Guitarra desafinando com tarraxas com trava gotoh.

Autor Mensagem
Hog Rider
Membro Novato
# 21/ago/18 00:47


Fala galera, tenho uma PRS Santana SE, é o seguinte, eu afino as cordas e dou um bend aí ela desafina, depois eu afino denovo e dou um bend aí não desafina, porém quando dou uma alavancada ela desafina, e se eu afinar dando alavancadas e depois dou um bend a corda desafina :(
Então levei no luthier ele fez uma regulagem geral colocou molas gotoh, eu toquei na frente dele e a guitarra desafinava pois eram cordas novas mas se acentuaram rápido, mas passou uns dias voltou o mesmo problema, voltei ao luthier mostrei o problema, e ele disse que esse tipo de ponte é assim mesmo não tem como dar alavancadas só vibratos bem leves e que mesmo assim a guitarra desafina, aí ele apertou as molas até a ponte chapar no corpo pra parar de desafinar um pouco, mas ficava muito ruim usar a alavanca. Não satisfeito fui sozinho colocar tarraxas gotoh com trava e melhorou só um pouco pois ainda desafinava consideravelmente pra perceber que está desafinado e eu instalei as tarraxas direitinho, apertei os parafusos tudo certinho, coloquei as cordas corretamente. Então dei uma leve lixadinha no nut que creio que seja um graphtech pq eu percebi q as cordas estavam muito apertadas, passei grafite nos sulcos mesmo achando que não precisa passar em um nut graphtech, até na corda passei kkk, apliquei oléo de máquina nos 6 parafusos da ponte, afrouxei um pouco dos 4 parafusos do meio da ponte pra ficar tipo 2 pivôs, mesmo vendo que não precisava disso pois essa ponte já fica bem alta pra dar um efeito de ponte flutuante que vai pra trás de pra frente, fiz todos os testes e nada..... Continua desafinando claro que com as tarraxas com trava melhorou um pouco, mas ainda desafina :(
Desculpem esse testamento mas tinha que explicar todo o processo, todas essas coisas que eu fiz peguei de outros tópicos pra ver se adiantava mas não adiantou então desculpem se eu abri tópico parecido mas é que não sei mais nenhuma alternativa e essa guita foi cara para meu orçamento paguei caro pensando em ter qualidade, então peço ajuda de vocês!

makumbator
Veterano
# 21/ago/18 04:12
· votar


Hog Rider

Veja bem, se você está fazendo alavancadas mais extremas, dive bombs, e usa constantemente a alavanca, só uma boa ponte flutuante irá segurar a afinação perfeitamente. Uma ponte tremolo normal (como a dessa guitarra) não é realmente feita para uso extremo de alavancadas, e sim para fazer vibratos mais leves e moderados (e com menos frequência). Alavancadas pra cima (subindo a afinação) então é ainda mais inviável nesse tipo de ponte.

Se esse é o uso que você faz, está com o instrumento errado (ou no mínimo, com a ponte errada).

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# 21/ago/18 07:19
· votar


Cara tenho uma strato e tava com o mesmo problema q vc melhorou bastante dps q comecei a usar ela meio flutuante! um rollernut resolve seu problema

LeandroP
Moderador
# 21/ago/18 10:27
· votar


Quando eu afino a guitarra, independente da ponte ou das tarraxas serem ou não com trava, eu costumo puxar as cordas com a mão pra retirar qualquer folga. Você afina a guitarra como de costume, e depois puxe a corda como se faz com um arco e flecha, e afine novamente. Repita este procedimento para as outras cordas. Deste modo você elimina qualquer folga que pode existir nas tarraxas. Quando eu faço isso, as vezes a corda desce a afinação em até um tom ou mais. Ou seja, qualquer vibrato ou alavancada vai fazer o mesmo. Experimente este procedimento e veja se mudou alguma coisa.

Hog Rider
Membro Novato
# 21/ago/18 11:11
· votar


Makumbator

Foi exatamente o que o luthier me disse, mas não me contentei pois vejo o pessoal do fórum falando que conseguem usar a alavanca de ponte tremolo normalmente quando faz esses upgrades, e eu tenho uma strato da Condor que eu dei uma regulada nela pra ponte ficar flutuante e incrivelmente ela não desafina tanto como minha pra, só se eu ficar dando várias alavancadas fortes, já a prs não, dou leves alavancadas já sinto a afinação indo pro espaço.

Japaubatuba

Já fiz de tudo chapei a ponte no corpo pra ficar semi flutuante fui usar alavanca desafinou dnv, e eu pensei em por roller nut, mas vai aí mais um investimento sendo que ainda tô pagando a guita kkk, fico frustrado pois já tentei de tudo... Agora só falta o roller nut pra ver se resolve um pouco mais, sei q tremolo não se usa pra dar dive bomb, mas queria poder usar a alavanca sem desafinar tanto, pois mesmo com leves vibratos a afinação já saí um pouco, aí faço um acordo sinto as notas chocarem levemente e isso é um saco.

LeandroP

Também já fiz isso eu afino a corda e dou bendings mais fortes aí a afinação cai aí afino denovo e dou um bending forte aí a afinação cai levemente, afino denovo dou o bending aí para de desafinar fica totalmente estável, mas aí se eu encostar na alavanca já era kkkk.

Hog Rider
Membro Novato
# 21/ago/18 11:15
· votar


Se esse problema não diminuir um pouco mais, vou ser obrigado a travar essa ponte e não usar mais alavanca :(

vitor_jp
Membro Novato
# 21/ago/18 11:20
· votar


Hog Rider
eu tive o mesmo problema com uma PRS SE Santana...

o que eu fiz foi aumentar mais a abertura onde passa as cordas no nut, e resolveu o problema...

outra coisa que eu fiz que nao sei se teve melhora na estabilidade foi alinhar os parafusos da ponte...

a guitarra veio com cordas 0.09, mesmo assim tava travando muito no nut, lixei pra poder colocar 0.10, mas ainda uso 0.09, resolveu o meu problema...

felipe bento pereira
Membro Novato
# 21/ago/18 11:39
· votar


eu acho que o problema esta no braço!...

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# 21/ago/18 14:03
· votar


Hog Rider

mano isso tá muito com cara de nut! vc tem, ctz que é graphtech? pelo que entendi é o único ponto de atrito nas cordas em teoria nao deveria desafinar assim como vc diz!

Hog Rider
Membro Novato
# 21/ago/18 14:14
· votar


Vitor_jp

Estou com quase certeza que o nut está muito apertado mesmo só tô com medo de lixar muito e fazer merda, quando peguei essa guita da loja pedi pra porém cordas 0.10 aí quando fui tocar senti q as cordas estavam sem sustain como se estivesse abafadas mostrei pro vendedor ele deu uma lixada leve e parou, pensando bem é bem provável que o problema tá no nut apertado e isso tá dando atrito nas cordas, vou tentar lixar mais um pouco hoje, e você teve o mesmo problema que eu na mesma guitarra ainda... Sendo q também passou de 0.9 para 0.10 tudo q aconteceu com vc aconteceu cmg tbm, então vou torcer pra dar certo quando abrir mais o sulcos do nut.
E como assim alinhar os parafusos da ponte? Os parafusos da minha estão bem alinhados, a altura dos parafusos estão todas iguais, até pq a guitarra foi regulada por luthier.


Felipe bento Pereira

Creio que não a guitarra foi regulada por luthier o braço tá reto.

Hog Rider
Membro Novato
# 21/ago/18 14:21
· votar


Japaubatuba

Também tô achando mano, dps que o Vitor mensionou que o nut dele era muito apertado eu fiquei pensando e acho que o mesmo se aplica na minha guitarra, e eu tenho quase certeza que é graphtech, pois ele não parece com osso, ele parece mais plástico mas não creio q seja... e esse nut é identico aos nuts graphtech que vi no mercado livre

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 21/ago/18 15:29
· votar


Hog Rider
Pergunta básica:
Você, ao colocar as cordas, faz os procedimentos de estabilização da afinação?
As cordas são colocadas corretamente?
Os sulcos da pestana estão devidamente lubrificados?
Abç

Hog Rider
Membro Novato
# 21/ago/18 16:11
· votar


Maurício Luiz Bertola

Sim, insiro as cordas por trás da guitarra normalmente, estico passo pela tarraxa seguro a corda esticada e começo a girar a tarraxa até travar a corda e afinar fazendo isso tirando e pondo uma corda de cada vez, depois faço vários bends estico vou fazendo isso e afinando até a afinação estabilizar aí posso fazer bend que a corda não desafina, mas se dou uma alavancada a afinação sobe e se eu afinar dando alavancadas a corda para de desafinar com alavancada, mas dou um bend a afinação desce. Um detalhe que esqueci de mensionar, quando vou afinando dando bends até a afinação estabilizar corda por corda, eu consigo afinar por exemplo a corda sol e si estico dou bens e elas não perdem afinação, mas quando vou afinar os pordões a corda lá e ré por exemplo elas estão desafinas pelo fato de eu afinar a corda si e sol esticando as mesmas, e se eu afinar os bordões que mensionei esticando e dando bends quando vou chegar pra afinar as primas elas estão desafinadas, se eu chapar a ponte no corpo posso afinar esticando todas as cordas normalmente que não geram problema, mas se eu puxar a alavanca já era... passei grafite nos carrinhos da ponte por onde a corda repousa, passei nos sulcos do nut, mas tô achando que preciso abrir mais eles junto disso vou aplicar mais grafite lambuzar mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 21/ago/18 17:31
· votar


Hog Rider
As porcas e parafusos das tarraxas estão apertadas?
Vc usa as 5 molas na base da ponte?
Cara, isso não faz sentido. Sua guitarra é de qualidade comprovada (eu mesmo já regulei várias dessas e nunca dão problemas desse tipo).
Você precisa levá-la a um luthier profissional para exame , inclusive, discutir com ele como vc a está usando, pois vc pode estar fazendo algo errado (que eu não pude identificar).
Abç

rafael_cpu
Veterano
# 21/ago/18 18:26
· votar


Hog Rider

Parece que, pelo seu relato, seja o nut mesmo...

Mas como bem disse o makumbator, essa ponte tremolo, principalmente se utilizada como flutuante, é para uso leve.

T+

Hog Rider
Membro Novato
# 21/ago/18 18:29
· votar


Maurício Luiz Bertola

Parafusos e porcas tudo apertados corretamente, as tarraxas couberam certinho nos furos não sobrou folga, a única coisa que mexi nas tarraxas foi afrouxar levemente os parafusos que ficam no meio da tarraxa pois eles totalmente apertados quando eu ia afinar ficava muito duro pra girar a tarraxa.
Quando comprei as molas gotoh vieram 3 mas quando o luthier regulou ele conseguiu regular só com 2, a terceira mola era inútil ela não esticava pois duas já deram conta e se mesmo assim tentasse colocar a mola ia simplesmente soltar por não estar esticada, resolvi regular a ponte mais inclinada aí sim todas as molas esticavam, não muito mas esticavam, mas mesmo assim o problema de desafinação se repete.
Eu levei a guitarra pra um luthier especializado pra ele fazer regulagem geral e por molas gotoh como tinha dito, depois de um ou dois dias a afinação não estabilizava quando usava alavanca ou bends como expliquei, voltei no luthier e ele disse que esse tipo de ponte é assim mesmo não tem o que fazer, aí ele apertou as molas até encostar no corpo e pra ver se melhorava, melhorou quase nada então acabei q tinha q deixar a alavanca de lado... Mas ainda não satisfeito fiz tudo que mostrei aí em cima... O que me resta é tentar abrir mais os sulcos do nut e lambuzar mais de grafite ou colocar roller nut.

Ramsay
Veterano
# 21/ago/18 18:56
· votar


Quando comprei as molas gotoh vieram 3 mas quando o luthier regulou ele conseguiu regular só com 2, a terceira mola era inútil ela não esticava pois duas já deram conta e se mesmo assim tentasse colocar a mola ia simplesmente soltar por não estar esticada,
Hog Rider
Isso é estranho. Essa guitarra vem de fábrica com 4 molas, havendo um furo central adicional no bloco para a colocação de uma 5ª mola. E o normal é todas as 4 molas esticarem igualmente.
Eu sugiro que coloque mais uma mola, ficando assim igual ao que vem de fábrica com 4 molas, duas de cada lado do bloco.

vitor_jp
Membro Novato
# 21/ago/18 23:05
· votar


Hog Rider
E como assim alinhar os parafusos da ponte? Os parafusos da minha estão bem alinhados, a altura dos parafusos estão todas iguais, até pq a guitarra foi regulada por luthier.
eh q os parafusos dessa ponte tem um ponto certo para encostar, como se fosse os pivô de uma floyd rose, acho que eh diferente das fender, a cabeça do parafuso não deve ficar encostado na ponte, deve ter uma folga...

no mais, eu uso as 3 molas que vieram com a guitarra, as outras 2 nem uso...

eu deixo a ponte tipo flutuante, consigo dar alavancadas fortes sem desafinar, pra cima, pra baixo, tremolo, soh o dive bomb que não rola muito...

no seu caso por ter tarraxas com trava, creio que não era pra ter nenhum problema...

Hog Rider
Membro Novato
# 22/ago/18 03:56
· votar


Ramsay
Não consigo colocar mais de duas molas gotoh pois a terceira não exerce força nem estica, e se eu por as molas originais continua a desafinar coloquei outras molas de outra guitarra tbm desafina, misturei molas gotoh e mais uma original consegue esticar todas mas quase que a original não estica mas vou tocar desafina do mesmo jeito...

Hog Rider
Membro Novato
# 22/ago/18 04:10
· votar


Vitor_jp
A cabeça dos parafusos não encostam na ponte, só o eixo do parafuso mesmo que entra em contato com a ponte como um pivô mesmo...
Não importa quais molas eu ponho não adianta... Passei a madrugada toda lixando o nut, colocando mais grafite testando outras molas, troquei o encordoamento ele já acentou a afinação mas quando faço bens ou dou alavancada continua desafinando do mesmo jeito.... Problema ainda continua não importa oq eu faça e não consigo identificar de onde vem, pois não parece atrito não ouço estalos nem nada... Fiquei esfregando as cordas nos sulcos pra ver se deslisa e tá normal não agarra.... Tô achando tudo isso mt estranho tá com molas e tarraxas com trava gotoh guitarra tá regulada e o problema continua... Não sei mais oq faço. Tenho muito azar com guitarras tinha uma Ibanez RG 370 que tava uma arrebentação de corda insuportável arrebentava em menos de uma semana pois tava com rebarba no carrinho o luthier tirou a rebarba e a corda corroeu denovo o carrinho e fez uma nova rebarba e a corda arrebentava sempre kkkk, não podia usar alavanca se não a corda atritava com o carrinho e estourava a corda, troquei de guitarra pensando em não ter mais dor de cabeça e me surge isso :( e eu não sou cavalo na guitarra toco Normal dou alavancadas normalmente... Já tenho experiência sei muito bem a forma certa de tocar, mas estou sem saída não sei mais oq fazer .....

vitor_jp
Membro Novato
# 22/ago/18 06:29
· votar


Hog Rider
putz, pior que de todas as guitarras que eu tive, essa PRS foi a que mais me deu dor de cabeça por causa da afinação, e ainda to com problema na chave seletora...

eu cheguei ateh a deixar um tempão encostada aqui por causa disso, aih eu achei o nut da Graphtech pra esse modelo que eh o PT-6643-00, depois de lixar os slots consegui resolver...

não sei quanto custa o nut aih no brasil, mas aqui eh barato, e tem os parafuso da ponte que da pra trocar se quiser, mas eh caro, não sei se compensa, pq os parafusos da ponte das PRS americana com as Coreanas são diferentes...

eu tenho uma Ibanez RG 470, que eu acho q eh a mesma ponte, nunca tive problemas de estourar cordas, isso que a ponte ta toda zuada, desgastou a pintura e tah bronze agora kkkk

que cordas tu usa? não sei se faz diferença no nut mas eu uso Elixir...

Delson
Veterano
# 22/ago/18 09:37
· votar


Hog Rider
Tira umas fotos detalhadas do nut, das tarraxas e da ponte, pra podermos ver se há algo errado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 22/ago/18 09:41
· votar


Delson
Fotos não adiantam nada.
Já disse o que tem que ser feito: Consultar um profissional.
Abç

felipe bento pereira
Membro Novato
# 22/ago/18 11:42
· votar


eu imaginei esse cara dando umas alavancadas igual o Stive Vai em tender surrender!! kkkkkkkkk

Hog Rider
Membro Novato
# 22/ago/18 12:13
· votar


Vitor_jp

Você trocou o nut?

Eu tô usando cordas daddario 0.10, pensei em por elixir pois ela parece mais lisa talvez ajude a diminuir o atrito...

Delson

Como envio a foto aqui no fórum?


Maurício Luiz Bertola

Vou ter que ver com outro Luthier então pois o que regulou minha guitarra disse que não tem jeito que ponte tremolo tem esse problema mesmo....

Hog Rider
Membro Novato
# 22/ago/18 12:14
· votar


Felipe bento Pereira

Se eu der um vibrato ou uma alavancada bem levinha já desafina....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 22/ago/18 12:29
· votar


Hog Rider
Luthier então pois o que regulou minha guitarra disse que não tem jeito que ponte tremolo tem esse problema mesmo....
Ele não está certo... Mas não de todo errado...
Abç

vitor_jp
Membro Novato
# 22/ago/18 13:00
· votar


Hog Rider
troquei e coloquei esse da graphtech pq o que vem nas coreanas sao inferiores, acho que eh plastico, mas mesmo o da graphtech eu abri um pouco os slots pq eu coloquei 0.10, se fosse 0.09 nao ia precisar...

o da graphtech veio justinho pra colocar 0.09, o original tava tao apertado que tinha que puxar com forca a corda pra soltar do nut...

boblau
Veterano
# 22/ago/18 16:39
· votar


Hog Rider

esta tua "regulagem" está toda errada.

Tenho uma PRS e ela aguenta muito antes de desafinar. Já tive as SE e não muda o sistema para as americanas.

Para um uso "normal", a ponte é muito boa.

Siga estes passos :

https://www.prsguitars.com/csc/bridges.html

Agora, o nut pelo jeito vc deu uma detonada nele... Tomara que não tenha detonado demais.

Hog Rider
Membro Novato
# 22/ago/18 18:11
· votar


Boblau

Cara essas regulagens aí do site da prs, estão do mesmo jeito da minha, os parafusos não encostam a cabeça na ponte, somente o eixo encosta na "faca" da ponte e a ponte está flutuando normalmente não está muito baixa nem muito alta... Ela veio da loja assim o luthier mesmo falou que não teve muito que mexer na ponte só regulou oitavas e braco, agora o nut eu abri mais os sulcos... Não atrapalhou em nada toquei tá a mesma pegada só ficou pequenas rebarbas questão visual mesmo e quando tentei "atritar" as cordas nos sulcos não senti agarrando pois antes de lixar sentia um leve agarramento, mais tarde tentarei mandar fotos pra vocês darem uma olhada, a guitarra tá regulada normalmente

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra desafinando com tarraxas com trava gotoh.