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Alex guitar man Veterano |
# set/17
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boblau renatocaster [i]Vc simplesmente quer me limitar a opinar no fórum devido à minha condição de moderador [Í]
Eu também estou entendendo isso, e isso seria injustiça.
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Ismah Veterano |
# set/17
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boblau Imagine um set de cordas D'Addario 0.011" e dois captadores Humbucker Gibson Classic 57.
Aí vamos instalar este set num corpo de uma Gibson Les Paul Custom Shop com ponte Tune-o-matic e depois numa Es335 Custom Shop (estou falando em Custom Shop só para tirar o efeito eventual da qualidade de construção).
É o mesmo timbre? 99%?
Verdade que o captador é impossível de vibrar a madeira, mas as cordas não. Se tenta diminuir ao máximo que a madeira ressone (ou reria ressoe?) com as cordas ou com as ondas sonoras que batem nela vindo de fontes externas (o que tende a ocasionar feedback). Mas fora do mundo ideal, isso não é viável. Toda vez que temos um corpo sendo atacado por alguma onda, ele tende a ressonar, então ficamos com quantias aceitáveis de vibração...
Massa absorve vibração (aka energia), por isso no topo da cadeia alimentar de pratos de vinil tempos pratos maciços de n kg. Por isso que o violão é fininho: pouca massa é fácil de mover, logo fácil de fazer ressoar...
Dá uma lida...
http://www.musicstack.com/guide-to-collecting-vinyl-records/ten-most-e xpensive-turntables.html
Até aqui não há nada empírico, existem trabalhos nacionais falando disso... Aplicado a caixas acústicas, onde o desejado é a parede da caixa / corneta NÃO ressonar, pois introduz distorção... Aplicados a tratamento e isolamento acústico de ambientes...
Caras como Homero Sette, Walter Ullman, Luis Fernando Cysne... Tem várias coisas sobre isso... Agora com a volta do fórum " AudioList " mas como " AudioBR ", e com boa parte do material das antigas para consulta, pode vasculhar lá.
Ah e sim, ambientes e caixas acústicas não são guitarras, mas ambas estão sujeitas as mesmas leis da física... Creia tu nisso ou não...
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Alex guitar man Veterano |
# set/17
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Não vem com argumento de que uma é acústica e outra não. De acordo com todas as teorias dos contra madeiristas, os captadores são incapazes de ressoar qualquer coisa que não seja a corda.
boblau
A questão não é o captador pegar a ressonância do corpo! E sim em que em uma acustica, pelo efeito mola da madeira (pois essa se torna um "transdutor" e empurra as camadas de ar criando o som) faz com que aconteça uma perda de energia mecanica nas cordas e "come" sustain e frequencias agudas... Não que seja a madeira influenciando no timbre, nesse caso é a construção mesmo...
Quanto ao captador pegar ressonância do corpo, ele pega sim, mas é absurdamente imperceptível, se vc cantar em um captador e colocar em um amp com muito volume e compressão vai ver que ele vira microfone, pois ele vibra com as frequencias sonoras e ele mesmo acaba excitando suas bobinas...
Outro caso interessante, mas nada haver com o contexto, só uma curiosidade, pega um cabo p10, liga em muito drive, sem ligar na guitarra, e coloca a ponta p10 perto do falante do celular, ele vira um microfone também, mas ai o efeito é magnético
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boblau Veterano |
# set/17
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Ismah
Tudo isso que vc postou é verdade, sem dúvida.
Mas o que o Casper colocou é que 99% do timbre é captador e corda.
No caso, um corpo com mais ressonância torna esta afirmação algo errado?
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boblau Veterano |
# set/17
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Alex guitar man
A questão não é o captador pegar a ressonância do corpo! E sim em que em uma acustica, pelo efeito mola da madeira (pois essa se torna um "transdutor" e empurra as camadas de ar criando o som) faz com que aconteça uma perda de energia mecanica nas cordas e "come" sustain e frequencias agudas..
Meu amigo, de uma forma ou de outra isso influencia certo?
Não que seja a madeira influenciando no timbre, nesse caso é a construção mesmo...
Do ponto de vista estritamente físico, vc está criando um corpo (no sentido físico) com uma frequência natural e seus harmônicos e nós que, influenciam na forma da excitação, ressonância e vibração das cordas. Se vc faz isso "abrindo" buracos, colando, ou deixando sólido, pouco importa. O que importa é que fisicamente existem variáveis que interferem na formação das ondas das cordas. Se é muito ou pouco, não interessa. "Muito" e "pouco" não são grandezas físicas.
Se é musicalmente perceptível, aí eu entendo a discussão, pois existem tantas outras variáveis que, em diversos casos, isso não faz diferença nenhuma.
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boblau Veterano |
# set/17
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Ismah
Massa absorve vibração (aka energia), por isso no topo da cadeia alimentar de pratos de vinil tempos pratos maciços de n kg. Por isso que o violão é fininho: pouca massa é fácil de mover, logo fácil de fazer ressoar...
Dá uma lida...
Pô meu camarada... vc me fez lembrar de uma p*** c***** que eu fiz.....
Eu tinha um toca discos com o corpo em cristal de mais ou menos uma polegada de espessura, com um prato de uns 3 quilos e um motor sem escovas gigante para girar isso.... o braço era totalmente independente com cápsula Pickering. Quem vendia era a Quasar e eu comprei um. Acabei vendendo. Não me conformo....
Aquele toca discos fazia os alto falantes pularem que nem malucos... hahahaha
Nunca mais encontrei para vender e deve valer hj uns 20 mil....
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Ismah Veterano |
# set/17
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Alex guitar man se vc cantar em um captador e colocar em um amp com muito volume e compressão vai ver que ele vira microfone, pois ele vibra com as frequencias sonoras e ele mesmo acaba excitando suas bobinas...
Essa conversa nós já tivemos... É muito mais provável que seja a corda, e não o captador. Mesmo assim é viável que isso aconteça, num captador NÃO parafinado, com cover de metal magnético... Já tentou sacar fora um pino daqueles? O troço é "bisurdamente" firme, não é uma tarefa simples, justamente para ele não resonar fácil...
Tu está dizendo que uma peça densa, vibra mais fácil que um AF que é A vezes maior, e é D vezes menos denso...
O mesmo com o cabo, não sou tão crédulo sem tentar... Liguei tudo que eu tenho que pudesse dar ganho, e coloquei um multímetro na saída... Não deu em nada. Só consegui ouvir o som do ar, o que é esperado, já que HÁ uma pequena polarização...
Não faça ciência com certezas, faça com dúvidas!
boblau o que o Casper colocou é que 99% do timbre é captador e corda.
Eu concordo, até quando ele quantifica, até porque sonoridade de guitarra, é do escopo pessoal... Quando me questionam sobre muita coisa, eu sugiro que se toque, e se gosta do que ouviu faça assim.
um corpo com mais ressonância torna esta afirmação algo errado?
Estás colocando duas coisas razoavelmente diferentes no mesmo balaio. Porque realmente um corpo sólido é feito para NÃO ressonar, e um corpo oco é feito para ressonar...
"Muito" e "pouco" não são grandezas físicas.
Desprezíveis também não é grandeza física, mas é um termo bem usual... É o que se aplica a madeira na maior parte do tempo... Influi? Claro que sim, mas o quanto é desprezível ISOLADAMENTE... Até porque um instrumento com madeira EXCELENTE, e todo o resto ruim, não chega sequer a ser um instrumento mediano... Aqui entra a questão de que pequenos detalhes fazer bastante a diferença, a mão (leia-se escolhas) do luthier pode ser determinante - e mesmo que usa-se CNC's a diferença não é tão absurda...
Agora... Eu ainda não entendi, porque o Renato não pode afirmar que realmente a madeira não influi... Até porque ele é moderador, não especialista (essa patente existe em vários fóruns).
Eu tinha um toca discos (...) Quasar. Acabei vendendo.
Arrependimento tem nome e endereço fixo rsrs O valor deve passar da tua estimativa, isso é um negócio incrível, e no país não se fabrica mais... Ou seja, preços sempre impagáveis... A nata é uma que literalmente gravita num campo magnético... Mas ainda nesse, há problemas de inércia no braço... Os melhores que conheço são artesanais, feitos quase que sob medida...
Sonoramente a diferença é baixíssima, mas já estamos no empirismo aí... Esse ramo o povo gosta, tem e usa ciência...
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boblau Veterano |
# set/17
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Ismah
Desprezíveis
Este é um termo usado na física básica. Manda uma nave pra saturno, ou confie tua conta corrente num software de reconhecimento de iris, achando coisas desprezíveis.... essa sua comparação não faz o menor sentido.
Eu ainda não entendi, porque o Renato não pode afirmar que realmente a madeira não influi...
Como moderador ele teoricamente não poderia afirmar algo que não está provado.. Mas se vc tivesse lido tudo o que escrevi e não só o que te interessa, teria visto que eu não me oponho a ele emitir a opinião dele como moderador. Era só ter expresado que era uma opinião. Alias essa polemica ja deu...
Isso acontece também com alguns usuários que tentam afirmar coisas pelas quais nunca tiveram experiência ou contato que não via Google e ficam propagando por aí como verdade.
Porque realmente um corpo sólido é feito para NÃO ressonar, e um corpo oco é feito para ressonar...
Vou guardar esta pérola....
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JJJ Veterano
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# set/17
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Caraca, galera foi fundo... kkkkkkkkk
Só guitarrista mesmo pra se dispor a discutir tanta firula!
Acreditando ou não no milagre do tonewood, uma coisa é certa: meteu o big muff e foi pra banda... acaba a influência de QUALQUER COISA!!! hauhauhauhuaha
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boblau Veterano |
# set/17
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JJJ
meteu o big muff
totalmente.... tem gente que mete um big muff e sai pulando de alegria.... rsrsrsrs
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Ismah Veterano |
# set/17 · Editado por: Ismah
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Minha comparação não tem cabimento e eu sou uma ostra que continua a produzir pérolas, mas novamente tu apenas desconstrói a credibilidade do interlocutor, e não rebate o que é dito... Triste, mas não posso te forçar ao diálogo...
Eu li tudo que escreveste, mas não consegui relacionar as coisas, entendi agora seu ponto de vista... Apesar de discordar, porque ele é moderador apenas...
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Lelo Mig Membro
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# set/17 · Editado por: Lelo Mig
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JJJ
Mas cara, pode testar, o Big Muff soa melhor se tiver apontado para o Leste.
Dê preferência, num pedalboard revestido com fibra de bambu.
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boblau Veterano |
# set/17
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Ismah
apenas desconstrói a credibilidade do interlocutor, e não rebate o que é dito...
rebater o que? Que vc quer colocar a madeira como uma grandeza desprezível no contexto da construção de uma guitarra? Que os outros componentes, inclusive "a Mão" tem importância mais significativa? Isso é óbvio. Claro que captadores, e aspectos construtivos como pontes, afinação, comprimento de escala, etc. influem mais diretamente no timbre do que o tipo ou qualidade da madeira. Sem falar nos pots, e elétrica em geral. Se formos depois dos cabos então, vamos completar um compêndio de gente que não se entende, como nosso mestre JJJ fez, mandou todos nós enfiarmos um Big Muff no meio do jack deste papo. E fez ele muito bem.
Quanto a desqualificar o interlocutor, isso depende muito do interlocutor. Tem casos que isto é impróprio e até impossível. Tem casos, onde isso é meio importante. Tem casos onde isso não vem ao caso (a maioria deles).
Um cara estudioso como vc, interessado como vc, lutador como vc diz, não deveria produzir pérolas. Essa de dizer que um corpo sólido é feito para não ressoar é sintomática de alguém que quer por todos os meios tentar ter razão num assunto que não domina. O grande Les Paul, quando produziu o primeiro ruído num trilho de trem, realmente queria tentar isolar o som do captador do resto da guitarra. Depois, ele mesmo viu que isso era inviável e inútil.
Vá numa luthieria de alguém que entenda, encomende um instrumento com prazo de entrega de no mínimo 1 ano e meio, pague por mês e acompanhe pessoalmente o processo passo a passo, do SEU instrumento, com a tua cara e com ensinamentos que ficarão indeléveis na sua memória. É caro? Dividir em 24 x e ainda ter um curso desses é caro? Verá que muito o que é dito e escrito não passa de marketing barato. Muita busca por cliques e likes e nada de conteúdo. Não me venha com papo de que depois disso vc vai ter uma guitarra de luthier que não tem o valor que vc pagou e é melhor comprar uma guitarra com valor de revenda... aí tá se negando a aprender....
Vc mesmo fez um tópico sobre o RIR e hj poderia ter se deleitado com o timbre da guitarra do Nile Rodgers e sua inconfundível Fender. Tenta explicar pra ele esta macaquice de internet de que a guitarra dele pode ser substituída por qualquer pá de terra com cordas e captador para fazer um show do RIR. Ele troca de cabo, de ampli, de cantoras, mas não troca Fender velhinha e tem grana pra comprar qualquer guitarra do mundo. Vê se ele se desfaz da véinha...
Discutir elegantemente um assunto é muito bom, prazeroso e instrui a entender opiniões contrárias. Mas ficar posicionando "verdades" num ambiente que pode influenciar "novatos" a erros, não acho correto. E por isso falo mesmo. deixo o ambiente "politicamente correto" pra lá. Fico com fama de antipático? Fico. Mas não deixo pergunta sem resposta . Tem até moderador que pede para eu ignorar o que ele diz, para não ser questionado por mim.... hahahahaha
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Alex guitar man Veterano |
# set/17 · Editado por: Alex guitar man
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boblau Meu amigo, de uma forma ou de outra isso influencia certo?
Foi mal, aquela hora tinha te entendido errado, aparentemente estamos na mesma concordância.
Ismah Liguei tudo que eu tenho que pudesse dar ganho, e coloquei um multímetro na saída... Não deu em nada
Eu fiz o teste, mas lotado de ganho e saiu som, bem ruim e sem definição.
JOJO JACK
mandou todos nós enfiarmos um Big Muff
Essa historia de que ao vivo é tudo igual, não acredito bem nisso, tenho certeza que ao vivo eu não conseguiria diferenciar uma Lp pra uma SG, mas com certeza sentiria a diferença entre uma strato pra uma LP, ou uma telecaster com captador da ponte pra uma strato na 2° posição e acredito que você também kkkk
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Ismah Veterano |
# set/17 · Editado por: Ismah
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Concluo que só a Fender do Rodgers é boa... Que eu preciso nascer de novo para ter um som aceitável de guitarra, porque não posso pagar pela guitarra X ou Y... Meu velho tava errado quando dizia que se deve fazer o melhor com o que há a disposição no momento...
Ao menos o TS é um pedal barato e que é do caramba e todo mundo usa.
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boblau Veterano |
# set/17
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Ismah
Concluo que só a Fender do Rodgers é boa... Que eu preciso nascer de novo para ter um som aceitável de guitarra, porque não posso pagar pela guitarra X ou Y... Meu velho tava errado quando dizia que se deve fazer o melhor com o que há a disposição no momento...
Se é isto que vc consegue concluir, paciência.
Não vem depois me dizer que eu fujo do diálogo....
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boblau Veterano |
# set/17
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Alex guitar man
Essa historia de que ao vivo é tudo igual
Meu amigo, esse contexto diz que se ligarmos um big muff numa guitarra e formos tocar numa banda ao vivo, fica tudo igual, é uma forma de dizer que se exagerarmos na distorção e em um ambiente normalmente embolado de uma banda, vc mal escuta a guitarra.. Neste contexto, vc não diferencia nada mesmo.
Muita coisa precisa estar em seu devido lugar para nuances serem percebidas. Principalmente por quem está escutando. Eu levei muito tempo para acreditar que o Jimmy Page gravava com Telecaster por exemplo.
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sandroguiraldo Veterano |
# set/17
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NeoRamza No vídeo que você postou, eu gostei mais do som do Alder.
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JJJ Veterano
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# set/17
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Lelo Mig Mas cara, pode testar, o Big Muff soa melhor se tiver apontado para o Leste. Dê preferência, num pedalboard revestido com fibra de bambu.
Isso só funciona se os cabos tiverem plug com ponta dourada...
Alex guitar man com certeza sentiria a diferença entre uma strato pra uma LP, ou uma telecaster com captador da ponte pra uma strato na 2° posição
Com um Big Muff no talo? Sei não... rs
boblau timbre da guitarra do Nile Rodgers e sua inconfundível Fender. Ismah Concluo que só a Fender do Rodgers é boa...
Uma curiosidade que vi em algum documentário, tempos atrás. A Strato dele tem o corpo mais fino. Acho que ele disse que foi uma "leva" bem pequena da Fender e que, de alguma forma, aquilo contribuiu pra que o som dela fosse único (soa muito bem, de fato).
O curioso é que, um tempo atrás, peguei uma Squier Affinity, cujo maior "defeito" (apontado aqui e em todos os locais em que se discute guitarra) é justamente por ela ser mais fina!
E não é que a bichinha tem um som DUCARAIO pra bases funkeadas?! O som dela (com captadores Fender SSS, simplórios, cerâmicos) ficou bem mais interessante que a minha Fender MIM, com os mesmos captadores.
Efeito placebo? Sei lá... acho que não, porque bateu fundo demais nos ouvidos aqui...
Vai entender uma porra dessas.
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Alex guitar man Veterano |
# set/17
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JJJ Sendo sincero? Com big muff acho que não, ao menos que tenha aquele stalinho da strato junto..
Uma curiosidade que vi em algum documentário, tempos atrás. A Strato dele tem o corpo mais fino.
E a galera que diz que o timbre do acdc é totalmente pelo fato da SG ter o corpo mais fino destancando os médios kkk Nós sabemos que não é só por isso (não mesmo), mas encontramos isso em muitos tópicos.
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boblau Veterano |
# set/17
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JJJ
Enfiar um Big Muff com ponta dourada no talo?
xiiiiii hahahaha
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Lelo Mig Membro
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# set/17
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É galera na boa... Sem querer bancar o chato, mas ja que vcs mencionaram o cara....
O Nile Rodger usou, muitos anos, uma Strato de acrilico!...Le Freak, por exemplo, foi gravada com ela.
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Alex guitar man Veterano |
# set/17
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Lelo Mig Nile Rodger usou, muitos anos, uma Strato de acrilico
Nunca toquei em uma, mas o acrílico tem uma ótima densidade. Agora, sem colocar timbre na parada, eu não acho o acrílico um material duradouro pra esse tipo de aplicação, trabalho a 4 anos com esse material.
Mas ja que comentou, e o jack white que usou a guitarra de plástico?
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Wade Membro Novato |
# set/17
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A influência da madeira NO TIMBRE é ridícula e insuficiente pra justificar qualquer tipo de fetiche.
Madeiristas são os terraplanistas da guitarra hahaha.
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Alex guitar man Veterano |
# set/17 · Editado por: Alex guitar man
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A influência da madeira NO TIMBRE é ridícula e insuficiente pra justificar qualquer tipo de fetiche.
Não, pérala, uma guitarra de mogno envernizado é muitíssimo diferente de uma guitatta de alder com verniz fosco. Se o fetiche for aparência vc esta errado kkkk sei que vc destacou o Timbre mas completou com Qualquer tipo de fetiche.
Madeiristas são os terraplanistas da guitarra
Os terraplanista acreditam e insistem em algo que a ciência ja provou o contrário a anos. Os madeirista acreditam em algo que a cienciencia ainda não foi capaz de provar hehe
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Felipe Stathopoulos Membro Novato |
# set/17
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Afffff, os "madeiristas" estão começando a parecer aqueles caras que acreditam na Terra Plana...
Amigos, se vc "madeiristas" alegam que a madeira do corpo tem influência no som da guitarra o ônus da prova é DE VOCÊS!
Sim, em ciência, quem alega tem que provar! É um princípio básico da epistemologia.
Repito: não são os céticos que tem que demonstrar que a madeira do corpo NÃO influencia o timbre: são os crentes que tem de o fazer.
Isso porque não se pode obrigar ninguém a provar algo que não é: se algo NÃO É não se pode exigir prova negativa.
Da minha parte tenho 99% de certeza de que a madeira do corpo não influencia no timbre. Os outros 1% atribuo ao Princípio da Incerteza de Heisenberg.
Mas segue o bonde...
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Buja Veterano |
# set/17
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Poderiam revisar as regras do forum: Algumas nao faz mais sentido ter, como, fechar topico de assunto semelhante. Outras se faz necessário criar, como, FECHAR topicos de discursao de madeira x timbre.
POOOTA MERRRDAAA, já deu né!
Quem acredita que influencia, otimo, continue acreditando....quem nao acredita, blz, segue seu rumo tambem.
Mas é muito melhor ficar aqui debatendo o que tem denro de buracos negros, do que ficar debatendo que guitarra com 5 kg de alder tem timbre melhor que uma de 4,999999 kg de alder com as mesmas peças, mesmo amp, mesmo cabo,,,blah blah blah
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Alex guitar man Veterano |
# set/17
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Repito: não são os céticos que tem que demonstrar que a madeira do corpo NÃO influencia o timbre: são os crentes que tem de o fazer.
Cada palavra difícil no post hehehe
Se leu o tópico inteiro? Leu os argumentos antes de falar sobre "provar"?
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Alex guitar man Veterano |
# set/17
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Poderiam revisar as regras do forum: Algumas nao faz mais sentido ter, como, fechar topico de assunto semelhante. Outras se faz necessário criar, como, FECHAR topicos de discursao de madeira x timbre.
E o seguinte, sabe qual foi o real motivo da criação do tópico? Essa grande interação dos membros que ta acontecendo aqui.. Tem muita gente aqui que fica nervoso e quer brigar, mas tem gente que despeja rios de conhecimento aqui, e temos a oportunidade de receber tudo isso.
Essas discussões tem muito conteúdo bom e infelizmente também é cheio de nervosinhos..
O topico rendeu 3 paginas, e depois não reclamem que o forum esta parado..
Moderador, eu vou deixar aberto, se achar melhor pode fechar o tópico e assim não crio mais polêmicas.
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renatocaster Moderador
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# set/17 · Editado por: renatocaster
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Alex guitar man
Moderador, eu vou deixar aberto, se achar melhor pode fechar o tópico e assim não crio mais polêmicas.
Rapaz, querem me "proibir" até de postar aqui pq eu como moderador posso acabar influenciando, imagina eu fechar esse tópico. Vai eclodir uma terceira guerra mundial aqui se eu fizer isso!
Mas falando sério, ao meu ver o tópico está de acordo com as regras. Não vejo problemas em mantê-lo aberto.
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