mais rápido pra trocar de corda

Isso sim é a maior vantagem.

RafaelMarchetti
Veterano
# jun/11
· votar


Bom, quanto na hora de trocar as cordas não acho o maior problema, costumo ter muita paciência nessa tarefa, hehe, dou vááárias voltas nas tarraxas originais da Squier, até parece que ela está segurando mais a afinação depois que aumentei o número de voltas, enfim, mas ainda não é o ideal.

A minha dúvida sobre ter as tarraxas com travas seria se elas conseguiriam aguentar um show inteiro de +/- 1 hora sem afinar, porque, pelo que pesquisei, é necessário usar um tipo de moeda nas tarraxas para soltá-las, né? Algo meio inviável no meio de um show...

Aguardo mais opiniões, abraços!

LipeGuitarrero
Veterano
# jun/11
· votar


Recentemente comprei um jogo de tarraxas fender original vintage para minha sx sst57.

Não vejo necessidade em tarraxas com trava ja que não uso alavanca. Segurando afinação ta bom demais. As voltas nas cordas na hora da colocação pouco me importa hehehe.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


RafaelMarchetti
depende do tipo de trava,tem tipos diferentes de travamento e liberaçao da trava.
mas tarrachas boas com trava tipo gotoh,sperzel e schaller
ficam absolutamente estáveis no caso de ponte fixa.calro que voce
vai travar depois de estalibilizar bem a corda esticando e afinando..
att

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


RafaelMarchetti

Como o buddy guy falou, não so em alavancadas, mas tb nas execuções como um todo.

Digo que tem mais resultado em ponte fixa a tremulo pois nao tem ai a trava q a floyd tem....

Uma outra opção mais em conta é a Wilkinson com ez lok

Marcosrcf
Veterano
# jun/11
· votar


RafaelMarchetti
Qualquer tarracha em show de uma hora, dependendo do jeito que você toca, precisará dar umas corrigidas na afinação.

Nas Schaller a trava é uma rosca atrás da tarracha, que vc aperta com a mão.

Nas Gotoh você só precisa da moeda para TIRAR a corda, pra colocar e afinar não precisa de nada, ela trava sozinha quando você começa a girar.
Aqui tem um video que dá pra ver direito a Gotoh funcionando:
http://www.youtube.com/watch?v=kjAmZf1OZOQ

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
vo aproveitar e perguntar aqui mesmo..
to com um jogo de schaller com trava,será que tem jeito
de usar num braço de canhoto pra fazer uma
strato com head invertido?pensei aqui até..
e nao vi motivos pra nao dar..
mas posso estar redondamente enganado..
vlws

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/11
· votar


RafaelMarchetti
Cara, uma coisa que a maioria do pessoal aqui não atenta, é para o fato de que existe uma forma correta de colocar as cordas e também um procedimento para se manter a afinação mais estável.
Não apenas vc precisa colocar as cordas corretamente (laceando-as nas hastes das tarrachas e com poucas voltas), como também, ao afinar, vc tem que puxar a corda e afinar de novo, e repetir essa operação tantas vezes quanto necessário para a estabilização.
Outra coisa mui importante é manter as tarrachas firmemente apertadas, apertando de vez em quando todos os seus parafusos de fixação.
Muitos dos meus clientes que reclamavam de desafinações, depois que lhes mostrei esses procedimentos, parece que "descobriram a pólvora!"
Abç

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Marcosrcf
theblackstrat
RafaelMarchetti

Achei um video da Ez Lok da Wilkinson tb http://www.youtube.com/watch?v=_3C7hrjXqgk&feature=related

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
dar um aperto nas tarrachas e esticar bem as cordas e afinar de novo é muito importante mesmo..
corda nova desafina muito até estabilizar com a tensão né?
parece que ela vai cedendo e esticando até acostumar com a tensão.
essa meu pai me ensinou desde que comecei no violão..
quando ia trocar de cordas ele falava..
vai esticando com a mao até sair da afinaçao e afina de novo..
umas 10 vezes...
eu ficava puto..ele me mandava trocar as cordas do meu violão
e do dele..e de uma guitarra velha ainda..hehe
vlw

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat

Se as tarraxas sao pra posição destra (direita) e vc usar um head invertido, na pos canhota não fica bom.

O grande problrma que pode ou nao ser pra vc é qdo for afinar o sentido sera diferente... tem q pensar nisso.

Normalmente vc sobe a afinação girando no sentido anti-horário, se usar da forma que falou, pra afinar vai ter q girar no sentido horário, alem da parte de tras do head ficar meio estranha... mas so tem esse incoveniente...

Marcelo Bico
Veterano
# jun/11
· votar


Cara, a minha Strato tem tarrachas com travas e não desafina depois de duas horas tocando em show. Bend, alavancada e os diabos !

Marcosrcf
Veterano
# jun/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
theblackstrat

Eu sempre fiz isso, tem um vídeo muito bom do Galeazzo Frudua fazendo isso pra usar alavanca em strat:
http://www.youtube.com/watch?v=O0Oyc6slYRc

Marcosrcf
Veterano
# jun/11
· votar


Marcelo Bico
Eu já tive problema de passar o som antes da casa abrir e depois com a iluminação (e o palco pegando fogo de tanto calor) precisar corrigir a afinação e sempre no meio dos shows eu gosto de dar uma repassada.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
na parte visual eu não acho que terá diferença nenhuma..
pois as roldanas com o f fender mudan de posição..
acho que o aspecto será o mesmo..só o sentido do movimento
que deverá ser o contrário não é isso?
att

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Marcosrcf
isso porque desafina um pouco..
mas com as tarrachas com trava..das boas..
voce vai entrar com a guitarra afinada e sair com ela afinada.
muito dificilmente terá desafinação..use 5 molas ná ponte se for
tremolo normal.
vlws

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat

No sentido do movimento e tb a posição da tarraxa....a perninha do parafuso do corpo da tarraxa fica pra baixo, qdo inverter eles vao ficar pra cima......

Marcosrcf
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
Isso aconteceu na guitarra com Floyd, reguladinha e ferragens Gotoh.
Tenho 4 guitarras, 2 com Gotoh 1 com Schaller e a Fender que ainda não encarou um show.

Não é em todas as casas que acontece isso, mas sempre que tá muito quento o palco eu tenho que conferir/corrigir. (Sou BEEEM chato em relação a afinação)

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Marcosrcf
as travas das suas microafinaçoes estao boas?
eu nao uso floyd mas sei que elas perdem a precisão ou mesmo
a função com o tempo..
se elas tiverem boas não sao necessárias tarrachas com trava..
como já foi dito aqui..
elas fazem mais diferença em guitarras sem a trava do nut..
e as vezes voce tem que estabilizar mais a afinaçao antes de travar..
garantir mesmo..aquele processe repetitivo de afinar e esticar até
ficar show..mas se voce dá alavancadas animais..
um pouco vai sair mesmo..principalmente as alancadas pra
tras na floyd..se a afinação/tensão não estiver no máx..é uma só
e desafina um pouco mesmo..mesmo com gotoh..schaller..khaller..
vlws

Marcosrcf
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
Ela não desafina, tá tudo ok.
Mas já aconteceu de eu passar o som antes e depois ter que corrigir eu acredito que algo relacionado a temperatura, com o bar fechado e ar condicionado tava ok, mas depois que a iluminação toca o terror no palco ela dá uma pequena variada, não chega a soar desafinado, mas ela altera.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Marcosrcf

Me intrometendo um pouco... realmente altera, não so as cordas mas a temperatura do ar muda como o som se propaga e ouvimos diferente.

Marcosrcf
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
Intrometendo nada cara, quanto mais gente conversando mais o assunto rende!

Eu percebi isso apenas em alguns dos bares que toquei com minha antiga banda, em um deles o palco era bem pequeno e tinha várias luzes "na cara".

Quando eu passava o som, as luzes estavam desligadas e o bar inteiro acesso com as luzes comuns, mas quando abria o bar e ficava só a iluminação do palco eu sempre tinha que dar uma ajustada na afinação.

Nas outras casas onde geralmente o palco era maior, ou tinha ventiladores e etc... isso não acontecia.

Agora é regra pra mim, sempre estou checando a afinação.

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


Marcosrcf
Quando eu passava o som, as luzes estavam desligadas e o bar inteiro acesso com as luzes comuns, mas quando abria o bar e ficava só a iluminação do palco eu sempre tinha que dar uma ajustada na afinação.
Já cheguei a tretar com o vocalista da banda que eu tocava por conta disso!!! Ele achava que eu afinava de qualquer jeito... foda...

Marcosrcf
Veterano
# jun/11
· votar


Will Bejar
Na primeira vez eu achei que tava ficando louco... "Pô mas eu afinei essa droga!"
Aí comecei a prestar mais atenção!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tarraxas com trava e sem trava numa guitarra com ponte fixa.