como os guitarristas profissionais trocam de afinação ao vivo?

Autor Mensagem
archersunter18
Membro Novato
# out/15 · Editado por: archersunter18
· votar


mas fica bom?

archersunter18
Membro Novato
# out/15 · Editado por: archersunter18
· votar


...

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Se a pergunta é "afina bem", não sei, nunca testei. Se pudesse usaria um afinador analógico, e em rack, ever.

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Funciona como qualquer outro afinador. Se é isso que quer, vai na fé.

Arimoxinga
Veterano
# out/15
· votar


Ismah
Eu não acho mal nenhum nisso, a galera que é macaco velho, afina no power chord

cara como que faz isso ai? se tiver em vídeo, nunca ouvi falar disso!

ogner
Veterano
# out/15
· votar


Arimoxinga
No ouvido, ué¡ como deve soar um acorde com 5°...
Eu faço isso as vezes...

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


Arimoxinga
cara como que faz isso ai? se tiver em vídeo, nunca ouvi falar disso!

Coisa mais velha do mundo. Minha ex-professora de contrabaixo acústico afina rapidamente e com perfeição afinando as quartas das cordas soltas (ela afina o E com A, A com D e depois o D com G). Basta saber com precisão como o intervalo soa.

Wade
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Wade
· votar


Sempre afino com powerchord. As vezes afino por diapasão e uma tensãozinha estranha qualquer nas cordas faz os acordes soarem um pouco destoantes. Afino no power e fica tudo lindeza. Sem contar que é bem mais rápido quando se acostuma.

Só preciso de uma referência pro mizão, que geralmente peço pro baixista bater. Mas já estou aprendendo a identificar o E de ouvido.

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


Cosmogenesis
ele instalou um D-Tuner na cravelha do mizão dele.

O nome desse d-tuner é Hipshot Xtender, na caso modelos GT1 ou GT2. Funciona muito bem e é prático demais.

Arimoxinga
Veterano
# out/15
· votar


makumbator

Interessante! esse tbm não conhecia, eu costumo afinar com harmônicos, 5° e 7° casa, acho muito rápido de afinar

ogner

ahh bom entendi! tenho que testar e ver como fica isso na prática!

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Wade
fica tudo lindeza

Sim e não. Se vc está acostumado com o intervalo de temperamento igual pode ser que não, mas geralmente vai haver um desvio de oitava. Se verificar, verá que o power chord lá no fim da escala soa mínima coisa desafinado.

Mas sim, é o método clássico de se afinar instrumentos de cordas, veio importado das cordas de orquestra, provavelmente. É o que chamo de "jeito tradicional americano de se afinar uma guitarra". Só que diferente da guitarra, o naipe das cordas de uma orquestra são fretless, e se corrige o desvio "no dedo".

Arimoxinga
afinar com harmônicos, 5° e 7° casa

É a mesma coisa, mas ali vc tem senoides quase puras.
Eu afino com o fuzz acionado, que fica mais fácil de perceber.

Duas notas levemente desafinadas geram uma intermodulação, se estiverem afinadas, essa intermodulação deixa de existir.

Lelo Mig
Membro
# out/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Arimoxinga

"cara como que faz isso ai?"

Eu afino assim as vezes, então ia escrever umas 200 linhas, teorizando e valorizando esta "técnica", mas o makumbator estragou tudo....kkkkkk.

Na verdade nem técnica é... é mutreta, coisa porca ....kkk, mas que funciona e é rápido se você tem um ouvido legal. Power Chords não passam, em sua origem, de um intervalo super comum e surrado para baixistas, (tônica e quinta) baixistas afinam assim até se estiverem surdos.Se tu colocar as relações Tonicas/Quintas entre cada corda afinadas, afinou a guitarra toda.

Estamos "todos" muito habituados a este intervalo, então afina-los no ouvido é bem fácil e grande a chance de precisão.

Hammer
Veterano
# out/15
· votar


Guitarrista profissional usa outra guitarra com outra afinação, simples assim... o roadie vai la e troca...
Agora o Edu Ardanuy dizem tem usado muito o morpheus


Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Hammer

Também dizem que usa Tagima de série...

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


mas geralmente vai haver um desvio de oitava. Se verificar, verá que o power chord lá no fim da escala soa mínima coisa desafinado

Mantenho as oitavas sempre reguladinhas e fica lindeza sempre. Há 11 anos afino assim e nunca tive problema.

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


Wade

Mantenho as oitavas sempre reguladinhas e fica lindeza sempre. Há 11 anos afino assim e nunca tive problema.

É realmente impossível instrumentos de trastes fixos ficarem matematicamente afinados ao longo de toda sua extensão. Pode ter certeza que há desvios no seu instrumento também. O que se pode fazer é manter esses erros dentro do aceitável (através da regulagem de oitavas, uso de cordas em bom estado e correta curvatura do braço). Mas perfeitamente afinado não tem como.

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


makumbator
Claro. Quando disse que nunca tive problemas, quis dizer que nunca foi nada notável ou que prejudicasse de alguma forma o som ou a execução. Dentro do possível.

Arimoxinga
Veterano
# out/15
· votar


Lelo Mig

ficou ainda mais claro agora!, saquei a teoria rsrsrs

Ismah

Duas notas levemente desafinadas geram uma intermodulação, se estiverem afinadas, essa intermodulação deixa de existi

isso é até assunto de física! já vi vídeo que o cara usava dois diapasões para exemplificar! para mim já estava bastante familiar, é muito perceptível!
As vezes eu afino o meu baixo e a guitarra tbm, estando desplugado apenas encosto o ouvido na madeira e tiro os harmônicos! rsrsrsrs

makumbator
Moderador
# out/15 · Editado por: makumbator
· votar


Arimoxinga

isso é até assunto de física! já vi vídeo que o cara usava dois diapasões para exemplificar! para mim já estava bastante familiar, é muito perceptível!


Na verdade até o intervalo afinado tem batimento dependendo do temperamento usado (por exemplo, é com eles que os afinadores de piano ajustam as oitavas estendidas ou reduzidas para minimizar a inarmonia de cordas com tensão muito elevada, que ocorre na região do sub grave e agudíssimo do piano).

Apenas intervalos puros não possuem batimento. No temperamento igual apenas a oitava é pura (todos os demais são levemente desafinados do intervalo puro para poder fechar a oitava), obviamente o uníssono também é puro (mas de certa forma não é um intervalo, pois não há diferença entre as frequências).

A gente acha que não tem batimento na quinta (por exemplo) por não esperar o tempo necessário para ele aparecer (em geral se conta os batimentos em frações de 10 segundos de intervalo soando). Mas ele está lá (principalmente no temperamento igual, que é todo desafinado, com exceção da oitava). Ou seja, no temperamento igual todos os intervalos com exceção da oitava tem batimento (os que tem menos batimentos são as quintas)

Nos temperamentos desiguais (que se usava e se usa na música antiga) há alguns intervalos puros além da oitava (quais seriam esse intervalos varia de acordo com o sistema. No Werckmeister III, que o Bach mais usava, há 8 quintas puras e quatro quintas quase puras, além de terças e sextas de tamanhos diferentes).

No sistema pitagórico quase todos são puros (é um dos que mais se aproxima da escala "natural" e ainda assim fecha a oitava). Apenas uma quinta é não pura (e totalmente desafinada, chamada de quinta de lobo, por causa do batimento lembrar o uivo de um lobo).

No sistema de afinação pitagórico todo o desvio necessário pra fechar a oitava é jogado em uma única quinta (então se consegue manter todos os outros intervalos puros, mas essa quinta fica bisonha por receber todo o erro da oitava).

Obviamente que se quiser fazer todos os intervalos puros (para imitar realmente a natureza) não vai fechar a oitava (ela não fica como o dobro da frequência da nota de mesmo nome na oitava abaixo, e nem metade da nota de mesmo nome da oitava acima). E com isso, a cada oitava mais distante de onde se inciou a afinação o erro cresce (para o grave e para o agudo), pois cada nova oitava gera mais erro que é somado ao que já ocorreu.

Fica impraticável. Ou seja, a natureza é imperfeita.

Lelo Mig
Membro
# out/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Arimoxinga

"ficou ainda mais claro agora!, saquei a teoria rsrsrs"

Faz um teste aí.... pega o violão ou guitarra desplugada de preferência e desafina tudo.

Afina só um Lá (pega o tom do telefone mesmo) e à partir deste Lá afinado na orelha, vai desenhando os power (pode ser de só de 2 dedos, ou mesmo os de 3), e afinando na "Oreia" até completar todas as cordas.

Pega o afinador e veja o resultado... vai se surpreender!

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Wade
Mantenho as oitavas sempre reguladinhas e fica lindeza sempre. Há 11 anos afino assim e nunca tive problema.

Especificamente, acho que me referia a trocar a afinação, com o Gibson eTune ou semelhante. Quando vc diminui a tensão das cordas, o instrumento trabalha, e a própria mecânica dele (cordas pressionadas), altera-se a oitava, e o instrumento soa desregulado.

Mas de modo geral... Como o makumbator te disse, matemáticamente não vai ficar afinado de nenhuma forma. Mas mesmo assim, se for afinar pelos harmônicos, ou pela quinta casa, ou por qualquer método de comparativo de cordas o desvio de oitava tende a existir. Coisa de 5~7cents por oitava, mas está lá.
Nos instrumentos com trastes, a pressão excessiva, se aplicada as cordas é muito mais influente, que o desvio de oitava gerado.

A questão do batimento, também é precisa. Para uso geral se em 3 segundos não apareceu, tá afinado. A natureza é imperfeita rs

Mas... é outro nível ver uma turma tocando assim...



archersunter18
Membro Novato
# out/15
· votar


muito obrigado a todos, esclareceram minhas duvidas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como os guitarristas profissionais trocam de afinação ao vivo?