Madeira e formato vs Timbre - Experimento de Johan Segeborn! Magnífico.

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# set/17 · Editado por: Alex guitar man


Sim, i'm back com o assunto mais polêmico do forum.
Criei um novo tópico por causa do experimento do Johan que é um Guitarrista muito bom. Ele montou 2 guitartas com peças bruta de madeira, usando o mesmo hardware (ele montou um depois a outra) e colocou a prova, depois fez outro video onde ele foi cortando a madeira e vendo a mudança de timbre COM AS MESMA CORDAS E CAPTADORES



Aqui ele foi cortando o corpo.. Que é interessante pois mostra a diferença que há entre uma V pra uma sg com menos madeira:



Aqui ele acrescentou madeira ao corpo de uma lp special:





JJJ
Veterano
# set/17
· votar


Engraçado que eu vi primeiro a "resposta" do Wills Easy, que é ferrenho defensor de que a madeira não faz diferença.

Segue, para comparação e tal. Ressalto que NÃO É A MINHA OPINIÃO, ok? É só pra enriquecer o papo.

(a minha opinião não está formada, ainda... rs)



MatheusMX
Veterano
# set/17
· votar


the treta has been planted

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


JJJ

Chegando em casa vou ver! Acho bastante interessante ver o a teoria de cada um

JJJ
Veterano
# set/17 · Editado por: JJJ
· votar


Bom, na verdade, pra ser sincero, eu tenho uma opinião, sim.

Mas é uma opinião não "acabada", baseada apenas no "bom senso" (o meu senso, evidentemente... tinha um professor meu que falava que "bom senso" é a coisa mais bem distribuída no planeta - todo mundo acha que tem suficiente :)

Enfim... a minha pré-opinião, que só será definitiva o dia em que EU montar uma experiência como a do cara aí em cima (é, não acredito em ninguém! kkkkk), é a seguinte:

Tudo numa guitarra faz diferença. Desde a ponta do cabelo de quem está tocando até o número de voltas da corda na tarraxa. Desde a temperatura na sala até se a escala é de bolinha ou quadradinho. TUDO FAZ DIFERENÇA. As variáveis são INÚMERAS na grande equação que resulta no som da guitarra. É um puta polinômio de trocentas variáveis, com coeficientes muito diferentes, pra cada coisinha.

As coisas "acessórias" (como o tipo de cabelo do guitarrista...) tem um coeficiente bem pequeno. Pesam muito, MUITO POUCO na equação. No entanto, o tipo de imã dos captadores, o número de espiras, as distâncias entre eles ou entre eles e as cordas, esse tipo de coisa, tem um coeficiente ENORME, de tal modo que as demais variáveis podem ser desprezadas.

O grande problema é a tal da madeira!... Qual o coeficiente que ela tem na equação? Uns dirão que é pequeno (portanto, o termo pode ser desprezado). Outros dirão que é grande (portanto, a madeira fará uma diferença significativa e o termo não pode ser desprezado).

O grande problema de qualquer teste (e é onde o Wills Easy Guitar bate) é que todas as demais variáveis sutis-mas-não-tanto (a palhetada mais assim ou assado, por exemplo - que eu tenho que concordar que faz diferença) teriam que ser anuladas, pra que o resultado seja definitivo e se encontre o quanto a madeira influi.

makumbator
Moderador
# set/17
· votar


JJJ

o vídeo do Will (que também já tinha assistido ontem) é também uma zoada com o canal do Captain (que tem reviews legais, mas realmente tem que ser colocado em contexto por ser no fundo material de divulgação da loja):

https://www.youtube.com/user/AndertonsMusic

Lelo Mig
Membro
# set/17
· votar


Tem sujeito nesse forum que é "mulher de malandro" pedindo pra ser surrado.....kkkk.

Tópico treta detected!

entamoeba
Membro Novato
# set/17
· votar


Lembro de ter visto um vídeo em que esse Will fala umas burrices sobre física (não achei, mas vou continuar procurando). Se me lembro bem, ele diz que a vibração do corpo se anula com a da corda ou alguma merda do gênero.

A impressão que eu tenho é que ele é daqueles caipiras cheios de empáfia, no melhor estilo Donald Trump, que elevam qualquer achado superficial a uma verdade universal.

Só porque não é fácil isolar uma variável, não quer dizer que ela não interfira significativamente em um processo.

Ele teria que ser mais cauteloso (e menos otário) se tivesse compromisso em encontrar a verdade - e não em defender forçosamente um ponto de vista.

Wade
Membro Novato
# set/17 · Editado por: Wade
· votar


O cara do primeiro vídeo teve um puta de um trabalho pra tentar provar a relevância da madeira e, ao menos pra mim, só serviu pra mostrar o oposto. Quão irrelevante ela é.

A diferença nos timbres é RIDÍCULA. Equivalente (ou até menor) do que a diferença causada por fatores minúsculos como pressão que se toca, espessura da palheta etc.

TEM diferença? Tem.
Vale a punhet4 eterna e fetiche em cima de madeira X ou Y? Nem em um milhão de anos.

Um prego de 1mm é diferente de um prego de 1,0000000000001mm.

Não foi dessa vez. Mantenho o que sempre pensei.

Lelo Mig
Membro
# set/17
· votar


entamoeba
Wade

A verdade é que nunca vi um teste decente feito por um cientista, num laboratório com todas as variaveis sob controle, com osciloscopios, scanners, espectofotometros, bisturi a laser, acelerador de particulas e o escambal todo a que se tem direito.

Só meia duzia de aventureiros serrando madeira e parafusando captador como se isso fosse ciencia.

Impressiona, mas é amador.

Em audio/acustica tem uma coisa que tornou-se a "pentatonica" do audio: Neguinho cata meia duzia de formulas e acha que é especialista no assunto.

NeoRamza
Veterano
# set/17
· votar


Tem um video em que o Will assume que madeira faz diferença sim. Aí ele fala que ele nunca tinha dito que não fazia diferença, e que ele sempre tinha dito era que não existia coisas como "espécie X soa assim e espécie Y soa assado". Apesar de que ele falou sim. Pra mim ele se tocou que faz diferença sim (apesar de pouca), mas nessa altura do campeonato fica difícil assumir que estava errado.

JJJ
Veterano
# set/17 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator

Sim, sim, eu reparei. O cara bota uma peruca pra se disfarçar de Chapman! kkkkkkk

Mas aquela "prova" no vídeo da Andertons é a mais tosca que tem, cá entre nós, né?

The Man Who Sold The World
Veterano
# set/17 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


achei que as madeiras do primeiro video soaram razoavelmente diferentes
eu queria só perguntar pro pessoal que discorda dessa teoria (sem querer brigar, só quero entender mesmo)
ok, a madeira não interfere no som
o que diferencia uma guitarra boa de uma ruim?
digo uma golden pra uma gibson por exemplo, se eu colocar os mesmos captadores e potenciômetros elas vão soar idênticas?
e mais, eu tenho uma stratocaster e uma les paul, as duas no mesmo equipamento soam completamente distintas (sim eu sei que o captador influencia) mas só o captador? as guitarras são praticamente outro mundo se comparadas

NeoRamza
Veterano
# set/17
· votar


The Man Who Sold The World
Mesmo quem discorda da teoria de tonewood concorda que o material das ferragens e medidas da escala influenciam. Sem contar que mesmo que o captador seja o mesmo ele pode estar em posição diferente.

Lelo Mig
Membro
# set/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


The Man Who Sold The World

"(sem querer brigar, só quero entender mesmo)"

1- Se vc pegar um pedaço de madeira de lei (mogmo por ex) e jogar no fundo do quintal, junto com um pedaço de aglomerado, sob chuva, sol e etc., no prazo de dias o aglomerado virou pó e a madeira de lei, mesmo apos meses, bolor e etc., lixou ta nova.

Esse é o grande diferencial do porque um bom instrumento deve ser feito com o melhor material possivel.

Se, em contrapartida, vc pegar 2 peças de mogmo aleatorios e fizer 2 guitarras iguais, haverá diferença.

Madeira não e minério. É organica. O numero de fibras, quantidade de veios, teor de humidade, densidade, quantidade e caracteristica dos minerais presente, local da arvore, data, pressão atmosferica....tudo isso faz cada peça ser unica, mesmo entre a mesma madeira.

Quanto a Gibson vs Golden.... Não é a madeira. É tudo....do projeto as condições de fabricação.

Quem afirma que a madeira nao influi (como eu) não diz pq não acha que não exista diferença. Mas sim porque acha a diferença irrelevante. Só deve ser considerada pela qualidade construtiva não como característica timbristica.

Se alguém quiser me convencer do contrario, apresente alguém (pode ser youtuber) que demonstre verdadeiramente que percebe a diferença entre Mogmo ou Peroba Rosa, por exemplo, as cegas, só ouvindo.

E, pra mim, timbre entra pelo ouvido. O resto, é gosto, beleza, preferência, peso, conforto e etc. Se sente no tato.

NeoRamza
Veterano
# set/17 · Editado por: NeoRamza
· votar


JJJ
Mas aquela "prova" no vídeo da Andertons é a mais tosca que tem, cá entre nós, né?

Com certeza, aquilo não prova nada nem pra quem já acredita. Um video que me parece bem consistente é esse:


acabaramosnicks
Membro Novato
# set/17
· votar


Uma coisa importante que a madeira influencia: estabilidade. Guita boa, feita com madeira boa, vai segurar bem a regulagem e afinação em diferentes condições ambientais.
Sobre o timbre, acho que todo mundo já se ligou. Faz diferença, mas não é essa Coca cola toda.

NeoRamza
Veterano
# set/17
· votar


Sobre o timbre, acho que todo mundo já se ligou. Faz diferença, mas não é essa Coca cola toda.

Eu já acho que esse negócio é bem mais complexo que isso. Eu acho que tem madeira que soa muito melhor que outras, mesmo dentro da mesma espécie. É igual vinho, se você compra uma garrafa de merlot e uma de cabernet ambas de 30 reais você mal vai conseguir diferenciar qual é qual, parecem a mesma coisa. Mesmo sendo feitos com cepas diferentes mal se percebe diferença. Mas quando se pega vinhos de qualidade mais elevada a diferença fica muito evidente. Dá pra perceber as sutilezas de cada espécie de uva.

A questão é que poucos luthiers tem a manha de identificar essa madeira acima do comum. E também se o restante não for absurdamente impecável essa qualidade não vai se mostrar, assim como a produção de um bom vinho. E mesmo que o luthier tenha o conhecimento isso não quer dizer que ele conseguirá a matéria prima em larga escala, e acaba que quem faz instrumentos excepcionais são só as pequenas luthierias de butique premium como a do Benedetto e outras.

MMI
Veterano
# set/17
· votar


Alex guitar man

Minha teoria?

Você se aliou ao coreano doido e lançou um míssil com ogivas nucleares aqui, só para achar graça da confusão. Kkkkkkkk

Lelo Mig
Membro
# set/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


NeoRamza

Só pra polemizar:.....rs.


https://googleweblight.com/?lite_url=https://www.terra.com.br/vida-e-e stilo/culinaria/receitas/bebidas/site-desmascara-experts-em-vinho-com- pesquisas-e-fatos,db8e89425818f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html&ei=rz6 Z8Q-I&lc=pt-BR&s=1&m=129&host=www.google.com.br&ts=1505440386&sig=ANTY _L3t-9K-JAYkYg-Ef5xD4oBOpJlhJw

Wade
Membro Novato
# set/17 · Editado por: Wade
· votar


O que diferencia uma Gibson de uma Golden, pra mim:

1 - Construção - Controle de qualidade é melhor. A Gibson é feita pensando em unidade (apesar de ser fabricada em escala). A Golden é pensada em lote. Todas as etapas tem que ser barateadas, então quanto mais rápido for o processo entre o início da construção e o envio pra loja, melhor. E essa "pressa" faz com que detalhes sejam negligenciados, resultando em instrumentos com alto risco de falhas de construção. O que não acontece (ou acontece bem menos) com uma Gibson.

2 - Qualidade do gear - Ferragens de ponta, componentes elétricos superiores etc.

3 - Captadores - Os que vem em uma Gibson são muito melhores que os que vem em uma Golden.

4 - Visual - O acabamento dado a uma guitarra que custa 600 reais nunca vai ser o mesmo dado a uma que custa 6000. Acabamento é mão de obra e mão de obra é serviço pago.

5 - Status - Peso histórico, a logo no headstock e blablabla.

6 - Suporte - Se sua Golden der problema, você tá sozinho. Se sua Gibson der pau, você tem a Gibson à sua disposição. Ela vem praticamente com uma certidão de nascimento.

7 - Madeira - Origem, corte, secagem, conservação. Isso tudo faz com que o corpo de uma Gibson enfrente séculos tranquilamente enquanto uma Golden vai penar pra sobreviver algumas décadas.

Ao meu ver, isso é o que faz uma Gibson custar 6k e uma Golden 600.

Perceba que ninguém aqui está dizendo que uma peça de mogno bem tratada é a mesma coisa que um basswood porco ou um bloco de aglomerado. A questão é a relevância dessa madeira NO TIMBRE.

____________________

Sobre a diferença entre uma strato, uma lespa e uma tele no mesmo equipamento:

Construção - Escalas diferentes, com tamanhos, curvaturas e espessuras diferentes. Não to falando da ressonância entre elas, e sim nos fatores práticos que influenciam diretamente no trabalho das cordas. Formas diferentes de prender as cordas tanto no headstock (tarraxas) como no corpo (pontes). Captações distintas e em posições e alturas distintas. Esquema elétrico e tonal distintos.

_____________

Como já foi dito. Vai ter diferença entre o mogno de uma Gibson e o basswood de uma Golden? Provavelmente sim.

Essa diferença justifica 5 mil reais de diferença entre as duas? Nem aqui e nem em Plutão.

Se a única diferença entre as duas fosse a influência da madeira NO TIMBRE, pode trazer a Golden e 5 mil de cerveja pra comemorar com os brother rsrsrs.

Harva
Veterano
# set/17
· votar


Boa noite senhores.

Vendo o primeiro vídeo, há uma diferença de timbre entre maple e mogno e acredito sim que a madeira influência no timbre.

Outra diferença que a madeira causa e influência em muito, na minha humilde opinião, é a pegado do instrumento. Exemplo é tocar uma guitarra com escala em rosewood e outra em maple. Além do timbre, o contato dos dedos com a madeira influência o jeito de tocar.

Wade
Membro Novato
# set/17
· votar


Ah, sem contar que nesse assunto temos uma duplinha do barulho: confirmation bias e placebo.

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


MMI
Você se aliou ao coreano doido e lançou um míssil com ogivas nucleares aqui, só para achar graça da confusão. Kkkkkkkk

Mas é claro! Kkkk

______________________

Eu tenho minha opinião formada sobre isso:

Madeira influencia no timbre : sim, mas acho irrelevante, um tapinha no Eq ja resolve o problema

Captador influencia no timbre: Na minha opinião esse é o manda chuva na hora de dar o timbre



Mas fora isso, eu tenho 2 gianninis com os mesmo captadores (eu transferi de corpo) um de cedro rosa e uma de Tília, a de cedro rosa soa (Muito) mais abafada, a de tilia tem uma médio muito bom.

Talvez por terem pontes diferentes, corpo mais grosso e uma é uma banheira pra humbuckers e outra não, influencie também...

Como disse, um tapa no eq resolve...

Agora isso é em instrumentos solidos!!!!!

Em instrumentos acusticos é outra historia, a diferença é bem maior.. Pois é a madeira que "esta produzindo o som" assim como trocar o falante de papelão por um de alumínio...

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


Mas esses vídeos são bem legais e eu também quis compartilhar com vocês é claro... Sabia que ia dar discussão, e isso me motivou mais ainda...

Nesse forum, quando começa uma discussão sempre chove conhecimento e aprendizado, ai eu sugo tudo, assim como muitos que estão aqui.

Les Strato
Veterano
# set/17
· votar


Alex guitar man

Acho muito bacana os vídeos do Johan Segeborn, vez ou outra ele vem com umas ideias mirabolantes nos videos dele, mas no geral ele costuma focar mais em amplificadores da Marshall (ele deve ter uma centena de testes e comparações entre eles).

Dentre esses 3 videos que ele lançou recentemente com essa ''Plank'' Guitar dele, na minha opinião não deu pra sentir grandes diferenças, que não possam ser corrigidas com uma leve fuçada na EQ. Isso pra mim, reforça um ponto de vista que eu tinha, que era o fato de que o tipo de madeira até faz uma diferença, mas nada muito significativo quando comparado com o resto do conjunto (boas cordas, captador, amp).

No mais, eu recomendo o canal desse cara pra galera que nunca viu, tem muito material interessante sobre técnicas de microfonação, testes comparativos entre autofalantes e amps vintage, e mais um balaio de conteúdo que se costuma discutir muito aqui no fórum. Além disso o cara é super gente fina, sempre responde todos os comentários.

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


Além disso o cara é super gente fina, sempre responde todos os comentários.


Realmente, muito gente boa!

que não possam ser corrigidas com uma leve fuçada na EQ. Isso pra mim, reforça um ponto de vista que eu tinha, que era o fato de que o tipo de madeira até faz uma diferença, mas nada muito significativo quando comparado com o resto do conjunto (boas cordas, captador, amp).

Sim, é o ponto que sempre gosto de destacar!

Delson
Veterano
# set/17
· votar


Hoje vocês amanheceram conjugando o verbo TRETAR

NeoRamza
Veterano
# set/17
· votar


Lelo Mig
Só pra polemizar:.....rs.

https://googleweblight.com/?lite_url=https://www.terra.com.br/vida-e-e stilo/culinaria/receitas/bebidas/site-desmascara-experts-em-vinho-com- pesquisas-e-fatos,db8e89425818f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html&ei=rz6 Z8Q-I&lc=pt-BR&s=1&m=129&host=www.google.com.br&ts=1505440386&sig=ANTY _L3t-9K-JAYkYg-Ef5xD4oBOpJlhJw


Ótimo esse link, e pra mim isso é exatamente o que acontece com guitarras. Olha só como se aplica:

Mesmo vinho, pontuação diferente
O gosto da pessoa ainda interfere. Não é ciência exata. Nada impede que alguém prefira um vinho de garrafão, do mesmo jeito que já vi gente falando que prefere a Gianini dele a uma Fender American. É gosto também.

Enganados pelo rótulo
Essa não precisa nem comentar né. O nome no headstock causa um efeito placebo em muitas.

Teste cego. Numa degustação às cegas, 578 voluntários conseguiram identificar diferenças entre vinhos baratos e caros em apenas 50% das vezes.
Cara, aí eu já acho complicado. Não devia ser vinho barato do tipo 30 reais. Você pode até preferir o vinho mais barato, mas não dá pra confundir um vinho de 30 com um de 3000 nunca com um mínimo de experiência. Deve ter sido algo tipo comparar um vinho de 500 com um de 3000 (500 pra esses caras é barato). Aí realmente é mais difícil identificar. Isso porque quanto mais caro mais você precisa pagar para que o negócio melhore um pentelhésimo. E pra mim guitarra é a mesma coisa. Andertons até fez um video sobre isso. E esse negócio de caro/barato é relativo. Quando se fala guitarra barata vs cara, vai ter gente que vai pensar Gianini vs Squier, vai ter gente que vai pensar Gibson Custom Shop vs Gibson 1959.

Influência do preço
Mesma coisa do nome on headstock, influencia muita gente mesmo. Pra isso serve o teste cego.

Pra mim é isso, tudo é muito subjetivo. As vezes é até preciso ter experiência pra simplesmente poder identificar algo melhor. Talvez muitos desses especialistas nem fossem tão especialistas assim. Não sei se você sabe, mas nesse meio você pode entrar de duas formas: sendo foda e sendo convidado, ou pagando uma grana alta, aí o meio fica cheio de pseudo-especialistas. E mesmo que o cara seja um bom especialista não quer dizer que é ótimo. É a mesma coisa de um músico de quarto como eu pegar uma Les Paul 1959 sem saber que não é reissue, é bem provável que eu nem vou conseguir perceber a superioridade. Já alguém com muita experiência como o MMI iria sacar no primeiro acorde.

moisesbodani
Membro Novato
# set/17 · Editado por: moisesbodani
· votar


Lelo Mig
1- Se vc pegar um pedaço de madeira de lei (mogmo por ex) e jogar no fundo do quintal, junto com um pedaço de aglomerado, sob chuva, sol e etc., no prazo de dias o aglomerado virou pó e a madeira de lei, mesmo apos meses, bolor e etc., lixou ta nova.

Esse é o grande diferencial do porque um bom instrumento deve ser feito com o melhor material possivel


NeoRamza
Eu já acho que esse negócio é bem mais complexo que isso. Eu acho que tem madeira que soa muito melhor que outras, mesmo dentro da mesma espécie.
Wade
Madeira - Origem, corte, secagem, conservação

Fato! Todos estes são fatos extremamente relevantes que denotam a diferença entre uma guitarra feita com boa madeira, com secagem correta, etc e uma guitarra barata sem tais cuidados. Por isso se paga mais caro, o que evidentemente não explica por si só uma guitarra custar 10k+, mas aí entra marca no headstock, se a guitarra é signature, de produção limitada, etc, mas aí são outros quinhentos.

Alex guitar man
Madeira influencia no timbre : sim, mas acho irrelevante, um tapinha no Eq ja resolve o problema

Captador influencia no timbre: Na minha opinião esse é o manda chuva na hora de dar o timbre


Divido da mesma opinião. Os maiores responsáveis por diferença de timbre, no meu ponto de vista, são os captadores e os amplificadores e suas mais diversas colorações.

E sobre o que o NeoRamza falou sobre guitarras de mesmo corte/madeira terem sons diferentes, isso é bem nítido. Basta chegar numa loja e pedir pra testar 5 guitarras iguais, da mesma marca, modelo e ferragens. Mesmo que a altura dos captadores por si só mude o som, dá pra perceber nuances diferentes entre uma guitarra e outra.

Salvo engano, acho que foi o MMI que já falou sobre guitarras custom shop (ou R9, não lembro) que soavam bem, mas nada de extraordinário e guitarras do mesmo modelo que se destacavam absurdamente das outras. Ou seja, SÓ a madeira em si não é exatamente o diferencial, mas sim seu processo de secagem, sua origem, densidade e mais tantos diversos fatores.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Madeira e formato vs Timbre - Experimento de Johan Segeborn! Magnífico.