Tarraxas com trava ou sem trava? (SST 62)

Autor Mensagem
Icaro Camelo
Veterano
# fev/08


Galera, estou numa dúvida cruel.

Vou trocar as tarraxas originais da minha SST 62 e não sei se troco por tarraxas COM TRAVA ou SEM TRAVA.

Alguém pode me dizer se existe uma GRANDE DIFERENÇA, já que a diferença de preço é de R$20,00?


Vlw!

WeslleyGuilber
Veterano
# fev/08 · Editado por: WeslleyGuilber
· votar


Icaro Camelo
na minha opniao tarrachas com trava é o ideal, existem tarrachas sem trava que dao conta do recado.

nao sei o modelo q tu viu, mas tem tarracha q alem de travar, corta a corda tbm...ou melhor, corta as sobras

e a grande diferença é justamente essa...trava ou sem trava...tu escolhe.

Deji
Veterano
# fev/08
· votar


Icaro Camelo
o importante é que seja shaller :)

Icaro Camelo
Veterano
# fev/08
· votar


WeslleyGuilber

Existe uma diferença absurda de segurança das cordas de tarraxas com travas?

Deji

Putz.. Schaller é muito caro, não dá pra mim...

Vou comprar Wilkinson, presta?!

Deji
Veterano
# fev/08
· votar


Icaro Camelo
gotoh neh? presta sim, mas poe shaller nem é tão mais caro :)

Bigtransa
Veterano
# fev/08
· votar


já viu o preço das deval?

Icaro Camelo
Veterano
# fev/08
· votar


Deval presta?!

A questão pra mim é saber se numa Strato, onde eu uso e abuso de bends, eu quero mais estabilidade.

As tarraxas com travas tem algum truque de utilização? Já vi o Bertola falar sobre isso...

Icaro Camelo
Veterano
# fev/08
· votar


Deval presta?!

A questão pra mim é saber se numa Strato, onde eu uso e abuso de bends, eu quero mais estabilidade.

As tarraxas com travas tem algum truque de utilização? Já vi o Bertola falar sobre isso...

BaNdAiD
Veterano
# fev/08
· votar


Icaro Camelo

Comprei um jogo de tarrachas wilkinson EZ LOK no ebay, ficou tudo 50 reais....só to esperando chegar p saber como vai ficar na minha sst62

guilherme.rizzo
Veterano
# fev/08
· votar


Icaro Camelo

Cara, já que você vai mexer, coloca com trava logo. Não há desvantagem nenhuma.

É legal aproveitar para colocar um nut de grafite ou latão também.
Ajuda bastante a segurar a afinação e é superbarato.

Penta_Blues
Moderador
# fev/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Icaro Camelo
Sua guitarra tem micro-afinação?
Caso não tenha, na minha opinião não se deve colocar tarrachas com trava sob a justificativa que desafinam menos já que com tarrachas convencionais de boa qualidade, uma ponte bem regulada e um nut bem ajustado seus problemas com afinação serão minimizados a níveis bem aceitáveis.
Valeu!!!

marcio_smdo
Veterano
# fev/08
· votar


Penta_Blues
na minha opinião não se deve colocar tarrachas com trava sob a justificativa que desafinam menos
Tenho a mesma dúvida do colegaIcaro Camelo. Sendo a diferença de preço pequena, você vê alguma outra implicação no uso de tarraxas com trava em instrumentos de ponte fixa?

Abraço

Henrique S.
Veterano
# fev/08
· votar


Deji

Shaller e generica da Schaller?

hehe, brincadeira...

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Boa tarde!!!

marcio_smdo
Cara, não é bem ver implicações no seu uso, mas eu acho que não se deve ver nas tarrachas com trava a solução definitiva para os problemas de afinação, ou desafinação. Só faço questão de enfocar a guitarra como um "sistema" e, portanto, na minha opinião não se deve dar importância exclusiva a um determinado componente, preferindo assim considerar sempre o conjunto funcionando integralmente.
Existem modelos que já vêm de fábrica com este recurso, o que mostra ser uma opção para guitarras com ponte de tremolo e um upgrade viável para aquelas que não são originalmente montadas com este hardware.
Quanto a pontes fixas, talvez seja menos necessária ainda já que nesse tipo de ponte vc não daria alavancadas, restringindo as causas de desafinação.

Henrique S.
Veterano
# fev/08
· votar


Icaro Camelo

gotoh, schaller, grover, wilkinson, sperzel sao todas excelentes marcas, mas tao importante quanto ter boas tarraxas e ter a ponte regulada e um nut BEM FEITO...

marcio_smdo
Veterano
# fev/08
· votar


Penta_Blues
Acho que entendi a sua colocação.

Concluí então que colocar uma tarraxa com trava num "sistema guitarra" não deve ser encarado como uma solução única para manter a afinação, já que a qualidade dos outros elementos do "sistema" (ponte/nut/cordas/construção) também exerce influência sobre o todo, incluindo aí a mão de obra da regulagem e os cuidados do músico com o seu intrumento.

Foi isso?

Abraço e obrigado pela paciência :)

Penta_Blues
Moderador
# fev/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

marcio_smdo
Perfeito meu camarada!
Até mesmo cordas enferrujadas influenciam nesse "sistema". Daí eu dizer que não adianta nada um excelente jogo de tarrachas se o dono da guitarra for "relaxado", por exemplo...
Valeu!!!

Zero Zen
Veterano
# fev/08
· votar


Icaro Camelo

MEU CARO - SALVO ENGANO MEU, A WILKINSON NÃO POSSUI TARRAXAS COM TRAVA !!



Existem tarraxas da Wilkinson anunciadas como se tivessem trava, mas na verdade, se você pesquisar na internet, verá que eles fabricam uma tarraxa com o chamado E-Z LOCK, que não é a mesma coisa.

E-Z LOCK é simplesmente o fato do pino da tarracha possuir dois furos para passar a corda, facilitando a fixação dela no pino.

Este "feature" facilita a fixação da corda, pois você não terá que dar voltas ou nós.

Porém ele não corresponde à trava que comumente se espera, ou seja, aquela que tranca as cordas na afinação e permite abusos na alavanca.

Confirme estas informações no site da WD Music, compare fotos das tarraxas com as de outras marcas.

Quanto à qualidade das tarraxas Wilkinson, posso afirmar que são boas, mas as GROVER, as GOTOH, as SPERZEL e SCHALLER são superiores.

Faça sua pesquisa e confira.

Deji
Veterano
# fev/08
· votar


Henrique S.
eu sabia que tava daltando uma letra xD

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


Icaro Camelo
Cara, se vc vai usar alavanca, recomendo tarrachas com trava sim (desde que as molas estejam reguladas e novas, a pestana lubrificada com grafite e os "abaixa-cordas" com vaselina sólida, e a ponte com óleo de máquina nos rastilhos). Se vc não usa alavanca, recomendo apenas boas tarrachas (Schaller, Gotoh, etc) com as cordas colocadas corretamente.
Abç

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


Sua guitarra tem micro-afinação?
Caso não tenha, na minha opinião não se deve colocar tarrachas com trava sob a justificativa que desafinam menos já que com tarrachas convencionais de boa qualidade, uma ponte bem regulada e um nut bem ajustado seus problemas com afinação serão minimizados a níveis bem aceitáveis.
Valeu!!!

A SST 62 é uma strato, ponte tremolo standart, tem micro afinação mas não é o q vcs chamam de micro afinação...

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Boa noite!!!

Grimc
ponte tremolo standart, tem micro afinação mas não é o q vcs chamam de micro afinação...
E o que é que vc chama de micro-afinação?
Valeu!!!

Grimc
Veterano
# fev/08
· votar


Penta_Blues
Micro afinação pra mim é micro afinar a guitarra mesmo, mexendo nos carrinhos da ponte com uma chave.... Eh q muitos chamão de micro afinação floyd, essas coisas,

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


A única diferença entre uma tarracha sem trava (de qualidade) para uma tarracha com trava, é a quantidade de corda q vai ficar enrolada na tarracha.

Eric 146
Veterano
# fev/08
· votar


Eu coloquei um conjunto Fender Schaller com trava na minha Squier e achei maravilhoso, segura muito a afinação, da pra usar a alavanca a vontade. Mesmo com corda nova não desafina de jeito nenhum, o ruím é o preço, paguei R$ 280
Pra trocar as cordas não existe nada mais fácil

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Boa noite!!!

Grimc
Micro afinação pra mim é micro afinar a guitarra mesmo, mexendo nos carrinhos da ponte com uma chave....
Isso se chama regulagem das oitavas e não tem nada a ver com micro-afinação, meu camarada.

Eh q muitos chamão de micro afinação floyd, essas coisas,
Me desculpe mas esta frase eu não consegui entender...

Valeu!!!

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Galerinha, tem muita gente fazendo confusão por causa de mitos guitarrísticos aí.
Tarrachas com trava não tem a finalidade de segurar a finação não viu?!
Isso pode até acontecer dependndo da estabilidade de outros fatores do instrumento.
Mas qm acha q um tarracha com trava tem a mesma função de um lock nut, acaba jogando dinheiro fora.

marcio_smdo
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface
Tarrachas com trava não tem a finalidade de segurar a finação
Qual a finalidade da trava neste tipo de tarraxa?

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


marcio_smdo
Travando a ponta da corda na tarracha, vc não precisa ficar dando voltas e voltas para q a corda fique presa na tarracha.
A corda não é presa pela pressão dela mesma, e sim pela trava da tarracha.
Teoricamente, isos estabiliza a afinação em uma alavancada, pois é uma quanitdade menor de corda ali sofrendo essa oscilação.
Mas na prática, como sempre, eu duvido que alguém aqui perceba a diferença entre uma tarracha sem trava (de boa qualidade) e outra com trava.

marcio_smdo
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface
Saquei. Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tarraxas com trava ou sem trava? (SST 62)